UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Max weber busca explicar o capitalismo através de fatores externos à economia. Para Weber, o capitalismo se constitui a partir da herança de um modo de.
Sociologia Émile Durkheim ( ).
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
A SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO DE WEBER
Émile Durkheim Os fatos sociais.
Profª: Gabrielle Bertolli
(Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
RESUMO DE SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados neste primeiro semestre.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
O QUE É SOCIOLOGIA?.
Alguns teóricos e seus conceitos.
Visão de mundo = natureza das ideias
BEM-VINDO À DISCIPLINA
MAX WEBER E A ÉTICA PROTESTANTE
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Prof. Everton da Silva Correa
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
Capítulo 5: O trabalho na sociedade moderna capitalista
VIDA, OBRAS E CONCEPÇÕES
A sociologia de Dürkheim;
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
Karl Marx e a História da Exploração
Fundamentos das Ciências Sociais
Link para o texto sobre Marx
Introdução a Sociologia: De Comte aos Clássicos
Clássicos da Sociologia:
Emile Durkheim e o fato social
Então vamos para a prova final!
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
A sociologia de Émile Durkheim
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
Max Weber e as ações sociais
Universidade Federal de Uberlândia – 1ª fase
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Karl Marx e as modos de produção social
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
Sociologia Clássica e Educação
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
“... A TAREFA NÃO É CONTEMPLAR O QUE NINGUÉM AINDA CONTEMPLOU,
Émile Durkheim ( ) David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e,
Possui o indivíduo e sua ação como base dos estudos sociológicos.
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
OBRAS: DA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO (1893);
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Émile Durkheim.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Max Weber. Questão Econômica Condenação das atividades burguesas: Afirmava que a prática comercial “não era agradável a Deus”. Assim, o comércio, a busca.
A teoria do Valor-trabalho O valor das “coisas” – O valor de qualquer mercadoria corresponde à quantidade de trabalho social médio nela contida. A quantidade.
Transcrição da apresentação:

UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados, em sociologia, durante este semestre. Acredite em seu professor e aprofunde os temas aqui destacados pois eles estarão presentes na prova que você irá realizar no dia 15 de julho. Treine ainda produzir pequenos textos sobre os temas mais centrais dos pensadores clássicos da Sociologia, tais como: A EDUCAÇÃO NA VISÃO DE DURKHEIM, RAZÕES DO fracasso do marxismo, a ÉTICA PROSTESTANTE E O CAPITALISMO E OUTROS TEMAS.

MARX E O FRACASSO DA REVOLUÇÃO Revolução : esgotamento do capitalismo. Não só possível como inevitável. A exploração e a mais-valia. A conscientização e a desalienação. As conquistas trabalhistas: participação nos lucros, melhores salários, estabilidade, planos de assistência previdenciária, educacional, etc. O aburguesamento do trabalhador. A social democracia.

WEBER E A SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO A ética do trabalho como vontade de Deus e o caminho para a salvação. A teoria da graça e da predestinação. Abominação da preguiça e da ociosidade. O catolicismo e o pecado da usura. O trabalho como degradação humana. Visões opostas formatando o mundo. O capitalismo como espírito da reforma.

DURKHEIM E A EDUCAÇÃO Intimamente ligada aos aspectos morais. O cidadão voltado ao interesse coletivo. A construção da consciência social. Fuga ao individualismo . igualitarismo social/desigualdade material. A construção da solidariedade. A revivificação: culto às tradições , aos valores éticos e morais.

MAX WEBER(1864-1920): As religiões nascem de um ato sobrenatural, mas com o decorrer do tempo tendem a criar um corpo sacerdotal e burocrático e se afastam, muitas vezes, dos princípios espirituais que lhes deram origem. A reforma protestante, ao fundamentar seus princípios numa ética ligada ao trabalho como caminho da salvação se afastou dos dogmas da igreja católica e sua condenação a usura. Esta base racional pregada pelo protestantismo foi a base de profundas transformações econômicas e estruturais do mundo moderno.

MAX WEBER A tendência do mundo ocidental é a do estabelecimento da dominação com base no racional-legal, ou seja, o império das leis. Toda conduta que interfere consigo próprio e com os outros é denominada por Weber de Ação Social. Ao contrário de Marx e seu foco central na economia, Weber procurava ver na sociedade estudada qual esfera de vida que predominava (status).

ÉMILE DURKHEIM (1858-1917) Os fatos sociais devem ser vistos como coisas e analisadas, ao modo das ciências naturais, de fora para dentro, com base em observações neutras e sistematizadas. Para Durkheim a sociedade é um feixe de forças que agem sobre o indivíduo arrastando-o para o coletivo. A educação visa, dentre outras coisas, fazer despertar uma consciência social, pois fora do coletivo nada somos.

ÉMILE DURKHEIM A divisão do trabalho, ao invés de causar uma visão individualista e fragmentária, daria lugar a uma interdependência entre as pessoas e ao surgimento do sentimento de solidariedade social. A solidariedade ,segundo Durkheim, pode ser de dois tipos: a mecânica mais natural dos grupos primitivos e a orgânica onde as diferenças unem os indivíduos pelas necessidades comuns. A base de toda sociedade é o fato moral que se impões sobre as pessoas como o imperativo moral de Immanuel Kant, ou seja, de modo coercitivo, geral e externo ao ser humano.

KARL MARX (1864-1920) O valor de uma mercadoria só pode ser a quantidade de trabalho para produzir o bem, e a mais-valia é justamente a diferença entre o tempo necessário à produção da mercadoria e o preço pago a menos por ela. A mais-valia pode ser de dois tipos: a absoluta que consiste na exploração direta sobre o trabalhador e a relativa que, mantendo a jornada de trabalho e o salário, aumenta a produção pelo emprego de tecnologia moderna. As invenções propiciadas pelo avanço da ciência, ao invés de melhorar a vida do homem, serviram à sua exploração.

KARL MARX Cada um produza de acordo com sua capacidade e receba de acordo com sua necessidade (Saint-Símon). O Manifesto Comunista lançado em 1848 e o Capital que teve sua publicação iniciada em 1867 são as obras mais conhecidas de Marx, embora seu acervo seja vastíssimo. A Classe Dominante exerce a alienação sobre o trabalhador que não se vê como o verdadeiro produtor das riquezas.