Grupo Greco Pesquisas em Ontologias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Dra Maria Luiza de Almeida Campos
Advertisements

FCETM - Administração (7o Período)
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Engenharia de Software
Pesquisa em Serviços de Saúde
23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria.
Maria Nélida Gonzalez de Gomes
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
Universidade Federal do Rio Grande
Projeto 1 Introdução 1.1 Tema 1.2 Problemática 1.3 Hipóteses
PROJETO DE PESQUISA DIAGNÓSTICO DOS SISTEMAS DE CONTROLE DE CUSTOS UTILIZADOS NO SETOR DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS: ESTUDOS DE CASOS EM EMPRESAS DO GRANDE.
Neide dos Santos Oscar Luiz Monteiro de Farias
Grupo de Pesquisa Ontologia e Taxonomia
PONTOPESC Grupo de Pesquisa em Ontologia PESC/COPPE
II Seminário de Ontologia Uso de ontologias em projetos de e-Science Daniele Palazzi 1,2, Laryssa Silva 1, Luiz Felipe Mendes 1, Wander Gaspar 1, Ely Matos.
Larissa Astrogildo de Freitas Patrícia Mylius Pizzinato
Ana Maria de C. Moura LNCC - RJ Maria Cláudia Cavalcanti IME - RJ
Escola de Ciência da Informação (ECI)
Ontologia e Sistemas de Informação Geográfica Departamento de Informática - Universidade Federal de Viçosa Jugurta Lisboa Filho Alcione de Paiva Oliveira.
Aplicações de Ontologias no Ambiente Empresarial
Seminário do grupo de pesquisa em IHC do DIMAp-UFRN
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Técnicas de Apoio ao Processo de Engenharia de Requisitos
Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Sistemas de Informação
O Surgimento dos Sistemas de Bioinformática
Alunos: Benedito Jr, Douglas Bertol, Robson Costa
Valmir Emil Hoffmann A Importância dos Projetos de Pesquisa: fomento, viabilidade e parceria entre grupos de pesquisa Valmir Emil.
Reutilização de Software
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Diretrizes para os Projetos de Monografia
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM
Taxonomia Profa. Lillian Alvares,
Trabalho de Conclusão de Curso
Talentos para Inovação
Business Intelligence:
David Nadler Prata Junho/2012 Universidade Federal do Tocantins - UFT
IF696 - Integração de Dados e DW
1 My GRID: Bio-informática personalizada em uma grade de informação. Francisco Silva
ALUNOS: ALANDIONE AP. DA SILVA ELZA RIBEIRO BUENO MARCIA BORGES.
A Geometria Vetorial no Ensino Médio
Arcabouço Computacional para Construção de Crivos de Auxílio à Avaliação Cognitiva através de Jogos Psicopedagógicos Aluno: André Luiz Antunes de Moraes.
ROSETA: ARCABOUÇO COMPUTACIONAL PARA CONSTRUÇÃO DE CRIVOS DE AUXÍLIO À AVALIAÇÃO COGNITIVA ATRAVÉS DE JOGOS PSICOPEDAGÓGICOS Aluno: André Luiz Antunes.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro
©Mestre: Guilherme Liberali Orientador: Henrique Freitas GESID/EA/PPGA/UFRGS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO.
Interoperabilidade semântica entre repositórios de saúde pública Fatima Cristina L. dos Santos Orientadoras: Maria Cecília de Magalhães Mollica Vania Lisboa.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
ROSETA: AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA CONSTRUÇÃO DE AVALIAÇÃO COGNITIVA ATRAVÉS DE JOGOS PSICOPEDAGÓGICOS Aluno: André Luiz Antunes de Moraes
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Tesauro, Taxonomia e Ontologia: uma evolução?
Gestão do Conhecimento e da Informação
Uso de Ontologias em Data Warehousing
Indexação e linguagens documentárias – uma pequena revisão introdutória José Antonio M. Nascimento.
sistemas de informação
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Sylvia Campos da Luz e Silva Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação.
Metodologia da Pesquisa
Engenharia de Software Conceitos e elementos 1. Engenharia   Resolução de problemas através de soluções economicamente viáveis  Motivacão: Limitação.
TIC e a Formação de Recursos Humanos Bacharelado em Informática Biomédica Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques FMRP – USP – Ribeirão Preto.
A formação de novos quadros para CT&I: a trajetória profissional dos egressos do programa PIBIC Brasília, 19 de novembro de 2015 Atividade Recursos Humanos.
Núcleo de Pesquisas em Gestão,Políticas e Tecnologias de Informação NGPTI/UFG Laboratório de Políticas Públicas Participativas L3P.
Checklist para Avaliação de Usabilidade de Interfaces para Portadores de Visão Sub-normal - Ciências Exatas e da Terra Vera R. Niedersberg Schuhmacher,
Tratamento Temático da Informação
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
Na área da Arquitetura, a crescente demanda de informação gerada nestes últimos anos, somada à falta de um plano estratégico que possibilite a disseminação.
COMPILAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS E INDUÇÃO AO CONHECIMENTO DE FORMA ÁGIL NA REDE AGROHIDRO MARIA FERNANDA MOURA 1 ;
Transcrição da apresentação:

Grupo Greco Pesquisas em Ontologias Programa de Pós-Graduação em Informática IM/NCE UFRJ

Grupo GRECO – Grupo de Engenharia do Conhecimento Fusão de dois grupos DatAware Foco em Gerência e Integração de Informações Data Warehousing Gerência de Metadados Des. e uso de Taxonomias, Terauros e Ontologias Tratamento de Informações não estruturadas Web Semântica CHORD Foco em Suporte por Computador ao Trabalho Cooperativo Groupware Aspectos de SCTC no Desenv. de Software Gestão do Conhecimento Modelagem de Processos e Workflow Engenharia de Resiliência Interações via dispositivos moveis

Grupo Greco Membros do Grupo Orientados atuais 4 Alunos de Doutorado Marcos Borges (NCE&IM) Jose Orlando Gomes (DEI/POLI) Amauri M. Cunha (NCE) Paulo Victor Carvalho (CNEN) Maria Luiza Campos (DCC/IM) Vanessa Braganholo (DCC/IM) Pedro M. da Silveira (NCE&IM) João Carlos P.da Silva (DCC/IM) Jonice Oliveira (DCC/IM) Parceiros Maria Luiza A.Campos (CInform. – UFF) Maria Cláudia Cavalcanti (IME - RJ) Alberto Dávila (IOC) José H. Canós (Espanha) José A. Pino (Chile) Pedro Antunes (Portugal) Patrick Brezillón (França) David Woods (EUA) Orientados atuais 4 Alunos de Doutorado 29 Alunos de Mestrado 20 Alunos de Graduação

Características de nossas pesquisas Grande ênfase em: pesquisa aplicada trabalho inter e multidisciplinar Principais Áreas de Aplicação: Resposta a emergências Bioinformática Petróleo

Engenharia de Resiliência, Emergências Grupo Greco Membros do Grupo Marcos Borges (NCE&IM) Jose Orlando Gomes (DEI/POLI) Amauri M. Cunha (NCE) Paulo Victor Carvalho (CNEN) Maria Luiza Campos (DCC/IM) Vanessa Braganholo (DCC/IM) Pedro M. da Silveira (NCE&IM) João Carlos P.da Silva (DCC/IM) Jonice Oliveira (DCC/IM) Parceiros Maria Luiza A.Campos (UFF) Maria Cláudia Cavalcanti (IME - RJ) Alberto Dávila (IOC) José H. Canós (Espanha) José A. Pino (Chile) Pedro Antunes (Portugal) Patrick Brezillón (França) David Woods (EUA) Eng. de Produção Eng. de Resiliência Ciência da Informação Bioinformática Engenharia de Resiliência, Emergências

Projetos recentes do Grupo SAMU Melhoria dos serviços prestados pelo SAMU-Rio: Desenvolvimento e implantação de soluções baseadas em Tecnologia de Informação e Gestão do Conhecimento (FAPERJ) QUAMOSTRA: Avaliação e melhoria da coleta de amostras de petróleo através da modelagem da cadeia amostra- ensaio(FINEP/CENPES) FIOCRUZ: Ambiente de workflow e uso de ontologias para análise genômica de protozoários (FAPERJ, CNPq) ONS Ambiente analítico de suporte aos Indicadores Elétricos e Energéticos Gerência de metadados corporativos Ambiente analítico sobre clippings do setor elétrico

Estado da arte em esquemas classificatórios e terminológicos Metodologias atuais ineficientes Tratam grandes etapas Pouco suporte para a identificação de conceitos do domínio Dificuldade de reúso de vocabulários e clara identificação do escopo de ontologias e outros esquemas de representação já existentes Ferramentas de elaboração, integração e extração de taxonomias, tesauros, ontologias Ainda pouco flexíveis, se quisermos contemplar os diferentes esquemas classificatórios e terminológicos

Pesquisas associadas a Ontologias Investigação de Esquemas de Classificação, Controle Terminológico e Representação de Domínios em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento Taxonomias Vocabulários Controlados Tesauros Ontologias Aplicação visando a: Melhoria na recuperação da informação Integração e análise de informações Suporte à proveniência e anotação de recursos

Aporte teórico da Ciência da Informação Parceria iniciada há vários anos Estudos e experiências no âmbito da organização da informação Teoria da Classificação Facetada de Ranganathan Teoria da Terminologia de Wüester Teoria do Conceito de Dahlbe Tipos de relações Análise de domínio Definições

Nossa pesquisas Método de construção e melhoria de esquemas de organização e representação Aporte da Ciência da Informação Fundamental: Parceria com a UFF Necessidade de uso de mecanismos para geração automática/ extração à partir de acervos Aporte da Linguística Computacional e IA Forte ênfase no reúso Ferramental de apoio à visualização e utilização de ontologias Gerência e descrição (formal?) de ontologias Como descrever seu escopo? Como definir recortes adequados para o domínio em foco?

Bioinformática Projeto de parceria de 8 anos com Instituto Oswaldo Cruz Genômica comparativa tripanosomatídeos IME, PESC/COPPE, UFF, UFSC, ... Experimentos envolvem múltiplos recursos de dados e programas Descrição, utilização e integração dos recursos Suporte à workflows científicos Ontologias já são amplamente utilizadas neste domínio

Bioinformática - pesquisas Exploração das ontologias da OBO Melhoria da anotação genômica, com ampliação do uso de ontologias Uso de múltiplas ontologias Recorte para o foco requerido Integração e recuperação de recursos Melhoria na captura de informações de proveniência, através do uso de ontologias Metamodelos para suporte à captura da proveniência Uso de múltiplas ontologias como referência aos diversos tipos de proveniência

Bionformática - Proveniência

Gestão do Conhecimento na Resposta a Emergências Tratamento do conhecimento contextual Suporte de ontologias ao acesso, compartilhamento e integração de informações Tratamento analítico de dados heterogêneos Estudo de aspectos cognitivos e ambientais Uso de dispositivos móveis

Aplicações em emergências Captura do conhecimento de situações de emergência ontologias como quadro de referência, contendo conhecimento prévio do domínio Integração de informações de diversas fontes na resposta à emergências Ontologias no suporte à recuperação e integração de informações heterogêneas

Orientações em andamento no tema Linair Campos (co-orientação): Aporte da compatibilização de linguagens na Ciência da Informação aplicado ao reuso de ontologias Sérgio Manuel Serra da Cruz Uso de ontologias no suporte à proveniência em ambientes de workflow científico (IOC) Vivian Santos Alinhamento de múltiplas ontologias aplicado à anotação genômica Débora Constantino: Utilização de métricas de similaridade e qualidade de ontologias em estratégias de alinhamento de múltiplas ontologias

Orientações em andamento no tema Miguel Prazeres Tratamento de definições para complementar representação de domínios em ontologias biológicas Eliêmia Araújo Ontologias no suporte a Sistemas de Controle de Emergências

Recuperação e Visualização de Informação Busca Exploratória e MultiFacetada Expansão de consultas Busca Multifacetada Tratamento e exploração analítica de informação textual DW integrando dados estruturados e não estruturados Dimensões e facetas como perspectivas sobre o domínio Clusterização para fins analíticos Categorização hierárquica facetada Abordagens de visualização para exploração de informações textuais e ontologias

Visualização de Informações Como lidar com a sobrecarga cognitiva em ambientes analíticos de dados e documentos? Novas formas de apresentação de dados que são numerosos e volumosos Como lidar com grandes ontologias como a GO? Apoiar interação visual entre usuario e sistemas com diferentes abordagens de manipulação e análise visual de dados e informações

SOM - Exemplo Aglomerado de documentos similares Documento Intensidade da cor verde retrata o tamanho dos documentos (bytes) Sub-região de documentos que compartilham os temas: coração, sangue e pressão. Sub-região de documentos que compartilham os temas: aspirina, paciente e metamorfina.

Orientações em andamento no tema André Bechara: Técnicas de expansão de consultas para domínios fechados Renato Alves: Uso combinado de técnicas de busca e taxonomias facetadas Fábio Heuseler Abordagem para definição de modelo integrado analítico para dados estruturados e não-estruturados, utilizando taxonomias facetadas João Victor Freitas Abordagem analítica facetada no apoio a medicina baseada em evidências

Orientações em andamento no tema Projetos Finais de Graduação (6) 4 bolsas IC e PIBEX Aplicações em Bioinfo e Resposta a Emergências

Considerações finais Ontologias, metamodelos, esquemas de classificação, etc. Atendem diferentes objetivos Mas têm muito em comum Muitas ferramentas, formalismos Necessário ampliar nossa compreensão de outros aspectos igualmente relevantes Bases teóricas de organização de conhecimento Aspectos cognitivos Reais necessidades de nossos usuários.... Trabalho interdisciplinar é muito importante