CAP. 14 – O FUTURO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 1 DE 14 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS O FUTURO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO OS EXERCICIOS DE FUTUROLOGIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mercado de TI e a importância da formação
Advertisements

ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
Investigação de Acidentes Segurança, Saúde e Meio Ambiente
MANIFESTO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO
Custos ... afinal, o que é isto?
ERA DIGITAL.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Teoria Neoclássica da Administração
3ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PESQUISA,CONHECIMENTO, GLOBALIZAÇÃO
Crescimento das redes de computadores
FACENS – Engenharia da Computação Lógica Computacional II
Taxionomia de Sites É a classificação do tipo de site segundo sua natureza, tipo de informação ou serviço prestado e quanto a abrangência. A natureza pode.
Introdução à Programação Fundamentos da Computação Prof. Filipo Studzinski Perotto 2009.
Conceito e Aplicabilidade da Administração da Produção e Operações
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
A Evolução das Mídias Audiovisuais
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Prefeitura de Santo André
A grande rede mundial de computadores
Informática.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Controle de Saneamento Remoto
Estudo de Layout.
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
Não se cansa; Não necessita de salário; Não tira férias e nem licença de maternidade; Pode manter uma qualidade uniforme na produção; Não necessita de.
O que virá depois de ?....
Obsolescência Informática – 2ª etapa.
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
O MAGO DE ID.
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
CENTRO DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIA
A Unidade de Alimentação e Nutrição U.A.N. Prof.: Ricardo Laino
Grupo Diego Esteves Mariana Maso Gabriela Murakami Paulo Scopacasa
Q & A sobre o case da DELL Ilustrando o impacto das mudanças irreversíveis na cadeia de suprimento.
REDES DE COMPUTADORES Introdução
INCLUSÃO DIGITAL ROMPENDO BARREIRAS.
A origem do computador.
Virtualização.
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Bruno Souza, Leonardo A, Lucas e Ronaldo Turma: 302 Escola de Educação Básica Rainha do Brasil.
As Organizações vistas como cérebros
CIÊNCIA E TECNOLOGIA E A SOCIEDADE
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Historia da Computação
Linguagem de Internet prejudica o aprendizado?
Estratégia Organizacional
Prof. Eloisa Paula de Oliveira
Desafio virtual Descubra se você está on-line ou off-line quando o assunto é internet Entrar Conte os acertos!
Subsistema de Desenvolvimento
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 9.
OS SERVIÇOS E A ECONOMIA
Gabriel Bastos Machado
Aplicações de redes em sistemas de informação
Infra-estrutura da tecnologia de informação
26/3/2004 X Congresso Brasileiro de Energia 1 Reformas e inovação tecnológica no setor elétrico brasileiro João Lizardo R. H. de Araújo, CEPEL.
As diversas formas de organização da coletividade.
Convergência Digital Porque ela aconteceu:
A Revolução da Internet.
V IDA D IGITAL. O QUE SERIA V IDA D IGITAL ? TV Digital, Máquina Digital, Aparelho de Som Digital... A palavra “digital” é cada vez mais usada para caracterizar.
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
 Formado em economia política pela Universidade de Lausame, suíça. Doutor em ciências econômicas pela escola central de planejamento e estatística.
Cabeamento Estruturado
SIG – Sistemas de Informação Gerenciais
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Prof. M.Sc. Glauber Ruan B Pereira GESTÃO DE SERVIÇOS.
3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
SISTEMAS DA INFORMAÇÃO Conceitos Iniciais A1. O Homem e a Informação O homem sempre, de alguma forma, procurou deixar registrada alguma informação, sob.
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Transcrição da apresentação:

CAP. 14 – O FUTURO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 1 DE 14 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS O FUTURO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO OS EXERCICIOS DE FUTUROLOGIA SÃO SEMPRE ARRISCADOS. PORÉM INDISPENSÁVEIS PARA OS EXECUTIVOS, CUJA FUNÇÃO É LEVAR A EMPRESA PARA A FRENTE, E PORTANTO PARA O FUTURO. ASSIM, EMBORA TEMEROSO, É UM EXERCICIO NECESSÁRIO PARA OS ALTOS TOMADORES DE DECISÃO. QUEM ACERTAR, FICA RICO E É PROMOVIDO (BILL GATES). QUEM ERRAR, FICA DESEMPREGADO. THATS THE NAME OF THE GAME.

CAP. 14 – O FUTURO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 2 DE 14 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS O CHOQUE DO FUTURO O PRIMEIRO EFEITO DA INFORMÁTICA FOI DESCRITO NO BEST- SELLER DE ALVIN TOFFLER, CHAMADO O CHOQUE DO FUTURO, ONDE AS PESSOAS SE SENTEM MEIO PERDIDAS EM UM MUNDO EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO, SEM TEMPO PARA ASSIMILAR O QUE ESTÁ DE FATO ACONTECENDO. OS DOIS SLIDES A SEGUIR MOSTRAM EXEMPLOS DE TAIS SITUAÇÕES.

CAP. 14 – O FUTURO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 3 DE 14 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS

CAP. 14 – O FUTURO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 4 DE 14 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS

CAP. 14 – O FUTURO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 5 DE 14 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS COMPUTADORES E INTERNET GERAM DESEMPREGO ? TODA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA EXTINGUE CARGOS, QUE SÃO SUBSTITUIDOS POR MÁQUINAS, E CRIA OUTROS NOVOS. QUANDO SURGIU A LUZ ELÉTRICA, OS ACENDEDORES DE LAMPIÃO FICARAM DESEMPREGADOS, E SURGIU A PROFISSÃO DE MANUTENÇÃO DE REDES ELÉTRICAS. OS MAIS VELHOS, SEM CONDIÇÕES DE SEREM RECICLADOS, SE TORNAM DESEMPREGADOS. OS MAIS NOVOS, VOLTAM ÀS ESCOLAS PARA APRENDER UMA NOVA PROFISSÃO. OS MAIS VELHOS SOFREM O DESEMPREGO TECNOLÓGICO.

CAP. 14 – O FUTURO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 6 DE 14 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS SABER ATÉ ONDE AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS CAUSAM DESEMPREGO NÃO É FÁCIL, POIS O DESEMPREGO DEPENDE DE INÚMERAS OUTRAS VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS, COMO OS CICLOS ECONÔMICOS, CRESCIMENTO POPULACIONAL ACIMA DO PIB, MUDANÇA DE HÁBITOS DE CONSUMO (COMO LARGAR DE FUMAR, O MAIOR I.P.I. ARRECADADO), AUMENTO DE PRODUTIVIDADE, GUERRAS, MUDANÇAS NATURAIS (CLIMA), POPULAÇÃO MUITO JOVEM, ERROS EDUCACIONAIS (EXCESSO DE MÉDICOS E ADVOGADOS), DESINCENTIVO A INVESTIMENTOS AOS EMPRESÁRIOS ETC. A LISTA É GRANDE, E NÃO É FÁCIL SEPARAR A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DOS DEMAIS FATORES NA PRODUÇÃO DO DESEMPREGO. EMBORA SE PROCURE SEMPRE UM BODE EXPIATÓRIO PARA A SITUAÇÃO, AINDA NÃO HÁ UMA RESPOSTA DEFINITIVA.

CAP. 14 – O FUTURO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 7 DE 14 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS A MIGRAÇÃO DO CAMPO E DAS INDÚSTRIAS PARA O SETOR DE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO (BUROCRACIA) SURGE O COMPUTADOR SURGE O IBM-PC SURGE A INTERNET

CAP. 14 – O FUTURO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 8 DE 14 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS SURGE A INTERNET

CAP. 14 – O FUTURO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 9 DE 14 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS PROFISSÕES NOVAS E OBSOLETAS Quem se decidir por uma carreira com base no que existe hoje correrá o risco de ter que ser reciclado no futuro, se quiser manter o emprego. EMBORA A INTERNET ESTEJA AFETANDO BASTANTE PROFISSÕES COMO INTERMEDIÁRIOS (COMERCIANTES, CORRETORES, REPRESENTANTES ETC.) E OUTRAS, MAIS DE 20 NOVAS PROFISSÕES ESTÃO SURGINDO, COMO: ADMINISTRADORES DE SITES (WEBMASTERS), JURISTAS ESPECIALIZADOS NO MUNDO VIRTUAL, PROGRAMADORES DE INTERNET, ENGENHEIROS DE SEGURANÇA DE SISTEMAS, PROFESSOR DE ENSINO VIRTUAL, WEBDESIGNER, WHITE HACKERS ETC.

CAP. 14 – O FUTURO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 10 DE 14 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS O GRANDE IRMÃO (BIG BROTHER) TALVEZ A MAIS SÉRIA AMEAÇA QUE O FUTURO NOS RESERVE SEJA A ABOLIÇÃO DA PRIVACIDADE INDIVIDUAL, COMO JÁ PREVISTO NO FAMOSO LIVRO 1984 DE GEORGE ORWELL, ONDE UM GOVERNO AUTORITÁRIO E AVANÇADO TECNOLOGICAMENTE CONTROLA MINUCIOSAMENTE CADA INDIVIDUO DO PAIS. O QUADRO É NEGRO, MAS JÁ EXISTEM INDICIOS DESSA SITUAÇÃO:

CAP. 14 – O FUTURO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 11 DE 14 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS O NÚMERO ÚNICO DO GOVERNO, UNINDO OS REGISTROS POLICIAIS, BANCÁRIOS, JUDICIAIS E CARTORÁRIOS. AS ESCUTAS TELEFÔNICAS, CADA VEZ MAIS FÁCEIS, REALIZADOS PELOS HACKERS E ÓRGÃOS DE SEGURANÇA. A CPMF DA RECEITA FEDERAL, ACABANDO DE VEZ COM O ANTIGO SIGILO BANCÁRIO. OS MILHARES DE SATÉLITES ESPIÕES, QUE CONSEGUEM IDENTIFICAR A PLACA DE UM CARRO EM MOVIMENTO. OS CRACHÁS COM CHIPS, MONITORANDO O MOVIMENTO DE CADA VISITANTE DE UMA FEIRA. O VOTO ELETRÔNICO, APROVADO PELO SENADO EM 2003, PERMITINDO A MANIPULAÇÃO DOS VOTOS SEM QUE NINGUÉM TOME CONHECIMENTO. AS ESPIONAGENS FEITAS POR SOFTWARES APARENTEMENTE SEGUROS E CONFIÁVEIS.

CAP. 14 – O FUTURO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 12 DE 14 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS COMUNICAÇÃO SEM FIO O PROJETO TELEDESIC DE McCAW (NEXTEL) E BILL GATES (MICROSOFT), QUE AINDA NÃO DESLANCHOU (ALTO CUSTO), PREVÊ UM GIGANTESCO BACKBONE NO ESPAÇO, CONSTITUIDO POR CENTENAS DE SATÉLITES DE COMUNICAÇÃO. AS COMUNICAÇÕES SE DARÃO VIA CELULAR CONECTADO DIRETAMENTE AOS SATÉLITES (COMO A DIRECT TV OU DIRECT PC). COM ISSO, SERÃO ABOLIDAS AS CIAS. TELEFÔNICAS, OS PROVEDORES DE INTERNET (ISP), VIDEO-LOCADORAS E LOJAS DE CD, EMISSORAS CONVENCIONAIS DE RÁDIO E TV ETC. O ACESSO À INTERNET SERÁ INSTANTÂNEO E MUITO RÁPIDO, E AS MIDIAS SERÃO TODAS INTEGRADAS.

CAP. 14 – O FUTURO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 13 DE 14 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS DIVISÃO DIGITAL ESSE É O NOME DADO PARA A EXISTÊNCIA DE PARTE DA POPULAÇÃO SEM ACESSO À INTERNET, POR FALTA DA TECNOLOGIA NECESSÁRIA (PC E REDES). COMO MOSTRAM CLARAMENTE AS ESTATISTICAS, QUANTO MAIS DESENVOLVIDO UM PAIS, MAIOR O ACESSO À INTERNET. A DIVISÃO DIGITAL IRÁ DIMINUINDO À MEDIDA QUE O PAIS PROGRIDA.

CAP. 14 – O FUTURO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 14 DE 14 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS TERCEIRIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O CRESCIMENTO E A COMPLEXIDADE DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ESTÁ LEVANDO AS EMPRESAS A DEDICAR SUAS ENERGIAS AOS SEUS OBJETIVOS ESTATUTÁRIOS, DEIXANDO A TERCEIROS (ESPECIALIZADOS) A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES ALHEIAS AOS SEUS FINS SOCIAIS, COMO SERVIÇOS DE LIMPEZA, CONTRATAÇÃO DE PESSOAL, MANUTENÇÃO DE REDES ELÉTRICAS E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO. CUIDAR DA INFORMÁTICA NA EMPRESA, SIGNIFICA SE ESPECIALIZAR EM UMA ÁREA QUE PODE CONSUMIR MUITOS RECURSOS, QUE SERIAM MELHOR APLICADOS EM SEUS OBJETIVOS ESTATUTÁRIOS.