Ministério da Educação Universidade Federal do Pampa Campus Alegrete

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Universidade sem Fronteiras
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
Semana Pedagógica - Julho/2011
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
Bacharelado em Sistemas de Informação
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Curso de Engenharia de Computação
NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS:
Banco de Dados (BAN-TSI)
Questionário de Avaliação Institucional
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
APS – Análise e Projeto de Sistemas
Luci Mendes Bonini Maurício Chermann
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
O que você pode fazer para reduzir a evasão
UNIP/Brasil Maior IES – Instituição de Ensino Superior do país
Recursos de Informática aplicados à formação acadêmica
Programação de Computadores I Apresentação da Disciplina Prof. André Renato 2º Semestre / 2012.
Introdução à Computação Departamento de Informática PUC-Rio
Introdução à Computação
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
Tipos de Tutoria.
Curso Tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 1
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
Universidade Federal do Amapá
Trabalho de conclusão de curso
Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Disciplina: Estágio Supervisionado I
OBJETIVOS Objetivo Geral
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Introdução a Engenharia de Alimentos
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
Missão do IFAM Promover com excelência a educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Plano de Desenvolvimento Anual.
Campus de Caraguatatuba
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Apresentação da Disciplina Inteligência Artificial/Computacional
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Trabalho de conclusão de curso
Introdução a Engenharia de Alimentos
Apresentação da Disciplina
DADOS DO CURSO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Universidade Federal de Itajubá
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Projeto Avaliação Institucional 2010 FEOL – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA OLIVEIRA/MG.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Trabalho Interdisciplinar e Projeto Aplicado
Transcrição da apresentação:

Ministério da Educação Universidade Federal do Pampa Campus Alegrete Curso de Engenharia de Software

Contexto para criação; Dados do curso; Aprendizagem baseada em problemas; Organização do curso; Horário de aulas Avaliações; Avisos;

Contexto Novo curso de graduação Proposta de ensino diferenciada Projeto Institucional (Política de Ensino – Obj. 1) Professores comprometidos Proximidade com o cotidiano da computação – resolução de problemas Novo curso de graduação: 4º curso em Engenharia de Software do país Demanda de mercado por profissionais com o perfil Por que estou aqui? Curso novo Nova proposta de ensino Professores engajados com a ideia Proximidade com o dia-a-dia da computação (resolução de problemas) Incentivo no Projeto Institucional (PI): POLÍTICA DE ENSINO Objetivo 1 - Articular as atividades de ensino, pesquisa e extensão como bases da formação acadêmica. Estratégias: 1. estímulo à adoção de metodologias de ensino por projetos, com caráter interdisciplinar; Tradicional X ideias do PBL Como fizemos

Fragmento do Projeto Institucional POLÍTICA DE ENSINO ... estímulo à adoção de metodologias de ensino por projetos, com caráter interdisciplinar;

Dados do Curso Curso Engenharia de Software Titulação Bacharel em Engenharia de Software Duração 4 anos (8 semestres) Coordenação Coordenador: Prof. Cleo Zanella Billa cleobilla@unipampa.edu.br Vice-coordenador: Prof. Daniel Welfer danielwelfer@unipampa.edu.br Contato engenharia.software@alegrete.unipampa.edu.br

ABP - Conceito Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem Based Learning (PBL) abrange diferentes enfoques do ensino e da aprendizagem*: Resolução de problemas (ABP) Resolução de problemas por meio do trabalho com projetos (ABPOP) *Stig Enemark e Finn Kjersdamm – Universidade Aalborg, Dinamarca Conceitos didáticos baseados somente na resolução de problemas Ou conceitos que combinem os cursos tradicionais com resolução de problemas por meio do trabalho com projetos.

ABP - Modelo adotado Modelo ilustra a mudança cultural – projeto é o centro do ambiente de aprendizagem. O projeto é o foco e as disciplinas possuem a função de suporte ao projeto. Projeto Disciplina Este modelo caracteriza a mudança no processo de repensar o currículo: priorizar o projeto e posteriormente definir as disciplinas que facilitarão os objetivos da aprendizagem, bem como o rendimento que se espera do aluno. Disciplina Disciplina

ABPOP – Atitudes de Projeto Criar clareza a partir da complexidade Focar em Valores Humanos Mostrar Não falar Ser experimental e experiencial Ser atento ao processo como um todo Ir logo para a ação Colaborar além das fronteiras do conteúdo Reinhold Steinbeck (Stanford U.) e Dan Gilbert (Learning Innovations)

ABP - Modelo Geral Modelo do espaço de ensino e aprendizagem da ABP no semestre*: Projeto 50% Disciplinas que não apoiam o projeto Disciplinas que apoiam o projeto 25% A linha pontilhada simboliza a unidade de projeto e resume a coerência entre este e as disciplinas. Embora as disciplinas não vinculadas ao projeto não o apoiem diretamente, são úteis para os grupos que queiram aproveitar seu conteúdo no trabalho de projeto. (pág 66 livro) *Modelo padrão de ABP da Universidade de Aalborg, Dinamarca

Organização do curso de Engenharia de Software Metodologia: ABPOP – Aprendizagem Baseada em Problemas Orientada a Projetos. Princípio: são definidas as competências esperadas e não conteúdos. Definição: projetos que nortearão o aprendizado durante o curso são definidos a partir das habilidades e competências esperadas do egresso. (POPBL – Project Oriented Problem Based Learning)

Organização do curso de Engenharia de Software Semestre: o Projeto e as disciplinas que apoiam o projeto possuem duas fases. Trabalho com Projeto: grupos de 5 ou 6 alunos. Professores/tutores: cada grupo possui um tutor. Pressuposto: encontros periódicos entre os docentes envolvidos.

Organização do curso de Engenharia de Software O primeiro semestre: Resolução de Problemas I (8) Introdução à Ciência e Tecnologia (2) Lógica Proposicional (2) Fund. Matemática Discreta (2) Prática em Ambientes Computacionais (2) Algoritmos e Programação (4)

Organização do curso de Engenharia de Software Projetos em cada semestre: 1º Semestre 2º Semestre 3º Semestre 4º Semestre Construção Modelagem e Projeto Análise e Validação 5º Semestre 6º Semestre 7º Semestre 8º Semestre Processo, evolução, qualidade e gerenciamento de software Prática profissional e projeto guarda-chuva Os projetos definidos são para dar ênfase às fases da engenharia de software.

Horários do Primeiro Semestre Disciplinas x Docentes x Salas: Disciplina Docente Local Lógica Proposicional Alessandro Boff de Oliveira Sala 205 Prática em Ambientes Computacionais Cristiano Tolfo Laboratório 03 Fundamentos de Matemática Discreta Ewerson Carvalho Resolução de Problemas I Vanessa Vieira Algoritmos e Programação Sam Devincenzi Introdução à Ciência e Tecnologia Sala 101

Horários do Primeiro Semestre – 1ª fase   Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado 08:30 09:30 10:30 Introdução a Ciência e Tecnologia; Cristiano Tolfo. S101. 11:30 18:30 Fundamentos de Matemática Discreta; Ewerson Carvalho. S205. Resolução de Problemas I; Vanessa Vieira. Lab03. Lógica Proposicional; Alessandro Bof de Oliveira. S205 19:30 20:30 Algoritmos e Programação; Sam Devincenzi. Lab03. Práticas em Ambientes Computacionais; Cristiano Tolfo. Lab03. 21:30

Horários do Primeiro Semestre – 2ª fase   Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado 08:30 09:30 10:30 Introdução a Ciência e Tecnologia; Cristiano Tolfo. S101. 11:30 18:30 Resolução de Problemas I; Ewerson Carvalho. Lab03. Resolução de Problemas I; Vanessa Vieira. Lab03. Resolução de Problemas I; Vanessa Vieira e Cristiano Tolfo. Lab03. Resolução de Problemas I; Alessandro Bof de Oliveira. Lab03. 19:30 20:30 Algoritmos e Programação; Sam Devincenzi. Lab03. Resolução de Problemas I; Ewerson Carvalho e Márcia Cera. Lab03. Práticas em Ambientes Computacionais; Cristiano Tolfo. Lab03. 21:30

Organização do curso de Engenharia de Software Avaliações: Avaliação de Desempenho Semestral do Curso de Engenharia de Software (ADeS-ES); Composição das notas de cada disciplina: Avaliações da disciplina + o percentual da nota que será composta pela ADeS-ES (10%-50%); em Resolução de Problemas I: Avaliações dos relatórios de projeto de cada grupo (vários níveis); ADeS-ES: complemento da nota. AVALIAÇÕES: 1ª fase: a forma da avaliação é definida pelo professor, mas uma parte (percentual mínimo de 10% e máximo de 50%) da nota da disciplina obrigatória (isto é, as que não são DCGs) deve ser a Avaliação de Desempenho Semestral do Curso de Engenharia de Software. 2ª fase: prova geral incluindo todo o conteúdo do semestre: Avaliação de Desempenho Semestral do Curso de Engenharia de Software. MC propõe HADES (Avaliação de Desempenho semestral de Engenharia de Software) ou ADeS-ES (Avaliação de Desempenho Semestral de Engenharia de Software). Prefiro HADES, porque Hades, filho de Cronos e de Réia, irmão de Zeus e Poseidon, era um deus de poucas palavras e seu nome inspirava tanto medo que as pessoas procuravam não o pronunciar. Era descrito como austero e impiedoso, insensível a preces ou sacrifícios, intimidativo e distante.

Onde buscar informações: Página do curso: URL: htttp://cursos.unipampa.edu.br/cursos/engenhariadesoftware/ Horários, PPC, Grade Curricular etc. Página do Campus Alegrete: URL: http://porteiras.unipampa.edu.br/alegrete/ Email de professores, notícias, eventos etc. Página da UNIPAMPA: URL: http://www.unipampa.edu.br/portal/ Projeto institucional, calendário acadêmico, normas gerais da UNIPAMPA, notícias, eventos etc.

Infraestrutura: Novo prédio: Laboratórios: só cadeiras (pronto em  3 semanas) Ar condicionado:  3 meses Biblioteca: Novas instalações: A partir do dia 14/03

Importante: Problemas e/ou dúvidas: Páginas do curso, UNIPAMPA Secretaria Acadêmica (formulários, normas UNIPAMPA) Coordenação de curso (requisições, normas do curso): Cleo Billa (sala 311) Coordenação acadêmica: Alessandro Girardi (sala 314)

Estudando numa Universidade Federal: Dedicação, compromisso, responsabilidade: Não é ensino médio ou fundamental Espera-se que o aluno seja responsável, dedicado e tenha iniciativa Conheça as regras Cumpra prazos Estude fora do horário das disciplinas Procure livros na biblioteca e/ou outras fontes Espera-se que o aluno exija os seus direitos e respeite os direitos dos outros alunos, professores, técnicos, etc.

O curso de Engenharia de Software Ótimo início de semestre!