O Grupo de Agricultura Ecológica (GAE) nasceu em 1983 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Composto principalmente por estudantes das áreas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano “VISA na Atenção Básica”
Advertisements

Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Informática na Educação
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
Clube Álvares Cabral e CEFETES 10 e 11 de agosto de 2007 REALIZAÇÃO:
VIII ENEJA VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Guilherme F. W. Radomsky Cynthia X. de Carvalho Valério V. Bastos
Apresentação do Projeto
Bacharelado em Sistemas de Informação
Centro Universitário Fundação Santo André SAPEX 2010 Conquistando Caminhos.
Câmara Municipal de Belo Horizonte
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
O nosso projeto para uma vida sustentável
NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS:
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Informativo Número 1 | Abril de 2012 | Botucatu/SP Realização : Financiamento: Apoio: Prefeitura Municipal de Botucatu Subsecretaria.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
CÂMARA SETORIAL DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE DE MS Atividades Realizadas 1º Semestre 2006 Realização do Evento dia do leite organizado pelo GPL (Grupo.
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
Nome da Gestora: Marigaiane de Medeiros Nome da Experiência: Cooperativa Sul Ecológica de Agricultores Familiares Ltda. Município/Estado: Pelotas/Rio.
Candidata a Sede UFSCar Campus Sorocaba
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
SUSTENTA 2010 COELBA. SUSTENTA 2010 ODEBRECHT S.A. CNO OR OCS ODEPREV FUNDAÇÃO AUDITÓRIOS COMUNICAÇÃO NUCLEO DA CULTURA TRILHA ECOLÓGICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Objeto e objetivos A revisão bibliográfica sobre o papel das imagens nas pesquisas sociais e nas sociedades fundamenta o campo de reflexão onde nos situamos.
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Histórico do FBES Sebastiana Almire de Jesus – FEES-MS
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Sala Nordeste & Cerrado ExpoSustentat 2007 São Paulo de Outubro de 2007 Desafios e Mercados para a Agricultura Familiar do Nordeste e do Cerrado.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DO CAMPO DOCENTE: LUDIMILA HOLANDA EQUIPE: ACRYA SOUZA CESIANE.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Nome do Apresentador Titulação Cargo que ocupa na Gestão da ABEn.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
EDUCADORES AMBIENTAIS
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
CSTR Centro de Saúde e Tecnologia Rural VIII Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande Construção e Realização da I.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
O GAO é um grupo composto por estudantes de diversos cursos que discutem muitos assuntos importantes e atuais como agricultura orgânica, alimentação saudável,
PET Saúde/Saúde Mental/Crack, Álcool e outras Drogas –Macaé UFRJ
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Interdisciplinaridade: Ciências Agrárias VII EPETUSP / Campus USP – São Carlos 29 e 30/08/2009 MESA REDONDA Evaristo Marzabal Neves Flavio B. Gandara Mendes.
CAT.
Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
QUITANDINHA É UM MUNICIPIO COM PERTO DE HABITANTES SITUADO NA REGIÃO METROPOLITANA, A 69 KM DE CURITIBA.
Economia Popular Solidária
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – CAMPUS PROFESSORA CINOBELINA ELVAS
Transcrição da apresentação:

Grupo de Agricultura Ecológica “Estudar, praticar e difundir a Agroecologia”

O Grupo de Agricultura Ecológica (GAE) nasceu em 1983 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Composto principalmente por estudantes das áreas agrárias, surgiu com a proposta de estudar, praticar e difundir a Agroecologia dentro e fora da Universidade. A proposta refletia a necessidade dos estudantes por conhecimentos alternativos aos da grade curricular imposta pela UFRRJ.

O Grupo se reúne semanalmente, nas noites de quarta feira, a fim de estudar e discutir as aplicações da Agroecologia, assim como suas implicações no contexto rural brasileiro, levantando uma série de questionamentos acerca do modelo tecnológico de desenvolvimento rural implantado no país.

Dentre os trabalhos realizados ao longo desses anos, podemos citar: Apresentação de diversos trabalhos acadêmicos com a temática da Agroecologia, em Congressos, Encontros e Semanas de Extensão; - Participação na ECO 92 com um estande do GAE; - Compôs a Comissão Organizadora do Seminário Nacional de Agricultura Alternativa na UFRuralRJ, em 1994; - Realização do III ERAA (Encontro Regional de Agricultura Alternativa) na UFRuralRJ, em 1998; - Visitas técnicas a produtores rurais em diversos municípios do Rio de Janeiro e em outros estados. - Intervenção junto ao Assentamento Eldorado, no município de Seropédica-RJ (Hortão Comunitário), em 1996; - Participação nos projetos de incentivo a produção Agroecológica e agroecoturismo em Paraty–RJ, em 2000; - Realização de Cursos de Introdução à Agroecologia e Vivências Agroecológicas na UFRRJ, em 2004, 2005, 2006 e 2007; Participação na Articulação de Agroecologia do RJ desde 2005;

Organização interna: Princípios: horizontalidade, autogestão, apoio mútuo, autonomia, agroecologia Comissões: Divisão das tarefas logísticas em equipes; Projetos: Realização de trabalhos permanentes geridos pelo Grupo; Apoios: Relação de solidariedade com Grupos organizados e Movimentos Sociais ; Atividades Permanentes: Realização de eventos periódicos com caráter formativo; Grupos de Trabalho: Participação de membros do Grupo em estágios enquanto GAE;

Comissões: Atualmente decidimos que a melhor forma de organização seria nos dividirmos em 4 comissões: Comunicação, Estrutura, Temática e Finanças.

Projetos: Sabiá Agrofloresta; - Horta Agroecológica; - Produção de Vídeos; - Produção de Material Didático; - Resgate Histórico;

Apoios: Laboratório Agroflorestal Rocinha; - Escola da Mata Atlântica; - Verdejar; - Mutirão de Agricultura Ecológica – UFF - APAC - Associação do Produtores Autônomos da Cidade e do Campo; - Família Ferreira (Sítio São José);

Atividades Permanentes: - Exibição de vídeos; - Seminários do GAE; - Cursos de Introdução a Agroecologia; - Vivências Agroecológicas;

Grupos de Trabalho: Pecuária Ecológica (Embrapa) - Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Projetos do GAE: Sabiá Agrofloresta Área vizinha ao alojamento masculino M5 em que trabalhamos e discutimos as diversas técnicas agroflorestais aprendidas ao longo do tempo.

Horta Agroecológica Área situada entre os alojamentos femininos onde produzimos alimentos sadios de uma forma autogestionária, buscando sempre experimentar e desenvolver novas técnicas.

Resgate histórico do GAE Neste projeto procuramos resgatar todos/as que já participaram do GAE e catalogar todas as experiências que foram realizadas ao longo dos anos. Objetivamos construir um banco de dados dos eternos Gaeatos (membros do GAE) e lançar uma publicação com todas as atividades do Grupo catalogadas.

Produção de vídeos Produção, direção, filmagem e edição de vídeos com a temática da agroecologia, que contribuam fortalecendo as experiências retratadas e para fins de arquivo histórico Vídeos produzidos: O grupo de Agricultura Ecológica da UFRRJ; IV Vivência Agroflorestal do Sítio São José; Em produção: Família Ferreira: Auto-sustentabilidade e Qualidade de Vida

Produção de material didático Projeto aprovado recentemente. Consiste na construção e publicação de material didático (textos, cartilhas, apostilas, jogos).

gaeufrrj@yahoo.com.br http://gaeufrrj.multiply.com Contato Endereço: GAE – Grupo de agricultura Ecológica UFRuralRJ, BR-465, Km 7; 23.890-000; Seropédica-RJ. O campus está aproximadamente a 80 Km do centro da cidade do Rio de Janeiro, estando a pouco mais de uma hora mediante diversas vias de acesso: Av. Brasil, Rodovia Presidente Dutra - BR-116 ou Rio-Santos.

O grupo é aberto e de livre associação! Para participar O grupo é aberto e de livre associação! Reuniões todas as quartas às 19:30hs em nossa salinha, ao lado do Erva Doce. OBRIGADO!