PROJETO ALUNO MONITOR “SOCIALIZANDO O SABER NA ZONA RURAL DO ACRE” RIO BRANCO-AC, AGO/2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NTE - BENEVIDES 1 1.
Advertisements

E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROFº MÁRIO THOMAZ
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
EE GUAICURU ANAURILÂNDIA - MS
EE MARIA JOSÉ ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
EE EZEQUIEL BALBINO ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
UTEC – IBURA PROJETO 100 ANOS DE FREVO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
AVALIAÇÃO DO CURSO O curso de informática - LINUX EDUCACIONAL, oferecido pelo NTE- Canoas, tem sido muito produtivo.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
I Encontro Professores Coordenadores Portal Educacional Clickidéia
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
NTE RJ10 - São Pedro da Aldeia - RJ
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ACESSA ESCOLA PARA APOIO NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO CURRÍCULO+ NAS ESCOLAS.
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Roteiro de observação de estágio
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Gerenciamento Proposta de Trabalho do Prof. em STE Estrutura de pastas
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Mídias e Tecnologias Digitais em Espaços Escolares MARIA APARECIDA SANTOS BUENO.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Objetivo: Inserir o uso da ferramenta de tecnologia no ensino-aprendizagem dos alunos do segundo e quintos anos da escola Presidente Castelo Branco,
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
2º ENCONTRO UCA - UNICAMP DA REGIÃO NORTE: ACRE – PARÁ – RONDÔNIA AÇÕES DO ACRE Porto Velho, Nov/2010.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

PROJETO ALUNO MONITOR “SOCIALIZANDO O SABER NA ZONA RURAL DO ACRE” RIO BRANCO-AC, AGO/2008

ESCOLA ESTADUAL RURAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DR. SANTIAGO DANTAS LOCALIZADA NA ESTRADA TRANSACREANA KM 15

Governador do Estado do Acre Arnóbio Marques Secretária de Estado de Educação Maria Corrêa da Silva Diretor de Ensino Josenir Calixto Coordenadora do Ensino Rural Francisca das chagas Souza da Silva Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Rio Branco Rosa Maria Silva Braga

Diretor Carlos Augusto de Andrade Barbosa Coordenadora de Ensino Francisca Margareth Abreu de Lima Coordenadora Pedagógica Euda Lopes Fernandes Gouveia Coordenadora Administrativa Maria da Conceição Gonçalves Multiplicadora Maria Naderge do Nascimento EQUIPE GESTORA DA ESCOLA

Dr. SANTIAGO DANTAS EM NÚMERO 444 – ALUNOS 021 – PROFESSORES 007 – SALAS DE AULAS 001 – LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 001 – BIBLIOTECA 001 – SALA DE MULTIMEIOS 001 – QUADRA COBERTA DE ESPORTE REFEITÓRIO

OBJETIVOS GERAL Garantir acesso a Educação Digital através de alunos-monitores que auxiliam alunos, professores e demais atores da Escola Rural de Ensino Fundamental e Médio Dr. Santiago Dantas.

ESPECÍFICOS Auxiliar, professores e colegas, exercendo o papel de agente facilitador e orientador, para a utilização dos recursos tecnológicos pedagógicos disponíveis no laboratório de informática Proinfo V; Desenvolver atitudes e valores como a autonomia e cooperação no processo de aprendizagem;

CONTINUAÇÃO OBJETIVOS ESPECÍFICOS Favorecer no educando, atitudes de valorização da escola, relação comunidade- escola e o civismo, para que a formação dos adolescentes tenha um caráter mais humano; Desenvolver com a orientação dos professores projetos curriculares; Interação com os professores e colaborarão com os colegas, principalmente aqueles que têm menos facilidade com a informática;

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Como começou? ( visita do diretor da escola ao NTE Rio Branco) NTE vai a escola- visita para diagnóstico da situação da escola. ( Multiplicadoras Naderge Nascimento e Sandra Lima) Divulgação e apresentação do Projeto do NTE Aluno Monitor;

Adaptação do projeto à realidade da escola, recebendo o nome de “Socializando o Saber na Zona Rural do Acre”. Seleção dos alunos com o perfil adequado para participarem do projeto. Realização da Oficina Aluno Monitor com carga horária de 15 hs, no período de 10 a 24 de março de 2008, no turno da manhã para duas turmas de alunos, no laboratório da escola

Conteúdos Trabalhados: Sistema Operacional Linux Educacional; os aplicativos BrOffice Writer, Calc. Impress, web Iceweasel (navegador de Internet) ofline e os conteúdos educacionais disponibilizados pela SEED/MEC nos computadores. Os alunos monitores em duplas, iniciaram a formação dos alunos da escola, priorizando os do 3º ano do Ensino Médio, EJA Médio e 8ª série do Ensino Fundamental.

RESULTADOS ALCANÇADOS 15 alunos e 03 voluntários capacitados para atuarem como monitores no laboratório de informática da escola; A entrega dos certificados dos alunos monitores deu-se em grande festa no dia do aniversário da escola, 24 de abril de 2008, com a presença da comunidade escolar, local e multiplicadores do NTE. Todos os alunos do 3º ano do Ensino Médio, EJA Médio e 8ª s Séries da Escola com conhecimentos em Informática Básica.

PRÓXIMOS PASSOS Formação dos alunos do 2º ano do Ensino Médio, EJA Fundamental e 7ª séries no 2º semestre de 2008; Formação dos demais alunos da escola e funcionários de apoio em 2009; A utilização do laboratório de Informática como recurso pedagógico a partir da aplicação dos conhecimentos adquiridos nos Cursos do Proinfo integrado;

Levar a experiência da Escola Dr. Santiago Dantas para outras escolas Rurais e Urbanas de Rio Branco como exemplo de que o aumento significativo da taxa de ocupação do laboratório é antes de tudo uma questão de Gestão. Apresentação do projeto no evento de encerramento da capacitação para professores de escolas de ensino médio na Secretaria de Estado de Educação. ( realizado)

PENSAMENTO DA ESCOLA A priorização desses alunos no 1º semestre de 2008 se deu pela preocupação da escola de que os alunos de 3º ano do Ensino Médio e EJA Médio deixassem a Escola sem os conhecimentos das ferramentas tecnológicas que permitissem a participação desses com equidade nas oportunidades surgidas no mercado de trabalho, principalmente na zona urbana.

PERFIL DO ALUNO MONITOR Ter conhecimento de informática básica; Mais de 13 anos; Autorização assinada pelas pais; Bom desempenho escolar; Iniciativa; Responsabilidade; Dinamismo; Liderança; Tolerância; Assiduidade Pontualidade; Gostar de tecnologias, e identificar-se com informática)

A Escola Estadual Rural Dr. Santiago Dantas em parceria com o NTE Rio Branco, está oferecendo curso de Informática Básica com carga horária de 40 horas para alunos que não tem esse conhecimento. Informamos que aluno(a)______________________________________ Série____ Turma ____ Turno____ foi contemplado(a) com uma vaga nos dias: ( ) Segunda, quarta e Sexta; ( ) Terça e quinta-feira No horário das _____ às _____ horas, a partir do dia ___/___/______. Rio Branco, ____de _______________de ____________________________________ Ass. Pais ou Responsáveis COMUNICADO AOS PAIS OU RESPONSAVÉIS

De acordo com os objetivos de ensino da escola, foram traçadas as seguintes regras: O laboratório é uma sala de aula, portanto, os alunos devem estar sempre acompanhados do(a) professor(a) durante a sua utilização; Depois da aula, o(a) professor(a) deve preencher a ficha de registro da atividade desenvolvida no laboratório; Regras de utilização do Laboratório de Informática

Os professores não devem se ausentar do laboratório durante as aulas, deixando os alunos sozinhos, ou acompanhados apenas do funcionário e/ou do monitor; Os alunos podem digitar trabalhos, pesquisar na Internet no contraturno, desde que o laboratório não esteja sendo utilizado pelo professor; É expressamente proibido alimentos sólidos ou líquidos dentro do laboratório; O Professor(a) deve agendar antecipadamente e semanalmente as aulas no laboratório.

DEPOIMENTOS “Meus pais acharam ótimo ter informática na escola, pois não precisava fazer o curso na cidade” Jéssica Araújo – 8ª Série “Aprendi bastante coisa que eu não tinha nem idéia que aquilo existia. Hoje eu já sei usar o computador sozinho, depois de ter aprendido, tudo ficou mais fácil e perto de mim” Aldo Alexandre – 8ª Série

“Adorei o curso, apesar de alguns computadores terem defeito. Mas, nós sempre dávamos um jeito e sempre todos trabalhavam” Tainara Efigênio – 8ª Série “Tive mais noção do que é realmente um computador. Aproveitei o máximo que eu pude e aprendi coisas novas”. Alexandre Martins – 8ª Série

“O melhor do curso foi poder ter ajudado outras pessoas. E ter ganhado experiência e a mente mais aberta para o futuro” Ivaneide Araújo – Aluna Monitora 3ª Série do Ensino Médio “Estou maravilhado com todos estes acontecimentos. Foi gratificante saber que aprendi e passei meus conhecimento para outras pessoas”. Weverton Oliveira – Aluno Monitor 3ª Série do Ensino Médio.

Certificação, ação e planejamento

Monitora Ivaneide ministrando curso Da esquerda para direita Maristela, Angetrina, Alberto e Marcenilda professores da escola no encerramento do Letramento na SEE