A estrutura do átomo Parte 2 Rosângela Moreira
Elemento químico Denomina-se elemento químico todos os átomos que possuem o mesmo número de prótons em seu núcleo, ou seja, o mesmo número atômico (Z). O termo elemento químico pode se referir também a uma substância química pura composta por átomos com o mesmo número de prótons em seu núcleo. Este último conceito algumas vezes é chamado de substância elementar, diferindo da primeira definição, mas muitas vezes, o conceito de elemento químico é usado em ambos os casos. Ex.: Oxigênio é o elemento químico constituído por todos os átomos que possuem número atômico 8, ou seja, com 8 prótons. Cálcio é o elemento químico constituído por todos os átomos que possuem número atômico 20, ou seja, com 20 prótons. Dessa forma, o número atômico é característica de cada elemento químico, sendo como seu número de identificação.
Número de Massa O número de massa não representa a massa do átomo, mas é um número inteiro que representa o número de partículas no núcleo. A = p + n A = Z + n
Exemplo: Sódio Z = 11 e A = 23 Logo n = A – Z = 23 - 11 = 12 O átomo de Sódio é formado por: 12 nêutrons, 11 prótons e 11 elétrons
Importante… Isótopos – São átomos de elementos químicos diferentes que apresentam o mesmo número de prótons. IsóbAros – São átomos de elementos químicos diferentes que apresentam o mesmo número de massa. Isótonos – São átomos de elementos químicos diferentes que apresentam o mesmo número de nêutrons.
Exemplos
Elementos Químicos Número Atômico Símbolo Elemento Químico 1 H Hidrogênio 8 O Oxigênio 20 Ca Cálcio 29 Cu Cobre 47 Ag Prata 78 Pt Platina 80 Hg Mercúrio
Íon Na química, um íon é uma molécula ou átomo que ganhou ou perdeu elétrons num processo conhecido como ionização. Em física, núcleos atômicos (provenientes de átomos completamente ionizados) como os da radiação alfa, são habitualmente designados como partículas carregadas. A ionização é geralmente alcançada pela aplicação de elevadas energias aos átomos, seja através da aplicação de uma alta voltagem elétrica ou por via de radiação de alta energia. Um gás ionizado é chamado plasma.
Íon O2- lê-se ânion óxido Cl1- lê-se ânion cloreto K 1+ lê-se cátion potássio Al 3+ lê-se cátion alumínio Na 1+ lê-se cátion sódio Na1+ Cl1-
Tabela Periódica Tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. São muito úteis para se preverem as características e tendências dos átomos. Permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas deles formadas, ou entender porque certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes (Quimicamente é algo que não reage).
Considerações importantes sobre a TP Períodos: São as filas horizontais. Os elementos químicos estão na ordem crescente de Z. Famílias/Grupos: São as colunas verticais, nas quais os elementos estão ordenados segundo suas propriedades químicas. As famílias 1,2 e 13 a 18 constituem os elementos representativos. As famílias 3 a 12 constituem os elementos de transição.
Tabela Periódica A tabela periódica relaciona os elementos em linhas chamadas períodos e colunas chamadas grupos ou famílias, em ordem crescente de seus números atômicos. Os elementos de um mesmo período têm o mesmo número de camadas eletrônicas, que corresponde ao número do período. Os elementos conhecidos até o momento cobrem sete períodos, denominados conforme a sequência de letras K-Q, ou também de acordo com o número quântico principal- n. Os períodos são: (1ª) Camada K - n = 1 (2ª) Camada L - n = 2 (3ª) Camada M - n = 3 (4ª) Camada N - n = 4 (5ª) Camada O - n = 5 (6ª) Camada P - n = 6 (7ª) Camada Q - n = 7
Tabela Periódica Dentro da Tabela Periódica, os elementos químicos também podem ser classificados em conjuntos, chamados de séries químicas, de acordo com sua configuração eletrônica: Elementos representativos: pertencentes aos grupos 1, 2 e dos grupos de 13 a 17. Elementos (ou metais) de transição: pertencentes aos grupos de 3 a 12. Elementos (ou metais) de transição interna: pertencentes às séries dos lantanídeos e dos actinídeos. Gases nobres: pertencentes ao grupo 18.
Considerações importantes sobre a TP Família/Grupo 1 – Metais alcalinos Família/Grupo 2 – Metais alcalinos terrosos Família/Grupo 16 – Calcogênios Família/Grupo 17 – Halogênios Família/Grupo 18 – Gases nobres As famílias/Grupos 3 a 15 recebem o nome do primeiro elemento da coluna. Exemplo: Família/Grupo 4 – Família do titânio. Família/Grupo 14 – Família do carbono
As classes dos elementos químicos Hidrogênio Metais Não-metais Gases Nobres
Hidrogênio – Apresenta características próprias.
Metais – Apresentam propriedades especificas como brilho, condutibilidade elétrica e térmica, maleabilidade e ductilidade. A 1atm e 25oC, todos os metais são sólidos, exceto o mercúrio.
Não-metais – São maus condutores, quase não apresentam brilho, não são maleáveis nem dúcteis e tendem a formar íons negativos. Exceções: iodo sólido. Aplicações:Flúor(creme dental), Nitrogênio(resfriamento)
Gases Nobres – Não se combinam com outros elementos químicos. São raros. Aplicações: Neônio (luminosos de rua). Helio (encher balões)
Tarefa: Fazer os exercícios da pagina 71 e 72 Numero 1) a-b-c Numero 2, 3 e 4.
Pensamento 'Quando Deus tira algo de você, Ele não está punindo-o, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor'.