OTIMIZAÇÃO DE PESO EM TRELIÇAS METÁLICAS VIA VND E VNS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programação de Horário em Escolas
Advertisements

O Problema de Roteamento de Veículos (PRV)
N Rainhas Descrição do Problema Satisfação de Restrições (CSP)
Soluções Numéricas de Sistemas Não Lineares
Passo Inicial: Escolher a constante de discriminação, 2 > 0, e o comprimento de incerteza final, l > 0. Seja [a 1, b 1 ] o intervalo de incerteza inicial.
Problemas de Forma Não-padrão
Ivairton Monteiro Santos - UFF Carlos Alberto Martinhon - UFF
I Iterated Local Search Helena R. Lorenço, Olivier Martinz
Meta - heurísticas Prof. Aurora
GRASP Greedy Randomized Adaptative Search Procedure
GRASP Greedy Randomized Adaptive Search Procedures
PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEíCULOS COM DIVISÃO DE ENTREGA
Transporte em Tempo Mínimo
Informática Industrial
Dárlinton B. Feres Carvalho
INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL PARA OTIMIZAÇÃO
Iterated Local Search (ILS)
Grupo: Leandro Lopes Marcelo Henrique Dias
São João del-Rei, 23 a 26 de novembro de 2004
Alocação de Salas Via Simulated Annealing
Busca Tabu - Revisão Marcone Jamilson Freitas Souza
Otimização de Funções Contínuas via Algoritmos Genéticos Adaptado do trabalho realizado por: Frederico Heitor Mônica do Amaral.
Inteligência Computacional para Otimização Marcone Jamilson Freitas Souza Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto
Otimização de Funções Contínuas via Algoritmos Genéticos
Universidade Federal de Ouro Preto Universidade Federal Fluminense
TÓPICOS ESPECIAIS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Problema do Caixeiro Viajante Utilizando VNS e VND
XXXV SBPO - PROGRAMAÇÃO DE TRIPULAÇÕES DE ÔNIBUS URBANO:
Inteligência Computacional para Otimização
Busca Tabu Marcone Jamilson Freitas Souza Departamento de Computação
Inteligência Artificial
SIMPLEX ANÁLISE COMPLETA ANDERSON BESTETTI 1, EDUARDO RIGHES 1, EVERTON FONTOURA 2, GUILHERME LAZZARI 3, RODRIGO SCHRAMM 3, ROGERIO MARTINS 4 1 {anderson.bestetti,
Meta - heurísticas Prof. Aurora
Aurora Pozo– UFPR – Meta-Heurísticas
Otimização por Colônia de Formigas (ACO)
I Iterated Local Search Helena R. Lorenço, Olivier Martinz
Tópicos em Inteligência Artificial – opt. CI309A inf. ufpr
Gerenciando Grandes Modelos (aula 10)
Variável Aleatória Contínua.
Solução Básica Factível e Método Simplex Introdução ao Método Simplex Fase I e Fase II.
Métodos Quantitativos II
Métodos Populacionais
Introdução aos Agentes Inteligentes Busca Heurística (Informada)
Sistema de equações lineares
AULA COMPUTACIONAL - Síntese de Sistemas de Separação (Cap. 7) 20 DE OUTUBRO DE 2008.
PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA MÉTODO SIMPLEX
Algoritmos de Busca Local
Tópicos Avançados em Inteligência Artificial
Otimização Linear Definições e Solução Gráfica
Técnicas de Busca Heurística Problemas da IA complexos demais para serem solucionados por técnicas diretas: criam-se técnicas de busca aprorpiados; chamados.
Desde o atendimento de cabeamento estruturado, gerenciamento de redes, atendimento ao usuário e estrutura de rede local, manutenção em impressoras.
Usando VNS Por: Vitor de Araújo Gabriel Leffa André Moraes (E Mestre Huang Ho)
Método Simplex Tópicos em Otimização
Otimização Paramétrica (Cap. 5)
O Problema de Corte de Estoque
Busca Combinatorial e Métodos de Heurística
Busca com Informação e Exploração “Busca heurística”
Métodos de Resolução Solução Analítica Solução Numérica
Inteligência de Enxame 2 – The Ant Colony Optimization Metaheuristic CPE-730 Filipe de Almeida Araujo Vital Aluno de Graduação em Engenharia de Controle.
Gradiente Topológico via Análise de Sensibilidade à Mudança de Forma
Métodos Construtivos x Aprimoramento
Inteligência Computacional para Otimização Marcone Jamilson Freitas Souza Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto
Memória.
Linguagem de Programação I Parte IV
Problemas de Otimização Combinatória
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Professor: Cezar Augusto Pereira dos Santos
Marcone Jamilson Freitas Souza Departamento de Computação – UFOP Variable Neighborhood Descent (VND) e Variable Neighborhood.
Métodos Populacionais. Mantém um conjunto de soluções candidatas e não só uma solução Cada solução será modificada e avaliada Hill-Climbing paralelos.
Ant Colony Optimization Eraylson Galdino da Silva Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Tópicos Avançados em Inteligência.
Transcrição da apresentação:

OTIMIZAÇÃO DE PESO EM TRELIÇAS METÁLICAS VIA VND E VNS Componentes: Gleidson Fonseca Soares Leandro da Silva Santos

Tópicos O Problema Metaheurísticas utilizadas Resultados Conclusão

O Problema Encontre o conjunto de áreas a = {A1, A2, ..., An} que minimiza o peso da estrutura. O problema está submetido às restrições de tensão e de deslocamento para todos os graus de liberdade globais.

Requisitos a serem atendidos As áreas referentes a cada solução devem pertencer ao conjunto de áreas existentes no mercado. Para que uma solução seja aceita, ela não deve possuir restrições. As soluções viáveis possuem o mesmo valor para o peso e a função objetivo.

Representação computacional da Treliça de 10 barras Uma solução é representada por um arranjo de 10 posições. Cada posição do arranjo solução é preenchida através de escolhas aleatórias sobre um arranjo de 42 posições, referente às áreas existentes no mercado.

Construção da Solução Inicial Possuímos dois arranjos que armazenam áreas. Um deles representa o conjunto de áreas existentes no mercado, possuindo 42 índices e o outro a solução corrente que possui 10 índices. Na construção da solução inicial, preenchemos o arranjo a partir de índices escolhidos aleatoriamente no arranjo áreas de mercado até completarmos todas os 10 índices da solução. Porém só aceitamos a combinação encontrada se ela for viável. Caso contrário efetuamos sucessivas iterações até encontrarmos uma solução inicial viável.

Metaheurísticas utilizadas Para a solução do problema, foram utilizadas as metaheurísticas: Método da Descida em Vizinhança Variável – VND; Método de Pesquisa em Vizinhança Variável – VNS.

VND procedimento VND(); Seja so uma solução inicial; Seja r o número de estruturas diferentes de vizinhança; 3 s  so; {Solução corrente} 4 k  1; enquanto( k <= r ) faça encontre o melhor vizinho s’ є N(k)(s); se( f(s’) < f(s) ) então s  s’; k  1; senão k  k + 1; fim – se; fim – enquanto; Retorne s; fim VND;

VNS procedimento VNS(); Seja so uma solução inicial; Seja r o número de estruturas diferentes de vizinhança; s  so; {Solução corrente} enquanto(critério de parada não for satisfeito) faça 4 k  1; enquanto( k <= r ) faça gere um vizinho qualquer s’ є N(k)(s); s’’  BuscaLocal(s’); se( f(s’’) < f(s) ) então s  s’’; k  1; senão k  k + 1; fim – se; fim – enquanto; Retorne s; fim VNS;

Função objetivo Cálculo da função objetivo : f(a) = W(a) + Σi [ ( |σi| / σmax) – 1 ]+ + [ ( |υj| / υ max) - 1]+ Sendo W(a) = Σi ρAiLi o peso da treliça

VND Método da Descida em Vizinhança Variável é um método de busca local que consiste em explorar o espaço de soluções através de trocas sistemáticas de estruturas de vizinhança, aceitando somente soluções de melhora da solução corrente e retornando a primeira estrutura quando uma melhor solução é encontrada.

VNS Método de Pesquisa em Vizinhança Variável é um método de busca local que consiste em explorar o espaço de soluções através de trocas sistemáticas de estruturas de vizinhança. Contrariamente às outras metaheurísticas baseadas em métodos de busca local, o método VNS não segue uma trajetória mais sim explora vizinhanças gradativamente mais “distantes”da solução corrente e focaliza a busca em torno de uma nova solução se e somente se um movimento de melhora é realizado. O método inclui, também, um procedimento de busca local a ser aplicada sobre a solução corrente.

Estruturas de Vizinhança As estruturas de vizinhança utilizadas no VND primaram pela troca de áreas. Através de um percurso sobre o arranjo solução corrente, obtemos em cada iteração uma área deste arranjo. Tal área é localizada no arranjo áreas de mercado e por um determinado acréscimo(+1,-1,+2,-2) sobre seu índice atualizamos o arranjo solução corrente. Logo após, aferimos o arranjo solução corrente através da função objetivo que terá como suporte um programa de cálculos (o programa retorna valores para serem apreciados pelas restrições). Se houver restrições, o peso da treliça e a função objetivo apresentaram valores diferentes, pois a função objetivo é igual ao peso da treliça acrescida pelas restrições. Assim a solução encontrada será inviável e descartada.

Estruturas de Vizinhança As estruturas de vizinhança utilizadas no VNS versaram pela troca aleatória de áreas. Tento como diferencial o número de barras modificadas por cada tipo de vizinhança. Ocorrendo para os demais processos a mesma rotina empregada no VND.

Resultados Computacionais O método proposto foi codificado na linguagem Java usando o compilador Borland JBuilder 9. Todos os experimentos foram realizados em um PC com processador AMD Athlon, de 850 MHz, 256 MB de RAM rodando a plataforma Windows 2000.

Resultados Computacionais Teste 1 Teste 2 Teste 3 Teste 4 Ref.1 1 33.5 30.0 33.0 2 1.62 3 22.9 26.5 4 13.5 16.9 14.2 16.0 5 6 7 7.97 7.22 8 22.0 9 10 W(lb) 5511.35 5507.75 5498.37 5490.73 5513.30 Ref.1: LEMONGE, Afonso C. C.; Otimização de Estruturas Reticuladas via Algoritmos Genéticos (1997).

Conclusões Por meio deste trabalhado visualizamos melhor o mecanismo de busca em vizinhança. Um meio de se restringir o espaço amostral e ao mesmo tempo ampliá-lo através do trabalho sobre soluções iniciais aleatórias que possibilitaram o caminhar no universo solução. A utilização de metaheurísticas para problemas de minimização propociona a busca de boas soluções em curto espaço de tempo. A utilização de técnicas exatas em problemas desse porte é inviável, pois o espaço de busca para possíveis soluções é muito extenso e tornaria o custo computacional alto. Assim, com o emprego de metaheurísticas, geramos uma solução inicial aleatória e “navegamos” pela vizinhança em busca de soluções ótimas.