*CULTURA: coisa da elite? (colere = cultivar = agrícola)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Respeito Pela Diversidade Cultural e os Direitos de Cidadania
Advertisements

MODO DE VIDA? JEITO DE PENSAR? SENTIR-SE PARTE DE UMA ORGANIZAÇÃO?
O SURGIMENTO DA HUMANIDADE ( Silas Guerriero (org.)
Cultura e contracultura
Marketing.
Cultura popular Na escola
Antropologia : Como Ciência e Cultura.
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
COMUNIDADE, CIDADANIA E MINORIAS
Cultura e Ideologia.
Mato Grosso do Sul Artesanato.
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
MUITOS TIPOS DE MÚSICA Dependendo da época e do lugar em que vive o compositor, da sua intenção com a música, dos instrumentos musicais que tem à disposição,
9ºANO – SOCIOLOGIA – RESUMO
CULTURA E FOLCLORE – RESUMO
ENCONTRO DO FOLCLORE E DA CULTURA
O FOLCLORE Folclore é um gênero de Cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração.
O QUE SABER.
CAPITEL DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
Professor Edley
HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE (Shapiro)
CENTRO DE ESTUDOS FOLCLÓRICOS MÁRIO SOUTO MAIOR
A Cultura e os seus Significados
CULTURA POPULAR, CULTURA ERUDITA E CULTURA DE MASSA
Imigrantes Alemães Gabriel E enrico Turma: 42 Professora Marceli.
CONCEITO ANTROPOLOGICO DE CULTURA
CIGANOS: CULTURA, MITOS E VERDADES
Trabalho realizado por:
Músicas de espera com temas de astronomia e folclore
A origem da Cultura Brasileira.
Tribos Urbanas – Ivan Ramalhadeiro – Mário Ferreira
A CULTURA.
SOCIOLOGIA Cultura e sociedade.
A identidade cultural na pós modernidade
L E N D A. AS LENDAS NARRAM ACONTECIMENTOS QUE SE PASSARAM EM TEMPO REMOTO E EM ESPAÇO MARCADO PELA NATUREZA. NELAS, FATOS REAIS E HISTÓRICAS SE MISTURAM.
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS FACULDADE.
CULTURA JURIDICA.
A CULTURA Prof. Lucas Villar
CULTURA ORGANIZACIONAL
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
Antônio Ruas: Professor Universitário – UERGS, Gestão Ambiental Sanitarista - Escola de Saúde Pública Sociedades, culturas e relação com a natureza.
Escola Secundária com 2/3 ciclos Prof. Reynaldo Dos Santos
O Folclore 1- Introdução A palavra folclore vem do inglês antigo, onde “folk” significa povo e “lore” vêm de ciência, sabedoria. O folclore nasce nas manifestações.
O que é FOLCLORE CONCEITOS Ensino do Folclore
Uma das mais importantes manifestações culturais brasileiras
O que é cultura?.
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
História dos Portugueses no Mundo
FOLCLORE Conhecimento do povo, saber popular; tradições e crenças expressas em provérbios, contos, canções, lendas e costumes.
Profª Eliza Harumi Fuji Ratagami
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
Escola: Coopen Série: 4º ano A Aluno: André. Em cada Cultura, há uma enorme riqueza histórica, que deve ser preservada e valorizada. O “outro” deve ser.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Escola: Coopen Série: 4° ano B Aluna: Júlia Oliveira
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
CEJA/CECIERJ Módulo 1 – Unidade 1. É o conjunto de conhecimentos de um povo, transmitidos através de gerações. Estes conhecimentos congregam arte, folclore,
Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo
Escola: Coopen Série: 4º ano Aluna: Maria Clara. Cultura O conceito de cultura pode ser compreendido como um conjunto de ideias, de práticas sociais de.
CULTURA.
O que é FOLCLORE Prof. Msc. Gilberto Santiago Ferreira.
Patrimônio cultural.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Profs : Hélia Maria da Silva Mendes Maria Auxiliadora de Souza Rosane Aparecida Becher Alves Plano de Aula Folclore Alunos.
Mayara T. Santos - Sociologia
A Arte Naif e o patrimônio cultural Um pouco sobre Ponta Negra Bolsistas: Marcelly e Monique.
Patrimônio cultural.
Metodologia em Educação Musical II Musica e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de Música - Vanda Lima Bellard.
Como explicar o mundo?.
Transcrição da apresentação:

*CULTURA: coisa da elite? (colere = cultivar = agrícola) CULTURA X FOLCLORE *CULTURA: coisa da elite? (colere = cultivar = agrícola) -É o conjunto de crenças, regras, da variedade das manifestações artísticas, técnicas, tradições, ensinamentos e costumes produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade.

* FOLCLORE (folk = povo) (lore = saber) -É a cultura do popular tornada normativa pela tradição. Lendas, canções, costumes. (oral, anônimo, aceito, espontâneo, vulgar, funcional).

Os mores culturais *São as bases de uma cultura. Os pilares que sustentam a conservação para a transmissão cultural ou herança social. *Assemelham-se de certa forma as “cláusulas pétreas” de uma Constituição.

Sociedades contemporâneas: encontramos pessoas que contestam certos valores culturais vigentes (mores), opondo-se radicalmente a eles, num movimento chamado de contracultura. A Contracultura é um movimento aberto, claro e com um meta definida: a Sociedade Alternativa.

AS SUBCULTURAS No interior de uma Cultura podem aparecer diferenças significativas, caracterizando a existência de uma Subcultura. a. Subcultura regional: - Comunidades de origem estrangeira. Características: comidas típicas, danças dos países de origem, roupas européias, etc. - italianos e alemães no Sul do país. - japoneses em São Paulo.

b. Relação entre gerações: - Diferenças de visão de mundo entre irmãos de idades diferentes, entre pais e filhos, etc. c. Subcultura juvenil: - São as chamadas tribos urbanas. Se identificam pelos símbolos comuns, como o vestuário e o linguajar que caracterizam o espírito do grupo (identidade cultural). Ex: punks, góticos, skinheads, emos, metaleiros, etc. fim...