O IBICT e a Open Archives Initiative

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estoques de informação para a gestão do conhecimento
Advertisements

O RepositóriUM e a Política de Auto-Arquivo da Universidade do Minho
Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.
Portal do Livro Didático Eletrônico
Ou Sistemas de Informação?
Open Archives: interoperando repositórios digitais
Um novo paradigma para a Comunicação científica Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ 1º Colóquio Mediações e Usos de Saberes e Informação: um diálogo Brasil.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Proposta de retomada da sua missão Hélio Kuramoto Julho, 2009 Brasília, DF.
Caminho para maior visibilidade da ciência regional Novembro, 2008 Gramado, RS V Workshop da ABEC H ÉLIO K URAMOTO.
Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ II CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICACÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO 2008 H ÉLIO K URAMOTO.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
APRESENTAÇÃO GERAL Treinamento SEER - CENTRO-OESTE FERNANDA MORENO
Acesso Livre à Literatura Científica:
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
1 de 18 Federação de Bibliotecas Digitais em Ciências da Comunicação: uma experiência lusófona com base no protocolo OAI Sueli Mara S.P. Ferreira UNICAMP.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
O IBICT e a Open Archives Initiative. Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Promover o acesso livre à Informação em C&T Produtos e.
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA
Título do evento Catarina Felix dos S. Soares Analista Executivo em Metrologia e Qualidade Acervo Digital.
BrasÍlia, DF Maio, 2006 AS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS NA ERA DO ACESSO LIVRE.
Atuação do IBICT e os Open Archives
Observações sobre o Projeto Conteúdos Digitais em Cultura e Lingua Portuguesa Carlos H. Marcondes Depto. de Ciência da Informação/UFF
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Biblioteca digital: oportunidades do acesso aberto à informação.
Iº CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO ESPORTIVA 28 a 29 de abril de 2006.
-Resolução do Conselho de Ministros 155/2007, de 2 de Outubro de 2007 Aluno: Antony Nelson Amaral da Silva Matrícula: Matéria: IHC Professor(a):
Vortex 2005.
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA (RCIpea)
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
Claudia Regina Bomfá Elis Regina Mocellin Dorzeli Salete Trzeciak
Uma metodologia para publicação eletrônica
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Modelo de Replicação para a Preservação e Interrogação de Dados Científicos Micael F. A. de PinhoOrientadora: Maria Cristina Ribeiro.
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Repositório Institucional da Universidade do Minho RepositóriUM Eloy Rodrigues –
Brasília, 10 de dezembro de 2013 SEMINÁRIO TENDÊNCIAS DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EMBRAPA – INFORMAÇÃO TECNOLOGICA.
Sely M. S. Costa Universidade de Brasília
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Universidade Presbiteriana Mackenzie Biblioteca George Alexander
Fernando César Lima Leite Universidade de Brasília
Cooperação Luso-Brasileira em Comunicação e Recursos Digitais RCAAP e Arquivo da Web Portuguesa 30.out.2013 João Gomes Diretor Área de Serviços Avançados.
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
RICAA Rede Brasileira de Informação Científica de Acesso Aberto Encontro sobre Acesso Livre no Brasil Fernando César Lima Leite - UnB.
Repositórios digitais para documentos arquivísticos
Harvest de Metadados com OAI-PMH / LexML João Lima.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
AS BIBLIOTECAS DIGITAIS E A DIVERSIDADE DAS NECESSIDADES DOS USUÁRIOS
Sueli Maffia Sueli Maffia Workshop Implantação BDTD novembro/2003 Workshop Implantação BDTD novembro/2003.
Acesso Livre à Informação Um modelo sustentável Seminário sobre Conteúdos Digitais na Internet.
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
Eugénia Manuela Santos Eugénia Manuela Santos | Universidade de Lisboa DIGIT.UL COLECÇÕES DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.
Bibliotecas Digitais Que nível de interoperabilidade? Maio, 2001 Belo Horizonte Agosto /2007 Rio de Janeiro, RJ Hélio Kuramoto.
Setembro, 2014 Belo Horizonte, MG Hélio Kuramoto x Dependência Científica ?!
Biblioteca Multimídia/CVSP-Brasil/UNA-SUS. Um ambiente que disponibiliza o acervo de produção científica da ENSP, documentos técnicos para acesso público,
Acesso Aberto à Informação Científica e Repositórios Institucionais
01 de agosto de 2011 Curso de ACESSO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE.
O que é a BDTD? Integração de iniciativas de Teses e Dissertações Controle da Produção Científica Brasileira Produtos e Serviços de Informação Biblioteca.
@ 2006 Sueli Mara Ferreira 1 Uma Experiência de Livre acesso à Informação e ao Conhecimento em Ciências da Comunicação nos Países Lusófonos Sueli Mara.
A EXPERIÊNCIA DO ARCA REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL NO PROCESSO DE INTEROPERABILIDADE COM SISTEMAS DE GESTÃO DAS BIBLIOTECAS DA FIOCRUZ Por : Ana Maria Neves.
Paula Xavier dos Santos, Fiocruz Uma nova possibilidade de olhar o fluxo e o impacto da Ciência ACESSO ABERTO.
Autoria OBJETIVOS Registrar e preservar a memória institucional das Unidades, reunindo diferentes tipos de documentos em local apropriado e ao mesmo tempo,
Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) Brasilia, de Março de 2016 Projeto BR-CRIS e Observatório.
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
Arquivos abertos e a democratização da informação científica Florianópolis, SC Maio, 2006 Simpósio Comunicação Científica: desafios da inclusão digital.
Transcrição da apresentação:

O IBICT e a Open Archives Initiative

é medida pelo seu desenvolvimento científico A riqueza de um país é medida pelo seu desenvolvimento científico e tecnológico, onde a informação é gerada e utilizada em todo o seu processo.

Promover o acesso livre à Informação em Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Produção Científica Brasileira Integração de iniciativas Produtos e serviços de Informação Promover o acesso livre à Informação em C&T

Ciclo do publicação científica x fator de impacto Pesquisando Pesquisadores escrevem artigos (Pré-prints) Artigos são submetidos às revistas Pré-print é avaliado pelos pares Pré-print avaliado e aceito, certificado, para publicação na revsita Pesquisador poderá ler o seu artigo se a sua universidade tiver assinatura da revista

Modelo OA Existência de dois atores principais: Data providers Administra o depósito e publicação, expondo os metadados para harvest Service providers Fornece serviços de informação com base nos metadados coletados junto aos data providers

Ideais e princípios dos OA Auto publicação Sistema de armazenamento a longo prazo Política de gestão observando normas de preservação de objetos digital Acesso livre, inclusive para coleta e replicação dos metadados Uso de padrões e protocolos com vista a solução de interoperabilidade entre as bibliotecas digitais Uso de software open source

Vantagens no uso do modelo OA Maior rapidez na disseminação da literatura científica publicada nesses repositórios Acesso livre => Maior Rapidez na disseminação da IC Maior visibilidade dos trabalhos publicados Maior impacto Acesso livre => Maior Visibilidade => Maior possibilidade de ser citado Maior interoperabilidade com outros repositórios OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol of Metadata Harvesting)

Esquema Funcional do OA

Agregadores

Modelo OA

Ações empreendidas pelo IBICT Pesquisa e acompanhamento do OAI desde 2000; Implantação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); E-prints (Diálogo Científico); Open Journal Systems; Open Conference System – em parceria com o Centro de Informações Nucleares da CNEN; DSPACE, em parceria com a Portcom/USP, uma rede de informação na área de comunicação.

Considerações Finais As ações empreendidas pelo IBICT criaram condições para o cumprimento de sua missão, enquanto organismo de governo responsável pela IC no país; Essas condições poderão propiciar um futuro menos dependente das revistas científica comerciais. Criação de repositórios institucionais ou temáticos; O Brasil ocupa o quinto lugar em termos de repositórios OA;

Ranking mundial de Repositórios OA

Obrigado!!! Hélio Kuramoto Coordenador Geral de Projetos Especiais IBICT SAS Quadra 05 Lote 06 Bloco H 70070-914 – Brasília, DF Kuramoto@ibict.br Telefones: 61 217-6350 61 217-6360 61 9202-8527