PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Prof. Nivalde J. de Castro Coordenador do GESEL-UFRJ
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
PERSPECTIVAS POLÍTICAS PARA O COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO
Serviço Social da Indústria - SESI
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
SEMINÁRIO BRASIL SEM MISÉRIA INCLUSÃO PRODUTIVA URBANA
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
BRDE e APLs: reflexões em torno à formulação de um programa de crédito
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
2º Seminário do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado
Construindo Redes ANDE: uma experiência Elza Fagundes Feitosa.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Apresentação do Projeto
Financiadora de Estudos e Projetos
ORGANIZAÇÃO DE FÓRUNS ESTADUAIS. MOTIVADORES A relevância que vem sendo dada ao microcrédito nos últimos anos; A necessidade de nivelar e aprofundar conhecimentos,
CAPACITAÇÃO EM MICROCRÉDITO.
SEBRAE & Desenvolvimento LocaL
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Gestão de Pessoas do Setor Público x Setor Privado
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
Desenvolvimento Local e Sustentabilidade Gilson Domingues Cardoso Gerente de Desenvolvimento e Planejamento Vitória 19 de novembro de ª Gestão das.
Plano Safra – PRONAF /06 INTRODUÇÃO
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Plano de Negócio Elber Sales.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
Seminário Itaú de Microfinanças
I Seminário de Linhas de Fomento 2009 Rio de Janeiro – 24 de novembro de 2009 FINEP Agência Brasileira da Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia.
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
FÓRUM PERMANENTE DA MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE Comitê de Investimento e Financiamento Abril/2008.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
Como Financiar sua Franquia Ecio de Farias Costa Consultor de Empresas e Professor de Economia - UFPE.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Agradecemos a oportunidade que nos foi dada pelo Banco Central do Brasil de participar neste evento e poder contribuir para a divulgação do conceito de.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
MAIO DE 2002 INOVAÇÃO FINANCEIRA E CAPITAL DE RISCO PARA MPES -SEMINÁRIO ALIDE-
II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO
Agenda ANBIMA/BNDES de Apoio ao Mercado de Capitais de Renda Fixa Atraindo recursos privados para o financiamento dos investimentos de longo prazo Ministro.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
II Workshop - GENESIS Fabio Silva Coordenador Nacional.
Fórum Permanente da ME / EPP Brasília, 21/02/2008 Ações do BNB para apoio às ME / EPP do Nordeste Área de Negócios com Micro e Pequena Empresas.
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
28 de agosto de 2014 Dir 5/Guilherme Lacerda Evento: Congresso Unimed.
Soluções Energéticas Bandes, uma instituição que há 48 anos participa da promoção do desenvolvimento do Estado do Espírito Santo e que se moderniza a.
Atuação dos agentes de Controle Social
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Agência de Fomento de Alagoas S.A - Desenvolve É uma empresa de economia mista, que tem o Estado como sócio majoritário, é vinculada a Secretaria de Estado.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC Chapecó, out / 2009.
Marcelo Mesquita 05/11/2008. A Bahia 417municípios 14 – mais de 100 mil/hab. 19 – 100 > e > 50 mil/hab > e > 20 mil/hab menos de 20 mil/hab.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO COMO OBTER APOIO DO SEBRAE PARA O MICROCRÉDITO Belém – PA., 13 e 14 de março de 2003

Apoio do SEBRAE para o Microcrédito PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO Apoio do SEBRAE para o Microcrédito Os propósitos do SEBRAE com o Microcrédito: Universalização do acesso dos pequenos empreendimentos ao crédito. Ampliar as chances de desenvolvimento das comunidades de forma sustentável. Contribuir significativamente para a construção/consolidação da segmento de Microfinanças no Brasil.

Apoio do SEBRAE para o Microcrédito PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO Apoio do SEBRAE para o Microcrédito Estratégia de ação do SEBRAE: Articular parcerias locais, nacionais e internacionais que visem: A criação de novas IMF. A reestruturação e desenvolvimento institucional de IMF. A expansão operacional de IMF. A ampliação da oferta de serviços ao segmento de Microfinanças. Fortalecimento de rede de IMF.

Apoio do SEBRAE para o Microcrédito PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO Apoio do SEBRAE para o Microcrédito Fundamentos e princípios Iniciativas sob o controle da sociedade civil organizada. Maior participação social. Maior participação do capital privado. Prática de conceitos de parceria. Independência. Governabilidade corporativa. Sustentabilidade econômica e financeira das organizações.

Apoio do SEBRAE para o Microcrédito PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO Apoio do SEBRAE para o Microcrédito Serviços de apoio técnico e financeiro: Capacitação. Consultoria estratégica e operacional. Apoio à pesquisa de mercado. Cessão de direito de uso sistema de gestão. Apoio ao desenvolvimento de Plano Negócio. Acompanhamento e assistência técnica. Apoio financeiro: Investimentos fixos e custeio. Financiamento à formação de carteira.

Apoio do SEBRAE para o Microcrédito PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO Apoio do SEBRAE para o Microcrédito Condições de acesso aos serviços e financiamento Capacitação e apoio técnico: Apresentação de projeto/proposta ao SEBRAE no Estado. Comprovar as condições básicas de viabilidade econômica (exceto capacitação). Compartilhar custos (mínimo de 25%).

Apoio do SEBRAE para o Microcrédito PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO Apoio do SEBRAE para o Microcrédito Condições de acesso aos serviços e financiamento Para o apoio financeiro: Apresentar de Plano de Negócio ao SEBRAE no Estado (processo de articulação). Promover capacitação básica. Manter sistema informatizado de gestão. Cumprir compromissos de parceiros. Comprometer-se/atender resultados qualitativos e quantitativos. Submeter-se ao acompanhamento e assistência técnica. Compartilhamento de custos (mínimo de 50%)

Apoio do SEBRAE para o Microcrédito PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO Apoio do SEBRAE para o Microcrédito Conteúdos básicos do Plano de Negócio: Planejamento estratégico da instituição. Planejamento econômico e financeiro. Estudo de mercado. Modelo operacional. Planejamento da formação da carteira de financiamentos. Projeções econômicas e financeiras.

Apoio do SEBRAE para o Microcrédito PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO Apoio do SEBRAE para o Microcrédito Financiamento: Não se trata de uma linha de crédito. Está vinculado ao projeto global/Plano de Negócio. Visa complementar recursos necessários à formação da carteira, em especial de iniciantes. Exige outras fontes de recursos. Condições: Limite de R$ 300 mil. Encargos: TJLP. Prazo: 8 anos com 3 anos de carência. Operação: Instituição Financeira Credenciada

Apoio do SEBRAE para o Microcrédito PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO Apoio do SEBRAE para o Microcrédito Principais experiências – Projetos apoiados Analisados 160 projetos. Apoiados 93 projetos. 47 de iniciação. 46 de expansão. Recursos comprometidos: R$ 21,5 milhões, sendo R$ 7,5 milhões em financiamentos (26 IMF)

Apoio do SEBRAE para o Microcrédito PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO Apoio do SEBRAE para o Microcrédito Perspectivas de ação do SEBRAE: Atuação focada em ambientes de DLIS. Apoio a novas OSCIP e expansão de IMF. Fortalecimento de redes. Divulgação/estímulo a investidores privados (SCM). Formação de parcerias: Novos agentes financeiros. Instituições internacionais de apoio – recursos financeiros e assistência técnica.

Apoio do SEBRAE para o Microcrédito PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO Apoio do SEBRAE para o Microcrédito Perspectivas de desenvolvimento do Microcrédito: Ampliação da rede de parcerias. Expansão do número de IMF organizadas como OSCIP. Maior interesse dos bancos privados pelo tema. Maior envolvimento do poder público. Bancos oficiais/Agências de Desenvolvimento. Política pública.