Correção de imagens de quadros do Portinari

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algoritmos de Classificação e Verificação de Impressões Digitais
Advertisements

João Luiz Fernandes e Aura Conci Universidade Federal Fluminense
Métodos Iterativos.
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
ANÁLISES DE REGRESSÃO.
AJUSTE DE CURVAS 6.1 Introdução 6.2 Método dos quadrados mínimos
Amintas engenharia.
Uso de Filtros Filtros Passa Baixa
BITS ++ E A CORREÇÃO GAMA
Operações envolvendo imagens
Tecnologia Hipermídia e Multimídia Prof. Rudson Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA.
10º CAPÍTULO Segmentação de imagem.
O capítulo 3 trata de transformações de intensidade
António Ramires Fernandes & Luís Paulo Santos – Adaptado por Alex F. V. Machado Computação Gráfica Pipeline Gráfico.
Filtros de Convolução (Processamento de Imagens)
Visualização de Imagens HDR
Transformações espaciais geométricas
O COEFICIENTE DE HURST E O COEFICIENTE DE VARIAÇÃO ESPACIAL NA SEGMENTAÇÃO DE TEXTURAS MULTIESPECTRAIS Dra Aura Conci Éldman Oliveira Nunes.
Quantização e Dithering
Geoestatística Aplicada à Agricultura de Precisão II
Iana Alexandra Alves Rufino
Equipamentos 3/25/2017 Equipamentos Computação Gráfica - Gattass.
Estrutura e movimento a partir de imagens
Quantização de cores em Imagens: o caso do K-means
Ismael Andrade Pimentel Departamento da Eng. Mec
Mapeamento de texturas com redução de aliasing Lorenzo Ridolfi
Imagem Digital Conceitos, Processamento e Análise
Técnicas Algorítmicas em Processamento de Imagens
Imagem Digital Conceitos, Processamento e Análise 1.Imagem e funções 2.Imagem digital: amostragem, quantização e codificação 3.Re-amostragem de funções.
MEDIDAS DE DISPERSÃO Medidas de tendência central fornecem um resumo parcial das informações de um conjunto de dados. A necessidade de uma medida de variação.
Ajuste de Curvas e Interpolação
1 Universidade Federal de Minas Gerais JPEG Alessandra e Aline.
Mosaico e Registro de Imagens
Relação Escala Resolução Geométrica da Imagem
Parte D Inversão de dados
Carlos Oliveira Descrição e Objetivo Considerações Etapas consideradas Resultados obtidos Melhoramentos.
Fundamentos da Computação Gráfica
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
FUSÃO DE IMAGENS DIGITAIS Prof. Dr. Antônio Nuno de Castro Santa Rosa.
Fundamentos de Computação Gráfica Prof Marcelo Gattass
ESTATÍSTICA DECRITIVA
GEOPROCESSAMENTO Aula 5: Processamento de imagens e fotointerpretação
Quadrados Mínimos.
Processamento de Imagens
Reconstrução Tridimensional usando IPP Trabalho final do curso de Visão Computacional DCC / UFMG Apresentação: Antônio Wilson Vieira.
Revisão Geral Técnicas de Realce Histogramas
Sensoriamento Remoto e Realce de Imagem
Interpolação e Ajuste de Curvas
Classificação de Imagens de Sensoriamento Remoto
Aproximação de funções
Digital Image Processing, 2nd ed. © 2002 R. C. Gonzalez & R. E. Woods 4. Image Enhancement in the Spatial Domain 4. Image Enhancement.
Ajuste de temperatura e cor Gustavo de Sá Carvalho Honorato.
Mudança da Temperatura de Cor de uma Imagem Hildebrando Trannin Fundamentos de Computação Gráfica Prof.: Marcelo Gattass.
Regressão e Previsão Numérica.
Digital Image Processing, 2nd ed. © 2002 R. C. Gonzalez & R. E. Woods 3 Representação da Imagem Digital O espectro eletromagnético.
Campus de Caraguatatuba Aula 18: Sistemas de Equações Lineares (6)
7 Ajuste de Curvas UFSC.PósMCI.FME.Ajuste de curvas. (11.1)
REPRESENTAÇÃO NUMÉRICA DO TERRENO
Digital Image Processing, 2nd ed. © 2002 R. C. Gonzalez & R. E. Woods 3 Representação da Imagem Digital O espectro eletromagnético.
Georefenciação de imagens
Estruturas de dados Tabela Vectorial Matricial Rede triangular irregular.
Operações para entrada de dados –Compilação de dados codificação de dados geográficos de uma forma conveniente para o sistema; incluem a digitalização,
Teoria da Cor Trabalho realizado por: Catarina Ferreira nº4 12ºB.
PIXEL ARTE.
Fiery Color Profiler Suite Uma solução integrada que fornece qualidade de cores precisas.
Análise Digital de Imagens
Processamento de Imagens e Computação Gráfica
SENSORIAMENTO REMOTO CONTRASTE
Aproximação e Interpolação MCEF 2011/12. O Problema da interpolação consiste na obtenção de funções que descrevam de forma exacta um conjunto de dados.
Transcrição da apresentação:

Correção de imagens de quadros do Portinari Trabalho de Cores Correção de imagens de quadros do Portinari

Descrição do problema Os quadros do Projeto Portinari foram fotografados e digitalizados sob condições desconhecidas e a única referência confiável sobre as cores das imagens é a presença de um padrão de cores Kodak Q-14 em grande parte das imagens digitalizadas. O Padrão Q-14 possui as seguintes amostras de cor: 19 tons de cinza 16 tons coloridos Do padrão de cores Q-14 podemos obter: Os valores RGB de cada uma das amostras de cor por medição direta nas imagens Os valores colorimétricos XYZ ou Lab a partir de medidas espectrais diretas de outros padrões Kodak Q-14

Descrição do problema Dada uma amostra de n cores na forma: Descobrir os valores XYZ ou Lab correspondentes a todos os pixels da imagem Converter os valores XYZ ou Lab de todos os pixels para valores RGB em algum espaço de cor padrão; como o sRGB, ProPhotoRGB ou AdobeRGB; para gerar uma imagem “bem comportada” para que possa ser editada ou impressa adequadamente

Mapeamento de RGB em XYZ/Lab As operações de mapeamento entre os valores RGB em XYZ/Lab seguem a arquitetura do ICC (International Color Consortium) [1] usada nos perfis de cor A sequência de operações é: Aplicação de uma “Tone Response Curve” em cada um dos canais R, G e B isoladamente Transformação do RGB resultante da etapa anterior em Lab através de uma matriz 3x3 A matriz 3x3 converte para XYZ e depois as equações de XYZ para Lab são usadas Correção dos valores Lab através de uma função discreta de interpolação Lab -> Lab

Tone Response Curve O objetivo da Tone Reponse Curve é acertar mapemanto de cada canal R, G e B nos valores de luminância corretos Isso é feito através de 3 splines cúbicas que corrigem os valores R, G e B para que fiquem proporcionais as coordenadas Y dos valores XYZ Essas 3 splines são construídas a partir dos 19 tons de cinza do padrão Q-14 As splines são:

Tone Response Curve Os valores Y das splines são suavisados por um filtro de Savitzky-Golay [2] para obtenção de transições de tons mais suaves nas fotografias Após a aplicação das “Tone Response Curves”, os tons neutros das imagens estão mapeados corretamente. Isto é, os tons de cinza da imagem tem a propriedade: O mapeamento correto dos tons de cinza é a correção mais importante a ser feita de uma imagem e usualmente é a primeira etapa em muitos workflows de processamento de imagens

Mapeamento linear O mapeamento linear obtém uma transformação linear entre os valores r’,g’ e b’ e os valores XYZ Visando preservar o balanceamento dos tons de cinza obtido no “Tone Response Curve”, foi empregado o método “White-Point preserving Least Squares Regression” [3] que faz um mapeamento linear dos valores RGB em XYZ que mantém os tons de cinza neutros Este método é uma variação da regressão de mínimos quadrados que atende a seguinte restrição: Onde Xw, Yw, Zw são as coordenadas do white-point da imagem

Mapeamento linear O mapeamento linear é construído da seguinte forma: Os valores Lab de referência são obtidos pelas equações normais de conversão de XYZ de referência para Lab [4]:

Interpolação discreta A interpolação discreta é feita a partir de funções radiais [5], que possuem a seguinte forma geral: Onde ||x|| é a norma euclidiana de x, xi são os valores discretos e conhecidos de x e um exemplo de função radial é: Onde α é uma constante

Interpolação discreta Como temos que fazer um mapeamento do R3 no R3, na forma: Precisamos de 3 funções radiais:

Função radial Os coeficientes ci de cada uma das 3 interpolações são obtidos da seguinte forma: Seja Vc um vetor formado pelos coeficientes ci e os vetores VL Va Vb formado pelas coordenadas L, a e b dos valores Lab de referência do RGB do target:

Função Radial Seja MR a matriz obtida pela aplicação da função radial nas distâncias euclidianas entre todas as n coordenadas Lab obtidas a partir dos valores RGB do padrão Q-14:

Função Radial Podemos dizer que: Com isso:

Geração da imagem RGB corrigida A partir dos valores Lab corrigidos, os valores XYZ corrigidos são obtidos: A partir dos valores XYZ corrigidos, os valores RGB do espaço Prophoto são gerados, segundo a sua especificação [6] (anteriormente conhecido como ROMM RGB):

Geração da imagem RGB corrigida O espaço Prophoto RGB foi escolhido por causa do seu grande gamut, visando evitar ao máximo clipping de cores durante o mapeamento XYZ para RGB final. Em função do grande gamut e para evitar posterização nas imagens, o programa gerou imagens em 16 bits/pixel.

Testes com câmeras digitais Visando testar o procedimento de correção em um ambiente controlado, foi gerada uma imagem a partir de uma câmera digital contendo além do Target Q-14 da Kodak, o target ColorChecker SG da GretagMacbeth O Colorchecker SG foi especialmente desenvolvido para a medição de câmeras digitais e possui 140 cores cujos valores Lab são conhecidos O Colorchecker SG será usado para avaliar a precisão do procedimento de correção de cores

Antes de depois As imagens antes e depois do processamento: Antes

Medidas do teste Foi avaliado o erro em cada uma das 140 amostras de cor do Colochecher SG Também foi avaliado a neutralidade das cores dos tons de cinza A fórmula do cálculo do erro é:

Resultados do teste Resultado do teste nas 140 amostras Imagem Erro médio Erro máximo Original 10.6 45.3 Mapeamento Linear 5.52 34.5 Linear + Radial 5.82 31.4

Comentários O erro médio diminuiu a metade nos dois mapeamentos O erro médio estando abaixo de 6 Delta-E é considerado aceitado pela indústria de reprodução gráfica Embora o mapeamento radial apresente um erro médio um pouco superior ao mapeamento linear, o mapeamento radial apresenta um melhor mapeamento nos tons neutros

Referências [1] International Color Consortium, “Image technology colour management — Architecture, profile format, and data structure”, http://www.color.org/ICC1v42_2006-05.pdf [2] Press, William H. et al., “Numerical Recipes in C”, second edition, Cambridge University Press [3] Finlayson, Graham et al., “Constrained least-squares regression in color spaces”, Journal of Electronic Imaging 6(4), Outubro de 1997 [4] http://www.brucelindbloom.com/index [5] Qiao, Yue et al., “Developing a Computational Radial Basis Function (RBF) Architecture for Nonlinear Scattered Color Data, 22nd International Conference on Digital Printing Technology, Society for Imaging Science and Technology, 2006 [6] http://www.color.org/rommrgb.pdf