‘EMEF ARTHUR DA COSTA E SILVA’

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

A arte moderna e a arte na sociedade industrial
Nome : Edmar Reginato Stolf
ARTE MODERNA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NA EUROPA
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
Que efeito terá a radiação sobre as obras de arte?
Formação Coordenadores Pedagógicos CEI’s Indiretos e Conveniados
POP ARTE.
O Concretismo A expressão arte Concreta foi criada em 1930 pelo artista holandês Theo Van Doesburg. N verdade, inicialmente não era usado para designar.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
Os elementos básicos da linguagem visual
Fauvismo.
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
MOVIMENTO MURALISTA Historiadores da arte estudam, além da vida e do trabalho dos artistas, como cada momento histórico propicia o aparecimento de um tipo.
Professora:Micheline Barros Autora:Nilta Mª Anjos Santos
Estética – Rubens Gerchman
Anita Malfatti Di Cavalcanti Cândido Portinari Tarsila do Amaral
AMBIENTE MODERNISTA BRASILEIRO.
Eduardo Afonso Viana.
Laura Reydon e Luana Castro
Menu Anita Malfatti Di Cavalcante Candido Portinari Tarsila do Amaral
ARTE BRASILEIRA – PÓS SEMANA DE 1922
Cândido Portinari.
O Expressionismo Brasileiro, segundo Anita Malfati
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
Denise Mizrahi em: Minha mente em cores ....
LEITURA DE IMAGENS.
Piet Mondrian.
OBJETIVOS DO ENCONTRO Refletir sobre os diferentes tempos presentes no dia a dia de um espaço de educação Refletir sobre possibilidades de organização.
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Op-Art.
O Impressionismo O Impressionismo foi o movimento artístico que aconteceu no período compreendido entre o ano de 1874 (data da primeira exposição) e.
Cícero Dias.
Silvio Pléticos Ao chegar a Santa Catarina, nos anos 60, sua pintura matérica e vanguardista passou a ser uma referência para a geração que despontava.
Belle Époque no Brasil Estudaremos como o Brasil absorveu os movimentos modernos de arte, que romperam com a tradição acadêmica. A Belle Époque foi mais.
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
Formadora: Janaína Lapuente
Irving Penn Trabalho realizado por: Cármen Monteiro 1º ano de fotografia;
Já na década de 30 existiu no Brasil um retorno à ordem.
Cândido Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903,
ABSTRACIONISMO Profª Patricia.
…um pintor que se chamava…
Henri Matisse 31/12/1869 – 03/11/1954.
Os anos 60 - iconografia.
Fotografia de paisagem
“ E E Dom José de Camargo Barros ” Indaiatuba, disciplina de Filosofia “ Trabalho de Filosofia do 4° Bimestre de 2007 ” Titulo do Trabalho:Francisco Rebolo.
Fenando José de Goya.
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
CUBISMO Profª Patricia.
A Pop Art, abreviatura de Popular Arté um movimento artístico surgido na década de 50 na Inglaterra mas que alcançou sua maturidade na década de 60 em.
O COLORIDO DAS ARTES.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
Cândido Portinari.
UM CAVALO COM O CORPO CONTORCIDO, PARECE RELINCHAR.
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba Disciplina de Filosofia “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” Nome:Número3ºG Douglas09 Guilherme14.
Impressionismo Ensino Médio.
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886) MANET, MONET, RENOIR, DEGAS.
ALL STAR & MONET.
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
PAUL KLEE.
IMPRESSIONISMO.
RELEITURAS TARSILA DO AMARAL
Transcrição da apresentação:

‘EMEF ARTHUR DA COSTA E SILVA’ VIDA E OBRA DE ALFREDO VOLPI ‘Avesso a qualquer intelectualismo, Volpi afirma-se sobretudo como excepcional colorista”. José Roberto Teixeira Leite HELEN MALTA VALLADÃO

VIDA E OBRA DE ALBREDO VOLPI HELEN MALTA VALLADÃO Através de figuras geométricas o artista cria um estilo próprio de pintura abstrata, predominando as linhas simples e essenciais. Vitória, 06 de setembro de 2003

Introdução Pintor autodidata, preparava todo seu material inclusive telas e tintas. Valorizava os elementos cromáticos observados nas cenas do cotidiano, abstraindo as formas que fogem das figuras conhecidas no mundo real; arte não-figurativa. 3

Biografia Nascido na Itália em 1896, sempre teve contato com a Arte, mas não teve oportunidade de entrar numa Escola de Belas Artes, tornando-se um autodidata. Faleceu em 1988. 4

Obra Em suas primeiras obras retratava motivos populares e paisagens. Aos poucos foi abandonando o figurativo e geometrizando as composições.Nos anos 40 começou a trabalhar com têmpera. Nos anos 50, com as bandeirinhas que no começo eram simples enfeites de fachadas ou de barcos , depois tornaram-se elementos compositivos. 5

Obras A partir da década de 60 o figurativo voltou a aparecer , com barcos, fachadas, arcos, mastros, etc… Na década de 70 composição e cor passaram a se constituir em sua preocupação básica. Fase de consagração na Arte Moderna Brasileira 6

Obra Composição ( 1976, têmpera sobre tela, 68 x 136 cm ). 7

CONCLUSÃO Volpi , apesar de autodidata teve grande conhecimento de técnicas , ou seja, habilidade no uso e emprego dos materiais, trabalhou experimentando vários tipos de tintas produzido por ele mesmo. Conseguiu ao longo de sua carreira renome no cenário das artes plásticas. 8

Bibliografia [1] – VELLO, Valdemar & COLUCCI, Mônica & ARIANE, PAULA. Pranchas de Linguagem Visual. Minigaleria e Glossário. Ed. Scipione.. Volpi 90 anos – MAM ( Museu de Arte Moderna de São Paulo).Julho/Agosto 1986. Artistas Famosos – Crianças Criativas . A&A$A,1998. 9