Reflexões sobre o ensino de Matemática na Escola Básica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Programação: uma Abordagem Funcional
Advertisements

Introdução: Vivemos na era das mudanças.
Unidades de Ensino da Microsoft
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
CEDER Por que será que nos lamentamos tanto quando nos decepcionamos, perdemos e erramos? Ligue o Som Transição automática .
APRENDENDO NAS QUEDAS Letícia Thompson.
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
Diante a Era Tecnológica.
Deus cria o homem Sou filho de Deus.
E.M.E.F.MAL.Eurico Gaspar Dutra
A LIÇÃO DA BORBOLETA "Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava.
A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
A Lição da Borboleta "Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava.
A Lição da Borboleta "Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava.
A Lição da Borboleta "Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava.
MENSAGENS REFLEXIVAS NATUREZA, MÚSICA E REFLEXÃO
Uma flor especial.
Havia um homem que não possuía nada
A história a seguir é sobre um
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA CURSO DE MATEMÁTICA MATEMÁTICA DISCRETA
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Ministério de Adoração Nova Aliança Carregue sua cruz até o fim
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
12/04/2009 Todos os anos os cristãos celebram a Páscoa. Mas como fazê-la não cair na mesmice? Pensar na ressurreição de Jesus, comprar bombons para as.
A Lição da Borboleta "Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava.
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
John Dewey ( ).
A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
FIGURAS GEOMÉTRICAS JEAM REGIS OLIVEIRA ALVES VINÍCIUS DE JESUS SOUSA
TRIÂNGULO DE PASCAL E CÁLCULO DE PROBABILIDADES
A flor... Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que pagava muitíssimo bem, uma família.
APRENDIZ DA VIDA!.
Construindo o futuro do seu filho!
No mês de Setembro comemoramos o
Minha mãe sempre contava uma história assim:
Dor de perda Letícia Thompson.
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
Do nosso Centro de Inteligência, vamos passear um pouco, ver coisas lindas e meditar.
ERA UMA VEZ... Havia uma ilha, e lá viviam todos os sentimentos
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
O TANGRAM E A GEOMETRIA Prática Pedagógica em Matemática 1 – UERJ
Clique para avançar Conta-se que certa vez um homem se aproximou de Deus e pediu para que ele lhe esclarecesse sobre uma coisa da criação que, segundo.
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
BUSQUE O HORIZONTE ... Conta-se que certa vez um homem se aproximou de Deus e pediu para que ele lhe esclarecesse sobre uma coisa da criação que, segundo.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
História baseada no ''Conto dos Três Imãos'' JK Rowling.
Aula de Matemática Julho 2009 – prof. Neilton Satel TRIÂNGULOS Razão de semelhança.
A história a seguir é sobre um casal da 3ª idade Talvez muitos não tenham a coragem de ser tão sinceros como estes dois. “ O marido um tanto machista”
By Búzios Slides APRENDENDO NAS QUEDAS.
VAMOS APRENDER MATEMÁTICA
União Educacional Minas Gerais Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Renata Fad Professoras: Gilca Vilarinho Maio / 2007.
A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
53 – FACULDADE DO CRISTAO GRUPO DE REFLEXÃO É FACULDADE DO CRISTÃO / QUEM SE FORMA NESSA ESCOLA TEWM A PAZ NO CORAÇÃO:/
By Búzios Slides A DOR DA PERDA Avanço automático.
A casa mal-assombrada.
Anseios e expectativas no processo de formação
Tempos bons que nunca irei esquecer
Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio / Janeiro / 2006.
(Reno Fioraso) Pedi força e o Senhor me mandou
Há uma busca natural e constante pelo “perfeito” (não, perfeição) que nem sempre significa o que você está pensando.
Concepções em Educação Matemática
Aprendizagem: Um olhar em movimento
Disciplina de Arte.
Como conseguir aprender rápido, conseguir ler muito mais rápido e passar em qualquer concurso ou prova!
Modelos de Educação Tradicional X Construtivista
O sofrimento do Filho do Homem
Trabalho de Filosofia Catolicismo. Surgimento A expressão catolicismo ou seja, aqueles que pregam a fé, surgiu no século I, com a fundação da Igreja pelo.
Transcrição da apresentação:

Reflexões sobre o ensino de Matemática na Escola Básica MESMICE Reflexões sobre o ensino de Matemática na Escola Básica Prof. Ilydio Sá www.magiadamatematica.com

Muito do que ainda restou e que se ensina no modo tradicional, descontextualizado, está lá por mesmice. Ninguém tem coragem de tirar dos programas. A única razão é de natureza histórica – há tempo se ensina isso. E o professor infere: "se me ensinaram é porque era importante, portanto...ensino o que me ensinaram". (D’AMBROSIO) Prof. Ilydio Sá www.magiadamatematica.com 2

Ninguém ilustrou melhor essa reflexão que René Thom, um dos mais importantes matemáticos do século passado, ao divulgar um poema de um sábio chinês, que dizia: Prof. Ilydio Sá www.magiadamatematica.com 3

"Como resultado ele resolveu ensinar como matar dragões." (René Thom) "Havia um homem que aprendeu a matar dragões e deu tudo que possuía para se aperfeiçoar nessa arte. Depois de três anos ele se achava perfeitamente preparado mas, que frustração, não encontrou oportunidades de praticar sua habilidade." (Dschuang Dsi) "Como resultado ele resolveu ensinar como matar dragões." (René Thom) Prof. Ilydio Sá www.magiadamatematica.com 4

Qualquer semelhança com o ensino de Matemática na Escola Básica no Brasil, ... é mera coincidência . Prof. Ilydio Sá www.magiadamatematica.com