Autor: Ridelson Farias de Sousa Campina Grande, 30 de Outubro de 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
Advertisements

André Quintão de Almeida Leandro Ribeiro Pires
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
A NATUREZA E AS QUESTOES AMBIENTAIS
CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL – BACIAS HIDROGRÁFICAS
GEOGRAFIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Monitoramento Ambiental Comunitário de Áreas de Risco de Deslizamentos nos Morros Urbanos de Antonina.
Desertificação.
Renaturalização de cursos d’água
Geoindicadores na Avaliação da Qualidade Ambiental da Bacia do Ribeirão Anhumas, Campinas/SP. Ederson Costa Briguenti Prof.: Dr. Archimedes Perez Filho.
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Professora: Márcia M.
Campina Grande, Agosto de 2007
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA.
TerraView Campina Grande, 01 de Setembro de 2010.
SIG – SAD Seminário Maria Isabel Mota Carneiro Susana Cristina Lucena
Saneamento Ambiental em Áreas de Recreação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN Programa de Pós-Graduação em Emgenharia Civil e Ambiental.
SIG e Modelagem de Dados Parte III
Geotecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente
Quantum GIS Andreza Costa Miranda Ester Luiz de Araújo G E O T C N L I
PESQUISA EM CONSERVAÇÃO DE FLORESTAS E DO MEIO AMBIENTE
DESERTIFICAÇÃO Informe Nacional Brasil
GEOGRAFIA.
COMPLEXO DO CENTRO - SUL.
Informativo Número 1 | Abril de 2012 | Botucatu/SP Realização : Financiamento: Apoio: Prefeitura Municipal de Botucatu Subsecretaria.
Geotecnologias Aplicadas à Engenharia Civil e Ambiental
PROGERIRH / PRODHAM.
Erick dos Santos Leal Ester Luiz de Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROJETO SALA VERDE
HIDROLOGIA.
Geotecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
9º eAtus Encontro dos Atendimentos aos Usuários E 1ª Semana de Atualização do CDSR.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
“ Agricultura e Meio Ambiente” Botucatu, 29 de outubro de 2007 Engº Agrº Cláudio Antônio Baptistella Gerente Técnico – PEMH CATI/SAA.
Gerhard Valkinir Cabreira
GEOGRAFIA.
Alternativas para a recuperação de áreas degradadas na Amazônia
A DESERTIFICAÇÃO NO SEMI-ÁRIDO DO ESTADO DO CEARÁ
Subprograma de Ciência e Tecnologia Fase II / PPG7 SUB-REDE RECUPERAMAZ Alternativas para recuperação de áreas degradas na Amazônia.
PLANOS DE MANEJO EM RESERVA PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL – RPPN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS A PALMA FORRAGEIRA (Opuntia Fincus Indica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O AÇUDE DE BODOCONGÓ E O SEU POTENCIAL PARA TURISMO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB Simone Tavares da Silva 1 ; Lívia de Almeida Rocha 1 ; Everton John.
Vera Lucia Reis, Inciativa MAP,
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Não faz sentido considerar as APPs como ecossistemas intocáveis
Os solos e a agricultura
IF 128 – Pratica II Geovana Pereira Guimarães
Aluno-autor: Marcela Prado Silva, bolsista CNPq/PIBIC
Desmatamento Prof. Regis Romero.
MONITORAMENTO CLIMATOLÓGICO DO ESTADO DE SÃO PAULO- ORIVALDO BRUNINI PESQUISADOR IAC PRESIDENTE – FUNDAG FUNDAG- COMITÊS- SAA/IAC CATI.
DEGRADAÇÃO DO SOLO EROSÃO, ENCHENTES E DESERTIFICAÇÃO
TERRITORIALIZAÇÃO.
O Espaço Geográfico Rural
Cartografia Temática Cartografia Temática
Parte III Gestão Ambiental.
III Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto GeoNordeste Aracaju - SE Iêdo GEO-NE 2006.
VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE DISCENTES: Lya, Frederico, Helenilse, Suzette e Tissiane Suzette e Tissiane DOCENTE: Aldenor Fernandes.
O Complexo Centro-Sul.
Ministério do Meio Ambiente
Análise de Dissertação Metodologia de Pesquisa Científica – SER 212 Docente: Prof. Dr. Gilberto Câmara DADOS MODIS PARA MONITORAMENTO E DETECÇÃO DA RETIRADA.
Disseminação da Pesquisa Científica do Setor Agrícola, Florestal e Pesqueiro do Estado do Amazonas Sonia Alfaia SEPROR.
GEOPROCESSAMENTO E MAPAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
Transcrição da apresentação:

Autor: Ridelson Farias de Sousa Campina Grande, 30 de Outubro de 2007. Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental Área de Engenharia Hidráulica Aplicação de geotecnologias: TERRAS AGRÍCOLAS E O PROCESSO DE DESERTIFICAÇÃO EM MUNICÍPIOS DO SEMI-ÁRIDO PARAIBANO  TESE DE DOUTORADO Autor: Ridelson Farias de Sousa Apresentação: Maria José de Sousa Cordão Sandra Maria Araújo Ideião Disciplina: Geotecnologia Aplicada Professora: Iana Alexandra Alves Rufino Campina Grande, 30 de Outubro de 2007.

Estrutura da apresentação Contextualização Contextualização Problemática Diagramação do problema Escolha de parâmetros para diagnóstico Diagramação do problema Área de Estudo e Dados Área de estudo e dados Resultados e análises Resultados e análises Conclusões Discussões

Contextualização A exploração das terras pelo homem de forma exaustiva e inadequada compromete suas características e condições atuais e intensifica a preocupação com relação à existência e disponibilidade de seus recursos no futuro; No semi-árido paraibano essa ação inadequada do homem, com práticas de desmatamentos e queimadas, por exemplo, vem dizimando a cobertura vegetal, assoreando os corpos hídricos, colocando em risco a fauna silvestre e a permanência da população na zona rural; Potencializando o problema tem-se: alta vulnerabilidade da população local, falta de uma infra-estrutura física e de convivência com o semi-árido e ação dos fenômenos ENOS;

Contextualização O conhecimento dos recursos naturais e das características socioeconômicas constituem a base indispensável para a avaliação do potencial de uso das terras; Necessita-se identificar áreas passíveis de utilização com atividades agrícolas sustentáveis e áreas que devem ser preservadas, evitando desse modo a desertificação; O geoprocessamento é uma ferramenta importante no estudo dos recursos naturais; As técnicas de sensoriamento remoto, aliadas aos sistemas de informação geográfica, permitem identificar as características dos agentes modificadores do espaço, reconhecer e mapear, além de estimar a extensão e a intensidade das alterações provocadas pelo homem, contribuindo para o monitoramento presente e futuro dos fenômenos analisados.

Problemática Estudar os efeitos do ENOS no regime pluviométrico, nos sistemas hídricos e de produção agropecuária, o processo de desertificação e as vulnerabilidades das famílias rurais em municípios do semi-árido paraibano.

Escolha de parâmetros para diagnóstico Análise dos eventos ENOS, verificando a influência destes no regime pluviométrico da região; Verificação do nível de desertificação através da existência ou não da cobertura vegetal; Identificação dos tipos de manejos por meio do estudo do uso do solo; Estudo do nível de degradação dos recursos naturais; Análise das vulnerabilidades as quais a população está exposta.

Diagramação do problema Eventos ENOS Legislação Pluviometria Cobertura Vegetal Uso do Solo Degradação dos recursos naturais Vulnerabilidades Identificação das atividades antrópicas que causam o processo de desertificação; Auxiliar no processo de elaboração de políticas públicas; Ajudar a promover a sustentabilidade dos recursos na região. Conhecer os recursos naturais no semi-árido paraibano, as ações antrópicas, a ocorrência de fenômenos naturais, as vulnerabilidade da população. Uso de Sensoriamento Remoto Elaboração de Mapas Aplicação de Questionários Visitas de campo

Área de Estudo

Dados Geomorfologia Clima

Dados Vegetação

Dados Tipos de Solos Infra-estrutura Aspectos econômicos Agricultura Pecuária Mineração Indústria

Dados Rede Hidrográfica

Dados Eventos ENOS

Resultados e Análise Cobertura Vegetal Composições multiespectrais ajustadas: Na interpretação das composições multiespectrais ajustadas oriundas do tratamento digital de imagens deve-se levar em consideração o período em que a imagem foi obtida; O avanço espaço-temporal da redução ou recuperação da cobertura vegetal da área de estudo pôde ser analisado por meio dos índices de vegetação das composições multiespectrais ajustadas para os anos de 1987, 2004, 2005 e 2006.

Resultados e Análise Composições multiespectrais ajustadas para os municípios de Boa Vista, Cabaceiras, São João do Cariri e São Domingos do Cariri.

Composições multiespectrais ajustadas para o município de Itaporanga. Resultados e Análise Composições multiespectrais ajustadas para o município de Itaporanga.

Resultados e Análise

Resultados e Análise

Resultados e Análise

Resultados e Análise

Resultados e Análise

Resultados e Análise Nível de degradação das terras grave nas proximidades das residências no município de Cabaceiras Nível de degradação das terras muito baixo em relevo montanhoso no município de Itaporanga

Resultados e Análise Degradação no solo Áreas de solo exposto nas serras município de Itaporanga Degradação no solo Áreas de solo exposto na bacia do açude Cachoeira dos Alves

Aspecto da pedregosidade do solo em Boa Vista Resultados e Análise Degradação no solo Retirada de solo neossolo flúvico na margem do rio Taperoá, em Cabaceiras Degradação no solo Aspecto da pedregosidade do solo em Boa Vista

Resultados e Análise Degradação na vegetação Aspecto de queimadas para plantação de agricultura de autoconsumo em Itaporanga Degradação na vegetação Aspecto da vegetação raquítica em Boa Vista

Resultados e Análise Degradação nos recursos hídricos Aspecto da ausência da mata ciliar e do assoreamento no rio Alagamar Degradação nos recursos hídricos Extração da vegetação na bacia hidrográfica do açude Epitácio Pessoa

Resultados e Análise

Resultados e Análise

Resultados e Análise

Resultados e Análise

Discussões A aplicação de geoprocessamento permitiu a identificação das características dos agentes modificadores do espaço; Através da elaboração de mapas temáticos, permitindo uma melhor visualização do problema; Podendo estimar a extensão e a intensidade das alterações provocadas pela ação antrópica, contribuindo para o monitoramento presente e futuro dos fenômenos analisados.

OBRIGADA!