Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Nacional Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfretamento Brasília, 20 e 21 de maio de 2010.
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
I Seminário do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes Brasil. Quem ama protege. Brasília, março de.
À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
II Marcha contra o abuso sexual da criança e do adolescente
Observatório da violação de direitos de crianças e adolescentes no Carnaval Projeto Modelo de PROTEÇÃO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES no âmbito dos MEGAEVENTOS.
Organização de Serviços em Dependência Química Dr.a Cláudia Maciel UCAD – Jardim Ângela Escola Paulista de Medicina Universidade Federal de São Paulo.
Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA E DO PLANO DECENAL.
Centro de Referência Especializado para a população em Situação de Rua
PROGRAMA GUARDA SUBSIDIADA LONDRINA Telefone: (43) Ramal: 329
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
ENCONTRO DA REDE DE PROTEÇÃO NA GARANTIA DE DIREITOS
"PROTEGER É DEVER DE TODOS"
Curso de ADMINISTRAÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SOCIOEDUCACIONAL.
A CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA NA BAHIA LENTIDÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES: MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO DA REDE INSUFICIENTE; AÇÕES.
Crianças e Adolescentes
Um programa estratégico Estima-se que 70% das mortes prematuras estejam relacionadas a comportamentos adquiridos na adolescência (OMS) Saúde.
1 PROGRAMAS FEDERAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Transferência de Renda –Bolsa Família Sistema Único de Assistência Social – SUAS –Proteção Social Básica –Proteção.
Quem é o jovem brasileiro?
Projetos Financiados em 2010
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
Objetivos do núcleo multidisciplinar do CEFAI
Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos
As modalidades de proteção social previstas no SUAS e os serviços socioassistenciais correspondentes Sandra Mancino Curitiba, 04/04/ ui9jiouiioiouiio.
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
LUGAR DE CRIANÇA É NO ORÇAMENTO
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
Ações da AN: Prevenção à anemia ferropriva para crianças de 06 a 24 meses (xarope/sulfato ferroso); Prevenção à anemia ferropriva para gestantes a partir.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES – AÇÃO PERMANENTE – MINISTÉRIO PÚBLICO DE RONDÔNIA.
Rio Mulher.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
A Igreja Mundial Adventista do Sétimo Dia, também tem se preocupado com este assunto, e procurado dar a sua participação. A Ênfase é assegurar que cada.
Desenvolvimento: Luiz Carlos
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Wilma Maria de Faria Governadora.
Atendimento Policial às Crianças e Adolescentes
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
I LEVANTAMENTO NACIONAL
INICIATIVA DO MANDATO DA DEPUTADA ESTADUAL BETH SAHÃO (PT) APOIO: Liderança do PT na Alesp 15 de maio de 2013.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
INFÂNCIA ROUBADA.
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) tem como missão formular, gerenciar e executar a política de Assistência Social no município de Porto.
Crianças Do nascimento até os onze anos de idade.
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
ESMP – MAIO/2008 Curso de adaptação para estagiários do Ministério Público – 14º Concurso de Credenciamento Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude.
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
Cidade dos Direitos da criança e do Adolescente “Dona Lindu” 26 de maio de 2010 Programas, Projetos e Serviços para o enfrentamento ao Abuso e Exploração.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES – AÇÃO PERMANENTE – MINISTÉRIO PÚBLICO DE RONDÔNIA.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes/SNPDCA/SDH Disque Denúncia Nacional
PREFEITURA DO RECIFE Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã Construção do Plano Operativo Local PAIR DIAGNÓSTICO RAPIDO PARTICIPATIVO Recife,
CETREMI.
Serviço de Proteção e Atendimento à Famílias e Indivíduos
Política Nacional de Assistência Social Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social/GPSE/SAS.
Transcrição da apresentação:

Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social

CREAS SOROCABA Inaugurado em Maio/2006. Localiza-se à Av. Dr. Armando Sales de Oliveira, 241 – Trujillo. Telefone: 3211-5070 Atua com os seguintes profissionais: 4Assistentes Sociais; 3 Psicólogas, 1 Fonoaudióloga, 1 Psiquiatra. 1 Advogada CREAS Sorocaba

SERVIÇOS OFERTADOS CREAS SOROCABA Enfrentamento à violência, abuso e exploração sexual contra crianças, adolescentes e suas famílias. Serviço de apoio e orientação a indivíduos e famílias com direitos violados. Serviço de Orientação e Acompanhamento a adolescentes cumprindo medidas sócio-educativa. CREAS Sorocaba

ATENDIMENTOS NO CREAS Crianças/adolescentes e suas famílias com distúrbios de fala e escrita; problemas psiquiátricos, usuários de drogas; Crianças/adolescentes e suas famílias, vítimas de violência, principalmente a sexual; Crianças/adolescentes e famílias – PETI; Adolescentes em medida socio educativa de PSC e LA. CREAS Sorocaba

ÁREA JURÍDICA Visa a defesa da criança/adolescente vítima de abuso sexual através das seguintes ações: Acompanhamento de inquéritos e processos; Pedido de guarda; Pedido de restrição de visitas; Pedido de retirada do agressor do lar; Pedido de destituição do poder familiar; Pedido de alimentos. CREAS Sorocaba

FLUXO DE ATENDIMENTO Os casos são encaminhados ao CREAS pelos seguintes órgãos: - Conjunto Hospitalar (Núcleo as Vítimas de Violência regional -NVVR); - Conselho Tutelar; - Juízes das Varas da Infância e Criminal; - CRAS, Escolas, Postos de Saúde, ONGS, entre outros que compõem a rede sócio assistencial; - Procura espontânea. CREAS Sorocaba

CREAS Sorocaba

COMO DENUNCIAR UM CASO Se for suspeita de violência ou o fato consumado, a denúncia deve ser feita prioritariamente no Conselho Tutelar, pessoalmente ou por telefone ou pelo disk denúncias nacional 181 ou 100; Se ocorrer violência grave (conjunção carnal/estupro) em até 10 dias encaminhar imediatamente ao hospital regional; CREAS Sorocaba

VIOLÊNCIA SEXUAL DEFINIÇÃO: Ato ou jogo sexual, relação hetero ou homossexual, entre um ou mais adultos e uma criança ou adolescente, tendo por finalidade estimular sexualmente uma criança ou adolescente ou utilizá-los para obter estimulação sexual sobre sua pessoa ou outra pessoa. CREAS Sorocaba

TIPOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL Violações com contato físico vão desde a simples passada de mão até o estupro. A Pedofilia é um tipo de violência sexual, definida como um desvio da sexualidade que leva o indivíduo adulto a se sentir sexualmente atraído por crianças/adolescentes. A Exploração Sexual compreende o abuso sexual por adultos e a remuneração à criança/adolescente, a uma terceira pessoa ou a várias (prostituição, turismo sexual, tráfico para fins sexuais, pornografia infanto-juvenil). CREAS Sorocaba

CREAS Sorocaba

CASOS ATENDIDOS EM 2010 Total de casos Meninos Meninas 177 57 120 Tipo de violência: Sexual Outros 151 26 Violência segundo a idade: Meninos 00 a 14 anos Meninos acima de 15 Meninas 00 a 14 anos Meninas acima de 15 111 9 Violência segundo a renda familiar 0 a 1 salário mínimo 1 a 3 salários mínimos Acima de 3 salários mínimos 43 93 41 CREAS Sorocaba

ATENDIMENTO CREAS DE JANEIRO A DEZEMBRO DE 2010 Sexo Total Feminino 120 Masculino 57 Total Geral 177 CREAS Sorocaba

ATENDIMENTO CREAS DE JANEIRO A DEZEMBRO DE 2008 Tipo de Violência Total Violência Física 28 Abuso Sexual 120 Violência Psicológica 20 Negligência 5 Abandono Exploração Sexual 2 Total Geral 175 CREAS Sorocaba

Comparativo anual - Atendimentos CREAS 2007 2008 2009 2010 Casos novos 79 138 150 167 Por sexo Meninos: 19 Meninas: 60 Meninos: 40 Meninas: 98 Meninos: 39 Meninas: 111 Meninos: 54 Meninas: 113 Por vínculo com o agressor (mais de uma violência por criança / adolescente) Pai: 21 Mãe: 0 Padrasto: 14 Madrasta: 0 Parentes: 14 Outros: 30 Pai: 48 Mãe: 04 Padrasto: 16 Parentes: 41 Outros: 62 Pai: 34 Mãe: 09 Padrasto: 21 Madrasta: 02 Parentes: 35 Outros: 49 Pai: 28 Mãe: 02 Padrasto: 24 Madrasta: 01 Parentes: 48 Outros: 64

CREAS Sorocaba