Profº Fredy Bezerra Carneiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Par Trançado e Cabo Coaxial
Advertisements

ATENÇÃO Material Construído e Idealizado por Bruno Catiari
Redes de computadores Meios de transmissão.
Infra-Estrutura de Redes

Redes de computadores I
Redes de Computadores Cabamento e Topologia
CABO COAXIAL.
Fundamentos de Redes de Computadores
Aula 2 TOPOLOGÍAS.
CURSO DE REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: CABEAMENTO ESTRUTURADO
CURSO DE REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: CABEAMENTO ESTRUTURADO
Meios Físicos para Redes (Cabeamento)
Topologias de Rede.
SINAL = DADO CONVERTIDO EM SINAL ELÉTRICO, ÓPTICO OU ELETROMAGNÉTICO
Infra-Estrutura de Redes
Professor Victor Sotero
Apresentação PowerPoint
Faculdade Pitágoras Cursos Tecnólogos
Meios de Transmissão Com Cabeamento.
Meios físicos de Transmissão de Dados
Introdução ao Cabeamento Estruturado
Departamento de Tecnologia Eletro-eletrÔnica
Professor Rafael Silva Aula 6
Cabeamento por “PAR TRANÇADO”
Visão Geral de Meios de Transmissão
Infraestrutura de Redes Locais
Prof. Djamel Sadok Assistentes: Rafael Aschoff Breno Jacinto
Mídias de transmissão UC: Laboratório de Redes I
Aula 5 - Redes de Computadores – Parte 2
Trabalho realizado por: Christophe do Real Nº8
Cabeamento Estruturado
Cabeamento Estruturado
Redes de Computadores - RC
Aula – 09/10/12 – Redes de Computadores e Telecom
Cabeamento para Rede de Computadores
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
ARQUITETURA DE COMPUTADORES
Disciplina: Princípios de Redes de Computadores Parte 1
Aula 5 – Introdução ao cabeamento estruturado
Visão Geral de Meios de Transmissão
Tecnologia.
CCNA 1 – Teste de Cabos.
Hardware de Rede Aula 3 Willamys Araújo.
Meios de Transmissão.
Meios Físicos para Redes (Cabeamento)
Cabeamento Estruturado
Cabeamento Estruturado
C ABEAMENTO E STRUTURADO Vitor Monteiro de Barros 2014.
REDE DE COMPUTADORES.
Redes de Computadores Aula 5
Mídias de transmissão rr-09-r.01 UC: Redes de Computadores Docente: Prof. MSc. Rafael Rodrigues.
Cablagem.
7/4/2015 Instrutor: Mauricio Stasiak Orloski REDES Capítulo 02 Conexões e Configurações.
REDES DE COMPUTADORES II
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Introdução rr-09-r.01 UC: Laboratório de Redes I Docente: Prof. MSc. Rafael Rodrigues.
Cabeamento Estruturado
SUPERIOR EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES Aula /08/2014 Professor Leomir J. Borba- –
Introdução a Redes de Computadores Cabeamento
Cabos e Conectores – Meios Físicos
Colégio Agrícola Redes – Cabo de Fibra Óptica “José Bonifácio”
CABOS Trabalho realizado por: Mariana Costa nº14 Patrícia Carmo nº17.
Jackson Eduardo da Silva
Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Equipamentos de ligação de redes Os que permitem aos computadores não ficarem isolados.
Fundamentos de Redes Meios ligados: Cobre Fibra Óptica
Equipamento de Rede/Comunicação 1.Introdução às Redes 2.Tipologias de Rede 3.Cablagem 4.Placas de Rede 5.Modems 6.Hubs e Switches 7.Router.
Camada Física – Meios Físicos de Transmissão de Dados Prof. Luiz Paulo de S. Medeiros Redes de Computadores.
 Um padrão de baixo custo;  Escalável;  Independente do meio;  Pensada para uso em redes locais;
Optativa Cabeamento estruturado e fibras ópticas
Transcrição da apresentação:

Profº Fredy Bezerra Carneiro REDES DE COMPUTADORES CABEAMENTO DE REDES Profº Fredy Bezerra Carneiro Abril de 2008

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES Cabo coaxial Não utilizado em cabeamento estruturado. Impedância de 50 (RG-58 ou RG-8). Cabo coaxial para antenas de TV/FM (75 ). Mantêm a impedância ao longo do comprimento. Apresentam maior imunidade a ruídos, sendo muito utilizados no passado. Versão fina (thin até 185m) e grossa (thick até 500m).

CONECTORES PARA CABOS COAXIAIS

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES Cabo metálico par trançado UTP significa unshield twisted pair, par trançado não blindado. Não blindado significa não imune a interferências eletro-magnéticas. O segmento de cabo instalado não deve superar 90m. Pode ser utilizado como backbone (sugere-se utilizar fibra óptica).

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES Cabo metálico par trançado Devem estar afastados de fontes de EMI e RFI, tais como: motores elétricos, elevadores, transformadores, impressoras laser, fotocopiadoras, cabos de potência elétrica, máquinas de solda elétrica, reatores. Não devem ser emendados. Não devem ser reaproveitados de outra instalação. Podem acompanhar cabos de potência na calha, desde que haja separação física (não recomendo) e i <20 A.

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES Cabo metálico par trançado A função do cabo é distribuir o sinal de rede no backbone e no cabeamento horizontal ou rede primária. A sinalização é digital, por isso o sinal é sensível a ruídos. Quando utilizados como cordão de ligação (patch cords) não devem ter comprimento superior a 5 m. Os patch cords e line cords devem ser construídos por empresa e com cabos flexíveis.

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES Cabo metálico par trançado Os cabos STP possuem blindagem contra EMI e RFI. A blindagem é uma malha metálica ou uma folha de cobre que envolve os pares do cabo. Alguns cabos STP possuem blindagem para cada par e para o conjunto de 4 pares. A blindagem deverá ser aterrada caso contrário, será utilizada como antena e interferirá no sinal.

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES Cabo metálico par trançado O cabo de par trançado consiste em dois fios de cobre isolados e trançados entre si para produzir um efeito de cancelamento de correntes indesejadas, protegendo de interferências externas. São 4 pares no cabo. Quanto menor for o passo de trancamento mais próximos serão os valores das correntes induzidas nas duas espiras adjacentes, produzindo a neutralização da influência dos campos magnéticos.

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES Cabo par metálico trançado O trançamento primário: cada par é trançado entre si, com passos diferentes entre cada par. O trançamento secundário: é o trançamento aplicado a todos os pares de um mesmo cabo de pares. O raio de curvatura mínimo para cabeamento horizontal é de 4 x o diâmetro do cabo. O raio de curvatura mínimo para cabeamento vertical é de 10 x o diâmetro do cabo.

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES Cabo metálico par trançado Os pares são isolados por uma ou mais camadas protetoras formando o cabo de par trançado. Para redes de computadores estruturadas são utilizados os cabos com 4 ou 25 pares. Cabos não blindados possuem impedância de 100  Cabos blindados possuem impedância de 150  Os cabos ScTP (Screened Twisted Pair) possuem impedância de 100 .

CONECTORES PARA CABOS METÁLICOS PAR TRANÇADO

CABEAMENTO DE REDES Cabo de par trançado:

CABEAMENTO DE REDES Cabo de par trançado:

CABEAMENTO DE REDES Cabo coaxial:

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES Cabo metálico par trançado A técnica de transmissão utilizada em cabos de par trançado é chamada de transmissão balanceada, porque o sinal é transmitido em cada condutor com polaridade invertida Isso faz com que o ruído absorvido ao longo do percurso dos condutores sejam anulados quando o sinal for recomposto.

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES Cabo metálico par trançado Estress no cabo: É o tratamento inadequado no cabo par trançado. O cabo deve ser instalado a medida em que se retira da embalagem. O cabo não deve ser torcido nem dobrado Não deve receber nós nas extremidades nem no corpo. Não devem ser comprimidos em sua estrutura nem longitudinalmente.

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES Cabo metálico par trançado Estress no cabo: A tração máxima recomendada é de 11,3 kgF. Se sobrou cabo depois de retirado da embalagem, devem ser bobinados adequadamente. Não devem ser enrolados na mão ou no braço. Ao lançar muitos cabos em um duto, lança-los de uma só vez. Respeitar o limite de capacidade do duto ou calha.

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES Cabo metálico par trançado Estress no cabo: Não utilizar materiais químicos para facilitar o deslize do cabo no duto. Observar que os dutos não podem ter umidade excessiva. Cuidado com o calor próximo aos cabos Cuidado com rebarbas nos dutos e calhas.

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES Cabo metálico par trançado Estress no cabo: Cuidado com abraçadeiras para não apertar demais os cabos agrupados. O cuidado com o cabo começa na escolha do fabricante e da loja. Inclui: transporte, armazenamento, manipulação (não pisar, não puxar, não empurar, não torcer, não dá nó, não aquecer, não reaproveitar).

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES Cabo metálico par trançado Características elétricas: Impedância: é a soma fasorial de das resistências, capacitâncias e indutâncias dos cabos. Para a cat. 5e o valor é de 100 +/- 15% de 64 a 100 MHz. Atenuação: é a diferença entre a potência de entrada e a potência de saída no cabo. Medida em dB. Paradiafonia: medida do nível de interferência entre os pares dos cabos.

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES Cabo metálico par trançado Características construcionais: Bitola de 24 AWG isolados com termoplásticos; Os passos de cada par são diferentes e pré-determinados; 28 kg por km de extensão

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES Cabo metálico par trançado CATEGORIA 3 Testado até 16 MHz 5e Testado até 100 MHz 6 Testado até 250 MHz 7 Testado até 600 MHz

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES

CABOS METÁLICOS: ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES