ENINC - Encontro Nacional de Inovação na Construção Civil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Qualified Curriculum
Advertisements

Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando o Desenvolvimento Sustentável FAPESP _ 03/ ª CONFERÊNCIA SOBRE PLANEJAMENTO INTEGRADO.
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO SESI
3º Seminário Nacional de Educação a Distância – ABED
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
Unidade Offshore Techint Paraná Grupo Techint
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
PROPOSTA PEDAGÓGICA INTEGRADA
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Apresentação do Projeto
Curso: Administração DISCIPLINA: Logística e Gestão de Materiais
Financiadora de Estudos e Projetos
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
Mapeando Supply Chain Soluções Conjuntas e Cases
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
II Workshop Nacional Gestão do Processo de Projeto na Construção de Edifícios PROPOSIÇÃO DE DIRETRIZES PARA UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PARA PRODUÇÃO NA.
35º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha
Causas do desperdício A mão-de-obra desqualificada os improvisos
OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO
Faculdade de Medicina de Marília Disciplina de Informática em Saúde 1/20 O papel do Bibliotecário Frente às Tendências Tecnológicas e sua Relação com a.
Gás LP e seus usos finais Uma Proposta de Visão Estratégica
A SOCIEDADE EM REDE CULTURA, ECONOMIA E MERCADO DE TRABALHO
ProjetoMãos-à-obra O QUE É? É um conjunto de 30 vídeos, produzidos pela Fundação Roberto Marinho, em parceria com a ABCP e a Anamaco. Em cada um, são.
Desafios aos Futuros Engenheiros
Cenários de Educação Profissional -2010/2024
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
METODOLOGIA CCB CCB – Construtora Castelo Branco PS – 37
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO ETAPA ESTADUAL
Construção Civil Sistema de Inteligência MultiMercado 2014.
CAPA.
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
Projeto Parede de Concreto
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
Cenário Público com dificuldade de acesso a cursos de aperfeiçoamento profissionalizante Pouca disponibilidade de tempo Baixa escolaridade Não estão organizados.
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
PLENÁRIA FINAL.
O Comércio e a Logística - Aula 02 -
Projeto de negócio Empresa Fibra de vidro Mármore sintético
SISTEMAS DE PRODUÇÃO II
ParanáParaná As atividades econômicas predominantes do Estado do Paraná têm se alterado de forma pronunciada, mas ainda mantendo sempre um equilíbrio.
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
PROJETO IND P&G 6.1 PROMINP.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
Uso da TI na Melhoria da Eficiência Organizacional
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Trabalho Final (Jogo de Empresas)
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
Sistemas de Informação
A SOCIEDADE EM REDE CULTURA, ECONOMIA E MERCADO DE TRABALHO
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
04/09/2014 Haruo Ishikawa Vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP PAPEL DO SETOR PATRONAL PARA UM CUMPRIMENTO EFETIVO DA NR 18 A NÍVEL.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Projeto de Edificações
Técnico em Edificações
SIDNEY FRANCHETTI Engenheiro Civil, pós graduado em:
Construção civil projeto, construção e administração de obras
NOSSOS CURSOS Instalador De painéis acartonado Mestre de Obras Instalador Hidráulico Residencial/Predial Instalador Hidráulico Residencial/Predial Instalador.
TreinamentoTreinamento. Subtítulo Tópico 1 Tópico 1 Tópico 2 Tópico 2 Tópico 3 Tópico 3 Tópico 4 Tópico 4 Tópico 5 Tópico 5 TreinamentoTreinamento.
LOGÍSTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
Transcrição da apresentação:

ENINC - Encontro Nacional de Inovação na Construção Civil Tendências Tecnológica e Organizacionais Maringá – 30 de outubro de 2009 Unidade de Prospectiva do Trabalho – UNITRAB SENAI – Departamento Nacional

Objetivo Identificar a necessidade de mão-de-obra qualificada, decomposta nas seguintes dimensões: 1.Estimativa da quantidade de trabalhadores qualificados. 2.Mudanças prováveis no perfil da ocupação. 3.Mudanças prováveis na oferta de educação profissional (cursos regulares e de requalificação).

Prospecção Tecnológica Número de especialistas envolvidos: 21 Número de tecnologias prospectadas: 77 Número de tecnologias selecionadas: 18 Ferramenta utilizada: questionário delphi estruturado Número de rodadas: 2 Tecnologias de difusão “rápida” Tecnologias de difusão “tradicional”

Tecnologias Emergentes Específicas Selecionadas Segmentos tecnológicos Tecnologias Emergentes Específicas Sistemas Estruturais Aditivos superplastificantes para concreto. Formas metálicas para estruturas de concreto. Estruturas mistas de concreto e aço. Estruturas de concreto protendido. Alvenaria estrutural de blocos de concreto

Tecnologias Emergentes Específicas Selecionadas Segmentos tecnológicos Tecnologias Emergentes Específicas Sistemas de Vedações Alvenarias racionalizadas sem função estrutural de blocos cerâmicos ou de concreto Portas e janelas prontas. Painéis de gesso acartonado para paredes internas de vedações e forros (dry wall). Tecnologias para Infra-estrutura de Canteiros Equipamentos a laser para controle geométrico de obras. Sistema de pallets para transporte de materiais.

Tecnologias Emergentes Específicas Selecionadas Segmentos tecnológicos Tecnologias Emergentes Específicas Tecnologia da Informação em Sistemas de Gestão Sistemas Web para relacionamento com clientes e assistência técnica pós-entrega. Sistemas Web para desenvolvimento e gerenciamento de projetos. Aplicativos Web para planejamento e gerenciamento de obras. Sistemas Web para e-business & e-commerce adequados ao setor. Softwares Integrados Tipo ERP - Enterprise Ressource Planning

Tecnologias Emergentes Específicas Selecionadas Segmentos tecnológicos Tecnologias Emergentes Específicas Sistemas Prediais Banheiros prontos e paredes hidráulicas para ambientes sanitários com diferentes graus de integração e pré-montagem. Sistema de automação predial para condicionamento de ar baseado no controle simultâneo da temperatura, umidade, da movimentação e da pureza do ar de recintos fechados. Sistema de automação de segurança baseado em CFTV (Circuito Fechado de TV) em edificações. Tubulações flexíveis (PEX e Alumínio com revestimentos de poliolefinas) para distribuição de água quente e fria; e de gás combustível. Sistemas hidráulicos poupadores de água de fechamento automático.

Prospecção Organizacional Número de especialistas envolvidos – 20 Ferramenta utilizada: questionário delphi estruturado Número de rodadas: 2 O questionário para a 1ª e 2ª rodadas foi estruturado com 11 questões divididas em quatro áreas: Fatores sistêmicos, Configuração da cadeia, Migração das atividades de valor para a cadeia Recursos humanos.

Tendências Organizacionais Compartilhamento de atividades entre as construtoras e empresas de projeto e engenharia consultiva. Deslocamento das ações estratégicas da cadeia para a “ponta”. Provável formação de redes de fornecedores, devido ao deslocamento de etapas construtivas para fora do canteiro. Maior preocupação com as legislações ambientais, de segurança e de saúde. Aumento da importância dos serviços pós-venda. Aumento da importância do ciclo de vida do ambiente construído.

Tendências Organizacionais Aumento da importância e uso de processos e sistemas padronizados, devido ao crescimento dos subsistemas integrados feitos fora do canteiro de obras. Aumento da importância dos sistemas de medidas. Aumento da importância e uso das ferramentas de gestão da cadeia produtiva e de qualidade. Forte tendência aos processos de terceirização, fazendo com que os fornecedores de serviços ganhem maior importância. Maior aproximação e articulação entre os elos, gerando uma cadeia produtiva de valores específica para um determinado nicho de mercado ou tipo de empreendimento.

Tendências Ocupacionais Aumento de importância das atividades de gerenciamento para profissionais da área técnica. Surgimento da função Controlador de Produtividade nas Obras. Surgimento da função Analista de Engenharia. Surgimento da função Engenheiro de Prospecção de Processos. Surgimento da função de Gestor de Informações

Tendências Educacionais Incorporação de conhecimentos relacionados à gestão da produção na formação de técnicos e engenheiros. Incorporação de conhecimentos relacionados às tecnologias de informação na formação de técnicos e engenheiros. Incorporação de habilidades comportamentais na formação de trabalhadores. Incorporação de conhecimentos sobre metrologia, modulação, processos racionalizados e sistemas construtivos na formação de trabalhadores, técnicos e demais profissionais do setor de Construção Civil.

Novos Conhecimentos Específicos Assistência técnica (serviços pós-venda e manutenção) Atendimento e relacionamento com os clientes. CAD Desenvolvimento de projetos para a construção. Gestão ambiental Logística Processos racionalizados Retrofitting Segurança do trabalho Sistemas construtivos Tecnologias web

Recomendações (Exemplos)

Recomendações As Recomendações objetivam fornecer sugestões, aos tomadores de decisão do SENAI, para a atualização dos cursos já existentes, oferecimento de novos cursos e especializações e de novos Serviços Técnicos e Tecnológicos. Elas podem estar divididas nas seguintes categorias: Atualização Curricular de Discentes Atualização Curricular de Docentes Oferecimento de Serviços Técnicos e Tecnológicos

Contexto Considerado Difusão de novos processos e sistemas e subsistemas construtivos. Integração entre os segmentos (agentes) da cadeia produtiva. Aumento da importância das atividades de gestão. Aumento da importância no atendimento às normas ambientais e de segurança. Potencialidade do processo de certificação de pessoas.

Atualização Curricular de Discentes Atualizar o desenho curricular de cursos técnicos de edificações com unidades curriculares (disciplinas) relacionadas aos seguintes temas: logística, sistemas construtivos e processos racionalizados. Oferecer cursos de educação continuada sobre os seguintes temas: logística, processos racionalizados e sistemas construtivos, para técnicos e demais profissionais da CC. Oferecer cursos técnicos de edificações com saída (ênfase) em logística. Inserir o sistema de vedação drywall nas disciplinas e áreas associadas ao sistema construtivo (custos, planejamento de obras, sistemas prediais e projetos para produção).

Atualização Curricular de Discentes Atualizar ou Intensificar no desenho curricular dos cursos técnicos de edificações unidades (disciplinas) relacionadas aos temas CAD (Computer Assistance Design) e Tecnologia da Informação no que se refere às tecnologias web para desenvolvimento e gerenciamento de projetos, planejamento e gerenciamento de obras, relacionamento com clientes e assistência técnica e comercialização B2C e B2B. Atualizar o desenho curricular dos cursos técnicos de edificações com unidades (disciplinas) relacionadas aos seguintes tema: atendimento e relacionamento com clientes e desenvolvimento de projetos para a produção.

Oferecimento de Serviços Técnicos e Tecnológicos Desenvolver novas fontes de informação sobre as TEEs, através da: Criação de lista de sites com endereços de fornecedores. Divulgação das publicações de tendências tecnológicas e organizacionais. Cadastramento de empresas usuárias e potenciais usuárias. Produção de mecanismos sistemáticos de informação tecnológica (Boletim Tecnológico), que ofereçam ao público-alvo informações a respeito das tecnologias prospectadas.

Boletim de Difusão Tecnológica Desenvolvimento de um boletim digital, com informações sobre as novas tecnologias e tendências para os setores estudados. Este informativo é enviado a um grupo de empresas de cada Departamento Regional do SENAI, bem como docentes e instituições setoriais através dos Núcleos de Informação Tecnológica (NITs) ou Escolas do SENAI.

Boletim de Difusão Tecnológica

MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO Marcello.pio@dn.senai.br (61) 3317-9878 www.senai.br/prospectase