BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Página de Acesso
Advertisements

ORIENTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Universidade Presbiteriana Mackenzie Biblioteca George Alexander
Sistema Pergamum Biblioteca George Alexander.
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
REPOSITÓRIO DIGITAL DA UFRGS
Treinamento no uso dos recursos SABi/Web Maria Cristina Bürger 2009.
Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação 14 de abril de 2005 Rubens Queiroz.
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
O Portal de Periódicos da Capes II Fórum de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão 01 de outubro.
Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP
Livros Eletrônicos disponíveis no Portal de Serviços do SIBi/USP.
Revistas Eletrônicas disponíveis no Portal de Serviços do SIBiUSP.
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Livros Eletrônicos disponíveis no Portal de Serviços do SIBi/USP.
Portal de Periódicos CAPES
disponíveis no Portal de Serviços do SIBiUSP
Base SCOPUS 2011 Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP.
Universidade de São Paulo Divisão de Biblioteca e Documentação
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Implementação de uma Ferramenta de Busca de Documentos Eletrônicos
Biblioteca George Alexander Portal de Periódicos da Capes.
Passo 1 – Acesse o site <portalbu.ufsc.br>
Preservação e acesso a informação científica em saúde pública - Repositório Institucional para a Faculdade de Saúde Pública da USP Maria Imaculada da Conceição.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina
Open Archives e as revistas científicas eletrônicas Convite da Professora Maria de Fátima da Silva Duarte, Ph.D. – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Biblioteca Digital Brasileira de
RepositóriUM. O objetivo do RepositóriUM é armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção intelectual da Universidade do Minho (Portugal) em formato.
Tutorial Domínio Público
OAIster. A OAIster disponibiliza textos completos de artigos, dissertações, teses, imagens, vídeos e arquivos de áudio em várias línguas abrangendo todas.
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
INFORMÁTICA BÁSICA.
Curso Utilização e Recuperação em Fontes de Informação Ursula Blattmann Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Informações sobre o Teleduc
Bruno Florencio Pinheiro Orientador: Renato Fernandes Corrêa
HINARI Perguntas Frequentes
Processo de pesquisa: Pesquisa Bibliográfica;
Biblioteca Digital da FGV
Gerenciamento de conteúdo e automação de processos de trabalho com o novo 2007 Microsoft Office system.
QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS
Sueli Maffia Sueli Maffia Workshop Implantação BDTD novembro/2003 Workshop Implantação BDTD novembro/2003.
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Outubro, 2007 Luiz Atilio Vicentini Fórum Permanente de Cultura e Arte Pesquisa em Acervos e o acesso ao Conhecimento e a Cultura:
BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES - BDTD.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Criação de BD de Artigos de Periódicos (e Eventos!) Prof. Jayme Leiro (UnB/FCI) Recife (PE) abr
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
BVS SP Brasil: indicadores e resultados da Biblioteca de Saúde Pública 2009 – 1º sem – 1º sem Maria de Fátima Moreira Martins Diretora.
SISTEMA DE APOIO AO PROCESSO LEGISLATIVO SAPL Capacitação para Assessorias Parlamentares.
GUIA PARA CONSULTA NO REPOSITÓRIO DA UTFPR2013 INTRODUÇÃO PARTE I - CONSULTA AOS TCCS/TCCES PARTE II - CONSULTA ÀS DISSERTAÇÕES/ TESES/PRODUÇÃO DE SERVIDORES.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Biblioteca Central CAPACITAÇÃO NO USO DO SABi PARA BIBLIOTECÁRIOS DO SBUFRGS.
CATALOGAÇÃO Registro bibliográfico Capacitação no Uso do SABi
BVS-PSI Maria Imaculada Cardoso Sampaio BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - PSICOLOGIA BVS-PSI I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil.
Transcrição da apresentação:

BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS Viviane Carrion Castanho Diretora da Biblioteca Central direcao@bc.ufrgs.br junho/2005

POR QUE FAZER A BD/UFRGS? 1) Ampliar o acesso à informação eliminando barreiras como espaço físico, distância e horário das bibliotecas 2) Disponibilizar documentos produzidos somente em meio digital

POR QUE FAZER A BD/UFRGS? Aumentar a visibilidade e o impacto dos documentos produzidos pela UFRGS e garantir a preservação da memória intelectual da Instituição 4) Agregar valor à produção intelectual gerada na Universidade ao disponibilizar metadados + conteúdo completo (texto, som e imagem)

ANTECEDENTES BDTD-UFRGS  1989 implantação do SABi - banco de dados e catálogo on-line das bibliotecas coleta e registro regular da PI gerada por docentes e técnicos

ANTECEDENTES BDTD-UFRGS  participação do SBU em programas cooperativos nacionais do IBICT Teses Brasileiras Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Biblioteca Digital Brasileira

CONTEÚDO BD/UFRGS  Teses e dissertações defendidas a partir de 2001 Motivos da escolha:  documento de difícil acesso  grande procura  facilidade de obtenção em meio eletrônico

INTEGRAÇÃO BDTD-SABi Órgãos envolvidos  Pró-Reitoria de Pós-Graduação - Programas/Cursos de PG  Pró-Reitoria de Pesquisa  Biblioteca Central - Bibliotecas setoriais  Centro de Processamento de Dados

INTEGRAÇÃO BDTD-SABi Metodologia de coleta, inclusão e disponibilização dos documentos elaborada considerando:  órgãos envolvidos  formato do registro de informações  software de recuperação  direitos autorais

INTEGRAÇÃO BDTD-SABi Registro de informações SABi informações bibliográficas + link para texto completo

SABi - catálogo on-line INTEGRAÇÃO BDTD-SABi Consulta SABi - catálogo on-line http://www.sabi.ufrgs.br ou Página da BDTD-UFRGS http://www.biblioteca.ufrgs.br/bibliotecadigital

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS  metadados capturados da base de dados SABi  software Aleph  banco de dados Oracle  servidor LINUX, processador 2.8 GB, memória 2.0 GB  documentos eletrônicos armazenados em servidor WIN2000

VANTAGENS DA BDTD-UFRGS reúne os documentos em uma única base de dados oferece múltiplas possibilidades de acesso à informação bibliográfica e ao documento autor, orientador, título, assunto, ano de publicação, idioma otimiza os recursos de hardware & software e de equipe técnica para gerência e manutenção

PERSPECTIVAS e dissertações anteriores a 2001 ampliação do acervo digital de teses e dissertações anteriores a 2001 - identificação na base SABi de registros de teses/dissertações sem o link para o texto completo (campo 856) e de - usuários com e-mail registrado no cadastro da Universidade

PERSPECTIVAS Em 31/03/2005 Envio de 3.920 e-mails solicitando:  Autorização e  Arquivo tese/dissertação ou cópia do documento

Teses/Dissertações anteriores a 2001 BDTD-UFRGS EM NÚMEROS Teses/Dissertações no SABi  16.612 Na BDTD: Total de Teses/Dissertações  3.030 Teses/Dissertações anteriores a 2001  303

PERSPECTIVAS integração com a Biblioteca Digital Brasileira (portal comum de acesso aos documentos das instituições) Projeto desenvolvido pelo IBICT

PERSPECTIVAS criação de novas coleções digitais registro e disponibilização de documentos PI, textuais e multimídia, como vídeos, exposições, conferências, aulas, concertos, filmes, entre outros

COLEÇÕES DIGITAIS NO SABi - formato para descrição bibliográfica dos documentos digitais multimídia já desenvolvido - projeto para inclusão em andamento - realização de testes que garantam: agilidade de acesso, segurança dos dados e preservação de direitos autorais

BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS OBRIGADA !