Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS DESEQUILÍBRIOS ECOLÓGICOS
Advertisements

Meio ambiente e desenvolvimento
Universidade Católica
ENGENHARIA AMBIENTAL MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
Engenharia Ambiental Engenharia Ambiental.
ENGENHARIA AMBIENTAL.
A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA FCF-USP: RUMO À CERTIFICAÇÃO ISO-14001
ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS E TERRESTRES
GESTÃO SOCIOAMBIENTAL
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
Sistemas de Gestão Integrada
Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando o Desenvolvimento Sustentável FAPESP _ 03/ ª CONFERÊNCIA SOBRE PLANEJAMENTO INTEGRADO.
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Professora: Márcia M.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Código
Promoção do Desenvolvimento rural e agrícola sustentável.
Professora: Márcia M. Rios Ribeiro
DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL
DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL
Ecologia Níveis de organização: Conceitos Ecológicos:
Professora: Márcia M. Rios Ribeiro
Gestão Ambiental Aplicada
Introdução ao Direito Econômico
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
ministério da educação
QUÍMICA VERDE.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
MBA FORMAÇÃO DE AUDITORES AMBIENTAIS
Ecossistemas Naturais
CIÊNCIAS DO AMBIENTE UFCG / CTRN UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL
CIÊNCIAS DO AMBIENTE A ENGENHARIA E O MEIO AMBIENTE
Programa Usos dos recursos naturais
HIDROLOGIA.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE UFCG / CTRN UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL
Professor Antônio Ruas
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Ciclos Biogeoquímicos.
Berilo Prates Maia Filho Eng. Agrônomo
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
A biologia é a ciência que se centraliza no estudo da vida
PLANEJAMENTO AMBIENTAL
GOMES SOBRINHO, T. R. Curso de Design Centro de Ensino Superior do Amapá Curso de Design Design e Meio Ambiente Prof. Msc. Themístocles Raphael Gomes Sobrinho.
OBJETIVOS CONTEÚDO.  Agregar conceitos básicos de ecologia, termos e padronização  Capacitar o profissional com uma visão ambiental, ampliando seu raio.
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
Cap. 1 O que a Ecologia estuda Professora: Alexsandra Ribeiro
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
Ciências Naturais – 8.º ano
POLUIÇÃODOSSOLOSPOLUIÇÃODOSSOLOS Trabalho Realizado Por: Ana Oliveira Turma: 11ºH – Curso técnico de comunicação – marketing, relações públicas e publicidade.
Química Ambiental INTROUDUÇÃO A QUÍMICA AMBIENTAL.
QUADRO EXPLICATIVO DO PROJETO. OBJETIVO DO PROJETO Proporcionar mediações conducentes a uma tomada de posição sobre o sentido da existência, contribuindo.
RESUMO ENEM 2015.
SUSTENTABILIDADE URBANA EM NOVOS EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Problemas Ambientais Atuais
Parte III Gestão Ambiental.
AS GRANDES PAISAGENS NATURAIS BRASILEIRAS - 3º BIM.
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Introdução à Arquitetura e Urbanismo
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
Permacultura Uma breve Introdução Ian Mikael Paiva LGN0479-PEEG-2013.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Transcrição da apresentação:

Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro Estagiários-docentes (Programa de Pós-Graduação em Eng. Civil e Ambiental) José Augusto de Souza Marcondes Loureiro Batista UFCG - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil 2009.2

A ENGENHARIA E O MEIO AMBIENTE Os vários termos que designam a Engenharia em diferentes idiomas foram originados do latim ingenium significando espírito faculdade inata. Na língua portuguesa o termo está relacionado ao verbo engendrar. Modernamente, a Engenharia é denominada como o conjunto sistemático de conhecimentos e técnicas aplicadas ao projeto, construção e manutenção de estruturas materiais (edificações de diferentes naturezas), consideradas de per si ou reunidas em séries ou sistemas.

ENGENHARIA E O MEIO AMBIENTE Para as Ciências Ambientais, a Engenharia é vista como a arte de engendrar modificações e ao fazer isso apropria-se de espaços e recursos do planeta. Construção Sustentável ( Fonte: Google, Agosto de 2009)

A engenharia ambiental é um ramo da engenharia que estuda os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável.

A TECNOLOGIA... Totalidade dos meios e conhecimentos utilizados para prover os objetos necessários ao sustento e ao conforto humanos

ONDE É A SAÍDA? – Perguntou Alice DEPENDE PARA ONDE VOCÊ QUER IR... – Respondeu o gato Lewis Carro: “Alice no País das Maravilhas”

Política ... Planejamento ... Gerenciamento ... Gestão ... dos recursos energéticos dos recursos florestais dos recursos minerais dos recursos hídricos dos recursos pesqueiros dos recursos naturais ... da poluição... ... do Meio Ambiente

CIÊNCIAS DO AMBIENTE Degradação e Conservação ambiental Disciplina de formação geral básica EMENTA: Ecologia geral Degradação e Conservação ambiental Gestão ambiental

OBJETIVO GERAL Introduzir o estudo das Ciências do Ambiente para estudantes das engenharias

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1) Estudar a Ecologia Geral enfocando os sistemas que dizem respeito à natureza, para conhecer os processos biológicos básicos de transformação da energia, os ciclos alimentares e o papel desempenhado pelos fatores físicos, químicos e biológicos na manutenção da vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 2) Analisar aspectos da Degradação e Conservação do Meio Ambiente abordando as alterações provocadas pelo homem nos diversos ecossistemas, analisando os desequilíbrios ecológicos decorrentes e identificando algumas soluções

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3) Discutir os aspectos mais relevantes das Políticas Nacional do Meio Ambiente e Nacional de Recursos Hídricos, incluindo seus aspectos legais e institucionais, os instrumentos de gestão ambiental, o sistema de gestão ambiental (SGA) analisando como podem contribuir no processo de gestão

MÓDULO I ECOLOGIA GERAL Introdução ao curso Introdução à Ecologia Noções de Biosfera Necessidades básicas dos seres vivos Fatores ecológicos Noções de Ecossistemas Ecossistemas humanos Ciclos biogeoquímicos

MÓDULO II DEGRADAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE Introdução à poluição Crescimento populacional e desenvolvimento sustentável Poluição da água Poluição do solo Poluição do ar Poluição sonora Resíduos sólidos

MÓDULO III GESTÃO DO MEIO AMBIENTE Legislação ambiental brasileira Sistema Nacional de Meio Ambiente Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos Instrumentos para a gestão ambiental Economia Ambiental Avaliação de impacto ambiental Sistema de gestão ambiental (ISO 14000)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA Braga, B.; Hespanhol, I.; Conejo, J.; Barros, M.; Spencer, M.; Porto, M.; Nucci, N.; Juliano, N.; Eiger, S. 2005 Introdução à engenharia ambiental. São Paulo: Prentice Hall. Araújo, S. M. 1997 Introdução às ciências do ambiente para engenharia. Campina Grande: Publicação PAPE/REENGE.