Portal do Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
Programa Sala Virtual de Apoio à Negociação do Trabalho no SUS
Álvaro Escrivão Junior
FCETM - Administração (7o Período)
Sistema Inteligente para Avaliação de Informações da Região Metropolitana de Curitiba ORBIS _MC Sonali Bedin Aline Nicolini Tania Bueno Hugo Hoeschl.
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Departamento de Apoio à Descentralização – DAD/SE/MS Agosto de 2005
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
Um Pacto pela Saúde.
Avaliação da situação de saúde
Participação e Controle do SUS: um retrato dos conselhos municipais de saúde na RMSP Cleide Lavieri Martins e Cláudia Maria Bógus Faculdade de Saúde Pública.
Escola e Serviço Construindo a Humanização na Saúde
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
PROJETO: DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA SECRETARIA.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Prof. Alex Sandro Souza de Oliveira 26 DE AGOSTO DE 2010 ADMINISTRAÇÃO – 7o Período.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
VI Reunião do Colegiado Técnico-Consultivo Forte de Copacabana – Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 11 de setembro de 2007 Estados: Bahia, Pará, Pernambuco,
Portal ENSP CVSP Contribuições para a GC em Saúde fevereiro/2009 Informação e tecnologia reforçando a cidadania.
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
O desafio do trabalho em “rede”
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Maestría en Cooperación Internacional Nuevos Enfoques La Paz, Bolivia, de julio de 2012 Día: Miércoles 11 de julio de 2012 Materia: Experiencias:
CURRICULO +.
Escola de Redes A escola é a rede O Que é a Escola de Rede ???  É uma rede de pessoas dedicadas à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos.
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
Avaliação na Atenção Básica
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- DÉCADA DA EDUCAÇÃO
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Cooperação em rede – Compartilhando recursos educacionais abertos Ana Cristina da Matta Furniel (ENSP/Fiocruz) Oficina de Gestão da Informação Digital.
INICIATIVAS INSPIRADORAS na Gestão Estadual da Educação Pública.
 .
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2010
Governança em Rede na Formação para Gestão do SUS e EaD como estratégia para implementação de políticas públicas Roberta Gondim Walter Mendes Victor Grabois.
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
Comissão de Gestão Fazendária - COGEF 2015 Espaço de Trabalho Corporativo.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Dra. Luciana Laureano Paiva – Curso de Fisioterapia UFRGS Dra. Cristianne Maria Famer Rocha – Curso de Saúde Coletiva UFRGS Abril, 2014.
Cidadania e Participação A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos.
ForçasFraquezas Existe vontade política para instalação do BVS ( Lançamento oficial previsto para Novembro), Existe financiamento para aquisição dos materiais.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
BVS ePOTUGUÊSe Espaço Colaborativo Juliana Sousa, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião da Rede BVS ePORTUGUÊSe São Tomé e Príncipe, 25 a 29 de setembro.
Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo
Transcrição da apresentação:

Portal do Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo www.observasaude.sp.gov.br

objetivo organizar e ofertar prioritariamente aos gestores e profissionais de saúde dados e informações relevantes da região metropolitana de São Paulo, necessários para a gestão e qualificação do Sistema Único de Saúde – SUS www.observasaude.sp.gov.br

hospedagem e endereços Hospedagem Fundação do Desenvolvimento Administrativo – Fundap Endereços http://www.observasaude.sp.gov.br http://www.observasaude.fundap.sp.gov.br http://www.observasaude.org.br http://www.observasaude.com.br Fundap fornece: abriga e mantem o servidor próprio comprado pelo observatório + licenças de uso; suporte técnico do servidor 7dias/24 horas, suporte para os usuários, capacitação, emite logins e senhas de acesso 3 endereços para evitar uso comercial do nome. www.observasaude.sp.gov.br Portal Colaborativo

portal colaborativo geralmente é um portal corporativo (empresarial) com forte exploração de recursos que permitem a gestão de conteúdos e a escrita em colaboração entre funcionários de uma ou mais empresas, na qual duas ou mais pessoas trabalham na elaboração de um documento comum, mesmo estando distantes Fundap fornece: abriga e mantem o servidor próprio comprado pelo observatório + licenças de uso; suporte técnico do servidor 7dias/24 horas, suporte para os usuários, capacitação, emite logins e senhas de acesso 3 endereços para evitar uso comercial do nome. www.observasaude.sp.gov.br

portal colaborativo é um "sistema baseado em computador que auxilia grupos de pessoas envolvidas em tarefas comuns (ou objetivos) e que provê interface para um ambiente compartilhado". Skip Ellis Fundap fornece: abriga e mantem o servidor próprio comprado pelo observatório + licenças de uso; suporte técnico do servidor 7dias/24 horas, suporte para os usuários, capacitação, emite logins e senhas de acesso 3 endereços para evitar uso comercial do nome. www.observasaude.sp.gov.br

portal colaborativo é um ambiente de colaboração e deve permitir que pessoas que não se conheçam e que mesmo vivam em países diferentes possam produzir conteúdos de forma colaborativa usufruindo de recursos do próprio portal para a gestão de conteúdos. Exemplos: wikis; moodle Fundap fornece: abriga e mantem o servidor próprio comprado pelo observatório + licenças de uso; suporte técnico do servidor 7dias/24 horas, suporte para os usuários, capacitação, emite logins e senhas de acesso 3 endereços para evitar uso comercial do nome. www.observasaude.sp.gov.br

plataforma – Portais Colaborativos Elaboração compartilhada de documentos Acesso hierarquizado mediante senhas Busca em todo o site Interface com editores de textos, tabelas, sites etc. Criação de áreas restritas Criação de Fóruns de Discussão Postagem de textos, imagens e voz www.observasaude.sp.gov.br Pode ser desenvolvido em outro software específico para Portal. Opção: devido a Fundap trabalhar na sua intranet com o Sharepoint dada as suas funcionalidade e permitir que todas as suas páginas sejam dinâmicas (não necessitam de programador para postagem de documentos). Voltado ao usuário final. Interface com os demais produtos Microsoft. Todas as páginas são dinâmicas

estrutura 2 Dimensões Geográfica: municípios regiões de saúde páginas/sites região metropolitana Matriz de organização das informações e dados. www.observasaude.sp.gov.br

estrutura 2 Dimensões Eixos Temáticos: condições de vida e saúde capacidade instalada componentes financiamento e gasto em saúde de página - força de trabalho em saúde biblioteca de gestão do conhecimento documentos participação e controle social Nos eixos são postados dados (em forma de tabela e gráficos, mapas) informações (estudos, análises, artigos) buscados nas mais diversas fontes www.observasaude.sp.gov.br

tendências e situações dinâmica do trabalho Processo tempo espaço eixo/tema Análise Prospecção (problemas e situações) Definição de temas Produto Publicações Cadernos: séries eixos e temas Boletins Folders Tendência Tratamento de dados secundários Conjuntura Seleção de indicadores Políticas “Matriz de Indicadores” Eventos – público em geral Oficinas – público alvo tendências e situações eixo transversal

Organização e Disponibilização da Análise da Informação foco das análises equidade necessidade Dados e indicadores Organização e Disponibilização da Análise da Informação demanda oferta

desafios Desenvolvimento contínuo de ações para: desencadear e estimular um processo contínuo e coletivo de construção de um ambiente virtual, sediando uma base de informações essenciais e consistentes para a análise da gestão da saúde no âmbito da região metropolitana da Grande São Paulo;

desafios definição de instrumentos de análise e de uso da informação na gestão da saúde na RMSP e na qualificação dos dados dos sistemas de informação SUS monitoramento e avaliação das políticas públicas de saúde na RMSP

Portal Colaborativo – desafio:colaboração Gastamos $ 500 mil em SharePoint e as pessoas ainda não estão colaborando Colaborei cinco vezes nesta semana, duas vezes antes de vir para esta reunião Quais são as chances que ele entenda o que significa colaboração? Aproximadamente igual à possibilidade de você saber o que é o sharepoint

gerar e difundir Informação/Conhecimento sobre a saúde na RMSP resultado esperado gerar e difundir Informação/Conhecimento sobre a saúde na RMSP

Elisabete Kudzielicz Obrigada. ekudzielicz@fundap.sp.gov.br elisabetek@uol.com.br