43% 39% 27% 24% 14% 6% 14% 12% Ensino - Aprendizagem Faculdade e Universidade Relação Médico- Paciente Desenvolvimento profissional/carreira Não indicação.

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43% 39% 27% 24% 14% 6% 14% 12% Ensino - Aprendizagem Faculdade e Universidade Relação Médico- Paciente Desenvolvimento profissional/carreira Não indicação de temas Ser aluno de medicina Ética Médica Ser médico Temas médicos 67% 43% 19% 17% 12% 10%Ética Médica Relação Médico- Paciente Faculdade e Universidade Medicina e Sociedade Desenvolvimento profissional/carreira Ensino - Aprendizagem Ser médico Não indicação de temas Ser aluno de medicina 18% 11% 9% 8% 47% 37% 28% 20% Ser médico Faculdade e Universidade Medicina e Sociedade Desenvolvimento profissional/carreira Ensino - Aprendizagem Relação Médico- Paciente Não indicação de temas Ser aluno de medicina Ética Médica 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 11º 12º Temas médicos Temas não médicos Vida pessoal Temas não médicos 7% Vida pessoal10ºTemas médicos 3% 8% Vida pessoal Temas não médicos Medicina e Sociedade 7% 5% 2% 5% 4% Internato n = 83 (23%) Temas Ciclo clínico n = 42 (12%) Temas Ciclo básico n = 76 (21%) Temas Ranking importância Resultados Conclusões Contexto UM TUTOR PARA QUE? EXPLORAÇÃO DAS NECESSIDADES DOS ALUNOS DE MEDICINA DA FMUSP Patrícia Lacerda Bellodi*, Bianca Massaroppe, Tânia Martinho, Milton de Arruda Martins. Tânia Martinho, Milton de Arruda Martins. Centro de Desenvolvimento em Educação Médica - CEDEM Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP CONTEXTO É fundamental a investigação das necessidades do aluno para subsidiar as intervenções de ele destinadas, tornando-o assim um parceiro da instituição e co-responsável pelo desenvolvimento dos projetos implantados. RESULTADOS Em todos os anos e desde o início do curso os alunos mostram buscar especialmente orientação relacionada ao futuro profissional (mercado de trabalho e escolha da especialidade, especialmente). As questões de ensino-aprendizagem (métodos de estudo, administração do tempo, escolha de disciplinas optativas, p.ex.) são muito importantes para os alunos do ciclo básico e clínico, enquanto que para os alunos do internato o tema relação médico-paciente é prioritário. O grupo de respostas relativas a ser aluno de medicina (adaptação ao curso, vocação, aspectos psicológicos da formação, etc) aparece depois em ordem de importância, seguido por ética médica. Outros temas como ser médico, temas médicos diversos, faculdade e universidade e medicina e sociedade aparecem na seqüência. Foi interessante observar que os temas menos citados pelos alunos em geral são aqueles relacionados à vida pessoal e temas fora da área médica. CONCLUSÕES O temário elaborado a partir das respostas dos alunos teve um importante papel na orientação dos futuros tutores durante seu treinamento. Evidenciou as principais áreas interesse dos alunos, mostrou as diferenças ao longo dos diferentes anos e permitiu vislumbrar as possíveis utilizações do espaço da tutoria no atual programa. Objetivos e Metodologia OBJETIVOS E METODOLOGIA Na implantação de um sistema de Tutoria/ Mentoring na FMUSP - Programa Tutores - as respostas a um questionário com o objetivo de investigar as necessidades do aluno mostraram dados interessantes a respeito da valorização de diferentes questões da formação médica ao longo do curso.