MELHORAMENTOS TECNOLÓGICOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DOS PROJETOS DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA EM CISTERNAS NO NORDESTE SEMI-ÁRIDO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sumário Exercícios
Advertisements

Desafios para o aproveitamento da água de chuva no semi-árido.
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
PREVISÕES ESTOCÁSTICAS PROGNÓSTICO CLIMÁTICO
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Aumento sistemático dos juros como única arma de combate à inflação -Círculo vicioso: investimentos em títulos do governo e não em atividades produtivas.
Excel Profa. Cristina M. Nunes.
Produtividade e redução média dos custos de produção
Introdução Esta apresentação tem como objetivo de demonstrar as atividades desenvolvidas a um certo período de tempo pela bolsista, Ana Paula. As atividades.
FLUXOGRAMA PROJETO CISTERNAS:
Rodolfo Luiz Bezerra Nóbrega – Graduando de Engenharia Civil
CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
MELHORAMENTOS TECNOLÓGICOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DOS PROJETOS DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA EM CISTERNAS NO NORDESTE SEMI-ÁRIDO.
Volumes do Açude de Boqueirão
Apresentação do projeto
Campina Grande, Agosto de 2007
Construção de Cisternas de Placa
Modelagem e Simulação de Sistemas Ambientais
Aproveitamento de Água de Chuva:
CISTERNA tecnologia social: atendimento população difusa
Aproveitamento de Água de Chuva
TENDÊNCIAS CLIMÁTICAS Fórum Agronômico/OCEPAR Setembro/2012 Luiz Renato Lazinski Meteorologista MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTITUTO.
COMISSÃO DE ESTUDOS DE PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA
Sistemas de Informação Capítulo 3
Provas de Concursos Anteriores
Previsão Climática Prof. Dr. Ruibran dos Reis
PROFESSORA: Marise Rabelo
ESTATÍSTICA.
Condomínio Ecológico A R.A. Park Way encontra-se inserida na Área de Proteção Ambiental das bacias do Gama e Cabeça de Veado e, portanto, com o intuito.
Bolsas Vera Crevelin OBS: Nos slides disponíveis clique sobre o ícone de informação para visualizar mais fotos das bolsas.
Monitoramento Mensal Projeto Cisternas
Hidrologia Precipitação (Parte 2)
ANÁLISE DE RISCO E TENDÊNCIA CLIMÁTICA DEFESA CIVIL DE SÃO PAULO JANEIRO DE 2012.
Climas do Brasil Cap Jean Cid. Massas de Ar do Brasil.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 06.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conduta Auxiliar ANO V – Nº 02.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Nivel de Serviço ANO III – Nº 2.
Maria Aparecida Fernandes Ferreira APLICAÇÃO DE UM MODELO PROBABILÍSTICO CLIMÁTICO PARA O TRIMESTRE MAR-ABR-MAI/2005 PARA O ESTADO DE PERNAMBUCO INSTITUTO.
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE PERNAMBUCO – ITEP
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Nível de Serviço ANO II – Nº 06.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 12.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO III – Nº 03.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO III – Nº 11.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 4.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
COMUNIDADE MONTE MORIÁ
Secretaria de Estado do Planejamento e da Ciência e Tecnologia Centro de Meteorologia e Recursos Hídricos.
PARCERIA COREN-PA E ACADEMIA MACHIDA
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO V – Nº 03.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Tendências climáticas Junho/2014 Luiz Renato Lazinski Meteorologista MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA.
Ferramentas para Previsão de Eventos Meteorológicos Extremos e Aplicações em Inundações Urbanas, Deslizamento de Encostas e Impactos Sócio-Econômicos Recife.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Determinação de Vazões Extremas
MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS E HABITAÇÃO DIRECÇÃO NACIONAL DE ÁGUAS
Ministério de Minas e Energia Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral CPRM Serviço Geológico do Brasil.
1 Condições hidrológicas e de armazenamento da Bacia do Rio Paraíba do Sul: Até 25/02/2015 Apresentação para o GTAOH 26 - Fevereiro ONS.
Caracterização das Bacias PCJ
Quantidade de Pedidos Exercícios
IBGE BRASIL 2008 INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DIMENSÃO INSTITUCIONAL.
Medidas de tendência central e de dispersão
Engenheiro Plinio Tomaz
Sistemas meteorológicos atuantes no Nordeste do Brasil
Mapeamento de Áreas de Risco MODELAGEM PARA SELE Ç ÃO DE MUNIC Í PIOS COM VULNERABILIDADE A EVENTOS DE ENXURRADAS.
Monitoramento Automático de Parâmetros Hidrológicos na Bacia do Rio Purus, AM - HIDROPURUS - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC/INPE.
DETECÇÃO DE POSSÍVEIS “MUDANÇAS CLIMÁTICAS” EM SÉRIES HISTÓRICAS DE PRECIPITAÇÃO PLUVIAL Gabriel Blain Estudo de caso: Campinas-SP (1890 a 2005)
1 Condições hidrológicas e de armazenamento da Bacia do Rio Paraíba do Sul: Até 05/02/2015 Apresentação para o GTAOH 05 - Fevereiro ONS.
MONITORAMENTO CLIMATOLÓGICO DO ESTADO DE SÃO PAULO- ORIVALDO BRUNINI PESQUISADOR IAC PRESIDENTE – FUNDAG FUNDAG- COMITÊS- SAA/IAC CATI.
Transcrição da apresentação:

MELHORAMENTOS TECNOLÓGICOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DOS PROJETOS DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA EM CISTERNAS NO NORDESTE SEMI-ÁRIDO. Estimativa de riscos de desabastecimento das cisternas, utilizando as previsões de chuva Equipe Risco de Desabastecimento 28 e 29 de fevereiro de 2008 Em cima ícones do projeto Finep..em baixo Bolsistas UFCG (nomes) – fazer um slide padrão para todas as apresentações. Com um logotipo do projeto

Previsto Iniciado Finalizado 5.1 5.2 - 5.3 5.4 5.5 Item Atividade Indicador Início Término Situação Previsto Iniciado Finalizado 5.1 Desenvolvimen-to do modelo de simulação do balanço hídrico das cisternas Modelo implementado Junho/2007 Agosto/2007 Concluído (dentro do previsto) 5.2 Validação do modelo de simulação com dados observados na pesquisa Relatórios Setembro/ 2007 Fevereiro/ 2008 Novembro/ - Em andamento (acompanha a atividade de coleta de água) 5.3 Simulação da previsão meteorológica Dados gerados Dezembro/ Março/2008 Em andamento 5.4 Alimentação do banco de dados e análises dos resultados Relatórios e banco de dados alimentado Outubro/ 5.5 Acompanha-mento do desempenho dos modelos ao longo da pesquisa

Para estimar o desabastecimento que poderia ocorrer em famílias que utilizam água de chuva em cisternas durante o ano, de forma probabilística, serão necessários seguir passos que farão, através de uma análise comparativa com dados de chuva de anos anteriores e utilizando simulações realizadas no software systernas, chegar a uma comparação com o ano atual e assim prever tal risco de desabastecimento.

Obtenção dos dados Pluviométricos Site HidroWeb – Dados Hidrológicos – Séries Históricas Dados Pluviométricos de São João do Cariri

Organização dos dados Separação dos dados pluviométricos considerando apenas os meses chuvosos (de janeiro a junho) Organização de acordo com a quantidade de chuva em ordem crescente Divisão em 3 grupos iguais Classificação entre seco, normal e chuvoso, de acordo com a quantidade de chuva em ordem crescente

Utilizando o Systernas Possibilidade de prever o comportamento de sistemas de captação de água de chuva Arquivo de Parâmetros: SJC_Sao_Joao_do_Cariri -7.24 -36.32 VolumeCisterna=16 VolumeInicial=0 VolumeMorto=0 Demanda=0.1 AreaCaptacao=96.7 Runoff=0.75 AreaSuperficial=0 Garantia de confiabilidade volumétrica

Previsão Climática Elaboração de prognóstico climático para o trimestre janeiro, fevereiro e março Perspectivas do ano ser caracterizado como seco, normal ou chuvoso Utilizamos: - 25% abaixo da normal - 35% normal - 40% acima da normal

Previsão Climática

Resultados

Resultados