MicroCrédito para tornar a Comunidade mais saudável

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A força da economia solidária
Advertisements

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA FÓRUM DE DIÁLOGOS BRASIL-ESPANHA 10 de novembro de 2005.
Conceito O Fome Zero é uma estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada, priorizando as pessoas.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
CENTRO DE REFERÊNCIA DO IDOSO Promovendo Envelhecimento Saudável
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
Centro de Saúde São Marcos: A construção de intersetorialidade.
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
Secretaria de Educação Básica
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
PROJETO VIDA “O grandioso negócio da vida não é ver o
ONG – AME Associação Missão.
 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO MTE
PROJETO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA “PRODUZIR JUNTOS”
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
8, 15 e 22 de Outubro de 2011.
CONTRIBUIÇÃO PARA SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
INFORMATIVO ASSOCIAÇÃO COSTUMES ARTES - É uma instituição de economia solidaria que faz inclusão social, possibilitando o aumento da renda, resgatando.
GRUPOS AGÊNCIAS DE FOMENTOS Conquistas: Processo histórico de maior participação dos trabalhadores (as); Aumento de parcerias com o poder público; Ampliação.
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Grammeen Bank Diana, Luana, Marisa. Dr. Mohammed Yunus Nascimento: 28 de junho de 1940 (71 anos) Nacionalidade:Bangladesh Formação: economista (doutorou-se.
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
Critérios que definem um Empreendedor Social
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
DOS BANCOS COMUNITÁRIOS
COMO IMPLANTAR UM BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO?
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
FINANÇAS SOLIDÁRIAS: Una Bandera Prioritária. Qual o “Problema”? - O Sistema Financeiro não é Solidário - Lógica privada: Mercado e Lucro - “Bancarização”
DO A ÇÃO 1 Prof. Guedes 1.
A EMPRESA SOCIAL E O FUTURO DO CAPITALISMO
Campina Grande Outubro 2015
Economia Popular Solidária
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
1 6ª etapa: 15 e 16 de agosto de 2009 Diocese de Caxias do Sul E ESCOLA DE FORMAÇÃO FÉ, POLÍTICA E TRABALHO.
Economia Solidária: Outra economia acontece
COMO IMPLANTAR UM BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO?
PONTOS DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS Arquivista Jonathas Carecas, Comunidade São Rafael, Castelo Branco IIII, Nº: 512, CEP: FONE: /
HISTÓRIA E MISSÃO DA CAIXA Preparatório concurso CAIXA - ABRIL/2012.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
TÉCNICAS INOVADORAS DE ENSINO DE EMPREENDEDORISMO CASE: UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. ANTERO PAULO DOS SANTOS MATIAS Apresentação Referências Bibliográficas.
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

MicroCrédito para tornar a Comunidade mais saudável Como ligar Yunus de Bangladesh com os agentes de saúde brasileiros para melhorar a vida dos mais pobres.

Sonha Barão Movimento Sonha Barão (hoje Associação): Criado em 2001 por um grupo ecumênico. Lema: “Conhecer para Transformar” Objetiva chamar a atenção para os problemas sócio-ambientais realizando e apoiando ações que os amenizem como o plantio de árvores, a reciclagem e a economia solidária. Ligado a Unicamp desde 2002 como disciplina eletiva para todos os cursos e com bolsistas desde 2003. Tem parceira com o IPES desde 2005 para atuação em Economia Solidária.

IPES IPES - Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade: fundado por docentes e pesquisadores de diferentes instituições paulistas (UNICAMP, USP, UNESP, Instituto Butantan, ITAL); objetiva apoiar projetos interdisciplinares, integrados e temáticos, que atendam aos princípios do Programa Comunidade Saudável da Organização Mundial da Saúde, visando a promoção: da saúde; da melhoria da educação; e do exercício da cidadania.

Economia Solidária Engloba várias práticas de solidariedade em empresas autogestionárias, cooperativas, redes de consumo solidário, mercado de trocas, moeda solidária, microcrédito, etc. Alternativa no modo de vida da sociedade visando o desenvolvimento sustentável social e ambiental, divergente da ideologia econômica dominante.

MicroCrédito Solidário Finanças solidárias visa a democratização do sistema financeiro adequando produtos financeiros à necessidade básicas da população, priorizando os excluídos do sistema bancário tradicional. Baseada na ética, solidariedade e criando condições para um desenvolvimento humano que necessariamente terá de ser integrado e sustentável.

Banco Grameen (Bangladesh) Idealizado por Muhammed Yunus (Prêmio Nobel da Paz) que destaca que as pessoas têm grande potencial e com um pequeno financiamento, orientação e coletividade é possível se dar um grande salto na qualidade de vida dessas pessoas (pobres). Concede pequenos créditos a pequenos grupos de pessoas, preferencialmente mulheres. Quer a independência de agiotas e outros exploradores facilitando a compra de equipamentos e insumos para a realização da atividade econômica dos grupos.

Banco Providence Programa Providência de Elevação da Renda Familiar concede microcrédito a profissionais carentes e sem acesso ao crédito das instituições financeiras convencionais para: aquisição e manutenção de equipamentos, ferramentas, instalações, treinamento, etc; incrementar as atividades profissionais e melhorar as condições habitacionais e familiares de seus beneficiários.

Banco Providence Além disto, presta assistência jurídica, tributária e de orientação administrativa voltadas para a auto-gestão; orienta seus beneficiários quanto aos recursos comunitários que lhes possam facilitar o desenvolvimento de suas atividades; Entre outras ações para promover o desenvolvimento econômico, social e o combate à pobreza. Tem atuação em Brasília e, em 10 anos, já beneficiou mais de 10 mil pessoas.

Nossa Ação

Nossa Ação Em 2005, José Ivan Aquino do Providence nos apresentou seu trabalho. Daí criamos o projeto “Microcrédito Campinas” que resultou no primeiro empréstimo do Sonha à Cooperativa Esperança de Viver. Em 2006, com o apoio da Unicamp e MEC, montamos um “Curso de Formação de Agentes de Microcrédito” com a participação de 40 alunos.

Nossa Ação Atualmente, a parceria Sonha Barão, IPES e escola Aletheia fomenta com microcrédito 2 grupos (do Santa Mônica e de Barão Geraldo). Com a pequena quantia de dinheiro emprestado, os grupos puderam comprar panos, linhas, tintas e outros materiais para realizar atividades de artesanato apresentadas na entrada e até alimentos para fazer um Almoço Português.

Convite Temos uma conta para receber doações para fomentarmos mais grupos. Nossa grande dificuldade é encontrar quem realmente precisa do empréstimo: os mais pobres entre os pobres que possuem habilidades profissionais não aproveitada pela falta de crédito. Nós do Sonha Barão e IPES queremos convidar todos aqui presentes, principalmente os agentes de saúde, a nos apoiar e integrar o grupo. Imaginamos que os agentes de saúde conhecem bem a sua região de trabalho e podem ser a ponte que nos faltava para iniciar outros grupos de microcrédito.

Contato E-mail: microcredito@gmail.com Tel: 3342-0984 e 9210-8858 (com Anselmo) Próxima reunião: 28 de Setembro (sexta) às 09 horas no CEL (Centro de Estudos de Língua) da Unicamp às 9 horas.