Fotografia Digital Walfredo Cirne Univ. Federal de Campina Grande

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aplicações Informáticas A 11º Ano
Advertisements

Monitor (Display).
A Imagem (Parte II) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE
Fundamentos da Representação de Informações em Computadores
Programação em Java Prof. Maurício Braga
SOBRE QUESTÕES DE FORMATO E SENSIBILIDADE
Fotografia – Princípios Básicos
Planejamento e Criação de Sites
BITS ++ E A CORREÇÃO GAMA
Tecnologia Hipermídia e Multimídia Prof. Rudson Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA.
Editor de Slides BrOffice Impress
Engenharia de Software
Documentação de projetos
Câmeras Digitais.
Formação da imagem digital
Dispositivos de Entrada/Saída
Equipamentos 3/25/2017 Equipamentos Computação Gráfica - Gattass.
Prof. Carlos H. Marcondes
Introdução a Fotografia
Walfredo Cirne Fotografia Digital Walfredo Cirne
Sensor Fotográfico.
ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
Tratamento de Imagens I Prof. Felipe Broering
Fundamentação Teórica
DIÁLOGO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE
Fotografia Digital Básica
Hardware/Software para Multimédia
Utilização do Scanner Trabalho realizado por: Fábio Santos nº 1
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 2)
Teoria da Cor.
Camadas/ modos.
Pós-Graduação e Extensão.
SEGUNDA PARTE O programa Adobe Photoshop oferecer várias ferramentas de grande utilidade para manipular as fotografias da Odontologia. Colocaremos links.
Como funciona o CCD Este é o CCD.
FOTOGRAFIA INTRODUÇÃO.
ABERTURA DO DIAFRAGMA E VELOCIDADE DO OBTURADOR
Elementos essenciais da Câmera Fotográfica
Visão Computacional Formação da Imagem
Computação Gráfica - Cor
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
Guilherme Defreitas Juraszek
FOTOGRAFIA AULA 3.
Computação Gráfica Aula 2 – Conceito de Resolução
Multimédia Imagem digital
Imagem Digital.
Júlio César de Matos.
Os Elementos da máquina Fotográfica
Prof. Dejair Priebe Ferreira da Silva. Webdesign aula 2 Webdesign x Design Impresso O que diferencia um do outro?
Capítulo II – Imagem Digital
Visão Geral Max – Técnico Em Informática. Max _ Técnico Em Informática2 Um Computador Um computador de mesa, os chamados Desktop’s, são constituídos geralmente.
HTML 1ª aula.
A Imagem (Parte I) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE
Simplificação de processos
Partes da câmera fotográfica
Conceitos do Photoshop
Equipamentos de captura
Imagens: De intensidade e de Profundidade Prof a Dr a Mercedes Gonzales Márquez Prof a Dr a Mercedes Gonzales Márquez Universidade Estadual de Mato Grosso.
Teoria da Cor Trabalho realizado por: Catarina Ferreira nº4 12ºB.
Projeto Operador de Computador
A Câmara Digital e Analógica ANA SILVA OLIVEIRA 1º FOTOGRAFIA 2014/15.
Câmara digital e câmara analógica Bruno Pereira FT14.
Ana Catarina Ferreira Oliveira 1º de Fotografia.
Multimídia Hardware/Software para Multimídia (Parte I)
3) Unidades de Entrada e/ou Saída de Dados
Tipos de câmaras digitais Joana 2ºA Nº10. Já existem no mercado um número muito grande de modelos de câmaras digitais dos mais diversos fabricantes, inclusive.
 O que é ? A exposição de uma foto é a quantidade de luz recebida pelo o sensor da sua câmera para esta foto. Se o sensor receber muita luz, a foto ficará.
CÂMARAS FOTOGRÁFICAS DIGITAIS SORAIA MARQUES Nº19 10ºPM1.
Objectivas normais:  Também conhecida como 50mm ou média angular, este tipo de lente tem o ângulo de visão semelhante ao olho humano, ou seja, não afasta,
Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio.
Transcrição da apresentação:

Fotografia Digital Walfredo Cirne Univ. Federal de Campina Grande

Fotografia Digital é Fotografia A parafernália digital nada mais é que um conjunto novo de ferramentas –São ferramentas muito poderosas, é verdade O que faz uma boa fotografia analógica, fará uma boa fotografia digital

Roteiro Fotografia Representação digital de imagens Entrada Processamento Saída Algumas dicas básicas

Luz é Tudo

Câmera Fotográfica

Distância Focal Zoom é uma lente com distância focal variável Grande angular Teleobjetiva

Exposição Três parâmetros ditam a exposição –Tempo de exposição –Abertura –Sensibilidade A mesma exposição pode ser obtida de diversas formas –1/30s, f/2.8, ISO 100 –1/60s, f/2.8, ISO 200 –1/60s, f/4.0, ISO 400

Tempo de Exposição Tempo que a lente fica aberta Quanto menor o tempo de exposição –Mais fácil congelar a imagem –Menos luz entra na câmera Quanto maior o tempo de exposição –Melhor você tem que segurar a câmera –Mais luz entra na câmera

Sensibilidade ISO 200 = metade da luz de ISO 100 ISO 400 = metade da luz de ISO 200 ISO 800 = metade da luz de ISO 400 Mais sensibilidade requer menos luz Mais sensibilidade tem maior grão/mais ruído (menos qualidade)

Sensibilidade ISO 100, f/4, 1 s ISO 3200, f/4, 1/30 s

Abertura A abertura real é proporcional a distância focal f/1.0, f/1.4, f/2.0, f/2.8, f/4.0, f/5.6, f/8.0, f/11, f/16 f/1.4 f/4 f/16

Abertura Profundidade de Campo 1/3000 s f/1.8 ISO 100 1/60 s f/22 ISO 400

Profundidade de Campo Distância Focal Foco

Perspectiva Grande angular Tele-objetiva

Tamanho do Sensor f F 1/1.8 Canon DSLR 1/2.7

Roteiro Fotografia Representação digital de imagens Entrada Processamento Saída Algumas dicas básicas

Imagem = Matriz de Pixels

Representando Cada Pixel Nós enxergamos ondas eletromagnéticas com comprimento entre 380 nm e 780 nm

Combinação de Cores Nosso olhos combinam cores quando mais de um comprimento de onda está presente

Codificação RGB Usamos o fato que nossos olhos combinam cores para codificá-las digitalmente A forma mais comum de fazer isso é usando as cores aditivas: Red Green Blue Profundidade de cor descreve quantos bits são usados para codificar cada pixel –24 bits é suficiente para fotorealismo

Compressão de Imagens Imagens fotorealisticas de alta resolução são grandes Compressão sem perda: tiff Compressão com perda: jpeg –Útil para Internet e câmeras digitais –Use qualidade 9 (de 0 a 10) –Evite durante o processamento de imagens Mapeamento de cores: gif –Excelente para desenhos e logos –Evite para imagens

Impressão A combinação de cores aditivas gera branco –Perfeito para o monitor (que é preto) Para imprimir em papel (que é branco), precisamos subtrair cores –Cyan é o oposto de Red –Yellow é o oposto de Blue –Magenta é o oposto de Green –Acrescentados Black para obter um preto mais forte –Este é o espaço CYMK

CYMK O mapeamento do monitor (RGB, cor projetada) para o papel (CYMK, cor refletida) não é perfeito Considere a necessidade da tinta preta

Espaços de Cores Alternativos Há outros espaços de cores Por exemplo, aqueles baseados em HSV (como o Lab do Photoshop)

Calibragem Dispositivos diferentes apresentam uma data cor digital (ex: 125R 87G 38B) de forma (levemente) diferente –Pior ainda, cada dispositivo tem seu espaço de cor Teoricamente, pode-se calibrar os dispositivos de forma que certas aplicações possam fazer casamento de cor Infelizmente calibragem requer hardware especializado –Embora possa ser aproximada por software Evite monitores LCD

Roteiro Fotografia Representação digital de imagens Entrada Processamento Saída Algumas dicas básicas

Resolução não é Tudo

Dynamic Range ,024 2,048 4,096 8,192 16, Magazine photo Photo Paper Computer Monitor Film Natural Scene

Scanner de Papel Alternativa mais barata Funciona bem, mas: –o papel é uma cópia do filme –o filme tem maior dynamic range (armazena muito mais contraste que o papel) –gasta tempo digitalizar fotos

Usando um Scanner de Papel Feche a tampa do scanner Use a resolução ótica máxima Faça processamento (nitidez, etc.) depois, em um software específico Defina white point (pode ser automático) Salve em tiff (evite jpeg )

Scanner de Filme Alternativa superior, embora mais cara –Scanners de filme começam em US$250,00 Resolução não é tudo!!! Dynamic range é muito importante –Especialmente para slides Profundidade de cor é muito importante A habilidade de focar é muito importante Remova poeira com ar pressurizado

Câmeras Digitais Excelente qualidade –1 MegaPixel é suficiente para 10x15 –2 MegaPixeis é suficiente para 20x25 –Usando a melhor qualidade, é claro :-) 3 MegaPixeis é o melhor custo/benefício atualmente Ainda é mais caro obter fotos em papel através de uma câmera digital Se você não quer imprimir, a foto digital é obviamente mais barata Lembre-se que resolução não é tudo!!!

Vantagens da Câmera Digital Feedback imediato –Não há surpresas na hora da revelação –Permite a interação com o modelo Facilita a publicação de imagens na Web Redução de custo (se nem tudo for impresso) –Encoraja a experimentação Maior facilidade de composição (dependendo da câmera)

Desvantagens da Câmera Digital Obsoleta no dia em que você a compra Ainda é bastante cara Câmeras reflex são um sistema –Reflex digitais são muito caras Fotos em papel são caras, mas isso está mudando rápido

Mais Informações Geral –photo.net –luminous-landscape.com Scanners – – –scantips.com – Câmeras Digitais –dpreview.com

Roteiro Fotografia Representação digital de imagens Entrada Processamento Saída Algumas dicas básicas

Copiar & Colar

Foto Escura: Curvas

Correção de Cor: Curvas

Cores Conhecidas Nosso olho é fantasticamente adaptativo Os valores numéricos dos pixeis são mais objetivos Branco = 255 R 255 G 255 B Preto = 0 R 0 G 0 B Cinza = X R X G X B Pele morena = 15 C 40 M 55 Y – 8 C 30 M 40 Y

Flash Desigual: Seleção

Correção de Perspectiva

Resolução não é Tudo

Dicas de Manipulação de Imagem Use toda a faixa de contraste Use canais de 16-bits para edição pesada Use Genuine Fractals para aumentar a resolução Use gradiente para seleções com transição suave Não trabalhe em jpeg Muitas fotos têm mais azul que deveriam

Processamento em Batch Action Lists (Photoshop, gimp) –repetição de comandos em todos os arquivos de um diretório Script + ImageMagik –permite programar o processamento –totalmente flexível, mas exige programação

Roteiro Fotografia Representação digital de imagens Entrada Processamento Saída Algumas dicas básicas

Imprimindo Fotos Qualidade é fantástica, o problema é longevidade Use o papel fotográfico do fabricante de impressora!!! Tipicamente trabalha-se entre 160 a 300 dpi –Resolução não é tudo HP, Epson, Canon –Uma impressora fotográfica é melhor –Mas várias impressoras vão ser muito boas

Colocando Fotos na Web Use jpeg –qualidade 9 (no máximo de 10) –apenas 256 cores são possíveis em gif Use tags WIDTH/HEIGHT –as páginas mostrarão muito mais rápido –script wwwis.pl pode gerar os tags para você Para publicar muitas fotos, vale a pena escrever scripts

Roteiro Fotografia Representação digital de imagens Entrada Processamento Saída Algumas dicas básicas

Câmeras Point-and-Shoot Hoje, a maioria das câmeras são automáticas, o que em geral é algo positivo Entretanto, há situações em que a câmera comete erros Com um pouco de sorte, sua câmera permite que você controle flash e foco para evitar alguns destes erros

Selecione o Foco

Use Flash ao Meio-Dia

Desligue o Flash a Noite Mas apóie sua câmera... :-)

Revelação é Crucial A diferença de um bom laboratório para um mau laboratório é enorme Acho alguém que seja pelo menos razoável

Comprando uma Câmera Exposição automática Foco automático Controle de flash e foco Mais controles Visão reflex Responsividade –Permite capturar o momento decisivo

O Momento Decisivo

Fotografia Digital: Sistema I Computador –com gravador de CD Câmera de filme –com auto-foco, auto-exposição, controle de flash –Olympus Stylus Epic (35mm) Scanner de papel Impressora ink-jet –com papel de fotografia

Fotografia Digital: Sistema II Computador –com gravador de CD Câmera digital –com auto-foco, auto-exposição, controle de flash –pelo menos 3 Megapixel Impressora ink-jet –com papel de fotografia

Fotografia Digital: Sistema III Computador –com HD para back-up Câmera digital –câmera reflex digital –pelo menos 6 Megapixel Impressora ink-jet –com papel de fotografia de formato grande