Irene Marchesan Turma 1977.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

QUEM É O FONOAUDIÓLOGO? FONOAUDIÓLOGO é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas.
O QUE É FONOAUDIOLOGIA ? "A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento,
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Artigos!!! Não mordem!!! M.Sc. Simone Canuto.
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
O uso do Lato Sensu como nucleador da pesquisa e Pós- Graduação estruturada Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação.
Metodologia Científica CEPEA. Sistema de Pós-graduação no Brasil: Metodologia Científica Pós-Graduação Lato-sensu Stritu-sensu.
ENVENTOS NACIONAIS PRÊMIOS.
Apresentação do Professor Arnoldo Schmidt Neto
COLEGIADO DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA
Ao contrário do que você pensa:
SILVIA FRIEDMAN Fonoaudióloga PUCSP – 1974
Curso de Docência Universitária
Jaime Luiz Zorzi Turma 1976.
Amparo Legal da Rede Estruturada pelo Instituto Euro- americano de Educação e Motricidade Humana. Estruturada pelo Instituto.
Trajetória profissional Claudia Perrotta
Susana Pimentel Pinto Giannini
Ramo Estudantil Universidade Federal de Santa Catarina São Paulo, 27 de março de 2011 Rafael Mendes.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
Lucia Masini Fonoaudióloga
MARIA LAURA WEY MÄRTZ Fonoaudióloga desde 1979, com experiência em terapia, docência e assessoria. Atua principalmente nas seguintes áreas: voz, linguagem.
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
Clay Rienzo Balieiro PUC-SP Curso de Fonoaudiologia 1970 – 1972 Professora Associada do Curso de Fonoaudiologia 1981 até 2009.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Kathryn M. P. Harrison
Outorgado pelo Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins - CELPCYRO.
DEPARTAMENTO DE MOTRICIDADE E FUNÇÕES OROFACIAIS
LESLIE PICCOLOTTO FERREIRA – TURMA FORMAÇÃO MESTRADO – LINGUISTICA APLICADA AO ENSINO DE LINGUAS – PUC-SP (1981)MESTRADO – LINGUISTICA APLICADA.
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
MARCUS VINICIUS BATISTA NASCIMENTO
Anquiloglossia familial e funções orofaciais
Fernanda Bastos de Andrade Balieiro
ANDRÉA MEDEIROS Fonoaudióloga – Formada PUC-SP
FRENULO LINGUAL: MODIFICAÇÕES PÓS-FRENECTOMIA RESULTADOS
TRICOLOGISTAS FUTURO. Valcinir Bedin Médico pela Universidade de São Paulo - USP Mestre e Doutor em Medicina pela Unicamp Especialista em Dermatologia.
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Sandra Maria Vieira Tristão de Almeida
Denise de Oliveira Teixeira Graduação em Fonoaudiologia, ; Mestrado em Distúrbios da Comunicação, ; Professora do Curso.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Graduação em Fonoaudiologia PUCSP
2 CLÍNICA MÉDICA   Liga Acadêmica de Rondônia / Brasil
Apresentação da Disciplina
Vahan Agopyan 09/11/2011. PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÕES:  Reuniões com membros das CPGs e Diretores  Participação nos eventos: o 2011 EUA-CDE meeting.
LUCIANA WOLFF CRFa Graduação.
ICI – Instituto de Ciências da Informação Novembro/2010 CONHECENDO a UNIBAN e o ICI – Instituto de Ciências da Informação.
Como elaborar Memorial e
Lila Pupo 42 ANOS de PUC-SP Curso de Fonoaudiologia 1970 – 1974 Docente do curso at é hoje Mestrado em Audiologia PUC-SP – 1981.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Maria Teresa Brunetti Domingues
VRAC Atividades pedagógicas no ensino do Departamento Curso / Programa:__________________________________ Departamento: _____________________________________.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
21/10/ 2011 – Sexta-feira – 18:00 às 21:00 horas
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
Curso de Especialização em Motricidade Orofacial
C APÍTULO DE E STUDANTES SPE UDESC. H ISTÓRIA O QUE É A SPE ? A Society of Petroleum Engineers (SPE) é uma organização sem fins lucrativos, cujos membros.
EVOLUÇÃO FUNCIONAL VIA NÃO ACADÊMICA
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PPGE/UNESA INFORMAÇÕES AOS DISCENTES Profa. Laélia Moreira Coordenadora
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
à preparação para o trabalho produtivo “Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
MOTRICIDADE OROFACIAL
Transcrição da apresentação:

Irene Marchesan Turma 1977

EXPERIÊNCIA PROFISSONAL Ex-Professora do Curso de Fonoaudiologia da PUC-SP Ex-Presidente do CRFa 2ª região Ex-Diretor Tesoureiro da SBFa e Ex- Diretor Secretário da SBFa Presidente da SBFa gestão 2012/2013 Diretor do CEFAC – Saúde e Educação Diretora Clínica do Instituto CEFAC Membro da IAOM e da ASHA desde 1995 Fundadora e Membro da Academia Latino Americana de Disfunções Estomatognáticas Fundadora e membro da ABRAMO – Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Professora visitante de Universidades da América Latina

Atuo na clínica com as alterações das funções orofaciais Atuo na clínica com as alterações das funções orofaciais. Desenvolvi protocolos específicos para a avaliação dessas funções, assim como criei um protocolo específico para a avaliação do frênulo da língua. Escrevi artigos, livros e capítulos de livros específicos na área da Motricidade Orofacial focando principalmente a criação de novos parâmetros para a avaliação e terapia da motricidade orofacial. Estou na docência desde 1981 e desenvolvi pesquisas na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Motricidade Orofacial, atuando principalmente com os seguintes temas: respiração, mastigação, deglutição e fala. Faço parte do Grupo de Pesquisa de Estudos sobre a Fala da PUC. Membro do corpo editorial de periódicos científicos: Revista CEFAC de Atualização Científica; Distúrbios da Comunicação, Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 

Áreas de Atuação Motricidade Orofacial Alterações de Fala do ponto de vista fonético Integração Fonoaudiologia-Odontologia Participação em cerca de 290 palestras e cursos em Congressos e Simpósios, predominantemente na área da Motricidade Orofacial

Formação, publicações e outras atividades Graduação em Fonoaudiologia em 1977– PUC-SP Mestrado em Distúrbios da Comunicação em 1989 – PUC-SP Doutorado em Educação em 1998 – UNICAMP Título de especialista em Motricidade Orofacial pelo CFFa nº 1 Publicação de 30 artigos científicos; 20 livros e 40 capítulos de livros Participação em 63 bancas de mestrado e 22 de doutorado Organização de 22 eventos científicos e congressos Orientação de 42 trabalhos de conclusão de cursos na especialização

E, um pouco de lazer que ninguém é de ferro não é!