METODOLOGIA DA MOBILIZAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de Ações Coordenadas de Prevenção à Tortura
Advertisements

1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
IV Seminário Estadual Vigilância do Óbito Materno e Infantil
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Avaliação do Plano Plurianual
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
1.
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa. DENGUE EM SANTA ROSA.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Gerencia de Núcleo Saúde do Adolescente
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Secretaria da Saúde Superintendência de Recursos Humanos
Rede Sentinela de Informação em Saúde do Trabalhador na Bahia
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
Informações de Vigilância Sanitária na microrregião de Irecê Questões para Reflexão Abril/maio 2011.
MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA A PREVENÇÃO E O CONTROLE DA DENGUE NO ESTADO DA BAHIA 1.
GT Ampliado Dengue/SESAB
Resultados Alcançados
Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ct&I Vitória-ES, 08/03/2013.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
Cidade Saudável, Cidade Educadora,
Freqüência Escolar – A condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família Fortaleza, 10 de março de 2008.
Secretaria de Estado de Administração Por um Pará de Qualidade!
Sistema Nacional de Informação do Sistema Único
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
A Saúde do Homem como Prioridade de Governo
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Minas Gerais.
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
REDE ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA À
Contingência para prevenção e controle de surtos e epidemias de dengue no Estado da Bahia Dra. Alcina Marta Andrade Superintendente da Suvisa/SESAB 1.
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Fórum de Secretários Executivos
PLANO INTEGRADO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS de eliminação da hanseníase, filariose e oncocercose como problema de saúde pública, tracoma como causa de cegueira.
Esse Programa articula-se com os Programas Conselhos Escolares, Pró- Conselho, Planos Municipais de Educação da CAFISE/DASE/SEB/MEC, dentre outros como.
Seminário de Planejamento no Âmbito do SUS
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
MINISTÉRIO DO ESPORTE CENESP UFRGS REDE CENESP GESTORES ESTADUAIS
Incentivo para o Desenvolvimento 2º Convênio FNP-SEBRAE Abril/2010 a Setembro/2011 Brasília, 13 de abril de 2010.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA
DENGUE ABRIL 2008.
Programa de Controle da Dengue
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Ronald da Silva Balbe Diretor de Planejamento e Coordenação das Ações de Controle da SFC/CGU 20 de junho de 2012.
Atenção Básica em Saúde
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Oportunidades de melhorias para UMS-Terra Firme Expositor: Ivan Costa Belém, 16/10/2010.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
ABRIL 2010.
Plano de Ação Participativo - PAP
AVALIAÇÃO EXECUÇÃO CIRURGIA ELETIVA NO ESTADO DA BAHIA CONSIDERANDO: REGISTRO SIA/SIH + TABELA DIFERENCIADA (RESOLUÇÃO CIB Nº 265/2012) PERÍODO AVALIADO:
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
MAIO 2010.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Situação da DENGUE no Estado de Minas Gerais
AVALIAÇÃO TETO TRS ESTADO DA BAHIA PERÍODO AVALIADO: SETEMBRO/2014 A FEVEREIRO/2015 ABRIL/2015.
Capacitação em Atenção ao uso de Álcool, Crack e outras Drogas para Municípios Baianos – 2015/ 2016 Setembro 2015.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA DEP/SIEC Rua Dr. Meireles, s/n- Bairro: Monte Castelo,
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
Transcrição da apresentação:

MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA A PREVENÇÃO E O CONTROLE DA DENGUE NO ESTADO DA BAHIA

METODOLOGIA DA MOBILIZAÇÃO ACORDO TRIPARTITE SESAB / VSBA / FLEM – Abr.2008 / Dez.2009 METODOLOGIA DA MOBILIZAÇÃO Sistema de Rede envolvendo servidores de Organizações dos Governos Federal, Estadual e Municipal, dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo Sistema de Rede de relacionamento dos servidores públicos (família, vizinhos, amigos, escola dos filhos, etc.) Sistema de Rede de profissionais das Organizações integrantes do Comitê Estadual Combate à Dengue (Defensoria, UFBA, Correios e SINDUSCON)

AÇÕES INTEGRANTES DO PLANO DE AÇÃO DA MOBILIZAÇÃO DO SERVIDOR ACORDO TRIPARTITE AÇÕES INTEGRANTES DO PLANO DE AÇÃO DA MOBILIZAÇÃO DO SERVIDOR 1 . Institucionais, relacionadas com ações e projetos do Órgão/Secretaria 2.Internas, com pessoal e espaço físico do Órgão/Secretaria 3. Externas: - envolvendo a comunidade onde está inserido o prédio do Órgão/Secretaria; - desenvolvidas com parceiros e terceirizadas; - desenvolvidas pelos servidores na sua família, residência, condomínio e rede de relacionamento pessoal.

HOTSITE DA MOBILIZAÇÃO REGISTRO AÇÕES-ÓRGÃOS / SECRETARIAS ACORDO TRIPARTITE RESULTADOS HOTSITE DA MOBILIZAÇÃO REGISTRO AÇÕES-ÓRGÃOS / SECRETARIAS Período: 10/04/2008 à 04/01/2010 Número de acessos: 41.650 Ações desenvolvidas: 1.701 www.flem.org.br

MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O CONTROLE DA DENGUE NO ESTADO DA BAHIA CONTRATO Nº 005/2010 MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O CONTROLE DA DENGUE NO ESTADO DA BAHIA CELEBRADO E ASSINADO EM 15/06/2010, ENTRE GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, ATRAVÉS DA SECRETARIA DA SAÚDE E A FUNDAÇÃO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES OBJETO: Prestação de serviços técnicos especializados para o apoio técnico e operacional ao planejamento, execução, acompanhamento e avaliação do conjunto de ações visando a mobilização social para prevenção e o controle da dengue no Estado da Bahia. VIGÊNCIA: 15/06/2010 A 15/06/2011

MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O CONTROLE DA DENGUE NO ESTADO DA BAHIA PLANO DE TRABALHO Objetivo 1 – Estrutura de Suporte à Gestão da Mobilização Social; Objetivo 2 – Sistema de Gestão da Mobilização Social; Objetivo 3 – Mobilização Social em 10 Municípios da Bahia; Objetivo 4 – Metodologia de Mobilização Social; Objetivo 5 - Apoio técnico e operacional à Coordenação do Comitê Estadual de Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia; 6

MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O CONTROLE DA DENGUE NO ESTADO DA BAHIA Objetivo 1 Montar e operar uma estrutura de suporte à gestão da mobilização social de prevenção e controle da dengue no Estado da Bahia Previsão Execução 16/06 a 16/08 Produto Equipe técnica contratada, capacitada e instalada na FLEM 7

MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O CONTROLE DA DENGUE NO ESTADO DA BAHIA Objetivo 2 Desenvolver e operacionalizar o “Sistema de Gestão da Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia”, para apoiar a implementação das ações e metas previstas neste Projeto Previsão Execução 16/06/2010 a 16/06/2011 Produto Sistema de Gestão da Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia implantado e operacionalizado pela FLEM 8

MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O CONTROLE DA DENGUE NO ESTADO DA BAHIA Objetivo 3 Promover a mobilização social para a prevenção e o controle da dengue em 10 (dez) municípios do Estado da Bahia, identificados pela SESAB como prioritários em função de apresentarem maiores índices de infestação do mosquito transmissor da dengue, contemplando 10 (dez) bairros por município 9

MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O CONTROLE DA DENGUE NO ESTADO DA BAHIA Previsão Execução Nov. 2010 a Mai 2011 Produtos - 20 Técnicos capacitados - 500 articuladores capacitados - 400 mutirões de limpeza (FAXINAÇOS) realizados; - 100 Comitês de Mobilização para a Prevenção e Controle da Dengue constituídos; - 10 Seminários de Sensibilização e 10 Seminários de Acompanhamento e Avaliação da Mobilização Social realizados; - Quatro reuniões de acompanhamento e avaliação realizadas com a SESAB, na FLEM ( Ago e Nov 2010 – Fev e Mai 2011) - Cinco relatórios apresentados à SESAB (jul e set 2010 – jan, abr e jun 2011) 10

MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O CONTROLE DA DENGUE NO ESTADO DA BAHIA Objetivo 4 Disponibilizar a Metodologia de Mobilização Social desenvolvida e implementada Previsão Execução Abr a Jun 2011 Produto Manual de Orientação Metodológica de Mobilização Social na Prevenção e Controle da Dengue elaborado em meio eletrônico. 11

MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O CONTROLE DA DENGUE NO ESTADO DA BAHIA Objetivo 5 Prestar apoio técnico e operacional à Coordenação do Comitê Estadual de Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia Previsão Execução Ago 2010 – Nov 2010 – Fev 2011 – Mai 2011 Produto Quatro reuniões de avaliação do Plano de Ação 2009/2010 realizadas com o Comitê Estadual de Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia 12

ORGANOGRAMA DO PROJETO CONTRATO Nº 005/2010 ORGANOGRAMA DO PROJETO

MUNICÍPIOS SELECIONADOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO MUNICÍPIOS Salvador Itabuna Ilhéus Jequié Feira de Santana Teixeira de Freitas Juazeiro Barreiras Irecê Porto Seguro CRITÉRIOS DE SELEÇÃO MUNICÍPIOS 1. Município prioritário para o Programa Estadual de Controle da Dengue 2. Município com registro de transmissão epidêmica da Dengue nos anos de 2008, 2009 e 2010 3. Município que no 1ºsemestre de 2010 registraram alto índice de infestação do mosquito e de transmissão da doença na sua forma mais grave

BAIRROS SELECIONADOS Serão 10 bairros por município a serem escolhidos junto às Prefeituras. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Bairro que tenha sido contemplado com as capas para depósito de armazenamento de água distribuídas pela SESAB Bairros com maiores índices de infestação predial e índice de Breteau.

DESAFIOS Mudança de Comportamento e Atitudes Individuais Amplitude Geográfica do Projeto Números Elevado de Participantes Envolvidos Deslocamento Intermunicipal Nível Cultural da População

Equipe Técnica: Maria Cristina Motta Leal 3115-3013 / mcleal@flem.org.br Anna Melyssa Batista Neves Santos 3115-3054 / mneves@flem.org.br Cláudio Márcio Santos Moreira 3115-3048 / cmoreira@flem.org.br Diego Bastos Queiroz Barreto 3115-3074 / dbbarreto@flem.org.br Carla Maria de Carvalho Cardozo Chehade 3115-3753 / ccardozo@flem.org.br Antonio Fagner Santos Silva 3115-3048 / assilva@flem.org.br

Atitude: Faça sua Parte! Obrigada, Cristina Motta Leal