PROJETO DE PESQUISA DIAGNÓSTICO DOS SISTEMAS DE CONTROLE DE CUSTOS UTILIZADOS NO SETOR DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS: ESTUDOS DE CASOS EM EMPRESAS DO GRANDE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO E SEUS CRITÉRIOS DE RATEIO
Prof. Dr. Marco Antonio Pereira
Custeios Direto e Absorção Custo X Volume X Lucro
Pós GRADUAÇÃO Gestão inovadora da empresa gráfica
Custo Departamental.
SISTEMAS OPERACIONAIS ERP E SCM
Contabilidade Sistemas de Informação
O TRABALHO CIENTÍFICO - Mestrado Adaptado de: Carlos Cziulik, Ph
ABC – Activit-Based Costing Prof. Sergio Guaraci
Planejamento-Mestre da Produção
Custeio por atividades
PROJETO DE PESQUISA: Análise e Controle de Perdas Na Produção Enxuta (Lean Production): Diagnóstico e Proposição de Indicadores de Desempenho Aluno: Sigmar.
ANÁLISE E CONTROLE DE PERDAS NA PRODUÇÃO ENXUTA: DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO Aluno: Sigmar Monroe Teodoro 11 Orientador: Prof.
EPS ENGENHARIA ERGONÔMICA DO TRABALHO
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
MÉTODOS DE RATEIO Prof Samir Silveira.
Princípios de Custeio: Absorção e Direto
Níveis de Agregação de Custos
Metodologia Científica
CUSTOS.
Este material é parte integrante da disciplina
ESQUEMA BÁSICO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS
Custeio ABC - Custeio baseado em atividades
Rafael Rodrigues da Rosa
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
CUSTEIO FIXO E CUSTEIO VARIÁVEL.
Nasceu com a Revolução Industrial, e tinha como objetivos iniciais:
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Analise da empresa com índices financeiros e econômicos
OBJETIVO Encerrar o processo formativo do aluno de Administração com a realização de um trabalho de curso integrado e desafiador.
Custeio por Absorção Prof. Carlos Alexandre.
Metodologia para coleta e análise de dados econômicos e financeiros de sistema iLPF Marcelo Carauta e Rafael Chen.
CUSTO PADRÃO INTRODUÇÃO A finalidade principal desta pequena contribuição, é mostrar e avaliar os efeitos das análises das variações de custos no resultado.
CONTABILIDADE GERENCIAL
MÉTODOS DE CUSTEIO.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
UNINTER V ENFOC GESTÃO DE CUSTOS: UMA ANÁLISE DO
Pesquisa Científica – Partes constituintes
Tema 4– Critérios ou Métodos de Custeio
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Custos Industriais Prof. Jorge Marques
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Orçamento dos custos indiretos de produção
Contabilidade Geral Aula 5 – Contabilidade de Custos
Prof. Dr. Fernando C. L. Scramim 2007
Custeio baseado em atividades
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
CUSTEIO POR ABSORÇÃO E CUSTEIO VARIÁVEL.
Controle Orçamentário Gerencial
Prof. Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina Gestão Estratégia de Custos voltado para Manufatura Prof. Oliveira “Antes da batalha o planejamento.
Seminário Prof. Fabiano Sabha. Sistemas de Informações Gerenciais - Prof. Fabiano Sabha 2 Planejamento 2 1 – Estudo do Capítulo 11 do PLT “Como desenvolver.
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção Disc: Custos da Produção Prof: Paulo Ribeiro São Luís 2015.
CUSTOS INDUSTRIAIS Daniel Pottker
Pré-projeto Disciplina: Metodologia da Pesquisa Tecnológica
GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS Prof. Dr. Alceu Souza Prof. Dr
Gestão de Custos na área de saúde
Contabilidade de Custos
ESCOLA DE ENGENHARIA / UFRGS Avaliação de alguns elementos do STP Paulo A. Barba Baptista Trabalho de diplomação 2 AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE IMPLEMENTAÇÃO.
CONTABILIDADE GERENCIAL
GESTÃO DE CUSTOS Prof. Hamilton Silva
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Análise de Custos Fauzi T Jorge Sistema de custeio direto ou variável Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação.
Estrutura e Análise dos Custos da Produção Aula 5 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 21/03/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Sistemas de custeio Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação de preços de venda.
Contabilidade de Custos Prof. Alexandre
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE PESQUISA DIAGNÓSTICO DOS SISTEMAS DE CONTROLE DE CUSTOS UTILIZADOS NO SETOR DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS: ESTUDOS DE CASOS EM EMPRESAS DO GRANDE ABC Aluna: Débora Bruneti Maia Orientador: Prof. Dr. Fernando Cezar Leandro Scramim 2011

OBJETIVO Pesquisar os sistemas de análise e controle de custos utilizados atualmente nas transportadoras da região do Grande ABC. Revisão bibliográfica; Estabelecimento de uma tipologia para transportadoras ; Diagnóstico atual das metodologias aplicadas; Considerações sobre o estado atual dos sistemas de custeio no âmbito das empresas pesquisadas. METODOLOGIA A metodologia proposta pode ser dividida nas seguintes etapas: ETAPA 1 – Revisão Bibliográfica; ETAPA 2 – Delimitação dos limites do trabalho; ETAPA 3 – Diagnóstico dos sistemas atuais de análise e controle de custos nas firmas estudadas; ETAPA 4 – Tratamento dos dados obtidos e confrontação dos modelos teóricos propostos na literatura versus a situação real nas empresas; ETAPA 5 – Proposição de diretrizes relativas ao desenvolvimento e a implantação de sistemas de custeio; ETAPA 6 – Elaboração do Relatório; ETAPA 7 – Divulgação dos resultados via publicações científicas e via seminários para as empresas.

MÉTODO DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO Este método consiste na apropriação dos custos (diretos, indiretos, fixos, variáveis) aos produtos; Apropriação dos custos diretos; Apropriação dos custos indiretos; Distribuição dos custos indiretos por centro de custos; Alocação de custos de um departamento para outro; Distribuição dos custos aos produtos. Figura 1.1 – Esquema Geral do Sistema de Custeio por Absorção. Custo Total Direto Indireto Departamentos de Apoio Operacionais Produto X Produto Y Produto Z R Fonte: MARTINS (2010)

MÉTODO DE CUSTEIO DIRETO OU VARIÁVEL O método de custeio direto é realizado com a finalidade de se evidenciar a relação entre custo e volume e dados de lucro em curto prazo. Custos do produto; Custos do período; Nasce o conceito de Margem de Contribuição; Impede a manipulação do lucro. MÉTODO DE CUSTEIO PADRÃO Custo determinado a priori; Previsão do que os custos reais devem ser dentro de condições projetadas; Padrão Básico; Padrão Corrente: Padrão real esperado Padrão normal Padrão teórico.

SISTEMA DE CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC) Surgimento em 1986; Classificação das atividades: Atividades que Agregam Valor (A) Atividades que Não Agregam Valor ou Atividades “Parasitas” (N) Atividades de Valor Incorporando Atividades N (AN) Atividades de Suporte (S). ETAPAS DA IMPLANTAÇÃO DO ABC ETAPA 1 - Análise dos processos empresariais; ETAPA 2 - Compreensão do comportamento destas atividades; ETAPA 3 - Cálculo do custo das atividades que compõem os processos; ETAPA 4 - Identificação das causas principais dos custos das atividades; ETAPA 5 - Alocação dos custos aos produtos de forma proporcional ao grau de utilização das bases de relação.

Suporte de Mão de Obra Direta Administrar Peças A característica principal do sistema de custeio por atividade (ABC) é a associação de todos os custos diretos, sejam eles fixos ou variáveis, aos produtos, mercadorias e serviços; Figura 1.4. – Sistema de Custeio ABC (Primeira Geração do ABC) Setup (Depto) Inventário de Material (Depto) Engenharia de Fabricação (Depto) Setup de Máquinas Suporte de Mão de Obra Direta Administrar Peças Produto 1 2 3 Recursos Indiretos Atividades Diversas Produtos Custos atribuídos aos produtos baseado na utilização dos recursos Fonte: COOPER e KAPLAN (1991)

Figura 1.5. – Estrutura de Blocos do Custeio ABC (Segunda Geração do ABC) Recursos Alocação dos Recursos Atividades das Atividade Objeto de Custo Análise dos Processos do Negócio Processos Custos dos Processos/ Oport. Melhoria Medidas de Performance Direcionadores de Recursos de Atividades Visão da Alocação dos Custos Fonte: DI DOMENICO (1994 : 59)

PRÓXIMOS PASSOS Seleção das empresas: empresas do ramo de transportes de cargas serão selecionadas; Aplicação do questionário: à partir da seleção dessas empresas um questionário será aplicado para assim definirmos qual é o método de cálculo de custo utilizado pela empresa em questão; Tratamento dos dados da pesquisa: os dados obtidos com a aplicação do questionário serão analisados, com o objetivo de esclarecermos se o método usado pela empresa é o mais adequado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COOPER, R. & KAPLAN, R. Profit Priorities from activity-based-costing. Harvard Business Review, maio-junho, 1991. DI DOMENICO, G. B. Implementação de um Sistema de Custos Baseado em Atividades em um Ambiente Industrial. Dissertação de Mestrado. UNICAMP, Campinas, 1994. HORNGREN, C. T.; FOSTER, G.; DATAR S. M. Contabilidade de Custos: uma abordagem gerencial. 11. edição. São Paulo: Prentice Hall, 2004. MARTINS, E. Contabilidade de Custos, São Paulo, Ed. Atlas, 2010. SCRAMIM, F. C. L., Sistemas para análise e controle de custos para laticínios: diagnóstico e proposição de metodologias. Dissertação de Mestrado. UFSCAR, São Carlos, 1999.