ESTRUTURA DO BALANÇO É de suma importância a correta estruturação do balanço, isto é, sua apresentação. Nele tem interesse não só os sócios e dirigentes,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Demonstrações Contábeis
Advertisements

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO BALANÇO PATRIMONIAL – GRUPO DE CONTAS
Módulo 1 – Estrutura das Demonstrações Contábeis
MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO BALANÇO PATRIMONIAL – UMA INTRODUÇÃO
Contabilidade, Estratégia Financeira e de Capital de Giro
Contabilidade Empresarial Demonstrações Financeiras O Balanço Patrimonial Prof.º José Luis.
INDICADORES ECONÔMICOS - FINANCEIROS
Conceitos e Definições Contábeis e Financeiras
4 – Algumas Decisões em Relação ao Balanço Patrimonial
2 – BALANÇO PATRIMONIAL uma introdução
3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Contabilidade Geral Prof º Ivã C. Araújo Aula 03.
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
Contabilidade Geral I Prof: Farid Succar
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
ESTUDO DO ATIVO CIRCULANTE
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
Controladoria Aula 8 Msc. Karine R. de Souza ..
CONTABILIDADEI Estrutura Conceitual
Aula 06.
Aula 05 Assunto: Balanço Patrimonial (BP).
Aulas 04 e 05 Assunto: Balanço Patrimonial (BP).
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
M ANUAL DE C ONTAS Tem por finalidade apresentar informações detalhadas de cada conta, servindo de guia para que o contador possa registrar todos os eventos.
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
CONTABILIDADE GERENCIAL Professor André Costa 2012.
Estrutura do Balanço Patrimonial
PATRIMÔNIO DE UMA PESSOA OU DE UMA EMPRESA
Aulas 06, 07 Exercícios BP.
DOAR – DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS
PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM DIREITO EMPRESARIAL
BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
M ANUAL DE C ONTAS Tem por finalidade apresentar informações detalhadas de cada conta, servindo de guia para que o contador possa registrar todos os eventos.
ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
BP: Leis e A T I V O C I R C U L A N T E:
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
Capítulo 14 Fatos Contábeis
Contabilidade Básica Aula 6
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
OBJETIVO DA ANÁLISE A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações financeiras e dos demais relatórios dos últimos.
1-Demonstrativos contábeis básicos
ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
Contabilidade e Análise de Balanços
TEORIA DA CONTABILIDADE
Como ocorre com a balança, o balanço precisa estar em equilíbrio.
PROFESSOR: ALESSANDRO
Pós-graduação em Administração de Empresas Aula 3 – Mecânica Contábil
Balanço Patrimonial - Grupo de Contas
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Integração das Demonstrações
TESTE DE CONHECIMENTO CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/PNAP.
Contabilidade Aula 7.
Contabilidade Aula 5.
FINANÇAS CORPORATIVA 3ª PARTE - Analise Ecônomico/Financeira das Empresas.
Decisão de Investimento
Cap. 05- Balanço Patrimonial – Grupo de Contas
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1º SEMESTRE 2016
BALANÇO PATRIMONIAL BALANÇO PATRIMONIAL Prof. Dr. Silvio de Carvalho.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Índices de liquidez Liquidez imediata (LI)= Disponível
CURSO DE CONTABILIDADE
1 Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Marcos Roberto Pinto Maria Rosa Trombetta.
Transcrição da apresentação:

ESTRUTURA DO BALANÇO É de suma importância a correta estruturação do balanço, isto é, sua apresentação. Nele tem interesse não só os sócios e dirigentes, mas também, bancos, fornecedores e demais credores, órgãos governamentais de fiscalização, bem como investidores.

A estrutura do Balanço Patrimonial das sociedades anônimas e das limitadas de grande porte, segue as normas da Lei 6404/76, modificada pela Lei 11638/07 e MP. 449/08. Assim de conformidade com a Legislação acima, a estrutura do balanço Patrimonial, tem a seguinte configuração pelos grupamentos gerais.

ATIVO PASSIVO Ativo Circulante Ativo não Circulante -Realizável a L.P. -Investimentos -Imobilizado -Intangível Passivo Circulante Passivo ñ Circulante Patrimônio Líquido -Capital Social -Reservas de Capital -Reservas de Lucros -Ajuste de Av.Patrim. -Ações em Tesouraria -Prejuízos Acumulados

Cada Grupo Abrange as Seguintes Contas ATIVO Ativo Circulante - As disponibilidades, como dinheiro em caixa, depósitos bancários a vista. -Aplicações Financeiras de Curto Prazo -Direitos Realizáveis(Transformável em dinheiro) nos 12 meses seguintes a data do balanço. Estoque de Mercadorias Despesas já realizadas, mas que se refiram a exercício seguinte.

No Ativo não circulante R. Longo Prazo -Quaisquer direitos realizáveis a prazo superior a 12 meses. Investimentos -Participações em outras sociedades -Outros direitos ou bens ñ classificáveis no AC e que ñ de destinem a manutenção da atividade da empresa.

Ativo não Circulante Imobilizado -Os bens destinados à manutenção e à produção da empresa (imóveis,máquinas). Intangível -Marcas e Patentes -Fundo de Comércio.

PASSIVO Passivo Circulante -Obrigações em geral, vencíveis nos 12 meses seguintes. Passivo ñ Circulante Exigível a L.Prazo -Obrigações vencíveis com mais de 12 meses. Patrimônio Líquido -Capital Social Subscrito, diminuído da parcela não realizado. -Reservas de Capital -Reservas de Lucros

PASSIVO Patrimônio Líquido -Ajuste de avaliação Patrimonial -Ações em Tesouraria Prejuízos Acumulados

CONCEITO DE ANÁLISE DE BALANÇO A análise consiste no exame isolado das contas, na comparação de grupos de contas entre si ou em relação ao todo. Essas comparações são feitas pelos mais usados: percentagens e os quocientes.

ESTRUTURA DO BALANÇO PARA EFEITO DE ANÁLISE O Balanço pode ser analisado tal como normalmente é publicado. Todavia nem sempre as contas estão corretamente classificadas, quanto a sua finalidade e prazo de vencimento, e quando necessário feita sua reclassificação. As contas ativas devem ser examinadas individualmente quanto a sua qualidade. No passivo devem ser verificadas dívidas não classificadas, no chamado “passivo oculto”.

ESTRUTURA DE BALANÇO PARA ANÁLISE ATIVO REAL -Circulante -RLP -Imobilizado Financeiro Operacional (-)Depreciação Fictício TOTAL PASSIVO REAL -Circulante -ELP -INTERNO -PL TOTAL Ativo Fictício são as contas imprestáveis ( caixa de lixo) Passivo Interno são as contas de exigíveis de terceiros, mas que não podem ser classificadas no PL. Contas de resultados de exercicios futuros.

SITUAÇÃO PATRIMONIAL A situação patrimonial de uma empresa é demonstrada pelo Patrimônio Líquido Real, correspondendo ao Capital próprio (capital+Reservas) que efetivamente existe na data do balanço patrimonial. Situação Patrimonial é também conhecida como Situação Econômica. A apuração do Patrimônio Real se dá pela comparação entre o Ativo Real e o Passivo Real.

BALANÇO A SER ANALISADO ATIVO Circulante Disponibilidade 1.100 Dp. a Receber 30.000 Estoque 11.000 Desp.Antecip. 900 43.000 RLP Tit. A Receber 3.000 Imobilizado Financeiro 5.000 Operacional 15.000 20.000 66.000

PASSIVO Circulante Fornecedores 15.000 Contas a Pagar 8.000 23.000 ELP Financiamento 5.000 PL Capital 28.000 Reserva de Lucro 6.000 Lucros Acumulados 4.000 38.000 66.000

Examinando as contas do Ativo verificou-se que 5 duplicatas no valor de $ 2.000,00 são incobráveis. As Despesas antecipadas no valor de $ 900,00 referem-se ao pagamento de prêmio de seguros. As contas do passivo não apresentam qualquer anormalidade. O balanço ajustado ficaria assim :

ATIVO Circulante Disponibilidade 1.100 Dp. a Receber 28.000 Estoque 11.000 40.100 RLP Tit. A Receber 3.000 Imobilizado Financeiro 5.000 Operacional 15.000 20.000 Fictício Dps. Incobráveis 2.000 Despesas Antecipadas 900 2.900 66.000

PASSIVO Circulante Fornecedores 15.000 Contas a Pagar 8.000 23.000 ELP Financiamento 5.000 PL Capital 28.000 Reserva de Lucros 6.000 Lucros Acumulados 4.000 38.000 66.000

ANÁLISE Situação Patrimonial Ativo Real 63.100 Passivo Real 28.000 Patrim. Liquido Real 35.100

Pela análise acima, tem-se o Patrimônio Liquido Real é de $ 35 Pela análise acima, tem-se o Patrimônio Liquido Real é de $ 35.100, no Balanço o PL é de $ 38.000. A diferença de $ 2.900 corresponde aos expurgos efetuados no ativo.

Situações Positivas e Negativas Podemos encontrar três situações da comparação entre o Ativo e o Passivo. Empresa A Ativo Real $ 20.000 Passivo Real $ 10.000 PL $ 10.000

Empresa B Ativo Real $ 20.000 Passivo Real $ 20.000 PL $ 0 Empresa C Passivo Real $ 25.000 PL $ (5.000)

Pelos exemplos acima tem-se que a empresa A possui capital próprio PL de $10.000. A empresa B não possui PL próprio. A empresa C sofreu perda do PL Próprio, no valor de $ 5.000 de capital alheio.

EXERCÍCIOS.