Modelos de processo de software:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOtivação Atender clientes com eficiência e rapidez .
Advertisements

Metodologia R/XP.
Engenharia de Software
XP EXTREME PROGRAMMING
Uma metodologia inovadora…
Engenharia de Software
Sistema Gerenciador de Ocorrências
Análise e Projeto de Sistemas I
Rational Unified Process(RUP)
Extreme Programming(XP)
Desenvolvimento ágil: eXtreme Programming vs SCRUM Tiago Rodrigues de Mello CCO-230 – ENGENHARIA DE SOFTWARE / 2010.
Extreme Programming Walfredo Cirne Universidade Federal da Paraíba.
Walfredo Cirne Universidade Federal da Paraíba
Extreme Programming Walfredo Cirne Universidade Federal de Campina Grande.
Programação eXtrema uma experiência didática
Programação eXtrema Desenvolvendo Software com Qualidade e Agilidade
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Métodos Ágeis de Desenvolvimento
Test-Driven Development
Métodos Ágeis Agile Modeling, ou AG
Extreme Programming.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Desafios do desenvolvimento de software
Visão Geral PRO.NET.
Fundamentos de Engenharia de SW
DESENVOLVIMENTO ÁGIL DE SISTEMAS ALINHADO À GOVERNANÇA DE TI
Test Driven Development Nazareno Andrade Baseado no material do prof. Hyggo Almeida.
Engenharia de Software
Raoni de Oliveira Franco
Introdução a Desenvolvimento de Sistemas
Desenvolvimento Rápido de Aplicação (RAD)
Gerência, Planejamento e XP
ENGENHARIA DE SOFTWARE
Visão Geral sobre o XP – eXtreme Programming
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Introdução a Desenvolvimento de Sistemas
XPRecife Madson Menezes Costa Ricardo de Oliveira Cavalcanti.
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
Especificação em Projeto de Sistemas
Um Processo de Desenvolvimento de Software para Uso no Ambiente Acadêmico.
eXtreme Programming Metodologia XP
EXTREME PROGRAMMING XP.
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Desenvolvimento de software de apoio a gerência de informações da Central de Cursos de Idiomas da FUNCERN Reunião Início.
Fase de Concepção Levantamento de Requisitos, Organização de Requisitos, Planejamento dos Ciclos Iterativos.
# development Teresa Maciel DEINFO/UFRPE. # Fidelidade do cliente CompetitividadeSobrevivência Prazos curtos Baixo custo Agregação ao negócio.
Engenharia de Software
Agile Game Process Metodologia Ágil para Projetos de Advergames Allan Araujo
“A Evolução de XP” segundo Kent Beck – Parte 1 O que mudou nesses 5 anos? Danilo Toshiaki Sato
Métodos Ágeis e Programação Extrema (XP)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína ANA PAULA LIMA.
1 Programação eXtrema uma solução radical Seminário de Engenharia de Software Fabio Kon Departamento de Ciência da Computação 15 de maio de 2001.
“A Evolução de XP” segundo Kent Beck – Parte 2 O que mudou nesses 5 anos? Danilo Toshiaki Sato
Desenvolvendo Software com Qualidade e Agilidade Prof. Dr. Fabio Kon Departamento de Ciência da Computação IME - USP
Copyleft Fabio Kon1 M é todos Á geis de Desenvolvimento de Software O caso de Programa ç ão eXtrema (XP) Prof. Fabio Kon Departamento de Ciência da Computação.
Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software e a Programação eXtrema (XP) Cursos de Verão IME/USP Profs. Alfredo Goldman e Fabio.
Extreme Programming João Gabriel Pedro Ramos Renan Santos.
Modelos de Processo de Software eXtreme Programming André DrummondRA Danilo BenzattiRA MO409 – Engenharia de Software Profa. Eliane Martins.
Copyleft Fabio Kon1 Metodologias de Desenvolvimento de Software Orientado a Objetos Prof. Fabio Kon Departamento de Ciência da Computação IME / USP 10/8/2004.
EXtreme Programming Grupo Pará.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína XP (EXTREME PROGRAMMING) Pós-Graduação em Engenharia de Software Metodologias.
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
Robson Godoi Grupo de Estudos em Processos de Desenvolvimento CIN - UFPE Outubro 2002.
O uso de XP em uma Organização CMM 2 Renata Endriss
EXtreme Programming Eduardo Aranha.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Copyleft AgilCoop (Fabio Kon)1 Desenvolvimento Á gil de Software com Programa ç ão eXtrema (XP) Prof. Fabio Kon Departamento de Ciência da Computação IME.
Agile Modeling Júlio Lins – Junho / 22 Agile Alliance Em 2001, reune-se um grupo de representantes das metodologias eXtreme Programming, SCRUM,
Joaquim Oliveira Grupo de Estudos em Processos 25/06/2002 Comparação entre Metodologias de Desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

Modelos de processo de software: eXtreme Programming Arthur Bispo de Castro ra992659 Luciano Antonio Digiampietri ra992075

Tópicos abordados: Porque surgiu o XP Princípios, regras e diretrizes para o desenvolvimento Ciclo das atividades Qualidade Estratégias de testes Diretrizes para o gerenciamento do projeto Conclusão

Porque surgiu o XP? Atrasos na programação; Cancelamento de projeto; Sistema demora muito para fazer algo; Taxa de falhas é muito grande; Software não atende aos requisitos; Mudanças de requisitos; Mudança na equipe de funcionários.

Princípios, regras e diretrizes para o desenvolvimento (I) O Jogo do planejamento Pequenas liberações Metáfora Projeto simplificado Teste Re-fatoração

Princípios, regras e diretrizes para o desenvolvimento (II) Programação em pares Posse coletiva Integração contínua 40 horas por semana Cliente no local (feedback rápido) Padronização do código

Ciclo das atividades (I) Fase de Exploração duração: 2 a 6 meses. clientes escrevem “historias” (story cards). programadores interagem com clientes e discutem o problem, soluções e tecnologias. Planejamento: 1 a 2 dias.

Ciclo das atividades (II) Escolha de uma história do cliente; Pair programming para aquela história; Discução da história do cliente; Elaboração de testes; Implementação; Execução dos testes;

Ciclo das atividades (III) Busca de oportunidades para simplificação; Modificações do projeto e implementação baseadas na funcionalidade exigida no momento; Elaboração e execução de novos testes; Correção do código até que todos os testes passem; Integração do novo código ao repositório e liberação ao cliente.

Qualidade (I) Um processo de desenvolvimento é essencial No modelo tradicional: Tempo, escopo e custo Manipula-se a Qualidade No modelo XP Tempo, custo e qualidade Manipula-se o Escopo Comunicação, simplicidade, feedback e coragem

Qualidade (II) Força o (mau) programador a se comportar de forma similar ao bom programador Simplicidade é o melhor negócio Cartões de CRC (Classe, Responsabilidade e Colaboração) Refatoração para melhorar a manutenibilidade

Estratégias de testes (I) Determina as funcionalidades Falsos negativos Automático Criado por Programadores e Clientes Outros testes Paralelos Stress Monkey

Estratégias de testes (II) Testes de unidade Escrito pelo desenvolvedor, antes do código Código deve passar no teste antes da integração Testes de aceitação Escrito pelo cliente, pelas suas necessidades Executado com freqüência

Diretrizes para o gerenciamento do projeto (I) Responsabilidade Qualidade Mudança incremental Adaptação Travel light Honestidade Metrica Intervenção

Diretrizes para o gerenciamento do projeto (II) Planejamento História do cliente e cronograma Design Simplicidade, cartões CRC e refatoração Teste Unidade e aceitação Codificação Duplas, cliente disponível e sem sobrecarga.

Conclusão XP não é para todo mundo Mas todo mundo pode aprender com ela

Bibliografia Beck, Kent. Extreme programming explained: embrace change. 2000. Addison-Wesley. http://www.xispe.com.br http://www.xp2003.org http://www.extremeprogramming.org Santos, Jefferson. Extraindo o Melhor de XP, Agile Modeling e RUP para melhor produzir software. PUC-Rio. Bonato, Antonio. Extreme Programming e Software de Qualidade. 2002. Politécnica-USP. Kon, Fabio. Goldman, Alfredo. Programação eXtrema - Desenvolvendo Software com Qualidade e Agilidade. 2002. IME-USP.