Alimentos Trânsgênicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O trabalho com OGM: aspectos legais e normativos
Advertisements

Alimentos Transgénicos
Unijuí – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
BIOTECNOLOGIA Professora: IVAnéa.
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
GEOGRAFIA.
9. TRANSGÊNICOS São organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos.
BIOSSEGURANÇA DE PLANTAS GENÉTICAMENTE MODIFICADAS (PGMs)
BIOSSEGURANÇA E ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS Ricardo L. Motti Vera R. Vidigal 10 de Setembro de 2004.
OS AMBIENTES PROTEGIDOS
OS AMBIENTES PROTEGIDOS
Julho/2008 Audiência Pública:
Reunião Conjunta Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da.
Alimentos Transgênicos e Saúde
VERDADES MITOS E EM NUTRIÇÃO Cap Serpa– Nutricionista.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Organismos Transgênicos
PROTEÇÃO AO CONHECIMENTO SENSÍVEL
Lei Art 14 – (...) § 1º - Sem obstar a aplicação das penalidades previstas neste artigo, é o poluidor obrigado, independentemente da existência.
Colégio Imaculada Conceição – DAMAS
BIOTECNOLOGIA Multidisciplinar - Engenharia - Genética
O Procedimento Administrativo de Avaliação de Risco conduzido pela CTNBio Procedimento /98-36 Milho Liberty Link Preparado por: Maria Rita.
BIOTECNOLOGIA.
Coordenação de Avaliação e Controle de Substâncias Químicas - COASQ
Melhoramento Genético e Transgênicos
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
Trabalho sobre Biotecnologia
Agricultura Biológica
twitter.com/profmagrao
A REGULAÇÃO E A FISCALIZAÇÃO DO CONSUMO DE SAÚDE SUPLEMENTAR NO BRASIL
TRANSGÊNICOS.
1 2 Engenharia Genética e Saúde
Como surgem as normas que regulamentam os transgênicos no Brasil
Manipulação Genética.
Agricultura Olá! Eu sou o Sr. Joaquim, Engenheiro Agrícola, e vou ser o vosso guia nesta viagem!
Transgênicos O que são? Aspectos Positivos Aspectos Negativos
Matriz de Referência de Ciências da Natureza
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
FSM Oficina Autogestionada - SEMAPI-GEA
ALIMENTOS ORGÂNICOS.
Eventos de Algodão em Análise
Transgênicos Os genes da discórdia.
Técnica do DNA recombinante DNA Complementar - cDNA.
Transgênicos Universidade Federal do ABC Analívia Ramos
TUTELA DO PATRIMÔNIO GENÉTICO
Prof. Alan Alencar Biotecnologia.
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
Melhoramento Genético
Formção de STC - DR1 O elemento
Trabalho de Biotecnologia
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
O Debate do Ano OGM.
Objetivos da detecção de OGM em alimentos
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Acadêmica: Adriane F. Bido 3º Semestre PET Biologia.
Segurança alimentar: Transgênicos e Agrotóxicos
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
Audiência Pública Discussão sobre a atual situação dos Transgênicos no Brasil Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Leonardo Melgarejo.
A polêmica dos transgênicos no Brasil e no mundo Prof. Reginaldo C. Agostini.
Biossegurança e o marco regulatório brasileiro em Biotecnologia
Lei da Biodiversidade. CONCEITOS IMPORTANTES Patrimônio Genético: Informação de origem genética contida nos seres vivos, princípios ativos, proteínas,
Biotecnologia e Biossegurança
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
CONSEA Arcabouço Regulatório de Organismos Geneticamente Modificados
A PROTEÇÃO DA BIODIVERSIDADE
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Reginaldo Minaré Representante da CNA.
Alimentos transgénicos
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Alimentos transgênicos
São organismos vivos com modificações transgênicas. Também chamados de organismos geneticamente modificados, são organismos nos quais foram introduzidos.
Transcrição da apresentação:

Alimentos Trânsgênicos Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Disciplina:Ciências do Ambiente Professora: Márcia Maria Eduardo Victor Feitosa da Silva. Alimentos Trânsgênicos

Conceito São alimentos criados em laboratórios com a utilização de genes(parte do código genético), cuja estrutura genética - a parte da célula onde está armazenado o código da vida - foi alterada pela inserção de genes de outro organismo, de modo a atribuir ao receptor características não programadas pela natureza.

Produtos transgênicos

Grenpeepeace: “Queremos produtos Rotulado!”

Pontos Positivos Aumento da produção de alimentos; Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento; Melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutricênicos (alimentos que teriam fins terapêuticos); O desenvolvimento de espécies com características desejáveis;

Pontos Negativos Aumento das reações alérgicas; Apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode, também, matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas; Desequilíbrio na cadeia Alimentar; O empobrecimento da biodiversidade; O desconhecimento das conseqüências da utilização dos alimentos geneticamente alterados a longo prazo.   

Regulamentação comercial dos transgênicos CTNBio (Comissão Técnica Nacional de biossegurança),órgão que regulamenta a liberação Comercial dos transgênicos no mercado. É um colegiado multidisciplinar, criado com a finalidade de prestar apoio técnico consultivo e de assessoramento ao governo federal na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança. Tem a função, ainda, de estabelecer normas técnicas de segurança e pareceres técnicos conclusivos referentes à proteção da saúde humana, dos organismos vivos e do meio ambiente.

CNBS (Conselho Nacional de Biossegurança) Órgão de assessoramento superior do Presidente da República para a formulação e implementação da Política Nacional de Biossegurança – PNB.

Lei de Biossegurança Art. 1o Esta Lei estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização sobre a construção, o cultivo, a produção, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a pesquisa, a comercialização, o consumo, a liberação no meio ambiente e o descarte de organismos geneticamente modificados – OGM e seus derivados, tendo como diretrizes o estímulo ao avanço científico na área de biossegurança e biotecnologia, a proteção à vida e à saúde humana, animal e vegetal, e a observância do princípio da precaução para a proteção do meio ambiente.

Mitos A Biotecnologia beneficiará os pequenos agricultores e favorecerá os famintos e os pobres do Terceiro Mundo.  Ainda que exista fome no mundo e se sofra devido à poluição por pesticidas, o objetivo das corporações multinacionais é obter lucros e não praticar a filantropia. É por isto que os biotecnologistas criam as culturas transgênicas para uma nova qualidade de mercado ou para substituir as importações e não para produzir mais alimentos (Mander e Goldsmith 1996). No geral, as companhias que trabalham com biotecnologia estão dando ênfase a uma faixa limitada de culturas para as quais existe um mercado seguro e suficiente, visando os sistemas de produção exigentes em capital. Se os biotecnologistas estiverem realmente interessados em alimentar o mundo, porque o gênio científico da biotecnologia não procura desenvolver variedades de culturas que sejam mais tolerantes a ervas daninhas em vez de ser tolerantes a herbicidas? Ou porque não estão sendo desenvolvidos outros produtos mais promissores da biotecnologia tais como plantas fixadoras de nitrogênio e plantas resistentes à seca?

A Biotecnologia estimulará a conservação da biodiversidade. Embora a biotecnologia tenha a capacidade de criar uma grande variedade de plantas comerciais e desta forma contribuir para a biodiversidade, este fato é improvável de ocorrer. A estratégia das multinacionais é criar grandes mercados a nível internacional para um único produto. Os sistemas agrícolas desenvolvidos com plantas transgênicas mediante a biotecnologia favorecerão as monoculturas, as quais estão caracterizadas por níveis perigosamente elevados de homogeneidade genética levando a uma maior vulnerabilidade dos sistemas agrícolas

Bibliografia www.greenpeace.org.br/ http://www.terra.com.br/reporterterra/transgenicos/perguntas1.htm http://www.consumidorbrasil.com.br/consumidorbrasil/textos/cidadao/alimentostrans.htm