Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouYasmin Garrido Esteves Alterado mais de 8 anos atrás
1
Modelos de Educação Tradicional X Construtivista
Prof Denys Sales
2
Modelo Tradicional CONHECIMENTO
É algo pronto e organizado em conteúdos com informações, coisas e fatos isolados.
3
Modelo Construtivista CONHECIMENTO
É uma representação mental, personalizada, ou seja, moldada à nossa maneira de representar, pensar e interpretar algo.
4
Modelo Tradicional ENSINO
Dá-se pela transmissão de informações e técnicas com ênfase maior nos fatos. É centrado no professor.
5
Modelo Construtivista ENSINO
Correlaciona-se a aprendizagem (não se ensina quando ninguém aprende). Tem por metodologia estimular o raciocínio, por meio da exploração e descoberta.
6
Modelo Tradicional APRENDIZAGEM
Dá-se por repetição das informações e seu armazenamento na memória. Ênfase em respostas certas não incentivando o aluno a pensar e raciocinar.
7
Modelo Construtivista APRENDIZAGEM
Dá-se pela oportunidade do ato de pensar e raciocinar e pelas descobertas realizadas pelo aluno. É um processo prazeroso e autêntico.
8
Modelo Tradicional PROFESSOR
Gerenciador da aprendizagem do aluno e inibidor de sua capacidade intelectual, muitas vezes oferecendo respostas prontas. Tem por responsabilidade ministrar aulas, pouco se importando se o aluno aprende ou não. Tem antipatia para com os erros.
9
Modelo Construtivista PROFESSOR
Tem por função ajudar o aluno a fazer descobertas e aprender. Seu sucesso como educador é avaliado em termos de seu sucesso com os alunos. Tem prazer em discutir os erros e as ideias intuitivas do aprendiz, tratando-as como hipóteses.
10
Modelo Tradicional ALUNO
Vai para a escola para receber educação. Não faz descobertas autênticas. É culpado pelo fracasso escolar. Tem a responsabilidade de aprender.
11
Modelo Construtivista ALUNO
Descobridor de seu próprio conhecimento. Tem seu próprio modo de pensar, suas ideias são representações mentais. Ser ativo que utiliza sua imaginação e bom senso para resolver problemas.
12
Modelo Tradicional MATERIAL DIDÁTICO
Limitam-se ao estilo exclusivamente expositivo e informativo. Levam a uma sobrecarga na memória do aluno.
13
Modelo Construtivista MATERIAL DIDÁTICO
Valorizam mapas mentais e buscam a reflexão. Valorizam o lúdico.
14
Referências SALES, Gilvandenys Leite. QUANTUM: Um Software para Aprendizagem dos Conceitos da Física Moderna e Contemporânea. Dissertação de Mestrado. Fortaleza: UECE/CEFET-CE, Disponível em:
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.