Somos inúteis servos: fizemos o que devíamos fazer».

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVANGELHO – Lc 2, Ambiente: meditando-as em seu coração.…..»
Advertisements

A Alegria do Evangelho.
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
NÃO É ELE QUE FICAVA SENTADO,
NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A VIDA POR SEUS AMIGOS
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
TU ÉS O CRISTO DE DEUS. O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO.
O QUE É QUE VOCÊS ANDAM CONVERSANDO PELO CAMINHO?.
ESTE MENINO FOI ESTABELECIDO PARA QUE MUITOS CAIAM OU SE
Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus.
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
4º DOMINGO DA PASCOA 11 DE MAIO DE 2014 Atos 2,14a.36-4 Salmo 22 (23)
1º DOMINGO DA QUARESMA 28 DE FEVEREIRO
13º DOMINGO COMUM - SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
QUEM TEM OUVIDOS OUÇA! 13 DE JULHO º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
Senhor é bom estarmos aqui!
“Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, para te preparar o caminho”
Tema do 16º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 16º Domingo do Tempo Comum convida-nos a descobrir o Deus paciente e cheio de misericórdia, a quem.
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013
VENDE TUDO O QUE TEM E SEGUE-ME!.
«Destruí este templo e em três dias o levantarei».
ELE REUNIRÁ OS ELEITOS, DE DEUS, DE UMA
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
QUEM DIZEM OS HOMENS QUE
Mestre que eu veja !.
A VOSSA LIBERTAÇÃO ESTÁ
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
O REINO DOS CÉUS pode comparar-se a um proprietário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha.
TEMA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios.
O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo.
NÃO HOUVE QUEM VOLTASSE PARA DAR GLORIA A DEUS,A NÃO SER ESTE ESTRANGEIRO ! 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM 13 DE OUTUBRO DE 2013 APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍBLICOS.
“ SE O GRÂO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. 22 DE MARÇO DE 2015.
8,. 8, COMO POSSO MERECER QUE A MÃE DO SENHOR VENHA ME VISITAR? 23 DE DEZEMBRO DE 2012.
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM de fevereiro de 2012
A liturgia do 27º Domingo do Tempo Comum utiliza a imagem da “vinha de Deus” para falar desse Povo que aceita o desafio do amor de Deus e que se coloca.
O tema fundamental que a liturgia nos convida a refletir, neste domingo, é o tema da oração. Ao colocar diante dos nossos olhos os exemplos de Abraão.
A liturgia deste domingo procura definir o caminho para encontrar a vida eterna. É no amor a Deus e aos outros – dizem os textos que nos são propostos.
LITURGIA DO 14º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Solenidade DO BATISMO DO SENHOR
2 ° domingo do advento 9 de dezembro.
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO.
«Devora-me o zelo pela tua casa».
Tema da “Missa da Meia-noite” A liturgia desta noite fala-nos de um Deus que ama os homens; por isso, não os deixa perdidos e abandonados a percorrer.
APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍLIBICOS:
DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL DE 2015.
Senhor lembra- te de mim quando entrares no teu reino!
«E vós, quem dizeis que Eu sou?».
4º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1, º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1, de janeiro de de janeiro de 2012 Aprofundando os textos bíblicos:
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
«Todos vós Me abandonareis, como está escrito: ‘Ferirei o pastor e dispersar-se-ão as ovelhas’. Mas depois de ressuscitar, irei à vossa frente para a Galileia»
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
5º DOMINGO DA PÁSCOA 18 DE MAIO DE 2014 Atos 6,1-7 Salmo 32 (33) 1 Pedro 2,4-9 Jo 14,6.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
SEU ROSTO MUDOU DE APARÊNCIA.
«Vimos o Senhor»..
APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍBLICOS Is 66,10-14c Salmo 65 (66) Gal 6,14-18 Lc 10,
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
«EU SOU A VERDADEIRA VIDE IRA E MEU PAI É O AGRICULTOR.
6º Domingo da Páscoa 10 de maio de 2015.
A liturgia do 11º Domingo do Tempo Comum Convida-nos a olhar para a vida e para o mundo com confiança e esperança. Deus, fiel ao seu plano de salvação,
Tema do 19º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum tem como tema fundamental a revelação de Deus. Fala-nos de um Deus apostado.
Tema do 19º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum dá-nos conta, uma vez mais, da preocupação de Deus em oferecer aos homens.
Testemunhas.
A primeira leitura Mostra como Deus cuida do testemunho dos discípulos e como cuida deles quando o mundo os rejeita. Na ação de Deus em favor de.
A primeira leitura apresenta-nos, precisamente, o testemunho dos discípulos sobre Jesus. Depois de terem mostrado, em gestos concretos, que Jesus.
I Leitura – Bar 5,1-9 Salmo – 125 (126) II – Leitura Filip 1, Evangelho – Lc 3,1-6.
Nos primeiros domingos do Tempo comum, a Liturgia apresenta-nos o início da vida pública de Jesus, com o ANÚNCIO DO REINO e o CHAMAMENTO dos primeiros.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Transcrição da apresentação:

Somos inúteis servos: fizemos o que devíamos fazer».

27º DOMINGO DO TEMPO COMUM 6 de outubro de 2013 Aprofundando os textos bíblicos: Habacuc 1,2- 3; 2,2-4 Salmo 95(94) 2Timóteo 1,6-8.13-14 Lucas 17,5-10

Os apóstolos, isto é, os enviados pedem o aumento da fé, para anunciar a Boa Nova, curar os enfermos e vencer as forças opressoras do mal (cf. 9,1-6). A fé genuína, como uma pequena semente de mostarda que se torna um grande arbusto (cf. 13,18-19), é capaz de realizar maravilhas. Trata-se da qualidade da fé proporcional aos desafios, simbolizados pela amoreira, cujas raízes profundas tornam difícil a remoção.

A imagem do servo, que trabalha a terra ou cuida dos animais a serviço do patrão, indica a missão apostólica a serviço do reinado de Deus. Na comunidade dos discípulos, todos estão a serviço uns dos outros, seguindo o exemplo do Mestre que disse: Eu estou no meio de vós como aquele que serve (22,27).

Na Palavra de Deus que hoje nos é proposta, cruzam-se vários temas (a fé, a salvação, a radicalidade do “caminho do Reino”, etc.); mas sobressai a reflexão sobre a atitude correta que o homem deve assumir face a Deus. As leituras convidam-nos a reconhecer, com humildade, a nossa pequenez e finitude, a comprometer-nos com o “Reino” sem cálculos nem exigências, acolher com gratidão os dons de Deus e a entregar-nos confiantes nas suas mãos.

Na primeira leitura, o profeta Habacuc interpela Deus, convoca-o para intervir no mundo e para pôr fim à violência, à injustiça, ao pecado… Deus, em resposta, confirma a sua intenção de atuar no mundo, no sentido de destruir a morte e a opressão; mas dá a entender que só o fará quando for o momento oportuno, de acordo com o seu projeto; ao homem, resta confiar e esperar pacientemente o “tempo de Deus”.

Sobretudo, importa perceber que os caminhos de Deus não são iguais aos nossos. Deus tem o seu próprio ritmo; e o ritmo de Deus não é o ritmo da nossa impaciência, da nossa correria, do nosso egoísmo, dos nossos interesses… Do ponto de vista de Deus, as coisas integram-se num “todo” que nós, na nossa pequenez, não podemos abarcar. Resta-nos respeitar – mesmo sem entender – o ritmo de Deus.

O apelo do salmista é para abrir o coração, a fim de escutar a voz de Deus, o Pastor e guia do seu povo.

A segunda leitura convida os discípulos a renovar cada dia o seu compromisso com Jesus Cristo e com o “Reino”. De forma especial, o autor exorta os animadores cristãos a que conduzam com fortaleza, com equilíbrio e com amor as comunidades que lhes foram confiadas e a que defendam sempre a verdade do Evangelho.

Como é que sabemos se estamos em consonância com a proposta Há, ainda, um convite a conservar a doutrina verdadeira… O que é que isto significa: um conservar inalteradas as fórmulas e os ritos, ou um redescobrir cada dia o essencial, adaptando-o sempre às novas realidades e aos novos desafios que o mundo põe? Como é que sabemos se estamos em consonância com a proposta de Jesus?

A “fé” é, antes de mais, a adesão à pessoa de Jesus Cristo e ao seu projeto. Posso dizer, de fato, que é a “fé” que conduz e que anima a minha vida? Jesus é o eixo central à volta do qual se constrói a minha existência? É Jesus que marca o ritmo e a cor das minhas opções e dos meus projeto?

O Evangelho convida os discípulos a aderir, com coragem e radicalidade, a esse projeto de vida que, em Jesus, Deus veio oferecer ao homem… A essa adesão chama-se “fé”; e dela depende a instauração do “Reino” no mundo.

Os discípulos, comprometidos com a construção do “Reino” devem, no entanto, ter consciência de que não agem por si próprios; eles são, apenas, instrumentos através dos quais Deus realiza a salvação. Resta-lhes cumprir o seu papel com humildade e gratuidade, como “servos que apenas fizeram o que deviam fazer”.

Atualizando A adesão a Cristo leva a colocar-se a serviço, na gratuidade. A mensagem profética de esperança interpela a denunciar tudo o que impede a realização do projeto de Deus. A Palavra e a Eucaristia fortalecem a fé, para o testemunho autêntico do Evangelho.

PALAVRA PARA O CAMINHO… Levar a Palavra de Deus como luz para mais uma semana de trabalho, de estudo… Ao longo dos dias da semana que se segue, procurar rezar e meditar algumas frases da Palavra de Deus: «Senhor, aumenta a nossa fé!»; «Não te envergonhes de dar testemunho de Nosso Senhor…»

; «Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações»; «Exultemos de alegria no Senhor!». Procurar transformá-las em atitudes e em gestos de verdadeiro encontro com Deus e com os próximos que formos encontrando nos caminhos percorridos da vida…

TEXTOS EXTRAÍDOS DO: PORTAL DEHONIANOS: SACERDOTES DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS REVISTA DE LITURGIA

Deus abençoe você por partilhar comigo este momento! Marineves Marina