Química, Prof. Luiz Antônio Turmas 301 e 302

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aplicações Informáticas A 11º Ano
Advertisements

RAIOS UV EM VC.
Centro Educacional SESI Nº205
Espectrofotometria Graduação em Biotecnologia
CÂNCER DE PELE.
ATIVIDADE BIOLOGIA CARBOIDRATOS - LIPÍDIOS – PROTEÍNAS
PROJETO SAÚDE.
Período Simples e Período Composto
RADIAÇÃO SOLAR.
EQUAÇÕES QUÍMICAS.
Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?
CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS: MÉTODOS NÃO CONVENCIONAIS
Tópico 7: Transferência de Calor por Radiação
Existe mesmo o tal “buraco” na camada de ozônio?
Alunos: Edivilson Rosá
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
Design e Criação de Personagens
COR.
Física e Química – 8º Ano Som e Luz Cláudia Narciso Hugo Pereira
Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?
Introdução aos Sistemas de Controle
3. INTERACÇÃO RADIAÇÃO-MATÉRIA. ESTRUTURA DA ATMOSFERA TERRESTRE
CASA DAS ILUSÕES EXPERIMENTO “x”.
Interação Radiação - Matéria
LICOPENO, UM BENEFÍCIO PARA O NOSSO ORGANISMO
NUTRIÇÃO Profa. Debora Villare 2012.
COLÉGIO FAYAL QUÍMICA ENEM.
A obtenção de energia pela célula
ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PELE
Professor: Diones Charles
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
Teoria da Cor.
A camada de ozônio é uma “capa” formada pela concentração do gás Ozônio (O3) na atmosfera terrestre.
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
A influência da mídia na alimentação
C O R A Automático até acabar o som Prof. Luís pessegueiro.
Prof. M.Sc. Hamilton Ishiki
ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PELE
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Operações com frações (semana 9).
Radiação Utra-violeta, um pouco mais de informação
PROTETOR SOLAR dia in.-nova pele - noturno Silicone Aumenta a resistência á água, dando mais sustentabilidade ao fator de proteção in.-nova.
FILTRO SOLAR- NÃO SAIA DE CASA SEM ELE
Computação Gráfica - Cor
CUIDADOS COM A DIETA A dieta do brasileiro sempre se baseou no arroz com feijão associado a algum tipo de mistura composta por carnes e verduras. Nos últimos.
DICA DE SAÚDE – novembro 2010 COMO COMBATER O DIABETES (03/ 11)

Emissão e absorção de radiação
Ciências Cap. 10 A pele Prof.: Samuel Bitu.
PREVENÇÃO AO CÂNCER DA PELE
Prof. Wosney Ramos de Souza
Entendendo a Pressão Alta.
Creme para Mãos e Colo com FPS 15 TimeWise ®.
Conhecimentos Básicos de Cuidados com a Pele Parte II: Base
Riscos da exposição exagerada do sol
Problemas Ambientais.
16972-Luis Fernando Villa Rios
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
HIGINE E MEDICINA DO TRABALHO
Público Consultoras de Beleza Independentes e Diretoras de Vendas Independentes Mary Kay. Pré-requisito/Conhecimento/Experiência Nenhum Materiais Necessários.
Apresentação da Liga e dos Alunos palestrantes – Informar que haverá tempo para participação e quem quiser fazer perguntas, levantar a mão e depois de.
Calor/ Exposição solar
BRIEFING – 3° ETAPA Matéria: Publicidade e propaganda
Luz e a Biologia.... A Luz e Sua Natureza Corpuscular A luz é conhecida por agir em forma de corpúsculos de energia conhecidos como fótons. Os fótons.
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
Linha solar Mary Kay.
1 Margem Alunos curso Técnico de Enfermagem Nilviane; Ana Jéssic; Fernanda; Jéssica; Raquel; Maria de Lourdes; Natália. A importância F iltro do S olar.
Espectroscopia no Ultravioleta e no visível
LÂMPADA INCANDESCENTE
Transcrição da apresentação:

Química, Prof. Luiz Antônio Turmas 301 e 302 Bronzeadores e Protetores Solares Química, Prof. Luiz Antônio Turmas 301 e 302

Quando o verão se aproxima . . . . . . logo vem a preocupação com a estética do corpo.

Neste contexto, o bronzeamento é indispensável para muitos.

E, muitas vezes, há visíveis exageros.

São importantes, por isso, os bronzeadores e protetores solares.

Todos com muita química!

Considerando a relevância desse tema e a necessidade de que as pessoas estejam bem informadas sobre os riscos da exposição exagerada ao sol, propomos este breve estudo a respeito dos bronzeadores e dos protetores solares, com ênfase à química dos mesmos.

Comecemos, entretanto, abordando alguns aspectos biológicos e físicos relacionados ao assunto. Lá vai!

natural ou artificial, aos raios ultravioleta (UV). O que é bronzeamento? Mudança da cor da pele depois da exposição, natural ou artificial, aos raios ultravioleta (UV).

Como ocorre o bronzeamento? A exposição da pele aos raios UV faz com que melanócitos* produzam mais melanina**. *tipo de célula. ** pigmento que escurece a pele.

Como ocorre o bronzeamento? A melanina é, naturalmente, um protetor solar e reage pela agressão dos raios solares. Portanto, quanto mais escura a pele mais protegida.

Tipos de pele Existe até uma classificação para a pele em função da quantidade de melanina e conseqüente capacidade de bronzeamento.

1 Pessoas como a modelo Ana Hickmannn, de pele muito branca, olhos azuis, sempre se queimam facilmente e nunca se bronzeiam. 2 Xuxa, de pele clara e cabelos claros, tem bronzeamento mínimo e também se queima facilmente.

4 São como Letícia Sabatella 3 O grupo das pessoas brancas normais, como a atriz Cláudia Raia. Queima-se moderadamente. Bronzeia-se natural e uniformemente. 4 São como Letícia Sabatella pessoas de pele morena clara, cabelos castanho- escuros e olhos escuros, queimam-se pouco e bronzeiam-se.

6 Pessoas moreno- escuras e negras, como Isabel Fillardis, 5 Pessoas morenas, como Camila Pitanga, raramente se queimam e se bronzeiam muito. 6 Pessoas moreno- escuras e negras, como Isabel Fillardis, não se queimam e dificilmente se bronzeiam.

Raios ultra Violeta (UV) São emissões eletromagnéticas (ondas), de comprimento variando 100nm a 400nm, não sendo visíveis ao olho humano.

Raios ultra Violeta (UV)

Raios ultra Violeta (UV)

Raios ultra Violeta (UV) A radiação UV é dividida em três tipos diferentes, como é descrito na tabela a seguir, juntamente com seus efeitos característicos.

INTERVALO DO COMPRIMENTO DE ONDA (nm) Raios ultra Violeta (UV) DESCRIÇÃO INTERVALO DO COMPRIMENTO DE ONDA (nm) EFEITO COMUM UVA 320 - 400 BRONZEADO UVB 280 - 320 QUEIMADURA DE PELE UVC 100 - 280 GERMICIDA

A química dos “bronzeadores” O uso de loções para banho de sol é muito comum atualmente. Muitos usam esses produtos com a finalidade de obter tom bronzeado e não para evitá-lo.

A química dos bronzeadores Acontece que, ao contrário da crença popular, a maioria das loções solares diminui o bronzeamento. São, na verdade, “protetores solares”.

A química dos bronzeadores Existem, contudo, algumas loções bronzeadoras ou simplesmente “bronzeadores”, à base de di-hidroxipropanona. Este composto reage com a pele, tornando-a parda, mas seu efeito dura uma ou duas semanas no máximo.

Di-hidroxipropanona Perceba que se trata de uma cetose (glicídio) de três carbonos.

Salente-se que a di-hidroxipropanona não protege contra as queimaduras solares.

A química dos bronzeadores Há alguns “bronzeadores” que possuem em sua composição um pigmento natural, à base de bixina, um corante lipossolúvel, retirado do urucum (Bixa orellana). Há muito conhecido pelos nossos índios por uru-ku, significando vermelho, é um betacaroteno usado também na alimentação.

Repare nos grupos funcionais “éster” e “ácido carboxílico, Bixina Repare nos grupos funcionais “éster” e “ácido carboxílico, além das várias insaturações, responsáveis pela reflexão de luz (vermelho intenso). Bixa orellana (urucum) Pinturas de guerra com “bixina”.

Onde está a proteção dos bronzeadores Onde está a proteção dos bronzeadores? As loções bronzeadoras contêm ainda óleos ou lanolina que amaciam e servem como emolientes (diminuem a inflamação provocada pelas queimaduras).

Lanolina “Éster” de “ácido carboxílico” e álcool” de cadeias longas. H3C – (CH2)24 – C \ O – (CH2)33 – CH3 Cera de lanolina presente na lã dos carneiros.

A química dos protetores solares Deixando de lado um pouco a “estética” e pensando mais na saúde, lembremo-nos que há as substâncias bloqueadoras da passagem de raios ultravioleta(UV) e que ajudam a evitar, além das queimaduras comuns, o câncer de pele.

A química dos protetores solares Os mais comuns desses protetores solares são ácido para-aminobenzóico (PABA), ácido salicílico, ácido cinâmico e seus derivados.

PABA Para-aminobenzóico (PABA) ou vitamina H1 Note os grupamentos “ácido carboxílico” e “amina”. Eficiente na proteção ao sol, mas apresenta toxicidade em potencial.

Ácido salicílico De função mista (“ácido carboxílico” e “fenol”), apresenta potencial tóxico também.

Ácido cinâmico É um “ácido carboxílico” com menor potencial tóxico. É, ainda, muito usado em protetores solares.

A química dos protetores solares Como o mercado exige novidades, os protetores mais tradicionais vêm sendo substituídos pela benzofenona, de baixo potencial de tóxico.

Benzofenona E uma “cetona”, daí o nome benzofenona. Em alguns bronzeadores vem associada ao PABA.

A química dos protetores solares Saliente-se que ainda não está bem claro para os cientistas se é UV-A ou UV-B que causam câncer de pele (melanomas). Recomenda-se, por isso, protetores que tenham em sua composição bloqueadores para UV-A e UV-B.

A química dos protetores solares Também a presença do ácido retinóico, muito presente nos protetores solares, é considerado importante, pois dilata os capilares da pele, o que aumenta a produção de colágeno,atribuindo-lhe elasticidade e maciez.

Ácido retinóico O ácido retinóico é “ácido carboxílico”, sendo participante no processo de formação de colágeno. O colágeno é uma macromolécula de proteína. Forma tendões e cartilagens.

A química dos protetores solares Recentemente, com objetivo de proteger a pele contra os efeitos dos UV, a maioria dos protetores passou a absorver radiações com comprimentos de onda entre 280 e 320nm.

A química dos protetores solares Essa faixa de UV é denominada UV-B e é a principal causa de queimaduras solares. Sua maior intensidade é verificada entre 10h e 16h.

A química dos protetores solares É por isso que o horário adequado para quem quiser tomar banho de sol é antes das *10h e depois das 16h. *11h e 17h no horário de verão.

Queimaduras acontecem principalmente devido à desconsideração da relação existente entre o tipo de pele e o não uso ou uso inadequado de protetor, exposição ao sol em horários impróprios e o tempo de exposição.

A química dos protetores solares A relação entre o tempo de exposição e o objetivo de evitar queimaduras com protetor solar e sem ele é denominada fator de proteção solar ou simplesmente FPS.

A química dos protetores solares Um FPS 4, por exemplo, significa que a pessoa pode ficar 4 vezes mais tempo exposta ao sol, sem o protetor solar.

A química dos protetores solares Quanto mais clara for a pele e quanto maior o tempo de exposição, como regra geral, deverá ser o fator de proteção, podendo chegar ao FPS 50!

A química dos protetores solares Há cientistas, porém, que crêem que protetores com FPS acima de 15 sejam ineficientes. São chamados “bloqueadores solares” e não simplesmente “protetores solares”.

Concluindo Encerrando essa apresentação, queremos deixar algumas “dicas”. . .

Escolha bem. 1. O filtro solar deve oferecer proteção contra UVA e UVB Escolha bem . . . 1. O filtro solar deve oferecer proteção contra UVA e UVB. 2. Prefira um tipo resistente à água, mas há limite de resistência. 3. Opte por protetores sem fragrância ou corantes. Isso diminui o risco de fotoalergias.

Na praia ou na piscina . . . 1. O produto deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição. 2. Reaplique-o sempre que você sair da água, e com a freqüência indicada na embalagem do produto que você estiver usando.

Veja o fator de proteção adequado. 1 Veja o fator de proteção adequado . . . 1. Quanto mais clara for a pele, maior deverá ser o fator de proteção. 2. Não fique torrando sob o sol: não deixe a vaidade estragar sua saúde.