AWL WORDS.

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Transcrição da apresentação:

AWL WORDS

DEFINIÇÃO O que é a Listagem de Palavras Acadêmicas? (AWL) O AWL é uma lista de palavras que aparecem com alta frequencia em textos acadêmicos de lingua inglesa. A lista foi compilada por Averil Coxhead na Victoria University of Wellington, Nova Zelândia. A lista contém 570 grupos familares de palavras divididas em 10 sublistas. a) Sublista 1 – consiste das 60 palavras mais comuns nos AWL. Sublista 2 contém as próximas palavras mais u sadas e assim por diante. Todas as listas contem 60 grupos de familias exceto a Sublista 10 que contem apenas 30. Para encontrar essas palavras, uma análise foi feita em publicações acadêmicas, livros de textos, manuais de cursos, e notas feitas por alunos. A lista compilada de um volume de 3.500.000 palavras. As palavras selecionadas para a lista AWL são palavras que aparecem frequentemente em diversos e mais variados textos acadêicos incluindo artes, história, psicologia, sociologia, comércio exterior, economia, marketing, gerencialmetne, direito, biologia, matematica e a lista segue em diante. Isto significa que a listagem AWL é útil para pessoas que não tem o inglês como primeira lingua e que desejam estudar em uma instituição de lingua inglesa não importando qual campo escolhido. Ela não inclui, entretanto palavras demasiadamente técnicas pertencentes a cada um dos diferentes campos da ciência.

QUAIS DAS PALAVRAS ABAIXO VOCE DIRIA SER “ACADEMICAS”? Grade 5 Many animals live on the African plain and compete for the limited food supply. Each type of animal, including the lion, the zebra, the antelope and the giraffe has become adapted to a different niche within this environment. Select one of these animals and describe a specialized trait. Explain how this trait helps it to survive. Grade 8 Hipparchus, an astronomer in ancient Greece, proposed an Earth-centered model of the solar system. In this model, the Sun, Earth’s moon, Mercury, Venus, Mars, Jupiter and Saturn not only traveled around the Earth, but also traveled in small circles called “epicycles.” A simplified illustration of Hipparchus’ solar system is shown below. Explain how our current understanding of the solar system differs from Hipparchus’ Earth-centered solar system. Grade 11 During normal human metabolism, waste products are produced. One of the waste products is carbon dioxide (CO2). Explain how carbon dioxide is removed from the human body.

QUAL O MOTIVO PARA INCLUIR OS AWL NOS LIVROS? Paul Nation and Robert Waring disse que com um vocabulario de 2000 palavras mais frequentes, um aluno conhecera 80% das palavras qualquer texto.* Nation divides vocabulary into three classifications: high frequency words general academic words technical or specialized words Paul Nation and Robert Waring autores do livro Vocabulary Size, Text Coverage and Word Lists: By Paul Nation and Robert Waring, 1997. Entretanto, 95% das palavras precisam ser conhecidas para que se consiga aferir significado: (Liu & Nation 1985)

Isabel Beck: (2002) Frequencia e utilidade devem ser considerados em relacao aos alunos. Nossa abordagem para atingir um nível maior de fluência para nossos alunos tem como estratégia os seguintes pontos: 1: Cognatos (eliminamos os cognatos para inclui-los nos livros) 2: palavras que são críticas a compreensao (every, while, although, never, reduce, expand, define, boldly, timidly) 3: palavras específicas a assuntos (environment, trait) 4: palavras que fazem parte do vocabulário único de cada aluno. 5: adicionamos sufixos e prefíxos para aumentar ainda mais a capcidade de compreensão dos alunos (-ed, -ly, -tion, etc.)

O que o National Reading Panel recomenda sobre leitura 1. Não há necessidade de direta instrução de vocabulários ( ensinar o significado de cada um deles) para compreender-se um determinado texto em lingua estrangeira. 2. Vocabulários aparecerão em diversos textos e sua repetição levará a um aprendizado obvio, além de apresentar-se em contextos diversos e significados diversos também. 3. Você nao deve editar um texto para que ele torne-se mais facil para seu aluno. Ele deve aprender a focar no que entende e nao no que nao entende. 4. Vocabulário importante é aquele que efetivamente é usado. (Reprinted from National Reading Panel, 2000, p. 4-4)