Interação com os Alunos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Pontifícia Universidade Católica
Diante a Era Tecnológica.
preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp
O Aluno.
Avaliação Mediadora.
Planejamento de Tutoria
Histórico da Tutoria.
O Aluno a Distância.
A Função da Tutoria em EaD.
Apresentação.
Estratégias de Sucesso
O Cenário Virtual.
Fundamentos de Educação a Distância
Conceitos de Educação a Distância
Processo de Avaliação.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Interação na EAD : 4 desafios
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU.
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Quando falamos em aprender...
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Papel do Monitor.
Planejamento de Tutoria
Formas de Interação.
Motivação e Expectativas
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
Comunicação e Interação
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Histórico do Monitor.
Apresentação.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Apresentação. Seja bem-vindo ao módulo Formação de Monitores.
O papel do conteudista.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Trabalhando com Grupos
Profa. Reane Franco Goulart
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Departamento de Educação I Docente: Menandro Ramos Discentes:Ada Silveira Georgia dos Santos Iane.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Laboratório de Ensino a Distância
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Odilei Avelino dos Santos
Atividade complementar 04
Clínica de Psicologia – Outubro de 2002  Boletim mensal  Pensando a clínica Nº 01 Editorial A Clínica de Psicologia produz seu primeiro Boletim. Um espaço.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
vídeo
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos. Vamos em frente!
Transcrição da apresentação:

Interação com os Alunos

Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos. Vamos em frente!

Interação com os Alunos

Interação com Alunos Segundo Picciano (2002), interação e presença são fundamentais para o desempenho do aluno em cursos a distância. Nesse caso, a presença seria a possibilidade de esquecer a mediação tecnológica e sentir-se realmente parte da experiência, presente. Presença é transparência.

Interação com Alunos O desenvolvimento dos meios de comunicação leva ao surgimento de novas formas de interação e de relacionamentos sociais. Esse desenvolvimento “faz surgir uma complexa reorganização de padrões de interação humana através do espaço e do tempo”. Thompson (1998) analisa três tipos de interação: interação face a face, interação mediada e interação quase mediada. Você já ouviu falar, ou leu algo, sobre alguma dessas formas de interação?

Interação com Alunos

Interação com Alunos A distância, em suas múltiplas dimensões, é apresentada como característica definidora da EAD e, ao mesmo tempo, o grande desafio para os profissionais da área. A sua superação, criando no aluno um senso de pertencimento, de proximidade, de familiaridade com a forma de trabalhar e com a instituição impulsiona as ações de EaD. Lembre-se que construir a proximidade do aluno com a instituição/organização implica aceitação e compreensão das diversas dimensões da distância: física, temporal, dialógica.

E quanto ao processo de mediação, qual interferência ele tem na interação a distância? Veja isso a seguir.

Processo de Mediação

Processo de Mediação O processo de mediação pode ser visto como a apropriação/adaptação das tecnologias e materiais utilizados no sentido de auxiliar ou facilitar o processo de aprendizagem do aluno. Nesse sentido, fica evidente o papel que o tutor irá exercer nesse processo, pois a estrutura aparece como uma ponte entre o aluno distante e a instituição/organização de EaD.

Processo de Mediação Interação é conceito-chave na EaD. Se educação for pensada como um processo de comunicação, a interação é, justamente, esse processo mediado por ferramentas diversas. Sua importância relaciona-se diretamente com o processo de aprendizagem e de socialização do aluno. Criar oportunidade de interação e/ou facilitar esse processo entre o aluno e a instituição e/ou colegas e/ou professores é o desafio colocado para você tutor. Na verdade, todas as ações de apoio têm como foco o estímulo à interação, a diminuição da distância, a mediação de processos. A compreensão dos conceitos de interação e interatividade é fundamental para a discussão dos papéis e funções dos agentes que atuam no apoio ao aluno a distância.

Você concluiu mais uma aula e conheceu a importância da interação do processo de aprendizagem a distância. Na próxima aula, você aprenderá sobre as diferentes formas de interação.