PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004

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Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004 Universidade Estadual de Campinas

Objetivos do programa atualização permanente para o uso de novas metodologias voltadas para práticas inovadoras e para o uso de materiais didáticos que atendam às necessidades de aprendizagem das crianças e jovens, explicitadas pelos indicadores de desempenho; desenvolvimento de competências para a utilização de novas tecnologias a serviço da aprendizagem; adoção de práticas de avaliação como instrumento de acompanhamento do trabalho docente e do percurso do aluno, seus avanços e dificuldades, com o propósito de redimensionar as ações; desenvolvimento de competências que qualifiquem para o enfrentamento das contradições do cotidiano, favorecendo o processo de socialização dos alunos, a edificação de valores éticos, solidários e de respeito ao outro, que auxiliam o aluno na construção de seu projeto de vida.

Público Alvo Professores da rede estadual que estejam atuando em sala de aula no ciclo II do ensino fundamental e no ensino médio, nas seguintes áreas / disciplinas: Ensino Fundamental - Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas, História e Geografia; Ensino Médio - Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura); Ciências da Natureza e Matemática (Física, Química, Biologia e Matemática); Ciências Humanas (História e Geografia).

Diretorias Atendidas (14 de um total de 60) Turma Matriculados Módulos Carga horária Campinas Oeste 18 592 36 1440 Campinas Leste 13 398 26 1040 Apiaí 10 329 28 1120 Sumaré 9 319 720 Piracicaba 7 201 14 560 Limeira 3 137 6 240 Americana 109 Jundiaí 4 102 360 Miracatu 126 Bragança Paulista 95 16 640 Capivari 2 83 160 Pindamonhangaba 57 Itapetininga 1 29 80 Sertãozinho 59 Total Geral 81 2636 179 7160

Professores Matriculados por Curso

Pessoal Envolvido 4 21 11 32 9 7 30 37 5 15 24 28 16 TOTAL 29 77 76 Unidade Coordenadores 1. Professores 2. Doutorandos (1 + 2) FE 4 21 11 32 IEL 9 7 30 37 IFCH 5 15 24 IMECC 28 IB/IF/IQ 16 TOTAL 29 77 76 153

Avaliação Descrição dos Dados: Foram utilizados 1305 questionários elaborados pelos próprios organizadores, nos quais questões referentes à avaliação do curso foram abordadas; A primeira questão solicitava que o aluno assinalasse apenas uma resposta;

Avaliação (continuação) Para as demais questões havia espaço em aberto, possibilitando que o aluno respondesse de forma mais ampla. Para análise destas respostas abertas, os organizadores criaram categorias às quais os textos deveriam ser associados. As tabelas a seguir mostram as categorias criadas para cada uma dessas questões juntamente com algumas frases utilizadas pelos alunos que ilustram estas categorias.

Avaliação geral do curso

Pontos Positivos 1 Atividades diversificadas, estratégicas e /ou dinâmicas 2 Professores qualificados e competentes. 3 Transporte gratuito 4 Troca de experiências, espaço para diálogo, relacionamento adequado dos alunos, interação 5 Elaboração de projetos e exposição dos trabalhos 6 Novas perspectivas e propostas 7 Materiais diversificados e adequados, recursos tecnológicos 8 Possibilidade de mudanças conceituais, esclarecimento de dúvidas, reflexão sobre conteúdos, aumento de conhecimento, contato com a diversidade de pontos de vista

Pontos Positivos (continuação) 9 Local adequado, de fácil acesso, confortável 10 Temas adequados, bem trabalhados e /ou bem desenvolvidos 11 Informações obtidas de forma clara. 12 Aproximação da universidade com a escola 13 Possibilidade de reavaliação e reflexão das práticas pedagógicas, exemplos a serem seguidos 14 Abordagem da teoria e da prática 15 Os textos trabalhados 16 A Bibliografia 17 Coordenação da Unicamp 18 Horário ministrado (das 8 às 13h)

Pontos Positivos 2 - Professores qualificados e competentes; 7 - Materiais diversificados e adequados, recursos tecnológicos; 4 - Troca de experiências, espaço para diálogo, relacionamento adequado dos alunos, interação 10 - Temas adequados, bem trabalhados e /ou bem desenvolvidos.

Pontos Negativos 1 Início do curso no 2° semestre 2 Atraso no transporte coletivo 3 Aulas pouco dinâmicas 4 Troca de professor durante o andamento do curso 5 Curso conta pontos apenas para professores efetivos 6 Conteúdos voltados só para a área de História, ministrar cursos para História e Geografia juntos 7 Não houve pontos negativos 8 Horário, curso muito longo no sábado (8 horas) 9 Falta de divulgação antecipada e organização do cronograma

Pontos Negativos (Continuação) 10 Carência de material (xerox) 11 Conteúdos repetidos de cursos anteriores. Conteúdos estudados 12 Dia da realização 13 Falta de divulgação do período de inscrições 14 Falta de ajuda de custo e/ou alimentação 15 Falta de abordagem de informática para os docentes 16 Mudança de salas, local inadequado 17 Desencontro de informações entre as turmas 18 Falta de material no 1° dia de aula 19 Programação das aulas 20 Apostilas 21 Falta de preparo dos professores

Pontos Negativos 1 - Início do curso no 2° semestre; 8 - Horário, curso muito longo no sábado (8 horas); 16 - Mudança de salas, local inadequado; - Aulas pouco dinâmicas; 19 - Programação das aulas.