População Mundial e do Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução demográfica na RMPA
Advertisements

8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
Teorias Demográficas Universidade Luterana do Brasil
Subdesenvolvimento.
Regiões do Brasil.
A Evolução da População Mundial
COSTA LESTE – REGIÃO DE ALTA DENSIDADE DEMOGRÁFICA
Amaury Patrick Gremaud Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos
Prof. Maj Jean Cid População I População: População: é um termo usado para definir o conjunto de habitantes de uma determinada área. Demografia: Demografia:
Consequências da Revolução Industrial
MUDANÇAS NA DEMOGRAFIA BRASILEIRA CAPÍTULO 17, p. 222
A cor dos brasileiros Pardos Cafuzos (negros + indígenas)
Correção da Prova 4° Bimestre.
Correção da Prova 4° Bimestre.
MULHER MERCADO DE TRABALHO, MATERNIDADE
Brasil: Dinâmica Demográfica
Evolução demográfica em Portugal
Crescimento demográfico: População Mundial e do Brasil
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.
O FUTURO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
Professor Herbert Galeno
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
CIÊNCIAS DO AMBIENTE UFCG / CTRN UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL
A atividade agrícola e o espaço agrário
Movimentos migratórios
Longevidade.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Geografia 2011/12.
POPULAÇÃO.
Migrações internas no Brasil
TEORIAS POPULACIONAIS
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
Imigração Italiana André N. Luca T. Pedro M..
EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL
As estruturas e os comportamentos sociodemográficos
Demografia.
Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Aula de Revisão de Geografia do 8º ano
Professor Luiz Felipe Geografia
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
Distribuição e crescimento populacional
A nova dinâmica demográfica
Fluxos Migratórios.
Descontinuidades demográficas, onda jovem e mercado de trabalho no Brasil Alicia Bercovich.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Teorias Demográficas PROFESSOR JEAN MORAIS.
Evolução da População Mundial
Evolução da População.
Demografia Cristiano Almeida.
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
POPULAÇÃO E AMBIENTE.
Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira
População Brasileira A população brasileira atual é de habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população.
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
Dinâmica Demográficas
ESCOLA ESTUDUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO SEBASTIÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID SUBPROJETO DO DEPARTAMENTO.
POPULAÇÃO E POVOAMENTO 1. A evolução da População
A população brasileira Prof.º Jeferson. Medido através do censo (contagem da população realizada de dez em dez anos no Brasil); 1500 a 1872: Período sem.
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EPIDEMIOLÓGICA
População 2º EM – 2015 Jeferson. O Demógrafo mede e analisa os fatos (ênfase nos elementos quantitativos) referentes a população e o Geógrafo descreve.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher Planejamento Familiar: é um direito, vamos fazer disso uma realidade.
Aula 52: O crescimento da população brasileira 1870 a 1950 – aumentou 40 milhões (52 milhões)‏ 1950 a 1980 – aumentou 70 milhões (119 milhões)‏ 2010 –
Industrialização Brasileira
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016
Transcrição da apresentação:

População Mundial e do Brasil Uma análise demográfica. Prof. Victor Hugo

“Metade da Humanidade não come; e a outra metade não dorme, com medo da que não come.”(Josué de Castro)

A fome no Mundo fez e faz mais vítimas do que todas as guerras juntas.

BRASIL

PRIMEIRA FASE (entre 1872 e 1940) CRESCIMENTO VEGETATIVO E LENTO E PERMANECE CONSTANTE; APRESENTANDO ALTAS TAXAS DE NATALIDADE E DE MORTALIDADE; A POPULAÇÃO BRASILEIRA CONCENTRAVA-SE NA ZONA RURAL, POIS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONÔMICAS ERAM AGROPECUARISTAS, COMO OS PLANTIOS DE CANA-DE-AÇÚCAR, ALGODÃO, CACAU E FUMO, NO NORDESTE, A PECUÁRIA NO SUL E O CAFÉ NA REGIÃO SUDESTE; A POPULAÇÃO REPRODUZIA-SE DENTRO DAS NORMAS DEFINIDAS PELA PRÓPRIA SOCIEDADE, PORQUE NÃO HAVIA NENHUMA POLÍTICA DEMOGRÁFICA ESPECÍFICA. TER MUITOS FILHOS SIGNIFICAVA MAIS AJUDA NA LAVOURA, ERA SINAL DE MASCULINIDADE E AUMENTAVA A PROBABILIDADE DE SE ATINGIR DA IDADE ADULTA, JÁ QUE A MORTALIDADE ERA MUITO ALTA. OBSERVE QUANTOS IRMÃOS SEUS AVÓS TIVERAM OU QUANTO SEUS PAIS TEM E COMPARE COM O NÚMERO DE IRMÃOS QUE VOCÊ TEM. OBSERVARÁ-SE CLARAMENTE A REDUÇÃO DAS TAXAS DE NATALIDADE.

SEGUNDA FASE (ENTRE 1941 E 1970) A QUEDA ACENTUADA NAS TAXAS DE MORTALIDADE E A MANUTENÇÃO DO RITMO DE NATALIDADE CAUSARAM UMA ACELERAÇÃO BRUSCA NO CRESCIMENTO VEGETATIVO. (EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA) A PARTIR DA DÉCADA DE 40, O BRASIL PASSA A ESTRUTURAR-SE COMO UM PAÍS INDUSTRIAL, ATRAINDO PARA AS CIDADES GRANDES CONTINGENTES DA POPULAÇÃO RURAL. (ÊXODO RURAL) USUFRUINDO MELHORIAS NAS CONDIÇÕES DE VIDA, COMO: SANEAMENTO BÁSICO E PARTICIPAÇÃO EM CAMPANHAS DE VACINAÇÃO OCORREM UMA REDUÇÃO ACENTUADA DA TAXA DE MORTALIDADE E, CONSEQÜENTEMENTE, UMA BRUSCA ACELERAÇÃO NO CRESCIMENTO VEGETATIVO. NESSE PROCESSO, A AÇÃO DO GOVERNO DÁ-SE DE FORMA BEM DIRETA, ESTIMULANDO A NATALIDADE ATRAVÉS DE ALGUMAS MEDIDAS, COMO: A CRIAÇÃO DO SALÁRIO FAMÍLIA, DO AUXÍLIO NATALIDADE E DO PROGRAMA DE NUTRIÇÃO ÀS GESTANTES. O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO NESSE PERÍODO ERA INTERESSANTE PARA O ESTADO DEVIDO AO AVANÇO DA INDUSTRIALIZAÇÃO QUE REQUERIA MÃO-DE-OBRA BARATA, GARANTIDA PELA ALTA NATALIDADE. FOI À CHAMADA POLÍTICA DE “CRIANÇAS HOJE, TRABALHADORES AMANHÔ.

TERCEIRA FASE (ENTRE 1971 E 1991) A CRISE ECONÔMICA MUNDIAL, INSTAURADA A PARTIR DA DÉCADA DE 70, LEVA A AMÉRICA LATINA E CONSEQÜENTEMENTE O BRASIL A UMA GRANDE RECESSÃO E A UM CONSIDERÁVEL AUMENTO DO DESEMPREGO. O GOVERNO BRASILEIRO PRATICAMENTE OBRIGADO PELA OEA (ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS), POR ORIENTAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS QUE VIA NO AUMENTO DA MISÉRIA E NO CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO DE MISERÁVEIS RISCOS DE REVOLUÇÕES, ASSUME, EMBORA NÃO OFICIALMENTE, UMA POLÍTICA ANTINATALISTA, PERMITINDO A AÇÃO DE DIVERSAS ENTIDADES NACIONAIS E INTERNACIONAIS NA ORIENTAÇÃO SOBRE PLANEJAMENTOS FAMILIARES, VOLTADAS PARA O CONTROLE EFETIVO DA NATALIDADE. A ATUAÇÃO DESSAS ENTIDADES SE FEZ ATRAVÉS DA DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE PÍLULAS ANTICONCEPCIONAIS, ALÉM DE OUTROS MÉTODOS E DA ESTERILIZAÇÃO EM MASSA, PRINCIPALMENTE FEMININA. (LAQUEADURA, VASECTIMIA, DIU, CAMISINHA ETC.) O CRESCIMENTO VEGETATIVO COMEÇA A REDUZIR; AS TAXAS DE NATALIDADE E MORTALIDADE DIMINUEM; A EXPECTATIVA DE VIDA COMEÇA ATINGIR NÍVEIS MAIS ELEVADOS (60 ANOS/ HOMENS – 65 ANOS MULHERES NA DÉCADA DE 90)

FIM