BARROCO: características, influências, autores, obras e textos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Barroco ou seiscentismo
Advertisements

Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
BARROCO.
B A R R O C O ????????????????????????? ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Barroco Século XVII.
Barroco.
Barroco.
Idade Média X Renascimento (teocentrismo) (antropocentrismo)
HARPA CRISTÃ 051 – ADORAÇÃO RECONHECIDA Assembléia de Deus em Curitiba.
Idade Media X Renascimento (teocentrismo) (antropocentrismo)
Você conhece essa imagem?
Cantos Missa 9hs dia 10/05/09.
Oração do Terço Mistérios Dolorosos.
LEITURAS OBRIGATÓRIAS GREGÓRIO DE MATOS GUERRA
Barroco.
Barroco Século XVI-Xvii
Pentecostes.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
Literatura de informação no Brasil.
CARACTERÍSTICAS DA S ESCOLAS LITERÁRIAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Literatura Barroco Eduardo Batista.
Era uma vez uma criança pronta para nascer....
Barroco.
O BARROCO “Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado/Da Vossa alta clemência me despido;...”
SEJAM BEM VINDOS VOCAÇÃO ACERTADA – VIDA FELIZ
SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS
A Literatura no Período Colonial Brasileiro
Gregório de Matos Guerra
BARROCO NO BRASIL Prof.ª Jéssica Gravino.
Universidade Federal do Amapá
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
Literatura Engajada Gregório de Matos.
"Toda forma exige fechamento e fim, e o barroco se define pelo movimento e instabilidade; parece-nos, pois, que ele se encontra ante um dilema: ou negar-se.
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
BARROCO Séculos XVII e XVIII.
BARROCO.
BARROCO BRASILEIRO PROFESSORA: PATRÍCIA.
ME APAIXONEI!!!.
CURSO BÍBLICO.
Literatura : expressão de uma época
Barroco: padre Antônio vieira e gregório de matos
SEMANA SANTA SEXTA –FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR
V Domingo do Tempo Comum
MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves. MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves.
1.
BARROCO NO BRASIL.
/:Eu confio em nosso Senhor *
Chuva de graça , pedimos a Ti, Chuva de graça, derrama em nós, Canto de entrada Chuva de graça , pedimos a Ti, Chuva de graça, derrama em nós, Chuva.
Carta de Paulo a Filemon
David pede livramento Salmo 40 versão Bíblia Viva
LITERATURA INFORMATIVA
ENTÃO SE VERÁ O FILHO DO HOMEM, VINDO SOB AS
COLÉGIO BONFIM TURMA 1001 Correção pag. 22 e 23 – nº 1, 2 e 3
Barroco brasileiro a 1768 Contexto histórico:
Daniel Francielly Pelo Casamento de CULTO DE GLORIFICAÇÃO
Rendido Estou Aline Barros
ENTÃO SE VERÁ O FILHO DO HOMEM, VINDO SOB AS
Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”. Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”
O BARROCO “Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado/Da Vossa alta clemência me despido;...”
Barroco 1580 – 1756 “alma” VXII Veja: Idade Média – feudalismo – teocentrismo Barroco – Contrarreforma – valores religiosos.
Somos a Igreja de Cristo parte 1
BARROCO.
Ano LI - Brasília, 24 de abril de Nº 28 V DOMINGO DA PÁSCOA.
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
Sua Santidade o Papa João Paulo II, faleceu no dia 2 de abril de 2005, hás 21:37, hora local. No dia seguinte, ele nos agraciou com a mensagem a seguir.
Professor Marcel Matias
Momento Histórico: Portugal,Brasil e Mundo. Barroco.
BARROCO – “PROSOPOPÉIA” BENTO TEIXEIRA
Transcrição da apresentação:

BARROCO: características, influências, autores, obras e textos Literatura Prof.: Márcio Santiago

Contexto histórico (Europa) BARROCO Contexto histórico (Europa) 1517: acontece a Reforma, que divide a Igreja entre católicos e protestantes; 1540: fundação da Companhia de Jesus; 1563: a Igreja dá início ao movimento da Contra-Reforma.

Outros nomes do Barroco Marinismo (Itália), por influência do poeta Marini; Gongorismo (Espanha), por influência do poeta Luís de Gôngora; Preciosismo (França), em razão do requinte formal dos poemas; Seiscentismo (na literatura bras.).

BARROCO NO BRASIL Marco inicial Inicia-se em 1601, com a publicação do poema épico “Prosopopéia”, de Bento Teixeira.

Curiosidades sobre “Prosopopéia” Poema épico, com 94 versos em oitava-rima e decassílabos heróicos, conforme ensinava Luis de Camões em “Os lusíadas”; Enredo: gira em torno de Jorge de Albuquerque Coelho, donatário da Capitania de Pernambuco;

Curiosidades sobre “Prosopopéia” (2) Narrador do poema: Proteu; Intuito do poeta: enaltecer os feitos dos guerreiros na Batalha de Alcácer-Quibir, caracterizando o poema como um gênero literário épico. Procurou imitar “Os lusíadas”, de Luis de Camões.

Características da linguagem barroca Quanto ao conteúdo Conflito entre visão antropocêntrica e teocêntrica; Oposição entre mundo material e mundo espiritual; Conflito entre fé e razão;

Características da linguagem barroca (2) Quanto ao conteúdo Cristianismo; Morbidez; Idealização amorosa;

Características da linguagem barroca (3) Quanto ao conteúdo Sensualismo e sentimentalismo de culpa cristão; Consciência da efemeridade do tempo;

Características da linguagem barroca (4) Quanto ao conteúdo Gosto por raciocínios complexos, desenvolvidos em parábolas e narrativas bíblicas; Carpe diem.

Características da linguagem barroca (5) Quanto à forma Poemas preferencialmente escritos na forma de SONETO (poema de 4 estrofes, sendo 2 quartetos e 2 tercetos, totalizando 14 versos); Gosto pelas inversões e por construções complexas e raras.

O Barroco no Brasil Como vimos: Prosopopéia (1601), de Bento Teixeira, deu início ao Barroco Brasileiro; No entanto, o Barroco só começou a ganhar força entre 1720 e 1750, quando foram fundadas várias academias literárias por todo o país;

O Barroco no Brasil (2) Outro fato: o Barroco é uma expressão artística não apenas na literatura, como também nas artes plásticas; A descoberta de ouro em Minas Gerais possibilitou o desenvolvimento do Barroco, resultando na construção de igrejas de estilo barroco até mesmo durante o período do Arcadismo (séc. XVIII).

Autores do Barroco brasileiro Na poesia: Gregório de Matos, conhecido como “Boca do Inferno” por causa de suas poesias satíricas. Além desse tipo de poesia, também escreveu poesia sacra e lírica, assim como também poemas graciosos e pornográficos.

O “Boca do Inferno” não perdoava ninguém: ricos e pobres, negros, brancos e mulatos, padres, freiras, autoridades civis e religiosas, amigos e inimigos, todos, enfim, eram objeto de sua “lira maldizente”.       Em um de seus poemas satíricos, o governador baiano Câmara Coutinho foi assim retratado: “Nariz de embono       com tal sacada,       que entra na escada       duas horas primeiro       que seu dono.”

Em sua poesia satírica, Gregório de Matos apresenta sua visão do amor físico de maneira agressiva e galhofeira. Quer despertar o riso ou o comentário maldoso da platéia. Por isso, manifesta desprezo pela concepção cristã do amor que envolve a camada espiritual, conforme podemos verificar no fragmento de um de seus poemas: “O amor é finalmente um embaraço de pernas, uma união de barrigas, um breve tremor de artérias. Uma confusão de bocas, uma batalha de veias, um reboliço de ancas, quem diz outra coisa, é besta.”

Triste Bahia Triste Bahia! Ó quão dessemelhante Estás e estou do nosso antigo estado! Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado, Rica te vi eu já, tu a mi abundante. A ti trocou-te a máquina mercante, Que em tua larga barra tem entrado, A mim foi-me trocando, e tem trocado, Tanto negócio e tanto negociante. Deste em dar tanto açúcar excelente Pelas drogas inúteis, que abelhuda Simples aceitas do sagaz Brichote. Oh se quisera Deus que de repente Um dia amanheceras tão sisuda Que fora de algodão o teu capote!

Definição do que em todos os tempos é a cidade da Bahia Que falta nesta cidade?.......Verdade. Que mais por sua desonra?......Honra. Falta mais que se lhe ponha?.......Vergonha. demo a viver se exponha, Por mais que a fama a exalta, Numa cidade onde falta Verdade, Honra, Vergonha. Quem a pôs nesse socrócio?.........Negócio. Quem causa tal perdição?..............Ambição. E o maior desta loucura?................Usura. Notável desaventura De um povo néscio e sandeu, Que não sabe que o perdeu Negócio, Ambição, Usura.

Quem são seus doces objetos?.......Pretos. Tem outros bens mais maciços?........Mestiços. Quais destes lhe são mais gratos?.......Mulatos. Dou ao demo os insensatos, Dou ao demo a gente asnal, Que estima por cabedal Pretos, Mestiços, Mulatos. Quem faz os círios mesquinhos?..............Meirinhos. Quem faz as farinhas tardas?..................Guardas. Quem as tem nos aposentos?....................Sargentos. Os círios lá vêm aos centos, E a terra fica esfaimando, Porque os vão atravessando Meirinhos, Guardas, Sargentos.

Descreve o que era naquele tempo a cidade da Bahia A cada canto um grande conselheiro, Que nos quer governar cabana e vinha; Não sabem governar sua cozinha, E podem governar o mundo inteiro. Em cada porta um bem freqüente olheiro, Que a vida do vizinho e da vizinha Pesquisa, escuta, espreita e esquadrinha, Para o levar à praça e ao terreiro. Muitos mulatos desavergonhados, Trazidos sob os pés os homens nobres, Posta nas palmas toda a picardia, Estupendas usuras nos mercados, Todos os que não furtam muito pobres E eis aqui a cidade da Bahia.

À Dona Ângela Anjo no nome, Angélica na cara! Isso é ser flor, e Anjo juntamente: Ser Angélica flor, e Anjo florente* Em quem, senão em vós, se uniformara? Quem vira uma tal flor, que a não cortara, De verde pé, da rama florescente? A quem um Anjo vira tão luzente Que por seu Deus o não idolatrara? Se pois como Anjo sois dos meus altares, Fôreis o meu custódio, e minha guarda, Livrara eu de diabólicos azares. Mas vejo que tão bela, e tão galharda, Posto que os Anjos nunca dão pesares, Sois Anjo, que me tenta, e não me guarda.

A Jesus Cristo, Nosso Senhor Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado, Da vossa alta clemência me despido; Porque quanto mais tenho delinqüido, Vos tenho a perdoar mais empenhado. Se basta a vos irar tanto pecado, A abrandar-vos sobeja um só gemido: Que a mesma culpa que vos há ofendido, Vos tem para o perdão lisonjeado. Se uma ovelha perdida e já cobrada Glória tal e prazer tão repentino Vos deu, como afirmais na sacra história, Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada, Cobrai-a; e não queirais, pastor divino, Perder na vossa ovelha a vossa glória.

Buscando o Cristo Crucificado um Pecador com Verdadeiro Arrependimento      A vós correndo vou, braços sagrados,      Nessa cruz sacrossanta descobertos,      Que, para receber-me, estais abertos,      E, por não castigar-me, estais cravados.      A vós, divinos olhos, eclipsados      De tanto sangue e lágrimas cobertos,      Pois, para perdoar-me, estais despertos,      E, por não condenar-me, estais fechados.      A vós, pregados pés, por não deixar-me,      A vós, sangue vertido, para ungir-me,      A vós, cabeça baixa, pra chamar-me.      A vós, lado patente, quero unir-me,      A vós, cravos preciosos, quero atar-me,      Para ficar unido, atado e firme.

Autores do Barroco brasileiro (2) Na poesia: Bento Teixeira – sua obra maior foi “Prosopopéia” (1601).

Autores do Barroco brasileiro (3) Na prosa: Padre Antônio Vieira – escreveu “Sermões” , entre 1679 a 1718.

CURIOSIDADES Pe. Antônio Vieira É a maior expressão do Barroco em Portugal; Veio para o Brasil com 6 ou 7 anos de idade; Sua obra pertence tanto à literatura portuguesa quanto à brasileira.