Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Advertisements

PORTFÓLIO.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
O Uso Pedagógico do Blog
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais
Webfólio União Educacional Minas Gerais
UNIMINA S Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Webfolio Aluna: Tathiana Rabello Valentino Profª: Gilca Vilarinho Março/2006.
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
REGISTROS.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Curso de Pedagogia:Gestão e Tecnologia Educacional
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais Pedagogia: Habilitação em Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Ketiuce Ferreira Silva Professoras:
Aluna: Fabiana Resende de Oliveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto 2006 Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Tiara Gonzaga Freitas Professoras – Elsa Guimarães Gilca Vilarinho Abril 2007.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Acadêmica: Dayane Aparecida Alves Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho.
União Educacional de Minas Gerais
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
UNIMINAS-União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Discente: Júlia Marques Faria Docente: Gilca Vilarinho Março/2006.
Portfólio de Formação Professor Tutor: Cleber Lima “ Através do portfólio me desconstruo e reconstruo.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional WEBFÓLIO Discente: Daniela Scalia Rodrigues Rosalini Professoras: Gilca dos Santos.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Discente: Neuton Gomes Silva Professoras:Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda.
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Anne Katarine Diniz Cardoso Gilca dos Santos Vilarinho e Zeila Miranda.
Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Professora/Mestra: Gilca Vilarinho Abril/2006 Professora/Mestra:
Uniminas-Faciminas Curso:Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Disciplina:Informática Aplicada Tema: Webfólio Aluna: Denise Franco e Silva Professora:Gilca.
Curso de Pedagogia Bacharelado em Gestão e Tecnologia Educacional WEBFÓLIO Profª: Gilca Vilarinho Aluna: Valéria R. C. Tavares Agosto/2004.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional WEBFÓLIO Profª: Gilca Vilarinho Elza Guimarães Aluna: Aline MelazzoAbril/2006.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
União Educacional Minas Gerais Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Kaessa Ribeiro de Deus Elsa Guimarães de Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho.
Uniminas Curso de Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Disciplina: Introdução á Educação a Distância Tema: Webfólio Aluna: Jacqueline Matias.
Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional. Webfólio Aluna:Ivoneide Pereira da Costa Professoras: Elsa Guimaräes Gilca Vilarinho Março de 2006.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Fernanda Ribeiro Gonçalves Professoras: Elsa Guimarães Gilca dos Santos Vilarinho Agosto/2006.
UNIMINAS – UNIÂO EDUCACIONAL DE MINAGERAIS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Paula Ribeiro Nogueira Professoras: Elsa Guimarães.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Discente: Aline Barbosa Oliveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Discente: Liliane Pereira dos Santos Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aurenivia dos Reis Mendes Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa.
UNIMINAS – UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Polyana Vieira Mota de Faria Professora:
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Edilaine Aparecida Dairell Davi Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Agosto.
União Educacional de Minas Discente: Débora Luzia da Silveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilva dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Rosana Valéria de Oliveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Disciplina: Informática Aplicada à Educação Webfólio Aluna: Giselle Pereira Vilela Professora:
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
UNIMINAS CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aluna: Valquiria Matias V. Mota Prof.: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Paula Marion Santana Profª: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto/2006.
UNIMINAS Webfólio Março/ 2006 Aluna: Gisele Dias Ramos Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professoras: Gilca Vilarinho e Elsa Guimarães.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Patrícia Maia Alves Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Cristiane Regina Santos Professoras: Gilca dos Santos.
UNIMINAS Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Tema: Webfólio Alunas: Márcia.
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional. Webfólio Discente: Giovana Regina da Silva Professoras: Elsa Guimarães Oliveira.
UNIMINAS – UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL Webfólio Aluna: Danielle Paiva Melo Professoras: Elsa Guimarães Gilca.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Discente: Cristiane Regina Santos Docente: Gilca dos Santos Vilarinho.
Aluna: Maria Eunice Gennari Silva Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Setembro/2006.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Isabel Cristina Ribeiro Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira.
Webfólio. Uniminas CURSO DE PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL Discente: Maria Helena de Jesus Professoras: Gilca Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
União Educacional Minas Gerais Ana Sorandra Oliveira Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Abril /2007 Pedagogia Gestão e Tecnologia.
Faciminas - Uniminas Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Disciplina Informática Aplicada a Educação II 4º Período Noturno Uberlândia, 2005.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Kilze Bernardes Coelho Professora: Gilca dos Santos Vilarinho Setembro/2005 Tema :
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Uniminas União Educacional de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Rosiane Ribeiro Professoras: Elza Guimarães.
UNIMINAS Curso: Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional WEBFÓLIO Alunas: Roseny Ferreira Diniz Cardoso e Tatiana Maria do Nascimento Profª:Elsa Guimarães.
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno/Aprendente/Discente: Dalcilene Borges Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos VilarinhoJunho.
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Professoras: Elsa Guimaraes Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Tema: Webfólio Alunas: Erika Landin.
Aluno: Bruno Camelo S. Silva Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca Vilarinho Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Tema: Webfóflio.
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Maria Virgínia Campos Novais cunha Professor: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Agosto - 2006

Webfólio O que é Vantagens Características Site sobre Webfólio Reflexão Sair

O que é WEB = REDE PORTFÓLIO = PORTA-FOLHAS O webfolio é uma versão eletrônica do portfólio. Ambos são coleções organizadas de trabalhos, materiais e recursos selecionados.

O que é Uma vez publicada num sítio/página da Internet, esta coleção permite ligações a outros recursos, cria a interatividade.

O que é Fernando Hernandez define portfólio como “um continente de diferentes tipos de documentos” que podem ser anotações pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, dentre outros.

O que é Para o autor, tais documentos devem proporcionar “evidências de conhecimentos que foram sendo construídos, as estratégias utilizadas para aprender e a disposição de quem o elabora para continuar aprendendo” (2000, p. 166).

O que é Não basta simplesmente organizar todo o material em uma pasta, CD-ROM ou na Internet. Sua concepção envolve planejamento, organização e atualização das produções em um período de tempo.

O que é O portfólio é processual, ou seja, deve conter não apenas as produções finais dos alunos mas todo o caminho percorrido voltar

Vantagens Uma das vantagens é o acompanhamento permanente dos trabalhos em qualquer lugar que se tenha acesso a um computador,e a possibilidade de mais gente poder ver e opinar sobre estes trabalhos.

Vantagens Possibilita introduzir mudanças durante o desenvolvimento do projeto Os alunos participam ativamente da aprendizagem, pois cada grupo decide que trabalhos e momentos são representativos de sua trajetória.

Vantagens É um instrumento de avaliação que proporciona a oportunidade de revelar conhecimentos e capacidades que não são facilmente observáveis através de outros meios de avaliação.

Vantagens Como ferramenta pedagógica, permite a avaliação do processo, mesmo quando se centra no produto. Ao construir o seu web/portefólio, o estudante transforma-se num agente efetivo do seu processo de aprendizagem.

Vantagens Um webfólio é mais do que uma coleção de trabalhos colocados numa pasta. Nele é possível identificar questões relacionadas ao modo como os estudantes e os educadores refletem sobre os reais objetivos de sua aprendizagem. voltar

Características O webfólio tem Característica de uma Home Page. Você abre, vê os trabalhos, confere, segue os links, muitos dos quais o estudante utilizou para suas conclusões

Características Vem sendo adotado para atender a necessidade de “acompanhamento da aprendizagem, uma vez que se caracteriza pelo registro reflexivo e crítico do aluno e do professor sobre a produção escolar”,

Características Tendo como pressuposto básico “a construção do conhecimento” e a “reflexão como condição para a ocorrência da aprendizagem”. (Camargo, 1999, p. 174). voltar

Sites sobre Webfólio Para saber mais clique nos sites abaixo: Porta folhas e hipertexto Webfólio: o portfólio da era digital voltar

Reflexão “No ano que vem quase todos serão professores, não sabem muito de literatura mas poderão ensinar. Não é isso que me preocupa.

Reflexão Me interessa que coloquem na cabeça que ensinar significa “mostrar”. Mostrar não é doutrinar. É dar informação, mas ensinando a entender, analisar e questionar essa informação.

Reflexão Há uma missão que eu quero que cumpram. Missão que ninguém encomendou, mas que vocês como professores devem impor a vocês mesmos.

Reflexão Despertem em seus alunos a dor da lucidez. Sem limites. Sem piedade.” Do filme: Lugares Comuns voltar