INCUBADORAS DE EMPRESAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Parque Científico e Tecnológico da PUCRS
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Desenvolvimento Regional Sustentável Grupo de Ensino e Pesquisa 1) Álvaro Fernandez Gomes - UNIFEB 2) Cássia Cristina Queiroz Monteiro – SENAC.
Importância das Incubadoras de Empresas para o Desenvolvimento Local
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
O Núcleo SOFTEX Campinas
Apresentação do Projeto
+ = EMPREENDEDORISMO = Negócio Tecnologia Economia do Futuro
Financiadora de Estudos e Projetos
Fórum de Empreendedorismo
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
ORGANIZAÇÃO DE FÓRUNS ESTADUAIS. MOTIVADORES A relevância que vem sendo dada ao microcrédito nos últimos anos; A necessidade de nivelar e aprofundar conhecimentos,
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
O QUE É SGC ? Sociedade de garantia de Crédito.
Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo- CRIE
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Foco do Sebrae Empresa de Pequeno Porte - Brasil
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Plano de Negócio Elber Sales.
Profª Marli de Cássia Rodrigues
Central de Novos Negócios e Empreendedorismo
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Rio de Janeiro – outubro/2005
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
Decolar Travel.
desenvolver as suas habilidades gerenciais”
O QUE É UMA INCUBADORA DE EMPRESAS?
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
UAMSF - RJ I SEMINÁRIO SOBRE LINHAS DE FOMENTO. É apoiar e facilitar o acesso dos pequenos empreendimentos ao crédito, estabelecendo parcerias com as.
Planejamento Estratégico
A contribuição e experiência do SEBRAE para a formação de uma cultura de inovação no Brasil Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - Ciki 2011.
PLANO DE NEGÓCIO.
Iniciando um negócio... Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
Departamento Jurídico-Financeiro
. SOCIEDADE DE GARANTIA DE CRÉDITO SALVADOR - BAHIA 1° de Agosto de 2008.
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
Arranjo Produtivo Local de Equipamentos Médico-Hospitalares e Odontológicos Dalton S. P. Marques Gerente APL EMHO
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS - Crédito inovador com garantia imobiliária; - Refinanciamento de imóvel residencial e comercial; - Financiamento de.
dos Objectivos à Concretização
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
Recursos e Fontes de Financiamento
FIESP CIESP. FIESP CIESP O QUE É Espaço físico especialmente configurado para transformar idéias em produtos, processos ou serviços.
Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos Superintendência de Inovação e Projetos Estratégicos.
Apresentação Projeto NASCER BEM.
Histórico Comitê de Empreendedorismo e Inovação em 2005, com o objetivo de fomentar empreendedorismo e a inovação na região. Rede Gaúcha de Tecnologia.
SAMUEL CRESPI Gerente Nacional MICROEMPREENDEDORISMO.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
MAIO DE 2002 INOVAÇÃO FINANCEIRA E CAPITAL DE RISCO PARA MPES -SEMINÁRIO ALIDE-
II Workshop - GENESIS Fabio Silva Coordenador Nacional.
Empresa Junior.
Soluções Energéticas Bandes, uma instituição que há 48 anos participa da promoção do desenvolvimento do Estado do Espírito Santo e que se moderniza a.
Empreendedorismo Professora Rosilene Silva – Agosto 2010
MEIOS DE HOSPEDAGEM MEIOS DE ALIMENTAÇÃO AGÊNCIAS DE VIAGEM ARTESÃOS RECURSOS E ATRATIVOS TURÍSTICOS PUBLICOS E PRIVADOS.
$$$ Área Financeira $$$ Disciplina: Gestão Empreendedorismo Profa. Marli.
Centro Empresarial Inaugurado em 12/12/2013. * Agente destaque pelo contrato Itacir Camilo Rovaris Encontro Estadual dos Agentes de Crédito da.
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL TEMA “PARQUE TECNOLÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DO DF” DATA: 19/04/2016 HORÁRIO: 8H45MIN.
Transcrição da apresentação:

INCUBADORAS DE EMPRESAS

PORQUE ABRIR UMA EMPRESA?

Antes de ter seu próprio negócio.... 44% funcionário de empresa privada; 21% ocupados como autônomos (sem empresa); 13% proprietário de outras empresas; 08% donas de casa; 05% funcionário publico; 03% estudantes; 06% outros (aposentados, desempregados, etc...)

Porque ter seu próprio negócio?.... 34% desejava ter o próprio negócio; 28% identificou uma oportunidade de negócio; 11% tinha experiência anterior; 06% estava desempregado; 04% foi demitido (FGTS/indenização/PDV); 02% estava insatisfeito no emprego; 09% outros motivos

percentual de mortalidade das empresas 32% fecham no primeiro ano; 44% fecham no segundo ano; 56% fecham no terceiro ano; 63% fecham no quarto ano; 71% fecham no quinto ano OBS: 1.500.000 de empresas são abertas anualmente

Fatores que afetam a mortalidade das empresas Falta de dedicação ao seu negócio, Falta de administração do fluxo de caixa, Falta de aperfeiçoamento de seus produtos e serviços ‘as necessidades de seus clientes, Falta de experiência no ramo, Falta de Planejamento prévio,

Fatores que afetam a mortalidade das empresas Falta de Planejamento prévio. 54% não se preocuparam em conhecer os hábitos de consumo seu cliente 38% não conheciam a quantidade de concorrentes que teriam 31% não observaram os produtos e serviços dos concorrentes; 23% não conheciam as condições de preço e prazo dos fornecedores 21% não observaram os aspectos legais relativos aos empresários

Porque as empresas fecham? Falta de Cliente – 30% Problemas particulares – 19% Falta de capital de Risco/Crédito – 18% Inadimplência dos Clientes – 13% Concorrência – 8% Custos elevados – 5% Impostos, encargos, etc – 4% Problemas com o Sócio – 4% outros

VÍDEO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA INCUBADORA DE EMPRESAS

VÍDEO INCUBADORAS Incubar: Planejar, projetar e proteger Incubadora: Lugar para crescer forte e saudável, É o primeiro passo (cria condição) para que as empresas se tornem competitivas. Protege as empresas “As empresas tem a chance de errar” Oferece capacitação gerencial que as vezes o empresário desconhece Oferece um atendimento integral e diferenciado Fortalecer as parcerias Reduzir o risco de mortalidade Criar uma cultura de incubadora no país.

CONCEITO

CONCEITO É um mecanismo que estimula a criação e o desenvolvimento de Pequenas Empresas, por meio da formação complementar do empreendedor, em seus aspectos técnicos e gerenciais Facilita e agiliza o processo de inovação tecnológica Dispõe de uma serie de serviços e facilidades,

SERVIÇOS E FACILIDADES Espaço físico individualizado p/ instalação de cada empresa Espaço físico compartilhado, tais como sala de reuniões, show room, secretaria, sala de treinamento, sanitários, vestiários, copa cozinha, serviços (administrativos e internet), auditório e laboratórios Assessorias especializadas que auxiliem as empresas incubadas em suas atividades, quais sejam, gestão da inovação tecnológica, comercialização de produtos e serviços no mercado doméstico e externo, contabilidade, marketing, assistência jurídica, captação de recursos, contratos com financiadores, engenharia de produção e propriedade intelectual, entre outros;

SERVIÇOS E FACILIDADES Suporte Gerencial, para detectar as dificuldades enfrentadas e buscar as soluções Capacitação (em gestão e produção) para formação/treinamento, de empresários-empreendedores nos principais aspectos gerenciais, Apoio na divulgação – Folhetos e Cartazes, Apoio de Mercado por meio de participação em feiras. Acesso a laboratórios e bibliotecas de universidades e instituições que desenvolvam atividades tecnológicas

OBJETIVOS Uma Infra-estrutura adequada, Criação e fortalecimento de empresas inovadoras, Suporte Gerencial, Capacitação em Gestão e Produção, Transferência de Tecnologia das Universidades para o setor produtivo. Apoio de Mercado

VANTAGENS Criar uma cultura de planejamento, gestão e inovação, Criar empresas fortes e competitivas Diminuir a taxa de mortalidade das empresas, Gerar emprego e renda, Atuar no desenvolvimento local e regional, Transferência de Tecnologia das Universidades para o setor produtivo. Proporcionar uma Rede Paulista de Incubadoras

EVOLUÇÃO DO CONCEITO Espaço físico. Transferência de Tecnologia das Universidades Suporte Gerencial. Criar empresas competitivas Capacitação empresarial. Planejamento das empresas – Plano de Negócio. Gerar emprego e renda. Diminuir a taxa de mortalidade das empresas. Atuar no desenvolvimento local e regional. Atuar na missão dos parceiros e, também, atuar em forma de Rede com as outras incubadoras.

TIPOS DE INCUBADORAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA. EMPRESAS TRADICIONAIS, MISTA, HOTEL DE PROJETOS / IDÉIAS TEMÁTICAS: Agronegócios Culturais Cooperativas, Sociais Moda VIRTUAL

MODALIDADE DE INCUBAÇÃO PRÉ RESIDENCIA Período de tempo determinado, onde o empreendedor poderá estar finalizando sua idéia utilizando todos os serviços da Incubadora/Hotel de Projetos, para definição do empreendimento, estudo da viabilidade técnica-econômica e financeira ou elaboração do protótipo/processo, necessários para o efetivo início do negócio. RESIDENCIA Empresas constituídas ou em fase de constituição, instaladas na incubadora, que já tenham dominado a tecnologia, o processo de produção, disponham de capital mínimo assegurado e um Plano de Negócios bem definido, que permitam o início da operação de seu negócio e faturamento.

MODALIDADE DE INCUBAÇÃO EMPRESAS NÃO RESIDENTES Empresas já constituídas que mantém um vínculo com a Incubadora, sem ocupar o espaço físico e que buscam, o aprimoramento de suas ações mercadológicas por meio da utilização dos produtos e serviços disponibilizados, EMPRESAS GRADUADAS Empresas que completaram seu período de residência, podendo após esta fase, manter o vínculo com a Incubadora.

REQUISITOS PARA IMPLANTAR UMA INCUBADORA Diagnóstico sobre o potencial econômico da região, Entidades representativas locais comprometidas, Imóvel em condição de abrigar a incubadora, Empreendedores interessados, Estudo de Viabilidade da Incubadora, Plano de Negócio.

PARCEIROS CIESP/FIESP Sindicato Rural Agencia de Desenvolvimento Prefeitura Municipal Universidades e Faculdades Associação Comercial Empresarial SENAI, SENAC, SENAR, SESC Institutos de Pesquisas Fundações Outras entidades de representação no município... Agencias de Fomento e Agencias Bancárias, investidores

ALGUMAS RESPONSABILIDADES PROPONENTE: Disponibilizar um Imóvel Adequar para abrigar no mínimo 10 empresas Vigilância e limpeza COMUNIDADE: Identificar as entidades parceiras p/ apoio ao projeto Elaborar um Estudo de Viabilidade Desenvolver o Plano de atuação da Incubadora Divulgação institucional do Projeto SEBRAE-SP: Disponibilizar suporte à implantação do Projeto Disponibilizar modelos e documentações Auxiliar na seleção das empresas Disponibilizar recursos para operação da Incubadora Capacitar as empresas incubadas

ALGUMAS RESPONSABILIDADES EMPRESAS: Elaborar o Plano de Negócio da Empresa, Desenvolver as ações de acordo com o Plano de Negócio, Efetuar, mensalmente, o pagamento da taxa de ocupação, Efetuar as adequações e manutenções internas do box Arcar integramente com os custos de seu processo de produção Pagar suas despesas operacionais (água,energia e telefone) Manter suas obrigações ficais regularizadas, Realizar, no mínimo, 4 treinamentos em gestão (p/ano) Participar as reuniões e eventos promovidos pela incubadora, Informar os resultados da empresa (empregos e faturamentos)

ITENS APOIADOS PELO SEBRAE-SP PARA A INCUBADORA Plano de Negócio, Gerenciamento da Incubadora, Treinamento do Gerente, Despesas de viagem do Gerente, Equipamentos de Informática (2 computadores, fax, 2 impressoras, telefones), Seguro dos bens da administração, Suprimentos de informática (papel A4/fax, cartuchos), Material de divulgação da Incubadora, ANPROTEC (Mensalidade e seminário anual)

ITENS APOIADOS PELO SEBRAE-SP PARA AS EMPRESAS Curso de Plano de Negócio Capacitação em Gestão (Consultoria e Treinamento) Participação em Feiras (aquisição de stands) Material de divulgação (folhetos) Biblioteca técnica (jornal, revista e livros) Missões e Caravanas Palestras técnicas Cursos específicos de produção Certificação em ISO Registro de Patente (INPI)

ITENS APOIADOS PELOS PARCEIROS Não apoiados pelo sebrae-sp imóvel da incubadora (aquisição ou locação) Adequação do imóvel (divisórias, hidráulica, elétrica, medidor de energia individual, pontos de telefones), Aprovação do bombeiro Limpeza e vigilância da Incubadora Mobiliário de copa/cozinha (mesas, cadeiras, fogão, marmiteiro, geladeira e armários) Mobiliário básico (mesa da gerencia, secretária, computadores e reunião, 10 cadeiras) Sala de treinamento (2 mesas, 25 cadeiras c/ braço, tela p/ projeção, tv e vídeo, projetor multimídia) *

CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO

IMPLANTAR A INCUBADORA Passos para IMPLANTAR A INCUBADORA Solicitar o projeto ao SEBRAE-SP, Reunir com os parceiros p/ alinhar conceito, Formar grupo de trabalho, Identificar o imóvel para a incubadora, Identificar os responsáveis pela adequação, Iniciar a obra e definir seu cronograma, Divulgar a incubadora no município, Elaborar EVT, Regimento interno e projeto anual da Incubadora, Intercâmbio com outras incubadoras, Elaborar matéria ou edital p/ chamada das empresas, Selecionar o Gerente da Incubadora, Definir a entidade gestora, Constituir o conselho da incubadora,

IMPLANTAR A INCUBADORA Passos para IMPLANTAR A INCUBADORA Analise do projeto pelo SEBRAE-SP, Aprovação do projeto pelo SEBRAE-SP, Elaboração e assinatura do convenio pelos parceiros, Palestra de sensibilização e lançamento da incubadora, Efetuar o curso de plano de negócio, Receber e selecionar os planos de negócios, Definir as empresas selecionadas Concluir a obra de adequação da incubadora, Afixar uma Placa, com as entidades parceiras e a data de inauguração, Instalar as empresas residentes, Inaugurar a Incubadora,

Situação do Programa no Estado de São Paulo

EVOLUÇÃO DO CRESCIMENTO DAS INCUBADORAS NO BRASIL - 1998-2001 Fonte: ANPROTEC

PROSPECÇÃO 41 incubadoras em funcionamento (Set/2003) 4 novas incubadoras até Dezembro 2003 Sorocaba – FIESP Praia Grande – FIESP São João da Boa Vista – PRÓ CULTURA Presidente Prudente – UNOEST/UNINFO JR 35 novas incubadoras em 2004 Totalizando 80 incubadoras

Novas Incubadoras Incubadoras em funcionamento 02 Incubadoras

PANORAMA ATUAL 41 incubadoras em funcionamento 514 Capacidade de incubação 450 empresas residentes 88% de ocupação dos boxes 2.211 postos de trabalho diretos 356 empresas graduadas

RESULTADOS ALCANÇADOS 979 empresas atendidas 86% de sobrevivência (2 anos de incubação) 75% de sobrevivência (até o 5ª ano) Investimentos SEBRAE-SP R$ 113.625,00 p/ Incubadora (média anual) R$ 10.100,00 média anual p/ empresa. R$ 841,66 por mês R$ 2.055,63 média anual p/ posto de trabalho. R$ 171,25 por mês

OBRIGADO PELA ATENÇÃO! Sucesso a todos. EQUIPE DA COORDENAÇÃO DE INCUBADORAS Gilson Roberto Carbinatto Marcos Mange