Santa Maria del Fiore.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gótico em Portugal Mosteiro da Batalha.
Advertisements

Aprendizagem da construção do “Falso Vitral”
ARTE GÓTICA O gótico não é só a combinação perfeita de elementos.
ARTE ROMÂNICA.
Arquitetura e Escultura Renascentista
Arte gótica Renascimento Barroco
Igreja de Santa Sabina.
ARTE ROMÂNICA - PORTUGAL
Alunos; Paola e Matheus
Idade MÉDIA Queda do Império Romano do Ocidente e do Oriente – ( ).
VITÓRIA – 452 ANOS Léa da Silveira Seixas.
Arte Paleocristã.
ARTE BIZANTINA E IDADE MÉDIA.
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Estudo do Meio 2010 Descobrindo o antigo.
Trabalho de História Professor: Joaquim Aluno: Bruno Cautiman
Tema D – Portugal no contexto europeu dos séculos XII a XIV
Arquitetura, Escultura e Pintura
Valorização do Homem (Humanismo) e Natureza
Trabalho de História Giotto Di Bondone. Prof.:Vânia. Série:7º ano A.
AS CAVERNAS DE AJANTA INDIA.
JERUSALÉN Música : O Violinista Click para avançar.
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
Valorização do Homem (Humanismo) e Natureza
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
Uma arte que expressa riqueza e poder
Tintoretto.
Conhecendo a Europa. Conhecendo a Europa ITÁLIA PÁDUA.
(rolagem automática).
Arte Medieval.
Producciones Agustín JERUSALÉM Música : O Violinista.
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
Gótico “A arte das grandes catedrais”. Gótico Gótico - Arquitetura Abadia de Westiminster Londres.
Prof. Esp. Ribamar II Corrêa
David, Galeria da academia de Florença
(rolagem automática).
Uma arte que expressa riqueza e poder
Igreja Nossa Senhora dos Prazeres
Barroco no Brasil ( ).
RENASCIMENTO.
ARQUITETURA BIZANTINA
Arte Romana.
Arte Gótica Idade Média A Religiosidade; O Analfabetismo;
COLÉGIO SALESIANO BELO HORIZONTE
“Quando toda arte era sagrada”
Sete Maravilhas do Mundo Moderno
ITÁLIA As cores da bandeira italiana significam:
Arte Gótica.
Comunicação, Arte e Cultura
Arte Bizantina.
História da Cultura e das Artes A Cultura da Catedral
RENASCIMENTO Profª Patricia.
Escola E.B. 2, 3 Padre Alberto Neto História
RENASCIMENTO CULTURAL:
CAPÍTULO 11 O BARROCO NO BRASIL.
OS VITRAIS.
Perspectiva - Renascimento
Arte Bizantina Nomes: Ana Luiza, Ágatha, Carolina, Eduarda, Fernanda, Gabriela, Kimberly, Laís, Manuela, Maria Eduarda, Natalia Maggi, Renata e Roberta.
RENASCIMENTO.
Colégio Manuel Bernardes História – 10º Ano 22 de Novembro de 2010.
ARTE GÓTICA.
Arte Bizantina A denominação bizantina deriva de Bizâncio, antiga e grandiosa cidade grega situada no estreito de Bósforo (passagem que liga a Ásia a Europa),
CLICAR A 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, em Fátima. Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco.
Clicar Este edifício de decoração predominantemente barroco situa-se em Madrid, no local ocupado pela antiga muralha árabe, frente ao antigo palácio.
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
VIAGEM À RÚSSIA São Petersburgo CLICAR São Petersburgo, capital da Rússia entre 1712 e 1918, foi fundada pelo Czar Pedro, o Grande, em 1703, num projeto.
Curso: História da Arte Disciplina: Iconografia Docente: Professor Luís Urbano Afonso Ano Letivo: 2015/2016.
Transcrição da apresentação:

Santa Maria del Fiore

Índice: Introdução História A fachada Interior Bibliografia

Introdução: A Basílica di Santa Maria del Fiore é a catedral da Igreja Católica Romana de Florença e demorou 6 séculos a ser construída. Em português Santa Maria del Fiore significa Santa Maria da Flor, neste sentido “flor” refere-se a Cristo.

História: Projecto básico: Arnolfo di Cambio; Cúpula - Brunelleschi Campanário – Giotto di Bondone, Foi construída no lugar da antiga catedral ‘Santa Reparata’. Embora o estilo da época fosse o gótico, utilizou-se muito o estilo clássico. A Basílica foi confirmada pelo Papa Eugênio IV a 25 de Março de 1436, 140 anos depois do início da construção.

A fachada: A fachada original, desenhada por Arnolfo di Cambio foi realizada por vários artistas mas foi demolida por ordem de Francesco I de Medici, porque era considerada totalmente fora de moda naquela altura. Emilio de Fabris construiu uma nova fachada, um enorme e exemplar trabalho de mosaico em mármores coloridos em estilo neogótico. A fachada ficou pronta em 1887 e foi dedicada à Virgem Maria.

Interior: A sua planta é basilical, com três naves, divididas por grandes arcos suportados por colunas monumentais. As decorações internas são austeras, e muitas se perderam no curso dos séculos. Alguns elementos descobriram abrigo no Museu Opera del Duomo, como os balcões de Luca della Robbia e Donatello. Sobre a porta de entrada há um relógio gigantesco com decoração em pintura de Paolo Uccello, e acertado de acordo com a hora itálica. Os vitrais são os maiores do seu género na Itália, com imagens de santos do Velho e Novo Testamento. O crucifixo é obra de Benedetto da Maiano, a talha do coro de Bartolommeo Bandinelli, e as portas da sacristia são de Luca della Robbia.

Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Maria_del_Fiore http://juliananaitalia.blogspot.com/2010/01/santa-maria-del-fiore-il-duomo-di.html

Trabalho realizado por: Inês Maia Neves 8ºC 6