O tráfico de escravos africanos sob o olhar do poeta Castro Alves

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Sequência Didática ESCOLA PADRE CÍCERO DE CASTRO Tema: Pré-História: Período Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
Portal do Professor SEED/MEC
“ESTENDENDO O HORIZONTE COM O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO”.
CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS SIRLENE DE SOUZA BENEDITO DAS VIGENS
ENSINANDO ATRAVÉS DE JOGOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ensinando através de jogos
. Contexto e articulação das agendas temáticas. As limitações éticas na formação das agendas. O juízo da opinião pública como barómetro das agendas.
Escola Estadual Senador Filinto Muller
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET
PROJETO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Máscaras Africanas.
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
Programa Proinfo Integrado
Sustentabilidade Introdução O que é Sustentabilidade?
Núcleo Regional de Educação - Londrina
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
ESCOLA ESTADUAL: REYNALDO MASSI CURIOSIDADES DO CORPO HUMANO
“Carta de intenções (Viagens de leitura)”
Proposta de atividade, esboço inicial
Hugo Henrique de Abreu Pinto
A Coordenadora da BE: Esperança Alfaiate
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. Síntese.
O uso de Objetos de Aprendizagem no ensino de Matemática
Escola Dom Avelar Brandão Vilela
PROJETO INTERDISCIPLINAR
Universidade Estadual de Santa Cruz Departamento de Letras e Artes Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais Disciplina: Informação,
UFJF – Colégio de Aplicação João XXIII
CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO
Profª Luzia Alves.
16/11/11.
Apesar das Diferenças Somos Todos Iguais
Possibilidades pedagógicas das ferramentas de edição e publicação de imagens e vídeos Leonardo Drummond.
Planejamento e 7 de março de 2014.
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
SISTEMA NERVOSO.
Área – Linguagens, Códigos e sua Tecnologias
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SEU ESTADO E NOSSA CONTRIBUIÇÃO
Curso de Licenciatura em Pedagogia Projeto Interdisciplinar –
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Professora : Gilca dos Santos Vilarinho 05/2007.
MATEMÁTICA Brincando com as cores e formas geométricas
Alegria que contagia! Amanda de Melo Barbosa Ana Carolina Vieira Silva
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Acadêmica: Dayane Aparecida Alves Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
VAMOS POR O CIGARRO NO BANCO DOS RÉUS…
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
Robótica Educativa: aprendendo para o futuro.
Eliane de Medeiros Ramalho O Audiovisual na Educação: Recepção e Produção Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação.
As TECNOLOGIAS na minha escola
Além de 10 edições impressas lançadas em um ano, todas as edições do Jornal Aldrava Cultural foram digitalizadas e publicadas no site:
ESCOLA MUNICIPAL ANÍZIO TEIXEIRA DA SILVA CURSISTAS:NEDINA EMBOAVA DE SOUZA, APARECIDA T. P. REGNER E MÁRCIA MONTEIRO MORAES ATIVIDADE 3.9-METADADOS DA.
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
Gerenciamento Proposta de Trabalho do Prof. em STE Estrutura de pastas
Claudia Kaline Bandeira Bezerra Orientadora: Yvonne Maggie
Tecnologias Assistivas
Professora: Elisangela Moretti Alves Disciplina: Matemática
A Arte na Literatura de Cordel
ÁFRICA UM PAÍS OU UM CONTINENTE: Pluralidade Cultural e Geografia
COMBATE À DENGUE NA ESCOLA
 Será utilizado uma aula retirada do site portal do professor sobre o Muaeu da Eletricidade.  Os recursos que serão utilizados serão o data show e um.
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
PROFESSORES ENVOLVIDOS: ALESSANDRA LOPES DAIANE BARBOSA.
Transcrição da apresentação:

O tráfico de escravos africanos sob o olhar do poeta Castro Alves Professoras (es): Eliana Pigari Baptista Marthinha Apd. Bachiega de Oliveira Rogério Francisco dos Santos Coordenadora Pedagógica : Maria de Lourdes Bachiega Prieto

Mídias e Recursos a serem utilizados: Imagem impressa colorida e em tamanho grande da litografia de J. M. Rugendas , intitulada Negros no fundo do porão do navio (1835). Disponível em http://www.scielo.br/img/revistas/ea/v16n46/46a15f1.jpg. Projetor de mídias DataShow, e ou Sala de Tecnologia e internet para que os alunos assistam o video: “Castro Alves”, disponível no portal: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11793 Amistad (1997) disponivel no site: http://www.youtube.com/watch?v=fwRu0MOxfRw&feature=related Impressão do poema para os alunos, na versão musicalizada por Caetano Veloso, e solicitar que façam uma leitura silenciosa. Disponível em: http://www.letras.com.br/caetano-veloso/o-navio-negreiro. Impressão do poema original para os alunos. Disponível em: http://www.culturabrasil.org/navionegreiro.htm

Descrição das Atividades e Objetivos Propostos A atividade proposta aos alunos do 5°, 6° ou 7° ano, pode ser apresentada nos componentes curriculares de história, Geografia, Artes, Língua Portuguesa entre outras e consiste em apresentar aos alunos o lado doloroso do tráfico de escravos ocorrido no Brasil, bem como a raiz de nossa miscigenação étnica com o negros. Mostrando-lhes ainda o quanto temos em nós da cultura africana. Esperamos que os alunos compreendam a importância do processo migratório africano na construção da sociedade brasileira, bem como a valorizar a cultura afro-brasileira e a necessidade do combate à discriminação racial.

Produtos em mídia a serem utilizados http://www.scielo.br/img/revistas/ea/v16n46/46a15f1.jpg http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11793 http://www.youtube.com/watch?v=fwRu0MOxfRw&feature=related http://www.culturabrasil.org/navionegreiro.htm CD com documentário Vista minha Pele