Pontes e Redes na EaD Pontes e Redes na EaD Rodrigo Aragão Diretoria de EaD Instituto Anísio Teixeira Secretaria de Educação da Bahia Pontes e Redes na.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Maio / 2006.
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 4° Seminário Nacional.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Apresentação do Projeto
Secretaria de Educação Básica
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NA BAHIA
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
CURRICULO +.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Sistema Universidade Aberta do Brasil
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
PANORAMA GERAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Rio de Janeiro, 28 de Outubro de III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NRE MARINGÁ ???.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Uma Escola do Tamanho do Brasil
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial - DEB CAPES/MEC Secretaria de Educação.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica - DEB 2015.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

Pontes e Redes na EaD Pontes e Redes na EaD Rodrigo Aragão Diretoria de EaD Instituto Anísio Teixeira Secretaria de Educação da Bahia Pontes e Redes na EaD Pontes e Redes na EaD Rodrigo Aragão Diretoria de EaD Instituto Anísio Teixeira Secretaria de Educação da Bahia

Agradecimentos

Cenário Atual Ensino mediado por tecnologias é estratégico para o governo do estado; Interiorização da Educação e universalização dos acessos alcançado pelo uso de tecnologias de transmissão de interatividade; Consolidação e ampliação de uma infra-estrutura capaz de se fazer chegar oferta de Ensino Médio, Educação Superior e Formação de professores com diversas ações com tecnologias.

Pontes e Redes Precisamos fortalecer ainda mais as redes no estado entre IES, estado, prefeituras; Várias ações na área da EAD tendem a se expandir demandando maior infra-estrutura. Polos UAB, NTEs, Sistema de Vídeo; Conferencia, Articulação Acadêmica, Uso dos Tablets Educacionais, Projetos Estruturantes e AVTs, Emitec, Rede Anísio Teixeira; Ações de Formação de Professores e de Expansão do Ensino Superior Via UAB;

Panorama da Apresentação Demandas por tecnologias e EAD no mundo contemporâneo; Os programas da SEC/IAT na área da EAD; Desafios. Perspectivas.

O Mundo de Hoje.... Tecnologias, convergência, multimodalidade, velocidade, participação, autoria, comunicação, conexão, mobilidade, globo ligado em inglês e pelo meio digital...

Mundo Móvel no Bolso

Mundo de Redes... Expansão de ações na área da EAD no estado depende da força e do peso das conexões em rede;

Infra-estrutura “infraestrutura tecnológica de suporte às ações de formação de profs.”; (NTE (16); UAB (26); Videoconferência (39)) alunos atendidos em salas de transmissão do programa EMITEC; Centro de Produção e Disseminação de Tecnologias Educacionais no IAT;

Estrutura Tecnológica IAT

Ação 1: UAB - Sistema integrado por IES Públicas e fomentado pela CAPES

Objetivos da UAB Ampliar a oferta de educação Superior com prioridade para formação de professores, Administração Pública e desenvolvimento regional induzindo cadeias produtivas; Institucionalizar a EaD no País; Apoiar a inovação metodológica e gerencial na EAD;

Focos UAB Formação de Profissionais da Educação Básica – Docentes no PARFOR a Distância Formação Inicial (Licenciatura) Formação Continuada (Mestrado Profissionalizante) – Gestores do PNAP Apoio a Arranjos Produtivos Locais

3 Pilares de Polos no PARFOR UAB no PARFOR: ambiência acadêmica; Polos e EAD: permanência na formação sem retirar o professor da sala de aula (vantagem frente cursos totalmente presenciais); UAB = Parcerias em rede (governos, MEC, IPES, IFETS, terceiro setor...): modelos inovadores de formação e desenvolvimento regional como foco na expansão do ensino;

Polos da UAB Unidade acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo às atividades de ensino-aprendizagem dos cursos e programas ofertados a distância por instituições de ensino superior

Polos da UAB Bahia Estado da Bahia possui 58 polos UAB: 19 resultantes do Edital de Sele ç ão em 2005 (polos UAB I - municipais) e 25 resultantes do Edital de Sele ç ão em 2007 (polos UAB II - estaduais); 14 resultantes das portarias ministeriais 802 e 803 referentes à s a ç ões do Plano de A ç ões Articuladas ( polos PAR – UAB III ) (2009) ; Todos os 58 credenciados Portaria n º 1369/2010; 26 mantidos pelo Estado e 32 pelos munic í pios; 18 polos estaduais ativos com cursos 8 polos precisam de articula ç ão de cursos

Polos UAB - Distribuição

Ações de institucionalização e Sustentabilidade de Polos; Acordo de Cooperação IES assinados; Lei de criação dos polos estaduais publicado (Decreto Lei , 19/09//2011); Previsão orçamentária (PPA 2012/2015); Decreto do CEE que regulamenta a credenciamento e autorização de cursos EAD de fevereiro de 2013; Criação de Unidades Executoras para PDDP;

Ações de Articulação Acadêmica Parfor a Distância: demanda no FORPROF; Casos Especiais: a) priorizar articulação em regiões com menores índices de desenvolvimento e pouco oferta de IES; b) induzir áreas estratégicas para formação de professores, gestores públicos e demais profissionais para desenvolvimento regional.

Estratégias Demandas regulares: todos polos estaduais; Polos Estratégicos no Momento: Polos PAR (publicados em 2009/2010) em áreas prioritárias do estado com ausência crítica de professores e baixa oferta de cursos de IES públicas: Campo Alegre de Lourdes, Barra, Juazeiro, Pintadas, Guanambi, Macaúbas, Santa Maria da Vitória;

Articulação Campo Alegre de Lourdes articulado com UFPI; Barra, Guanambi, Macaúbas, Santa Maria da Vitória – Articulação com UNIVASF em curso; Oferta de novos cursos e Re-Oferta em polos Ativos: articulação com UESC, UNEB, UESB e UEFS. Previsão para o Edital da DED/CAPES;

Focos Estratégicos 1) Áreas críticas: Física, Química, Biologia, Matemática, Língua Estrangeira, Artes, Ed. Física; 2) Pedagogia (com foco em licenciatura e letramentos para educ. infantil e fundamental I); 3) Curso de Gestão Pública; 4) Cursos alfaiate para desenvolvimento de territórios de identidade e com enfoque na produtividade socioeconômica dos territórios.

Ensino Superior pela EAD Estratégico para fortalecer desenvolvimento regional com levantamento de demandas; Expansão do Ensino Superior; Desenvolvimento de Inovações em Modelos de Educação Superior; Indução a Cultura Digital nas Universidades e na Formação Inicial e Continuada de Professores;

Articulação Estratégica Àrea norte do estado deve envolver articulação de instituições presentes dos estados vizinhos: Pernambuco, Piauí, Paraíba, Articulação para o Semi-Árido Baiano: Pintadas, Juazeiro, Campo Alegre de Lourdes, Paulo Afonso, Barra,

Formação de Professores e demais Profissionais da Educação da Bahia Formação Inicial Formação Continuada Governo FederalGoverno Estadual Presencial (Plat.Paulo Freire) A distância (UAB) SINAFOR Formação continuada Tecnologia Educacional Programas Estruturantes Extensão e Aperfeiçoa- mento Especializa- ção Rede Anísio Teixeira Inovações Educacionais GESTAR na Escola EM-AÇÃO Ciência na Escola NTE FORPROF PIBID (IES) Edital de Inovação (FAPESB) Esfera de Governo Linha de Ação Órgão colegiado Tipo de Oferta Programas e Ações Cursos e eventos de curta duração Aprendizagem do estudante Parceria com (IES) Relação direta Parceria ESTRUTURA Da FORMAÇÃO no IAT

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Governo Federal | A distância | UAB OBJETIVO Ampliar a oferta de educação superior com prioridade para formação de professores, institucionalizar a EaD no país e apoiar a inovação metodológica, tecnológica e gerencial. Nº DE ESTUDANTES MATRICULADOS AÇÕES EM ANDAMENTO Articulação acadêmica: Atendimento às regiões prioritárias do estado com ausência crítica de professores e baixa oferta de cursos de IES públicas: C. A. Lourdes, Barra, Juazeiro, Pintadas, Guanambi, Macaúbas, Santa Maria da Vitória. Áreas críticas: Física, Química, Biologia, Matemática, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Governo Estadual | Formação Continuada Oferta de diversos cursos com inscrição pelo site. Antes Necessidades de melhoria Depois Integrar os conteúdos dos cursos. Reduzir redundâncias, concebendo ofertas mais amplas e integradas. Articular os cursos com a vivência da escola e comunidade. Articular parcerias com outras instituições. Oferta de cursos baseada no nível de ensino e disciplinas de atuação, por meio de Programas Estruturantes que abrangem todos os municípios da Bahia. Adesão formal da escola ao Programa para possibilitar a organização da atuação dos professores em serviço, nos horários de AC e dos recursos FAED. Parceria com IES para produção de livros didáticos, execução de projetos de pesquisa na escola. Potencializar o uso das tecnologias e conteúdos digitais na escola. NOVA PERSPECTIVA DE OFERTA

Difusão do Uso das TIC nas Escolas a) Fortalecimento da ação de articuladores de projetos pelo uso intensivo das TIC; b) Colaboração estreita: projetos, gestores de escolas e DIREC e suas comunidades; c) Acompanhamento de projetos de uso intensivo de TICs com Tablets; d) Oficinas curtas e cursos PROINFO e REDE Anísio Teixeira;

Ação 2 - NIAVA e Projetos Estruturantes NIAVA: grupo de pesquisa-ação com foco em uma política pública sistêmica Sistêmico: articulado em sistema com impactos positivos para o conjunto da estrutura.

Conceito NIAVA “precisamos desenvolver um sistema com tecnologias para fortalecer a rede de interação entre os diversos atores”... “muitos problemas nos projetos surgem na dificuldade de integração entre os atores” (Cazorla, 2013)

Objetivo Geral NIAVA Fomentar pesquisa e desenvolvimento de AVAs para potencializar a ação dos Programas Estruturantes com foco na estrutura de gestão interativa/operacional e didático/pedagógica.

Ações NIAVA 1) Trabalhar de forma colaborativa juntamente aos projetos Estruturantes da SEC/IAT; 2) Desenvolver áreas virtuais de trabalho da gestão adm. e pedagógica dos projeto; 3) Acompanhar transformação de materiais impressos para suportes digitais inovadores; 4) Estimular pesquisa e inovação digital;

Tendências NIAVA Projetos para AVA móvel; Games e ambiência inovadora em clusters (governo, IES, Sist. S, Escolas, Empresas) – muito além do modelo de hélice tripla; Expansão de ambientes personalizados de aprendizagem e tutoria individual;

Projetos Estruturantes e AVT

Ação 3 - Formação Para Uso dos Tablets pelos NTEs Promover formação continuada e o acompanhamento de ações que fomentem o uso pedagógico e integrado das diversas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), existentes nas Unidades Escolares, para professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, da rede pública de ensino,

NTEs na Bahia - Distribuição

Ações dos NTE Oferta de Cursos de Formação Continuada PROINFO: Introdução a Educação Digital – 60h Ensinando e Aprendendo com as TIC – 60h Redes de Aprendizagem – 40h Elaboração de Projetos - 40h Acompanhamento, orientação técnica e pedagógica da distribuição de equipamentos Tecnológicos e internet nas escolas – PROINFO; Projeto Um Computador por Aluno (UCA); Plano de Formação Continuada para o uso pedagógico integrado do Tablet Educacional; Oferta de oficinas diversas.

Difusão do uso das TIC na escola a) Fortalecimento da ação dos Articuladores dos Projetos Estruturantes, através do uso pedagógico e integrado das TIC; b) Colaboração estreita: projetos, gestores escolares, DIREC e comunidades; c) Acompanhamento e avaliação de projetos educacionais que incentivam o uso intensivo das TIC; d) Oficinas e cursos do Proinfo Integrado.

Cenário e Desafios 1) TIC e escola: limites e possibilidades; 2) Estabelecer parcerias e fortalecer os laços; 3) Criar e sustentar infra-estrutura; 4) Abranger todo o estado com as ações.

Plano de Formação Continuada para o uso pedagógico do Tablet Educacional

Ação 4 – Difusão do Uso de Tecnologias pelos Projetos Projetos estruturantes para formação continuada de professores com foco na escola; Modelos estruturados em cadeias formativas com articuladores e abrangência estadual

Coordenador de Curso de Área A Supervisor de Curso A –Região1 Coordenador de Curso de Área B Coordenação Geral Supervisores Administrativos Unidade Escolar Instituto Anísio Teixeira Diretorias Regionais de Educação Pesquisador Supervisor de Curso B -Região 1 Supervisor de Curso B -Região 2 Supervisor de Curso A –Região2 AE PC PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Governo Estadual | Formação Continuada ESTRATÉGIA DE ATENDIMENTO DOS PROGRAMAS ESTRUTURANTES: MODELO IDEAL

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Governo Estadual | Formação Continuada | Programas | GESTAR NA ESCOLA OBJETIVO Elevar o desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental II e no aperfeiçoamento do trabalho dos professores de Língua Portuguesa e de Matemática das escolas públicas estaduais para instituir práticas didáticas com foco na sala de aula. RESULTADOS 2013 Das 825 escolas que ofertam EF II, 713 são parceiras em 276 municípios. 656 professores articuladores de Língua Portuguesa e 620 de Matemática estão em formação no curso de 120 horas alunos beneficiados, (86%) MUNICÍPIOS ATENDIDOS

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Governo Estadual | Formação Continuada | Programas | GESTAR NA ESCOLA ACERVO / ATIVIDADES SÉRIES VIDEOCONFERÊNCIAS Plano de Curso Atividades Caderno do Aluno Atividades Complementares/Fascículo Produção didática colaborativa Avaliação bimestral unificada Ações formativas estudantis (oficinas, eventos etc) Encontro com a comunidade Projeto Didático “Sou Estudante: Protagonizo Uma Nova Escola” Palestrantes: Marcos Bagno/ USP, Dante Lucchesi/ UFBA, Luiz Fiorin/ USP, Erondina Silva/UnB, Marcelo Bairral/ Universidade de Barcelona, Nilza Eigenheer Bertoni/ UnB, Cristiano Alberto Muniz/UnB, Diana Pipolo/ UNEB, Dioney Moreira/ UnB, Dad Squarisi, Lícia Heine/ UFBA, Ana Lúcia da Silva/ Unicamp, Regina Scarpa/ USP etc.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Governo Estadual | Formação Continuada | Programas | Ciência na Escola VERTENTES Escola Formação de Professores Material didático Conteúdos científicos digitais Comunidade escolar Feiras de Ciências Ciência móvel Energia que transforma Comunidade acadêmica Articulação Academia-Escola Financiamento de Projetos de Inovações em Práticas Educacionais OBJETIVO Promover a Educação Científica na rede de escolas estaduais da Bahia RESULTADOS Escola 942 professores do EF II em 417 escolas e professores do EM em 270 escolas estão em formação no curso de 140h com participação formativa nos horários de AC e recebem orientação na aplicação da proposta do Programa. 211 mil livros entregues aos estudantes ( Bahia, Brasil: Vida, Ambiente e Saúde) 9 mil pendrives de apoio ao docente distribuídos. Comunidade escolar 296 escolas em 148 municípios realizaram feiras de ciências pessoas em 36 municípios interagiram com o projeto. Energia que transforma Comunidade acadêmica Articulação com o PIBID, SBL, FORPROF e Workshops de Educação Científica Lançamento, em parceria com a FAPESB, de Edital com valor de R$3 milhões.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Governo Estadual | Formação Continuada | Programas | EM-AÇÃO OBJETIVO Fortalecer o ensino e aprendizagem no Ensino Médio. 1.Formação Continuada de professores de Língua Portuguesa e Matemática. LINHAS DE AÇÃO professores em formação, sendo 926 de Língua Portuguesa e 490 de Matemática em 328 escolas do EM em 161 municípios. RESULTADOS Parceria com SESI- Matemática e GEEKIE. Cadernos Temáticos (1) para estudantes. 2. Produção de Cadernos Temáticos. 3. Suporte pedagógico para os estudantes das Escolas EM-Ação.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Governo Estadual | Formação Continuada | Programas | EM-AÇÃO OBJETIVO Fortalecer o ensino e aprendizagem no Ensino Médio. GEEKIE SESI-MATEMÁTICA Cadernos Temáticos

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Governo Estadual | Tecnologia Educacional| REDE ANÍSIO TEIXEIRA OBJETIVO Difundir o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas. RESULTADOS DOS PRINCIPAIS PROJETOS Principais Projetos Resultados Ambiente Educacional Web 2 mil conteúdos digitais educacionais (vídeos, áudios, imagens, jogos, animações, simulações etc.) foram catalogados e estão disponíveis no Portal. TV Anísio Teixeira 400 peças audiovisuais educacionais foram exibidas na TVE em 2011/2012 e estão disponíveis no Portal. Professor web 300 mil acessos desde 2011 e possui postagens baseadas nos princípios de uso pedagógico, tecnológico, lúdico e interdisciplinar. Formação Formação para o Uso de Mídias e Tecnologias Educacionais aos professores dos NTE e articuladores dos Projetos Estruturantes do IAT e SEC. Formação para Produção de Vídeos Educacionais aos professores dos NTE. Distribuição de Kits de Produção audiovisual aos NTE.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Governo Estadual | Tecnologia Educacional| REDE ANÍSIO TEIXEIRA OBJETIVO Difundir o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas. PREVISÃO Produção do Programa Intervalo: 240 vídeos educacionais Produção do Programa EducaDocs: 60 Documentários Educacionais Distribuição do Box da TV AT para todas as escolas Desenvolvimento da versão do Ambiente Educacional para Tablet Formação para a Produção Audiovisual nas Escolas Realização do II Seminário de Educação e Tecnologia TV Anísio Teixeira Ambiente Educacional Web

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Governo Estadual | Tecnologia Educacional| EMITEC OBJETIVO Ofertar ensino de qualidade a estudantes pertencentes a localidades longínquas de todo o Estado da Bahia, por meio de aulas presenciais, fazendo uso metodologicamente de uma rede de serviços de comunicação multimídia que integra dados, voz e imagem (videostreaming), além de promover interatividade dos alunos com os professores especialistas durante as aulas alunos atendidos estudantes se formaram em Premiado na Categoria Inovação do Prêmio de Excelência ABED Pearson em EAD, ficando em 3º lugar entre projetos de todo o país em RESULTADOS

Tendências 1 Consolidação da Infra-Estrutura; Demandas diversas dependente da melhoria da oferta de banda larga em todo território nacional; Expansão da Educação Superior a distância vinculada a capacidade de oferta das IES; Articulações de atividades acadêmicas com instituições do Piauí, Pernambuco e outros estados com cursos consolidados.

Tendências 2 Virtualização de ambientes de trabalho dos projetos com foco na escola; Aumento no uso de tecnologias na escola oriunda de diversos projetos e atividades formativas voltadadas a cultura digital; Consolidação de uma visão sobre o crescimento das demandas do uso de tecnologias na gestão, no ensino/aprendizagem e na formação.

INSTITUTO ANÍSIO TEIXEIRA - IAT Irene Maurício Cazorla Diretora Geral Rodrigo Camargo Aragão Diretor de EAD e Tecnologias Educacionais