ESTRUTURA DE UM PROGRAMA

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ESTRUTURA DE UM PROGRAMA ORGANIZAÇÃO BÁSICA DE COMPUTADORES E LINGUAGEM DE MONTAGEM - Laboratório 1 ESTRUTURA DE UM PROGRAMA TITLE nome_do_programa .MODEL SMALL .STACK 100h .DATA ; ;definição dos dados: variáveis e constantes .CODE EXEMPLO PROC ;seqüência de instruções EXEMPLO ENDP ;segue outras procedures END EXEMPLO

ORGANIZAÇÃO BÁSICA DE COMPUTADORES E LINGUAGEM DE MONTAGEM - Laboratório 1 EXEMPLO TITLE PROGRAMA PARA MOSTRAR UMA MENSAGEM NA TELA .MODEL SMALL .STACK 100h .CODE MAIN PROC ; MOV AH,2 ;funcao DOS para exibir caracter MOV DL,'A' ;caracter 'A' INT 21h ;exibir MOV DL,'L' ;caracter 'L' MOV DL,'O' ;caracter 'O' ;retorno ao DOS MOV AH,4Ch ;funcao DOS para saida INT 21h ;saindo MAIN ENDP END MAIN

ORGANIZAÇÃO BÁSICA DE COMPUTADORES E LINGUAGEM DE MONTAGEM - Laboratório 1 Exercício – 1 Edite o programa anterior – utiliza o EDIT sob o DOS > EDIT nome do programa (extensão .asm) Gere o código objeto – utilize o montador TASM > TASM nome do programa (extensão .asm) 3. Gere o executável – utilize o ligador TLINK > TLINK nome do programa (extensão .obj) 4. Execute o programa > nome do programa (extensão .exe) 5. Gere o código objeto com informações para o debugger > TASM nome do programa (extensão .asm) /zi 6. Gere o código executável com informações para o debugger > TLINK nome do programa (extensão .obj) /v 7. Utilize o debugger e tire as informações sobre os registradores > TD nome do programa (extensão .exe)

ORGANIZAÇÃO BÁSICA DE COMPUTADORES E LINGUAGEM DE MONTAGEM - Laboratório 1 Exercício 2 - Modifique o programa anterior de modo a armazenar a mensagem em uma variável e imprimi-la na tela As considerações e este novo programa deverão ser entregues até a próxima aula (segunda – 03/04)