CONCEITOS PRELIMINARES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MODELOS E OUTROS São termos utilizados para versões iniciais de um produto que ainda não foi comercializado, mas que está em fase de desenvolvimento, projeto,
Advertisements

Como organizar um, sem esquecer nada
ATENÇÃO: PRÓXIMA AULA -> LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
23 de Abril Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
Imagens e elementos multimédia
Imprimir apresentações em diversos formatos
Editor de Slides BrOffice Impress
Como organizar um, sem esquecer nada
Impressoras Periférico de saída de informação que permite ao usuario ter a informação processada pelo computador impresso em papel. É um dos dispositivos.
Impressoras Periférico de saída de informação que permite ao usuario ter a informação processada pelo computador impresso em papel. É um dos dispositivos.
Ciclo de Desenvolvimento de um produto.
PAPEL.
processos de impressão
processos de impressão
FATORES QUE COMPROMETEM A FIDELIDADE DAS CORES
É o conjunto e ordenação de procedimentos para a realização de um dado objetivo. Vale observar que a ausência de uma metodologia pode levar também.
Linguagem.
Configurar página Preparar a impressão.
Os padrões de digitalização da Biblioteca Britânica
Matérias Primas e Processos para Marcenaria
Estudo de Layout.
Breve História da Fotografia
O Processo Flexográfico
Editoração Eletrônica e Diagramação
O Processo Serigráfico
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
IMPRESSORAS 3D.
Pop Art.
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
SACADO Cobrança Caixa Instalação Cadastramento inicial Parâmetros Inicio Fim Acesso ao sistema Responsáveis Grupos de sacados Sacados Títulos Relatórios.
Lab. de Produção Gráfica e Imagem
DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
Trabalho de grupo: Leandro Silva Nataliya Marchenko Vasco Carlos.
O Processo de Rotogravura
2.3 COR NO DESIGN A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia,
Offset Paper Express.
Comunicação Publicitária e Criatividade
Eduardo Gomes Hardware e Software Hardware Software.
Característica da Mídia impressa
EQUIPE DE PROFISSIONAIS PREPARADOS PARA TE ATENDER TODOS OS TAMANHOS TODOS OS TAMANHOS TODOS OS TAMANHOS TODOS OS TAMANHOS TODOS OS TAMANHOS TODOS.
Dispositivos de Entrada/Saída
BRIEFING Conjunto de dados comerciais ou de marketing que servem de base para estudos de promoção e merchandising, elaboração de campanhas e confecção.
AGÊNCIA Conceito tradicional Produção Mídia Atendimento / planejamento
Professor – LUIZ ROGÉRIO
Autor: José Luiz Gerenciamento Digital de Documentos.
Produção Eletrônica Agência ou Produtora?.
POWER SOLUTIONS, UM PARCEIRO DIFERENTE Projeto Sinergia Total Soluções completas na área da Tecnologia da Informação.
FC CAPRICHO 300 pessoas Buffet, Decoração,DJ e Espaço-R$ ,00
Lab. de Produção Gráfica e Imagem
Estrutura física da revista
Publicidade e Propaganda
MENU ARQUIVO Comando Imprimir Imprimi o documento atual # Impressora
Prof. Diego Santos Graduação: Publicidade e Propaganda Especializações: Design _ FAMAP Comunicação com o Mercado_ ESPM Consumo_ ESPM Disciplina: Tecnologia.
Serigrafia.
ACABAMENTOS – parte 1.
Projeto Operador de Computador
Prof. Diego Santos Graduação: Publicidade e Propaganda Especializações: Design _ FAMAP Comunicação com o Mercado_ ESPM Consumo_ ESPM Disciplina: Tecnologia.
Composição e apresentação da embalagem
Produção Gráfica.
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
CONTEXTO Aproveite o Dia das Mães para estreitar o relacionamento com as mães dos seus alunos, captar prospects e cadastros fazendo promoções na sua microrregião.
UNIP/Brasil Maior IES – Instituição de Ensino Superior do país
Jornal-mural, cartazes e folderes: linguagens populares de comunicação
Camila Alves dos Santos; Cinthia Moreira Fonseca; Diná Aguiar da Silva; Rodrigo V. L. Martins. AGÊNCIA:
Laboratório Universitário de Publicidade Aplicada.
3) Unidades de Entrada e/ou Saída de Dados
OPÇÕES DE BRINDES AMC CONSTRUTORA. MOCHILAS DESCRIÇÃO: Mochila em Nylon 600 personalizada. PERSONALIZAÇÃO: Aplicação de logomarca em bordado. QUANTIDADE:
O Processo Flexográfico
Transcrição da apresentação:

CONCEITOS PRELIMINARES Semana 01 e 02 CONCEITOS PRELIMINARES

CONCEITOS PRELIMINARES Objetivo Propiciar um panorama sobre a produção gráfica e sua contextualização nas etapas de prática publicitária, contribuindo para o conhecimento de técnicas que auxiliam no desenvolvimento dos fundamentos da produção gráfica na rotina do publicitário, alinhando-se com outras áreas da comunicação.

CONCEITOS PRELIMINARES Dentro das Práticas Publicitárias A publicidade ver a relação entre produtos e marcas com seus públicos de interesse. O publicitário é a ferramenta de novas linguagens, do novo, é responsável por capturar a atenção do receptor.

CONCEITOS PRELIMINARES Dentro das Práticas Publicitárias O importante não são apenas as reações inconsciente proporcionadas pelos anúncios. O que importa é o entendimento do receptor, que o anúncio “fale” com ele, de forma simples, dando a entender que o produto anunciado é de prestígio.

CONCEITOS PRELIMINARES Dentro das Práticas Publicitárias

CONCEITOS PRELIMINARES Processo Publicitário Por mais que seja complexo o desafio, deve ter unidade. Cada parte está ligada a outra, como as engrenagens de uma máquina.

CONCEITOS PRELIMINARES Processo Publicitário » Agência

CONCEITOS PRELIMINARES Atendimento Deve conhecer a produção gráfica para: • Ter noção de valores; • Discutir fornecedores com o cliente; • Dar sugestões e segurança ao cliente.

CONCEITOS PRELIMINARES Produção Gráfica Conjunto de processo e atividades para reproduzir, em qualquer número, materiais impressos a partir de uma matriz. Avaliação de fornecedores para preparação de qualquer processo de impressão.

CONCEITOS PRELIMINARES Produção Gráfica (produtor) Coordenar e executar peças gráficas (conhecimento técnico), para avaliar o sistema de impressão, cores, tipo de papel e fornecedor. Relacionamento com fornecedores gráficos (gráficas, fotógrafos, “birôs”, ilustradores). Contato direto com atendimento e Diretor de Arte. Buscar rentabilidade dos serviços (qualidade x preço)

CONCEITOS PRELIMINARES Produção Gráfica (produtor) Autonomia; Diálogo; Negociação; Conhecimento técnico; Conhecimento de fornecedores; Disponibilidade; Atenção; Organização.

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Criação / projetação gráfica (agência); Pré-impressão (birô / gráfica rápida); Impressão (gráfica); Acabamento / Pós-impressão (a própria gráfica / terceirizado).

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Criação / projetação gráfica Preparação do arquivo para saída (de acordo com o tipo de impressão); Arte – final; Especificações técnicas: cores, resolução, tipografia, formatos, dobras, cortes, uso de facas, efeitos de impressão. Reproduzir fielmente o layout.

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Criação / projetação gráfica

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Pré-impressão Concretização da criação, transformação do arquivo digital em arquivo físico. Protótipo a ser veiculado futuramente impressora industrial (gráfica).

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Pré-impressão Digitalização de Imagens; Edição de imagens; Fotolitos (filmes) / placas utilizadas para gravar as matrizes de impressão; Provas: Analógicas e Digitais.

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão Encurta o fluxo produtivo; Aproximam o criador do produto final; * Existem 4 processos (da pré-impressão a impressão).

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão Processo (a): Computer- to-Film Uso de Imagesseters, sensibilizam um filme fotossensível, o fotolito. Este é revelado e utilizado na gravação de matrizes de impressão.

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão Processo (a): Computer- to-Film Isto é feito através de lasers e para cada cor é gerado um filme diferente. A função deste filme, chamado fotolito, é permitir ou impedir a passagem da luz durante a gravação da matriz.

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão Processo (a): Computer- to-Film

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão Processo (a): Computer- to-Film

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão Processo (b): Computer- to-Plate (CTP) Elimina o fotolito; Gravação feita direta na chapa; Controle antes da gravação; Alto custo.

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão Processo (b): Computer- to-Plate (CTP) Sua função é gravar as imagens, textos e ilustrações, ou seja, os layouts, diretamente na matriz a partir dos arquivos digitais, reduzindo custos, diminuindo variáveis (erros) e tempo de produção.

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão Processo (b): Computer- to-Plate (CTP) Inicialmente as platesseters gravavam matrizes de poliéster, muito parecidas com os fotolitos. Embora não tivessem a mesma qualidade e durabilidade das matrizes de alumínio convencionais, era um grande avanço pois eliminava-se uma etapa da pré-impressão.

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão Processo (b): Computer- to-Plate (CTP)

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão Processo (b): Computer- to-Plate (CTP)

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão Processo (c): Computer- to-Press Gravação direta na chapa com laser; Sem revelação; Alto custo; Pequenas tiragens.

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão Processo (c): Computer- to-Press

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão Processo (d): Computer- to-Print (Impressão Digital) Sem fotolito nem chapa; Sem matriz; Qualidade baixa; Pequenas tiragens – custo proporcional à quantidade.

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão Processo (d): Computer- to-Print (Impressão Digital) É extremamente recomendável fazer provas de impressão de arquivos que vão ser impressos em larga escala. As provas de impressão podem ter finalidades distintas:

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão Processo (d): Computer- to-Print (Impressão Digital) • Provas de revisão: podem ser P&B, realizadas em impressoras simples (jato de tinta ou laser), tendo como objetivo a revisão de textos e posicionamento dos elementos gráficos.

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão Processo (d): Computer- to-Print (Impressão Digital) • Provas de imposição: podem ser P&B, sendo geralmente impressas em dispositivos de maior formato de página. O objetivo é verificar a montagem e sequência das páginas para a impressão e acabamentos. É importantíssima para trabalhos editoriais.

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão Processo (d): Computer- to-Print (Impressão Digital) • Provas de cor / provas de contrato: realizada geralmente na gráfica em equipamentos previamente calibrados para conferência e aprovação das cores que deverão ser obtidas.

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão Processo (d): Computer- to-Print (Impressão Digital)

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão – sistemas de impressão 01. Tipografia Baseada na prensa de Gutenberg; Tipos imprimem textos; Matriz em alto relevo, impressão direta; Impressão e secagem lentas; Baixa qualidade.

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão – sistemas de impressão 01. Tipografia – J. Guttemberg

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão – sistemas de impressão 01. Tipografia Cartões de visita, convites, cartões comemorativos, notas fiscais ...

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão – sistemas de impressão 02. Rotogravura Cilindros com sulcos de tinta; Impressão direta; O valor depende do trabalho, é necessário a análise criteriosa para ser utilizada; Grandes tiragens.

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão – sistemas de impressão 02. Rotogravura Embalagens, revistas de alta tiragem, papel de decoração ...

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão – sistemas de impressão 03. Flexografia • Baseada do exemplo 01 (tipografia); • Matriz em alto relevo; • Chapas de fotopolímeros (borracha); • Impressão direta em suportes flexíveis.

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão – sistemas de impressão 03. Flexografia Embalagens, rótulos, sacolas plásticas ...

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão – sistemas de impressão 04. Offset • Baseado na repulsão água / tinta, isto é, áreas a imprimir recebem tinta, outras a água (repelir a tinta); • Impressão indireta (antigo fotolito ou chapa); • Média e altas tiragens; • Impressão em papel, PVC e poliestireno.

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão – sistemas de impressão 04. Offset Materiais promocionais, revistas, embalagens ...

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão – sistemas de impressão 05. Serigrafia / Silk-screen • Impressão direta através de telas vazadas nas áreas de impressão (tela de nylon, seda, poliéster); • Pressão de rodo (o puxador faz a tinta passar); • Variação de suportes; • Pequena e médias tiragens.

CONCEITOS PRELIMINARES Etapas da Produção Gráfica Impressão – sistemas de impressão 05. Serigrafia / Silk-Screen Embalagens, bonés, calçados, brinquedos, brindes, camisetas ...

CONCEITOS PRELIMINARES Produção Gráfica Cores 2 escalas padrão: CMYK | Pantone • CMYK – separação das cores, isto é, todas as cores são formadas a partir de 4 cores básicas (porcentagem de cada uma) • Pantone – cores com nomes. Existe uma tabela com fórmulas para criar a cor (um filme para cada uma).

CONCEITOS PRELIMINARES Produção Gráfica Cores Padrão CMYK

CONCEITOS PRELIMINARES Produção Gráfica Cores Padrão Pantone

CONCEITOS PRELIMINARES Produção Gráfica Papel • A sua escolha é fundamental para o bom resultado de um trabalho. • Um detalhe importantíssimo é que nem todos podem ser usados em alguns sistemas de impressão

CONCEITOS PRELIMINARES Produção Gráfica Papel Características de Papel • Gramatura – peso de uma folha de 1m²; • Cor – pode influenciar na criação; • Textura – liso ou não; • Brilho ou Fosco; • Tamanho – importante no aproveitamento.

CONCEITOS PRELIMINARES Produção Gráfica Papel Tamanhos de Papel • Formato e padrão internacional DIN; • Proporção e dobra; • Séries: do A0 ao A10 .

CONCEITOS PRELIMINARES Produção Gráfica Papel Tamanhos de Papel .

CONCEITOS PRELIMINARES Produção Gráfica Papel Tamanhos de Papel .

CONCEITOS PRELIMINARES Produção Gráfica Papel Tipos de Papel • Couché: liso e resistente, ótma qualidade de impressão. Ex.: Cartões de visita, folders, flyers, panfletos, tags, encartes, cartazes, etc. .

CONCEITOS PRELIMINARES Produção Gráfica Papel Tipos de Papel • Offset: fosco e encorpado, resistente à umidade, qualidade ideal para escrever. Ex.: Receituários, papel timbrado, livros. .

CONCEITOS PRELIMINARES Produção Gráfica Papel Tipos de Papel • Duplex: famoso papelão, duas camadas de papel, uma branca e lisa, outra bege ou cinza, rígido. Ex.: Calendários de parede, sacolas de papel, caixas, embalagens. .

CONCEITOS PRELIMINARES Produção Gráfica Papel Tipos de Papel • Supremo: resistente, mais liso, alta qualidade, frente e verso branco. Ex.: Calendários de mesa. .

estudiomultifoco.com.br/ftc DOWNLOAD DAS AULAS estudiomultifoco.com.br/ftc