INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL
Advertisements

AULA 02 PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA
Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Processos decisórios Bibliografia: ALMEIDA, Adiel – Cap 2 Prof. Felipe Figueira
Experiments with Clustering as a Software Remodularization Method Nicolas Anquetil and Timothy C. Lethbridge University of Ottawa, Canada WCRE 1999:
Introdução a Engenharia de Software de Sistemas Multi-Agentes
A tomada de decisão em administração
Rational Unified Process
TEORIA DE CONTROLE II (CEL039) Apresentação do Curso
Técnicas de orçamento de capital
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Metodologia Científica e Tecnológica
ENGENHARIA DE MÉTODOS Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva
Aula 5 : Sinalização Horizontal
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas
ANÁLISE DE MODOS DE FALHAS E EFEITOS (AMFE)
FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE RISCO
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO
Software SuperDecisions AHP com a abordagem Ratings
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
Metodologia Científica Aula 6
Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Enfoque multicritério Bibliografia: ALMEIDA, Adiel – Cap 3 Prof. Felipe Figueira
Auditoria de Segurança da Informação
O Planejamento da Negociação
Gerenciamento do Escopo
Classes e objetos Modelagem
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Logística Interna.
Provas de Concursos Anteriores
Apresentação da disciplina
Capítulo 6 Organização.
Auxílio multicritério à decisão – amd
Como aplicar leis da lógica
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
MÉTODO AHP AUXÍLIO PARA TOMADA DE DECISÃO Projeto Núcleo Santa Virgínia-PESM UNESP.
Momentos de Inércia Cap. 10
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Método AHP Auxílio para Tomada de Decisão
Auxílio multicritério à decisão – amd
BENCHMARKING.
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Ana S. Palma, Bruno S. Okuda, C. Celso B. Camargo, Everthon T. Sica*, Gelson A. A. Brigatto e Rafael T. Carvalho Sistema de Suporte á Decisão aplicado.
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
Projeto de Banco de Dados
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 15 de Junho de 2005.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Somatório e Produtório
Diagramas de Venn e de Carroll Não se chamam propriamente ferramentas/instrumentos estatísticos mas ajudam a organizar de uma forma simples alguns tipos.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Resumo Capítulo 4 Redes Semânticas enquanto Ferramentas Cognitivas
Campus de Caraguatatuba
Pesquisa Operacional Conceitos básicos.
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Fontes de Erros Aula 1 Introdução; Erros em processos numéricos;
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões
Processo Decisório Herbert Simon.
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
1 MODELOS DE PROCESSO DE SOFTWARE Sistemas Multicritérios MO409 – Introdução à Engenharia de Software – 2º Sem 2004 Prof.: Eliane Martins Grupo 4: Luiz.
Profa. Dra. Marta Valentim UNESP
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO MB-721 Análise de Decisão Semestre 2013-1

Introdução ao Apoio Multicritério à Decisão Aula 2 – parte 3 Introdução ao Apoio Multicritério à Decisão 05 de abril 2013

EMENTA Introduçaõ a Análise de Decisão. Métodos Probabilisticos Análise de sensibilidade e perfil de risco. Métodos não probabilísticos. Introdução a métodos de apoio multicritério à decisão (AMD). Construção de uma Estrutura Hierárquica. 3. Método AHP e abordagens. Teoria de utilidade. Uso da função de utilidade para a tomada de decisões. 4. Apresentação do Trabalho Final.

Apoio Multicritério à Decisão (AMD) (Gomes et al., 2002, 2004) O AMD consiste em um conjunto de métodos e técnicas para auxiliar ou apoiar pessoas e organizações a tomarem decisões, dada uma multiplicidade de critérios. Primeiros métodos surgem na década de 70. Utilizam uma abordagem diferenciada para a classe de problemas mal-estruturados, incorporando uma série de características bem definidas quanto a sua metodologia

4. Problemáticas de Decisão Problemática tipo α. Problemática tipo β Problemática tipo γ Problemática tipo  Essas problemáticas não são necessariamente independentes entre si. Os resultados de um tipo de problema podem servir de subsídio à resolução de outro.

Retirado da aula de Cap. Zawadzki 2010 (MB-217): Mapas Cognitivos

Retirado da aula de Cap. Zawadzki 2010 (MB-217): Mapas Cognitivos

Retirado da aula de Cap. Zawadzki 2010 (MB-217): Mapas Cognitivos

Retirado da aula de Cap. Zawadzki 2010 (MB-217): Mapas Cognitivos

Tipos de Problemas (Costa, H.G., 2005) Problemas classificados quanto ao número de critérios considerados: Decisões monocritério Decisões multicritério

SET/2009 Carmen Neyra Belderrain

OBJETIVO SET/2009 Carmen Neyra Belderrain

Apoio Multicritério à Decisão (AMD) (Gomes et al., 2002, 2004) Análise do processo de decisão, com o objetivo de identificar informações/regiões críticas; Melhor compreensão das dimensões do problema; Possibilidade de se terem diferentes formulações válidas para o problema;

Apoio Multicritério à Decisão (AMD) (Gomes et al., 2002, 2004) d) Aceitação de que, em problemas ) complexos, nem sempre as situações devem forçosamente encaixar-se dentro de um perfeito formalismo. Estruturas que representem apenas parcialmente a comparabilidade entre as alternativas podem ser relevantes ao processo de apoio à decisão. e) O uso de representações explícitas de um estrutura de preferências pode muitas vezes ser mais apropriado a um problema de tomada de decisão.

Apoio Multicritério à Decisão (AMD) A distinção entre o AMD e as metodologias tradicionais de avaliação é o grau de incorporação dos valores do decisor (tomador de decisão ou agente de decisão) nos modelos de avaliação. O AMD aceita que a subjetividade está sempre presente nos processos de decisão. Uma estrutura de valores dos decisores associada aos critérios existentes permite que as alternativas sejam examinadas, avaliadas e, caso possível, priorizadas.

Apoio Multicritério à Decisão (AMD) Denominações: em português: Auxílio (ou Apoio) Multicritério à Decisão (AMD) Análise de Decisões com Multíplos Critérios (ADMC) b) em inglês: Multi-Attribute Decision Making (MADM), Multi-Criteria Decision Making (MCDM), Multi-Objective Decision Making (MODM), Multiple Objective Decision Aiding (MODA), Multiple Criteria Decision Aiding (MCDA),

Processo de Análise de Decisão O processo de apoio à decisão compreende as quatro fases segundo Ensslin et al. ENSSLIN, L.; MONTIBELLER, G.; NORONHA, S. M. Apoio à decisão: metodologia para estruturação de problemas e avaliação multicritério de alternativas, 2001.

Segundo Belton et al. BELTON, V; STEWART, T.J. Multiple Criteria Decision Analysis. Kluwer Academic Publishers, 2002.

Apoio Multicritério à Decisão (AMD)

Quais são as etapas de um processo decisório? Decisão a ser tomada Métodos de Estruturação de Problemas Critérios / Objetivos Geração de Alternativas Avaliação das Alternativas Multiple Criteria Decision Analysis (MCDA) Tipo da decisão: resposta/solução procurada Comparação e Decisão Análise de Sensibilidade

Keeney, R. L. Decision Analysis: An Overview, Operations Research, n Keeney, R.L. Decision Analysis: An Overview, Operations Research, n. 5, v. 30, set-out 1982, p. 803-838

Como agregar os diferentes julgamentos individuais? E o que torna um processo decisório complexo? Como agregar as avaliações das alternativas sob os diferentes critérios? Decisão Individual Comparação e Decisão Decisão em Grupo Como agregar os diferentes julgamentos individuais? Keeney, R.L. Decision Analysis: An Overview, Operations Research, n. 5, v. 30, set-out 1982, p. 803-838

Alternativa ou Linha de Ação É uma possível contribuição para tomar à decisão. É uma solução caso supere as restrições do problema. Adequada e exeqüível, deve ser eficaz e ser possível de ser implantada com os recursos disponíveis. As alternativas podem ser discretas e explícitas, ou contínuas e implícitas (neste caso, as alternativas são definidas por fórmulas matemáticas ou através de restrições).

Critérios Critério pode ser definido como uma ferramenta que permite a comparação de alternativas segundo um eixo particularmente significativo ou ponto de vista. Os critérios permitem a avaliação das alternativas de forma a verificar que, para uma alteração na classificação de uma alternativa (segundo um dado critério), será observada uma redução ou aumento da satisfação das alternativa (de forma global).

Critérios Uma família de critérios deverá verificar os seguintes axiomas: Exaustividade: possuir todos os pontos de vista julgados relevantes para a decisão final; Não-redundância: um aspecto abordado por um critério não poderá aparecer em outro critério (evitar contagem dupla); Coesão: estar de acordo com o objetivo; Operacionalidade: a classificação das alternativas nestes critérios deve permitir o seu manuseio por algoritmos; Legítimidade e consistência: deve representar de forma clara e correta o juízo de valores do(s) decisor(es).

Construção de uma Estrutura Hierárquica O problema de decisão é dividido em níveis hierárquicos com a finalidade de facilitar a compreensão e avaliação. Obs: Limite psicológico 7+/- 2

Exemplo da compra de um carro

Referências BELTON, V; STEWART, T.J. Multiple Criteria Decision Analysis. Kluwer Academic Publishers, 2002. COSTA H. G. Estruturas de suporte a Decisão - Métodos Discretos tradicionais: Monocritério e Multicritério. UFF, Depto Eng. De Produção, 2005 GOMES, L. F. A. M.; GOMES, C. F. S.; ALMEIDA, A. T. Tomada de decisão gerencial: enfoque multicritério. São Paulo: Atlas, 2002. GOMES, L. F. A. M.; Teoria de Decisão. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

Referências GOMES, L. F. A. M.; ARAYA, M. C. G.; CARIGNANO, C. Tomada de decisão em cenários complexos:introdução aos método discretos de apoio multicriterio à decisão, São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004. ENSSLIN, L.; MONTIBELLER NETO, G.; NORONHA, S.M. Apoio à decisão: metodologia para estruturação de problemas e avaliação multicritério de alternativas. Florianópolis: Insular, 2001. KEENEY, R.; RAIFFA, H. Decisions with multiple objectives. John Wiley & Sons, New York, 1976.