Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouStefany Jacome Alterado mais de 9 anos atrás
1
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo 2011-01
2
Page 2 CPA – 2011/01 A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pela condução do processo de avaliação institucional interna. A sua finalidade é contribuir com a avaliação externa realizada anualmente pelo MEC. Ela procura ainda, identificar as potencialidades e fragilidades da FATEPI/FAESPI, além de propor alternativas para a melhoria de qualidade destas instituições. Apresentação da CPA
3
Page 3 CPA – 2011/01 Implementar o processo de avaliação das faculdades FATEPI/FAESPI em caráter institucional e integrado, em sincronia com as diretrizes, critérios, estratégias e instrumentos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES e em consonância com as diretrizes, princípios, padrões, indicadores e critérios definidos pelas referidas instituições no exercício de sua autonomia. Objetivo Geral
4
Page 4 CPA – 2011/01 O processo avaliativo compreende estudos, realização de entrevistas, análise documental, aplicação de instrumentos quantitativos e qualitativos e tem como foco a avaliação das diferentes dimensões institucionais: missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); a política para o ensino, pesquisa e pós-graduação; a responsabilidade social; a comunicação com a sociedade; a política de pessoal e de carreira do corpo docente e técnico-administrativo; a organização e gestão da instituição; a infra-estrutura física; o planejamento e avaliação; a política de atendimento a estudantes e egressos. Metodologia
5
Socialização dos Resultados Período Letivo 2011/1
6
Page 6 CPA 2011/01 Números O processo de avaliação foi iniciado no dia 13 de junho e finalizado em 30 de junho. Foram distribuídas mais de 700 senhas de acesso ao sistema de avaliação. Participaram 589 alunos dos 4 cursos de graduação das faculdades FATEPI e FAESPI. -Direito, Fonoaudiologia, Sistemas de Informação e Pedagogia Informações Gerais Quem e o quê foram avaliados? Grupo Avaliador: ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO; Grupo Avaliado: DISCIPLINAS, PROFESSORES e FÓRUM ACADÊMICO;
7
Page 7 CPA 2011/01 Houve queda do número de votantes comparado com a avaliação de 2010-02. A avaliação concorreu com o Fórum Acadêmico e Final do Período Letivo. Foram registrados problemas quanto a disponibilidade do sistema e do laboratório. Comparativo com a avaliação 2010-02
8
Page 8 CPA 2011/01 Aspectos avaliados para o Fórum Acadêmico Acesso ao local de abertura do Fórum Acadêmico Articulação da equipe organizadora do Fórum Acadêmico Comunicação, objetividade e clareza dos Palestrantes/Professores do Fórum Acadêmico Conhecimento demonstrado pelos docentes sobre os temas apresentados no Fórum Acadêmico Forma de Inscrição do Fórum Acadêmico Instalações físicas (salas e locais das atividades) do Fórum Acadêmico Metodologia e material didático dos palestrantes/professores do Fórum Acadêmico Qualidade dos recursos audiovisuais utilizados no Fórum Acadêmico Satisfação com a Secretaria (Recpção e Atendimento) do Fórum Acadêmico Sobre a Conferência Magna do Fórum (palestra de abertura) Sobre o tema central do Fórum (Formação Profissional: saberes e fazeres necessários à sociedade contemporânea) Sobre os conhecimentos interdiciplinares trabalhados no Fórum Alunos avaliam o Fórum Acadêmico
9
Page 9 CPA 2011/01 Aspectos avaliados para o Fórum Acadêmico com notas Alunos avaliam o Fórum Acadêmico Conhecimento demonstrado pelos docentes sobre os temas apresentados no Fórum Acadêmico3,43 Comunicação, objetividade e clareza dos Palestrantes/Professores do Fórum Acadêmico3,42 Sobre o tema central do Fórum (Formação Profissional: saberes e fazeres necessários à sociedade contemporânea)3,40 Sobre os conhecimentos interdiciplinares trabalhados no Fórum3,37 Sobre a Conferência Magna do Fórum (palestra de abertura)3,27 Metodologia e material didático dos palestrantes/professores do Fórum Acadêmico3,22 Qualidade dos recursos audiovisuais utilizados no Fórum Acadêmico3,18 Articulação da equipe organizadora do Fórum Acadêmico3,05 Acesso ao local de abertura do Fórum Acadêmico3,01 Instalações físicas (salas e locais das atividades) do Fórum Acadêmico3,01 Forma de Inscrição do Fórum Acadêmico3,00 Satisfação com a Secretaria (Recpção e Atendimento) do Fórum Acadêmico2,93 Avaliação Geral: Entre BOM e ÓTIMO Média 3,19
10
Page 10 CPA 2011/01 Avaliação do Fórum Acadêmico (% Geral)
11
Page 11 CPA 2011/01 Avaliação do Fórum Acadêmico (% FATEPI) DIREITO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
12
Page 12 CPA 2011/01 Avaliação do Fórum Acadêmico (% FAESPI) FONOAUDIOLOGIA PEDAGOGIA
13
Page 13 CPA 2011/01 Avaliação do Fórum Acadêmico – Comparativo por Curso
14
Page 14 CPA 2011/01 Aspectos avaliados para Disciplinas e Professores Apresenta proposta de trabalho para o desenvolvimento da disciplina - Plano da Disciplina. Demonstra clareza, organização e seqüência lógica nos conteúdos ministrados. É pontual no início e término do período das aulas que ministra. Esclarece sobre o significado e a importância da disciplina para o curso. Estabelece, de forma clara, os critérios de avaliação da disciplina. Evidencia domínio do conteúdo da disciplina que ministra. Faz análise dos resultados da avaliação como oportunidade da aprendizagem e de retomada dos conteúdos. Utiliza instrumentos de avaliação compatíveis com os objetivos e os conteúdos ministrados. Alunos avaliam Disciplinas e Professores
15
Page 15 CPA 2011/01 Aspectos avaliados para Disciplinas e Professores com notas Alunos avaliam o Fórum Acadêmico Evidencia domínio do conteúdo da disciplina que ministra3,68 Esclarece sobre o significado e a importância da disciplina para o curso3,66 Estabelece, de forma clara, os critérios de avaliação da disciplina.3,65 Utiliza instrumentos de avaliação compatíveis com os objetivos e os conteúdos ministrados.3,65 Faz análise dos resultados da avaliação como oportunidade da aprendizagem e de retomada dos conteúdos.3,63 É pontual no início e término do período das aulas que ministra.3,58 Demonstra clareza, organização e seqüência lógica nos conteúdos ministrados.3,56 Apresenta proposta de trabalho para o desenvolvimento da disciplina - Plano da Disciplina.3,55 Avaliação Geral: Entre (MUITO) BOM e ÓTIMO Média 3,62
16
Page 16 CPA 2011/01 Avaliação de Disciplinas e Professores (% Geral)
17
Page 17 CPA 2011/01 Avaliação de Disciplinas e Professores (% FATEPI) DIREITO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
18
Page 18 CPA 2011/01 Avaliação de Disciplinas e Professores (% FAESPI) FONOAUDIOLOGIA PEDAGOGIA
19
Page 19 CPA 2011/01 Avaliação de Disciplinas e Professores Comparativo por Curso
20
Page 20 CPA 2011/01 Direito: -Maior: 3º BLOCO B; -Menor: 7º BLOCO B. Fono: -Maior: 5º BLOCO -Menor: 2º BLOCO. Pedagogia: -Maior: 6º BLOCO -Menor: 2º BLOCO. Sistemas: -Maior: 2º BLOCO -Menor: 7º BLOCO. Satisfação dos alunos com Disciplinas e Professores por BLOCO
21
Page 21 O sistema de avaliação instituicional das faculdades FATEPI e FAESPI é um produto do Núcleo de Tecnologia da FATEPI (NUSIF). Desenvolvido por Madson Viana sob orientação do professor Ellen Gera de Brito Moura. www.fatepi.com.br Coordenação: Profª Valdirene Pinheiro Dias Representantes docentes: Rochele Juliane Lima Firmeza. Lígia Damasceno Cronemberger Neiva. Lizard Monte Batista. Representante dicente: Elaine Vieira. Representante da comunidade: Pe. Nilton. E-Mail: cpa@fatepi.com.br CPA 2011-01
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.