ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«…O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo,
Advertisements

A UNIVERSALIDADE DO FENÔMENO RELIGIOSO
Ninguém Chega Ao Pai Senão Por Mim
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
“Cristianismo e Espiritismo”
RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo: contexto histórico; conceito; tríplice aspecto; Módulo II – A Codificação Espírita: Hydesville.
“Maravilhavam-se da Sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas” (Mc 1:22).
Pr. Jolivê Chaves MIPES USB.
HUMANISMO E PSICOLOGIA Mauro Martins Amatuzzi
PREPARAÇÃO PARA A CONFIRMAÇÃO OU SACRAMENTO DO CRISMA
A VOCAÇÃO.
A SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO DE WEBER
Sagrado X Profano.
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
Colégio Batista Brasileiro
O cristão não só crê, senão que vive.
Umbanda Umbanda é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza elementos vários, inclusive de outras religiões como o catolicismo,
Filosofia Professor Breno Cunha
A NATUREZA E A CULTURA ENQUANTO DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
Impacto.
CREIO NO ESPÍRITO SANTO
Caríssimos A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
UNIVERSALIDADE DO FENÓMENO RELIGIOSO
Documento de Aparecida
Associar a nossa adoração a uma vida ética Fundar a adoração no reconhecimento da nossa condição de pecadores.
Santíssima Trindade.
Wagner Lopes Sanchez Curso de Verão 2014
Caríssimos “A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
Projeto Exaltai a Deus Formação.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
“Deus não sente amor, Deus não tem amor, Ele é amor, essa é a sua natureza, a sua essência”
CULTO CULTO CRISTÃO.
A Teologia da Comunicação
Filosofia O que é filosofia?.
Instituições Sociais: A Religião
Tecle para o avanço dos slides.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor.
«Destruí este templo e em três dias o levantarei».
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
A VOSSA LIBERTAÇÃO ESTÁ
Marta/2007.    (Emmanuel: Emmanuel,cap. 15) Allan Kardec:A Gênese, I/1.
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
© 2013 Liberdades Religiosas e Segurança Humana Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade.
Hinduísmo.
PRECONCEITO & DISCRIMINAÇÃO
A mensagem Fundamental do Livro do Génesis
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
O que é Ciência.
Há uma busca natural e constante pelo “perfeito” (não, perfeição) que nem sempre significa o que você está pensando.
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Professor: Suderlan Tozo Binda
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
LINGUAGEM DA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA
LIÇÃO 13 RELACIONAMENTO COM DEUS Prof. Lucas Neto.
LIÇÃO 1 - A NECESSIDADE DOS GENTIOS
KARL JASPERS
Como um fenômeno humano, a religião é estudada pela Teologia, pela Filosofia, pela História, pela Psicologia, Como um fenômeno humano, a religião é estudada.
C olégio do A mor de D eus Educação Moral e Religiosa Católica UL 2 a universalidade do FENÓMENO RELIGIOSO.
1- Bíblico Oriental 2- A Ocidental.
A grupamento de E scolas de A brigada EMRC Educação Moral e Religiosa Católica A UNIVERSALIDADE DO FENÓMENO RELIGIOSO.
Budismo.
A DIMENSÃO RELIGIOSA Análise e compreensão da experiência religiosa.
Como explicar o mundo?.
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
Transcrição da apresentação:

ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO

1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se expressa através de gestos, palavras, atitudes e ritos é percebida como fenômeno, que se denomina fenômeno religioso.

O fenômeno religioso pode ser expressão que busca um autêntico relacionamento com o Transcendente

O fenômeno religioso está vinculado à cultura e à tradição de um povo. O fenômeno religioso necessita de um rito, ele perpassa todas as dimensões do ser humano: biológico, psicológico e sociológico. Cada fenômeno tem o seu modo próprio de mostrar-se na verdade do seu ser.

2. Manifestação do fenômeno religioso Sua manifestação é um fato. O fenômeno pode ser representado em diversas formas e oportunidades na vida do homem: na questão do bem e do mal, da vida e da morte, na saúde e na doença, nos medos e nos ritos, nas teologias e na sua relação com a economia, na política, na liberdade, na moral e na justiça.

3. A necessidade da religiosidade O homem é por natureza um ser religioso; tem uma dimensão natural que é anterior a toda religião. Segundo a tradição cristã a pessoa humana foi criada por Deus como uma unidade inacabada e em construção. A dimensão religiosa impulsiona o ser humano a buscar sua realização plena e definitiva na constante superação e transcendência de seus limites.

A pessoa humana é um ser finito, chamado ao infinito. A religiosidade desperta no ser humano uma atitude dinâmica de busca e realização do sentido de sua existência e de abertura ao Transcendente (Deus).

4. O sentido da religião Religião é a atitude de uma pessoa em relação ao Sagrado. Religião deriva do latim "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental, um conteúdo metafísico, ou seja, além do mundo físico.

A definição de religião mais aceita pelos estudiosos, para efeitos de organização e análise, tem sido a seguinte: “religião é um sistema comum de crenças e práticas relativas aos seres humanos dentro de universos históricos e culturais específicos”.

Para ser religioso não basta só acreditar na existência de Deus, é necessário reconhecer que somos criaturas e temos um Criador que nos ama e quer se comunicar conosco. O diálogo do Criador coma criatura é o que dá sentido à vida. Essa comunicação com Deus acontece por meio dos ritos e das orações.

5. Religião como resposta do homem para Deus Todo homem, mesmo aquele que diz não acreditar em Deus, sente no profundo do seu ser uma inquietação, um vazio, uma pergunta sem resposta. Todo homem sente a necessidade de responder a Deus e desse desejo inato em nós nascem as religiões. As religiões são sistematizações da crença na divindade.

A religião é a maneira de um povo viver e manifestar o seu culto à divindade e de se aperfeiçoar pessoal e coletivamente para conseguir a salvação As religiões apresentam caminhos característicos, considerado pelos iniciadores como os melhores para alcançar a salvação e cultuar a Deus.

6.Movimentos religiosos Um dos fenômenos da atualidade é o grande crescimento de novos grupos e movimentos religiosos, de forma especial na religião cristã. Nos meios de comunicação ou popularmente são denominados de seitas.

As seitas, nem sempre devem ser consideradas como termo negativo, mas como um grupo que se separa ou se opõe ao grupo religioso de origem. Porém, é comum das seitas manter características da religião de origem

Há várias formas de religião, e são muitos os modos que vários estudiosos utilizam para classificá-las. Porém há características comuns às religiões que aparecem com maior ou menor destaque em praticamente todas as divisões.

Concluindo Devemos ter atitudes de Não basta crer, é preciso viver a religião em todas as suas conseqüências. Por isso, que no catolicismo a moral da Igreja ensina: “Deveis ser perfeitos como vosso Pai Celeste é perfeito” (Mt 5,1-48). Devemos ter atitudes de respeito, diálogo religioso, caridade e acolhida aos que professam a religião diferente da nossa. Jesus deixou seu exemplo, anunciou sua palavra e acolheu a todos.