Fotografia Digital Walfredo Cirne Univ. Federal de Campina Grande
Fotografia Digital é Fotografia A parafernália digital nada mais é que um conjunto novo de ferramentas –São ferramentas muito poderosas, é verdade O que faz uma boa fotografia analógica, fará uma boa fotografia digital
Roteiro Fotografia Representação digital de imagens Entrada Processamento Saída Algumas dicas básicas
Luz é Tudo
Câmera Fotográfica
Distância Focal Zoom é uma lente com distância focal variável Grande angular Teleobjetiva
Exposição Três parâmetros ditam a exposição –Tempo de exposição –Abertura –Sensibilidade A mesma exposição pode ser obtida de diversas formas –1/30s, f/2.8, ISO 100 –1/60s, f/2.8, ISO 200 –1/60s, f/4.0, ISO 400
Tempo de Exposição Tempo que a lente fica aberta Quanto menor o tempo de exposição –Mais fácil congelar a imagem –Menos luz entra na câmera Quanto maior o tempo de exposição –Melhor você tem que segurar a câmera –Mais luz entra na câmera
Sensibilidade ISO 200 = metade da luz de ISO 100 ISO 400 = metade da luz de ISO 200 ISO 800 = metade da luz de ISO 400 Mais sensibilidade requer menos luz Mais sensibilidade tem maior grão/mais ruído (menos qualidade)
Sensibilidade ISO 100, f/4, 1 s ISO 3200, f/4, 1/30 s
Abertura A abertura real é proporcional a distância focal f/1.0, f/1.4, f/2.0, f/2.8, f/4.0, f/5.6, f/8.0, f/11, f/16 f/1.4 f/4 f/16
Abertura Profundidade de Campo 1/3000 s f/1.8 ISO 100 1/60 s f/22 ISO 400
Profundidade de Campo Distância Focal Foco
Perspectiva Grande angular Tele-objetiva
Tamanho do Sensor f F 1/1.8 Canon DSLR 1/2.7
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Imagem = Matriz de Pixels
Representando Cada Pixel Nós enxergamos ondas eletromagnéticas com comprimento entre 380 nm e 780 nm
Combinação de Cores Nosso olhos combinam cores quando mais de um comprimento de onda está presente
Codificação RGB Usamos o fato que nossos olhos combinam cores para codificá-las digitalmente A forma mais comum de fazer isso é usando as cores aditivas: Red Green Blue Profundidade de cor descreve quantos bits são usados para codificar cada pixel –24 bits é suficiente para fotorealismo
Compressão de Imagens Imagens fotorealisticas de alta resolução são grandes Compressão sem perda: tiff Compressão com perda: jpeg –Útil para Internet e câmeras digitais –Use qualidade 9 (de 0 a 10) –Evite durante o processamento de imagens Mapeamento de cores: gif –Excelente para desenhos e logos –Evite para imagens
Impressão A combinação de cores aditivas gera branco –Perfeito para o monitor (que é preto) Para imprimir em papel (que é branco), precisamos subtrair cores –Cyan é o oposto de Red –Yellow é o oposto de Blue –Magenta é o oposto de Green –Acrescentados Black para obter um preto mais forte –Este é o espaço CYMK
CYMK O mapeamento do monitor (RGB, cor projetada) para o papel (CYMK, cor refletida) não é perfeito Considere a necessidade da tinta preta
Espaços de Cores Alternativos Há outros espaços de cores Por exemplo, aqueles baseados em HSV (como o Lab do Photoshop)
Calibragem Dispositivos diferentes apresentam uma data cor digital (ex: 125R 87G 38B) de forma (levemente) diferente –Pior ainda, cada dispositivo tem seu espaço de cor Teoricamente, pode-se calibrar os dispositivos de forma que certas aplicações possam fazer casamento de cor Infelizmente calibragem requer hardware especializado –Embora possa ser aproximada por software Evite monitores LCD
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Resolução não é Tudo
Dynamic Range ,024 2,048 4,096 8,192 16, Magazine photo Photo Paper Computer Monitor Film Natural Scene
Scanner de Papel Alternativa mais barata Funciona bem, mas: –o papel é uma cópia do filme –o filme tem maior dynamic range (armazena muito mais contraste que o papel) –gasta tempo digitalizar fotos
Usando um Scanner de Papel Feche a tampa do scanner Use a resolução ótica máxima Faça processamento (nitidez, etc.) depois, em um software específico Defina white point (pode ser automático) Salve em tiff (evite jpeg )
Scanner de Filme Alternativa superior, embora mais cara –Scanners de filme começam em US$250,00 Resolução não é tudo!!! Dynamic range é muito importante –Especialmente para slides Profundidade de cor é muito importante A habilidade de focar é muito importante Remova poeira com ar pressurizado
Câmeras Digitais Excelente qualidade –1 MegaPixel é suficiente para 10x15 –2 MegaPixeis é suficiente para 20x25 –Usando a melhor qualidade, é claro :-) 3 MegaPixeis é o melhor custo/benefício atualmente Ainda é mais caro obter fotos em papel através de uma câmera digital Se você não quer imprimir, a foto digital é obviamente mais barata Lembre-se que resolução não é tudo!!!
Vantagens da Câmera Digital Feedback imediato –Não há surpresas na hora da revelação –Permite a interação com o modelo Facilita a publicação de imagens na Web Redução de custo (se nem tudo for impresso) –Encoraja a experimentação Maior facilidade de composição (dependendo da câmera)
Desvantagens da Câmera Digital Obsoleta no dia em que você a compra Ainda é bastante cara Câmeras reflex são um sistema –Reflex digitais são muito caras Fotos em papel são caras, mas isso está mudando rápido
Mais Informações Geral –photo.net –luminous-landscape.com Scanners – – –scantips.com – Câmeras Digitais –dpreview.com
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Copiar & Colar
Foto Escura: Curvas
Correção de Cor: Curvas
Cores Conhecidas Nosso olho é fantasticamente adaptativo Os valores numéricos dos pixeis são mais objetivos Branco = 255 R 255 G 255 B Preto = 0 R 0 G 0 B Cinza = X R X G X B Pele morena = 15 C 40 M 55 Y – 8 C 30 M 40 Y
Flash Desigual: Seleção
Correção de Perspectiva
Resolução não é Tudo
Dicas de Manipulação de Imagem Use toda a faixa de contraste Use canais de 16-bits para edição pesada Use Genuine Fractals para aumentar a resolução Use gradiente para seleções com transição suave Não trabalhe em jpeg Muitas fotos têm mais azul que deveriam
Processamento em Batch Action Lists (Photoshop, gimp) –repetição de comandos em todos os arquivos de um diretório Script + ImageMagik –permite programar o processamento –totalmente flexível, mas exige programação
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Imprimindo Fotos Qualidade é fantástica, o problema é longevidade Use o papel fotográfico do fabricante de impressora!!! Tipicamente trabalha-se entre 160 a 300 dpi –Resolução não é tudo HP, Epson, Canon –Uma impressora fotográfica é melhor –Mas várias impressoras vão ser muito boas
Colocando Fotos na Web Use jpeg –qualidade 9 (no máximo de 10) –apenas 256 cores são possíveis em gif Use tags WIDTH/HEIGHT –as páginas mostrarão muito mais rápido –script wwwis.pl pode gerar os tags para você Para publicar muitas fotos, vale a pena escrever scripts
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Câmeras Point-and-Shoot Hoje, a maioria das câmeras são automáticas, o que em geral é algo positivo Entretanto, há situações em que a câmera comete erros Com um pouco de sorte, sua câmera permite que você controle flash e foco para evitar alguns destes erros
Selecione o Foco
Use Flash ao Meio-Dia
Desligue o Flash a Noite Mas apóie sua câmera... :-)
Revelação é Crucial A diferença de um bom laboratório para um mau laboratório é enorme Acho alguém que seja pelo menos razoável
Comprando uma Câmera Exposição automática Foco automático Controle de flash e foco Mais controles Visão reflex Responsividade –Permite capturar o momento decisivo
O Momento Decisivo
Fotografia Digital: Sistema I Computador –com gravador de CD Câmera de filme –com auto-foco, auto-exposição, controle de flash –Olympus Stylus Epic (35mm) Scanner de papel Impressora ink-jet –com papel de fotografia
Fotografia Digital: Sistema II Computador –com gravador de CD Câmera digital –com auto-foco, auto-exposição, controle de flash –pelo menos 3 Megapixel Impressora ink-jet –com papel de fotografia
Fotografia Digital: Sistema III Computador –com HD para back-up Câmera digital –câmera reflex digital –pelo menos 6 Megapixel Impressora ink-jet –com papel de fotografia de formato grande