SignWriting in Brazilian Deaf Education 1996 to present

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Leis e Decretos SurdEZ.
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÒ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR Linguística Textual.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR
II Jornada Internacional de Dificuldades de Aprendizagem
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Seminário SANTA CATARINA 2015
DICIONÁRIOS PARA O FUTURO TRADUTOR Susana de Azeredo (Mestre em Letras pela UFRGS – colaboradora voluntária) Siane Simioni (Bolsista FAPERGS – acadêmica.
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
Pós-Graduação em Saúde
RELATÓRIO PCC PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
Programa Especial de Treinamento
Comunicações Técnico-científicas
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Mesa Redonda Corpora e Ensino
Pesquisa e Prática em Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE EDIFICAÇÕES E AMBIENTAL
Primeira Reunião Acadêmica
Base de dados de uma biblioteca escolar utilizando o Winisis
EDIÇÃO 2006 Elaboração: Coordenadoria de Comunicação do CED/UFSC.
Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
II Jornada de Recuperación del Patrimonio Historico Educativo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN Gerenciador de Bases de Dados CDS/ISIS Professora:
PROJETO MAPAS TÁTEIS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL
Dossiê de Lançamento PROEP 20 Anos
Base de dados do acervo de multimeios da Biblioteca/Brinquedoteca Monteiro Lobato – APAE/Florianópolis Trabalho apresentado à disciplina CIN Gerenciador.
Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social
Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional
As pesquisas realizadas no NETCOS/UFSC e as investigações sobre as “transições” universidade-trabalho Geruza Tavares D’Avila – Doutoranda Regina Célia.
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
THE VISION OF THE DEAF FROM IPIAU (BA, BRAZIL)
THE TEACHER OF THE DEAF AT THE CENTER FOR EDUCATIONAL SUPPORT OF IPIAÚ AND THE READING READINESS BY SIGNWRITING Madson Barros Barreto
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Comunicação e Expressão Pós-Graduação em Estudos da Tradução OS EPISÓDIOS DE CHAVES TRADUZIDOS PARA O.
​ Teaching and Learning SignWriting in an online course: the experience of the teacher and the Students.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Kathryn M. P. Harrison
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Professora : Gilca dos Santos Vilarinho 05/2007.
Contexto atual - Aumento de produções acadêmicas
Eixo 1. Democratização do acesso Edição de literatura indígena O projeto consiste na edição e publicação, com recursos do FNDE (convênio SECAD-MEC/FALE-UFMG),
MARCUS VINICIUS BATISTA NASCIMENTO
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
Débora Campos Wanderley Guide: Marianne Rossi Stumpf
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Denise de Oliveira Teixeira Graduação em Fonoaudiologia, ; Mestrado em Distúrbios da Comunicação, ; Professora do Curso.
Política Educacional Brasileira
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Apresentação da Disciplina
Workshop de Acompanhamento (relativo aos anos 2007 e 2008)
TÍTULO DO ARTIGO AUTOR 1 AUTOR 2 AUTOR 3 AUTOR 4 AUTOR 5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS VIII SEMINÁRIO.
Novas Tecnologias Baseadas em Realidade Virtual e Jogos para Educação em Engenharia: Usos e Oportunidades 29 de Outubro de 2010 Profª. Liliane Machado.
O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
Educação Especial: Surdez
O ALUNO SURDO SEED/DEE 07 a 11/03/2005.
Apresentação. Quem Somos Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Equipe responsável pela produção O Aluno Surdo nas Escolas
O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
Escola Municipal Patrícia Jonas Sant’Anna Trabalhos realizados no LIED O.T.: Roberta Cristane.
OS CONFLITOS DE GERAÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR Recife (PE) - Brasil Dezembro/2013 Antonio Augusto dos Santos Soares - Universidade Trás-Os-Montes.
LIBRAS I Professor de LIBRAS Anderson Luchese. Combinados - Horários Período a tarde 13h30 até 17h30 Período a noite 18hs até 21h30.
City Hall of Porto Alegre Department of Education – SMED Secretaria Municipal de Educação SMED Library Biblioteca da SMED August 2015 Municipal Network.
A formação de novos quadros para CT&I: a trajetória profissional dos egressos do programa PIBIC Brasília, 19 de novembro de 2015 Atividade Recursos Humanos.
BIBLIOTECA DO INSTITUTO PAULO FREIRE,NOSSO MESTRE! BIBLIOTECA DO INSTITUTO PAULO FREIRE,NOSSO MESTRE!
Transcrição da apresentação:

SignWriting in Brazilian Deaf Education 1996 to present Phd. Marianne Rossi Stumpf Madson Barreto

1996: Primeiro grupo entrou em contato com Valerie Sutton Tradução e adaptação do Manual de SignWriting Adaptação do livro “Uma menina chamada Kauana 1997: primeira experiência do ensino do SW para os jovens surdos da Escola Especial Concórdia em Porto Alegre/ RS 1999: Projeto SignNet do Prof. Dr. Antônio Rocha

Depois de 2000 Expansão de SW nos dicionários de Capovilla Workshop, Seminários, Produções dos livros de infantis em Escrita de Sinais (SW) Aplicação experimental do ensino de SW nas Escolas de Surdos Formações de cursos para os intérpretes, instrutores de Libras e outros

2006/2008: Curso de Letras/ Libras nível ensino superior consta de 3 disciplinas de Escrita de Sinais para os professores de Libras e os intérpretes

Produções Científicas sobre Escrita de Sinais Mais de 20 pesquisadores (mestres e doutores) sobre Sistema SignWriting nas áreas de Educação, Ciências de Computação, Linguística e Estudos de Tradução e Interpretação nas universidades Brasileiras

Alguns livros já foram produzidos, são 10 títulos disponíveis: Cadernos de Tradução – Pós graduação em Estudos da Tradução (QUADROS ; STUMPF, M. R. . Tradução e interpretação da língua brasileira de sinais: formação e pesquisa. Florianópolis: UFSC, 2010. (Tradução/Artigo).

Placa na Biblioteca Pública do Amazonas Escrita de Sinais traduzida por Débora Campos Wanderley

Libras Escrita 2012 – Livro “Escrita de Sinais sem mistérios” (Barreto & Barreto) LibrasEscrita.com.br

2013 – Libras em Jogo (2ª edição)

2013 – Curso Online “Escrita de Sinais 2.0” Mais de 50 alunos de 16 dos 26 estados brasileiros e 1 aluna de Portugal

2013 – Libras Escrita no Facebook (FanPage)/ Blog Libras Escrita facebook.com/LibrasEscrita blog.librasescrita.com.br

Considerações Finais

Contatos Info contacts Marianne Rossi Stumpf, Phd. sutmpfmarianne@gmail.com Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina Madson Barreto madson@librasescrita.com.br www.librasescrita.com.br Co-fundador e Professor na Libras Escrita – Brasil